Há 11 professores portugueses na lista dos mais inovadores…
... do Mundo, segundo a Microsoft
São 11 os docentes portugueses que foram distinguidos, à escala mundial, com sendo dos mais inovadores. A lista Innovative Educator Experts para 2015 foi hoje divulgada pela Microsoft e “premeia” 800 docentes de todo o mundo.
Além dos 11 professores, há também duas escolas nacionais que são consideradas pela Microsoft como sendo um exemplo ao nível da inovação.
Esta é sem duvida uma boa notícia para Portugal e para os portugueses. De acordo com os dados hoje publicados pela Microsoft, este ano são 11 os professores distinguidos por serem os mais inovadores no que se refere ao uso de tecnologia em sala de aula.
Lista de todos os professores portugueses seleccionados pela Microsoft.
- Rui Lima e Andreia Sequeira (Colégio Monte Flor, Oeiras);
- João Cunha (Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, Guimarães);
- Carlos Cunha (Escola Secundária Manuel Martins, Setúbal);
- Virgínia Esteves (Escola José Relvas, Coimbra);
- Ângela Oliveira e Pedro Correia (Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima);
- Dulce Pinto (Agrupamento de Escolas Anselmo Andrade, Almada);
- Sónia Barbosa (Agrupamento de Escolas do Álvaro Velho, Setúbal);
- José Carlos Marques (Escola Secundária Pedro de Santarém, Lisboa)
- Carla Jesus (Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha)
O colégio privado português Monte Flor, em Carnaxide, e o Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima, foram também distinguidos, entre mais de 150 Instituições a nível mundial.
Segundo a Microsoft, “Este grupo de 800 professores e 150 escolas representa o melhor do melhor no que toca ao uso da tecnologia para reforçar as competências essenciais do século XXI”.
Como “prémio” os galardoados têm acesso gratuito a várias ferramentas de ensino da Microsoft e também a possibilidade de participarem em conferências, casos de estudo e desenvolvimento de conteúdos.
Este artigo tem mais de um ano
Estava a espera de ver professores universitários quando li o titulo 😛 Bom noticia na mesma ^^
Cumps
lol mesmo, fui logo ver a lista a ver se conhecia algum e fiquei :/
Parabéns pela divulgação da notícia, mas a escolha da fotografia com o ministro foi infeliz. O contributo dele foi 0.
Podes pensar assim, ou ao contrário 🙂
Depois da trapalhada do concurso de professores, de ha uns anos atras lhes recomendarem imigrar como sugeres pensamos ao contrario 😉
Rui…completamente de acordo.Nunca um governante(e um governo!) contribuiu tanto para a “estupidificação” do País!Parabéns aos galardoados…continuem a “lutar”!! E não emigrem,por favor…
Sim duvida, somos um país de gente inteligente, de gente inovadora. É pena que não hajam mais oportunidades.
Sim Pedro somos um país de gente inteligente, de gente inovadora.
Mas segundo os nosso empresarios e governantes somos :
– Preguiçosos
– Absentistas ao trabalho
– Com falta de civismo
– Um perigo na estrada
– Esbanjadores
– Vivem acima das possibilidades
– Os alunos teem das piores avaliações na pisa e quando saem da faculdade não sabem fazer nada
– Os professores não prestam
– Os médicos até que são bons mas querem ganhar demais
– Os trabalhadores são pouco produtivos
Que bom que é serem empresas estrangeiras a nos reconhecerem e ter esta gente que referi acima a colar-se a fotografia que nem o emplastro 😉
Generalização inócua.
O principal problema de Portugal economicamente é que se pagam demasiados impostos e existe demasiada regulação (burocracia).
Dizem que vivemos em capitalismo, mas isto é um socialismo de estado ao nível da Venezuela e Cuba. E a UE não ajuda, cada dia mais parecida com a ex-URSS.
Inovadores em que sentido? Por utilizarem produtos MS? Os resultados dos alunos foram melhores? Se um professor utilizar smartphones na aula, é inovador? No fundo tudo isto é apenas uma estratégia de marketing.
Apos ler a noticia foi exactamente o que me passou pela cabeça.
Inovadores em que ???
Chamo a isto de uma noticia vazia.
Não pretendo tirar o merito aos premiados mas seria interessante que fossem indicadas as inovacoes e a forma como foram precepcionadas e avalidas.
Concordo… onde está a inovação?
Aposto que apenas são professores certificados e que usam produtos Microsoft.
Estou á espera da samgsung, sony e afins a oferecem tabletes e pacotes de bolachas pelos alunos usarem os seus produtos nas aulas. COmo oferecem manuais de instruções aos professores para os aprenderem a usar.
Inovação, eu curioso para ver as universidades e aparecem-me os professores de primeiro ciclo que tiraram a 4a classe á 40 anos.
É sempre bom ver pessoas que tentam melhorar as “coisas”….
Parabéns e bom trabalho.
“”No fundo tudo isto é apenas uma estratégia de marketing.””
marketing é estar no café com um Iphone, em vez de estar a dar formação aos docentes, ou acha que sem o trabalho dos docentes isso era possível?
O trabalho dos professores é real, e a eles os parabéns…
Mas não deixa de ser verdade que estes prémios premeiam quem tem as ferramentas…
Os prémios acabam por ser também uma acção de marketing, msa ao menos que sirvam para dar melhores condições às escolas. Só pea é não poder chegar a todas!
Concordo que haja professores inovadores no uso das tecnologias. Eu também as uso, embora sem ser inovador. Contudo, é fácil numa plateia de alunos bons e interessados em aprender, ser inovador.
Deem a um professor inovador uma turma do ensino vocacional em que os alunos andam na escola a passar tempo porque ainda não têm 18 anos para trabalhar e, mesmo que tenham, não há trabalho para eles, e por mais que o pobre professor se esforce, não consegue ser inovador. Aí, o que resulta mesmo alguma coisa é a moda antiga. Caderno e lápis.
Sabem porque é que eles são inovadores? provavelmente porque usam o Office 365 nas suas escolas. Andaram uns senhores nas escolas a incentivar o uso do Office 365 e do Google apps (ambos gratuitos para educação sem limite de contas). Foram escolhidas escolas piloto e dividiu-se 50/50 MS/Google. Estes devem ter sido os que conseguiram implementaram as soluções MS e que conseguiram que os utilizadores efectivamente as usassem.
Virgínia Esteves, da Escola José Relvas, em Alpiarça;
Como no site
http://erte.dge.mec.pt/index.php?action=view&id=1487&date_id=1563&module=calendarmodule§ion=9
Obrigada pela correção é isso mesmo, Alpiarça. Agrupamento de Escolas de José Relvas, com muito orgulho!