Há casos de câmaras ocultas em hotéis e residenciais em Portugal
O assunto começou com o Airbnb, quando se começaram a detetar câmaras ocultas. No entanto, há informações que indicam que também nos hotéis e residenciais é prática comum a existência de material de gravação escondido nos quartos.
No âmbito de uma investigação feita pela própria CNN, há dados que levam a concluir a existência de "câmaras implantadas em carregadores de telemóvel, outras colocadas em relógios despertadores digitais ou até em tomadas".
A CNN Internacional denunciou uma série de casos nos Estados Unidos, mas esta é uma realidade também em Portugal, segundo revelou Nuno Mateus-Coelho, professor de Cibersegurança na Universidade Lusófona e diretor do Laboratório de Cibersegurança LAPI2S.
É comum acontecer no nosso país. Lamento dizer isto para quem não sabe. É comum acontecer no nosso país, em particular em zonas onde há um turismo muito mais ligado a jovens, de massas, que recebe pessoas que querem vir passar três, quatro dias de festas e de álcool e que estão completamente distantes de qualquer cuidado, de verificar o que é que o quarto tem ou deixa de ter.
No caso do Airbnb, em março foram proibidas as câmaras de segurança em espaços interiores. A Airbnb atualizou a sua política e a medida foi implementada globalmente, afetando todos os alojamentos da aplicação.
Anteriormente, a Airbnb permitia a instalação de câmaras de segurança em espaços interiores, mas estas tinham de ser limitadas a áreas comuns, como cozinha, sala de estar ou corredores. A utilização de tais dispositivos nas casas de banho ou nos quartos já era proibida.
O especialista em informática português refere que a captação de imagens sem consentimento “é uma violação” e garante ter o conhecimento de casos em que familiares ligam "a dizer que viram um vídeo A, B, C em X site".
Agora as escapadinhas de fim de semana vão ser para uma tenda no jardim, para ficar longe dos olhares indiscretos 🙂 🙂
Tentamos salvar o plana com VE, reciclagem, paneis solares etc. mas estamos a condena-lo pela estupidez
É apanhado pelo satélite infravermelho.
O simples facto de se tentar salvar o planeta com VE’s já demonstra a estupidez existente.
Mas alguém está atentar salvar o planeta? Tirando a china vês alguém a fazer reflosteramentos em massa?
Ainda ondem soube de mais 690 gectares de árvores no alto alentejo que vão ser cortados para instalar vidro.
Por causa das câmaras escondidas alguns presidentes de nações têm montada uma tenda para conversarem ou por exemplo utilizar o telefone, PC’s, etc. para situações mais sensíveis de forma a que mesmo que alguma câmara tenha escapado à inspecção anti espionagem para que pelo menos dentro dessa tenda não consigam ver.
Não há solução para isto.
Existem câmaras tão pequenas que são fáceis de dissimular, e se o proprietário for “artista” na dissimulação, então é que não se vêem mesmo.
Quase todas funcionam por wireless.
Portanto a única “solução” é solicitar ao proprietário para desligar o router, e garantidamente ele ficará sem as câmaras.
No entanto também não é garantido que isso resolva pois pode ter as câmaras ligadas numa rede sem emissão do SSID, portanto, é passar a lente fino o quarto e garantir, com uma pequena percentagem, de que não tem câmaras.
Uma câmara, por mais pequena que seja, precisa de um buraquinho para passar a imagem.
Qualquer buraquinho do tamanho de 1mm que se veja, tape-o, mesmo que se pareça com buraquinhos feitos pelos bichos da madeira.
a sério que filmaram indevidamente cenas privadas e publicaram na net???
Que nojo!!! Onde??? (é para um amigo)