Um Hacker dos bons que só quer proteger quem está vulnerável
É com frequência que surgem notícias de vulnerabilidades associadas aos routers, àqueles que temos nas nossas casas e que podem colocar em causa os nossos dados e a nossa privacidade.
Várias sugestões de procedimentos são sugeridas para que a segurança seja garantida, além das atualizações lançadas pelas próprias marcas, mas nem sempre estas são seguidas pelos utilizadores. Para combater este problema há um hacker a entrar nos routers vulneráveis de milhares de utilizadores de todo o mundo apenas para os proteger.
Não deixa de ser um ataque...
Alexey é o presumível hacker (aparentemente russo) cujo seu hobby é infiltrar-se em routers vulneráveis por todo o mundo. Os "ataques" não têm como objetivo espiar os utilizadores ou infetá-los com malware. Esta pessoa apenas quer proteger os utilizadores corrigindo as suas vulnerabilidades. Segundo o próprio, foram já 100 mil os routers onde entrou e conseguiu resolver as vulnerabilidades.
Há uns meses surgiu a notícia de que vários routers do fabricante MikroTik estariam vulneráveis a ataques, podendo os hackers aceder ao PC dos utilizadores roubar-lhes as suas informações pessoais ou até inserir ferramentas de mineração de criptomoedas.
Este problema tinha uma solução simples, mas que muitos não seguiram, possivelmente por desconhecimento. Assim, Alexey fez o trabalho por eles, tendo divulgado o feito em fóruns russos.
Segundo as suas publicações, este hacker apenas acede aos routers afetados, aos vulneráveis e aos que já foram infetados por malware, que ainda não foram corrigidos pelos seus utilizadores, e já o fez em mais de 100 mil equipamentos.
A mensagem...
Depois do procedimento, refere que deixa uma mensagens aos utilizadores a explicar a vulnerabilidade corrigida e ainda deixa um contacto do Telegram para que estes possam fazer-lhe questões.
Apesar de ter corrigido mais de 100.000 routers, apenas cerca de cinquenta pessoas entraram em contacto com ele; não para agradecer o feito, mas revoltadas com ele por ter acedido ao equipamento desta forma.
Por muito boas intenções, esta não é uma prática legal, no entanto o problema de muitos ficou realmente resolvido, segundo indica.
Este artigo tem mais de um ano
Robin Hood dos tempos modernos?
Robin dos bosques, roubava aos ricos para dar aos pobres. Se este nao rouba nao e o robin dos bosques
Robin do capuz?
Quem era esse?
Resolve-lhes os problemas e ainda se queixam? Santa paciencia…
Se a malta tivesse 2 dedos de testa pagava-lhe a consultoria a um preço simpático…
Ou melhor, os nosso operadores de telecomunicações deviam era contrata-lo, pois, os routers são deles!
Pobres e mal agradecidos, sempre foi assim, sempre será. As pessoas simplesmente não entendem os riscos.
Interessante era verem estas pessoas serem contratadas e bem pagas pelo conhecimento que têm. Se fosse dono de uma empresa de routers, era mais uma das muitas pessoas que queria ter na empresa.
Nem todos pensam assim infelizmente. O mais certo é ainda vir a ter problemas por ter acedido de forma “ilegal”.
Além disso, um gajo destes, cá em Portugal, ficava num estágio xpto a receber o mínimo, depressa ia para outro país. Não recebemos o devido valor.
Enquanto houver pessoas a querer trabalhar para aquecer, as empresas não dão o que devem porque existe sempre alguém que está disposto a fazer o mesmo por menos.
Como faço pra saber se meu router está afetado?
Sempre que vou a uma lan em que o PC que alugo tem um facebook aberto eu informo a alguns associados a conta da pessoa que ele deixou aberto seu facebook e estou fechando e pedindo para dizer a ele mudar a senha, o que sempre ganho é … “sai dai seu babaca”, é da natureza de alguns humanos mesmo. Ser mal agradecido! Eu estou ajudando e informando, o que é bem diferente de roubando as ocultas! E a pessoa não ver isso.
Mas fazes bem Alyton, em os tentar ajudar.
sai daí seu babaca!
#B17
Router NOS são cancro… O router dá-nos o WPS PIN easy…. Entra-se em qualquer rede NOS mesmo que mude a pass…. Viva o Reaver…
Isto não é ser Robin dos bosques isto é apenas operadoras sem noção….
Da próxima vez fico calado e não corrijo as vulnerabilidades. è o que dá querer ajudar.