H2.City Gold: autocarro português a hidrogénio fez furor nos Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos de 2024 já terminaram, mas continuam a surgir notícias e curiosidades interessantes. Sabia que 12 autocarros H2.City Gold a hidrogénio produzidos pela CaetanoBus operaram no maior evento do desporto mundial?
H2.City Gold a hidrogénio tem super autonomia...
Em 2019 o Pplware falou aqui sobre o H2.City Gold, o autocarro a hidrogénio da portuguesa CaetanoBus. A CaetanoBus é o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal. A empresa produz autocarros para todos os segmentos.
O H2.City Gold é um autocarro da Caetano elétrico, com a particularidade de ser movido a hidrogénio. Este veículo amigo do ambiente está equipado com uma célula de combustível Toyota e é resultado da elevada capacidade de engenharia da CaetanoBus.
Este veículo tem autonomia de 400 km num único abastecimento, uma característica diferenciadora no mercado de autocarros a hidrogénio. Destaca-se também pela sua modularidade, conforto, segurança e usabilidade. Disponível com 10.7m ou 12m, nas versões LHD e RHD, adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano.
Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho de acordo com as mais exigentes normas de segurança. O H2.City Gold está ainda munido de sensores de fuga de hidrogénio na célula de combustível e nos tanques. Assim como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com uma grande variedade de equipamentos de segurança de modo a assegurar o conforto dos seus passageiros.
O H2.City Gold vem com um motor elétrico com 245 cv (180 kW) de potência.
Segundo a própria CaetanoBus, os passageiros elogiaram bastante o autocarro. Também os motoristas mostraram-se satisfeitos, assumindo que esta tecnologia é uma alternativa ao Diesel.
As grandes mentes portuguesas, sempre na vanguarda da tecnologia… japonesa!
«A CaetanoBus é o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal»
Tinha de vir a má língua. Haver uma empresa que faça o autocarro completo não existe.
Exato.
Provavelmente não produzem todos os parafusos… mas que desenham, fazem motores, carroçarias e montam tudo em fábrica própria… há com certeza!!! Mercedes, Volvo entre outras…. Já ouviu falar destas marcas?
Não fazem motores nenhum e estofos Vêm de fora e até se fala que os próximos autocarros ja vêm da China e cá é so fazer acabamentos e alguns acertos
So publicidade da treta se soubessem o trabalho e os problemas que há no fabrico vocês nem elogiavam ou vocês julgam que é como na AutoEuropa?
Onde há linhas de montagem onde as peças encaixam na perfeição e é sempre andar na caetano bus não é assim
Com salários mínimos e muita mão de obra de países da america do sul e ja com alguns asiáticos(Nada Contra)
Para mim
e por cá é muito usado ou não? Isso é que interessa… agora fazer coisas para os outros verem como somos bons e depois não funcionar em larga escala, não interessa!
No meu concelho de residência há 3 e vão comprar mais 10, por isso sim há autocarros deste a circular em Portugal
Noutros países também, é só consultar o site deles.
Por algum lado se começa , mais alternativas a explorar a sua viabilidade , nesta parece que para já vai andando mais ou menos bem
Nos STCP há vários não iguais mas tbm a hidrogénio.
Tinha, acabou em 2007.
Nao nao acabou continuam a ter, não seja cromo, se não sabe não invente…
Não sou eu que o digo:
https://www.ambienteonline.pt/noticias/6531
Além disso o posto de abastecimento que havia na zona já não existe, ou pelo menos já não aparece nos mapas.
Sigo apostando na tecnologia do hidrogênio.
Então qual tem ?
APOSTAR
verbo
fazer aposta; arriscar, jogar
“apostou tudo o que tinha” · “apostaram duzentos dólares contra quinhentos reais” · “apostava sempre nos mesmos números” · “frequentava os cassinos para apostar”
emitir opinião convicta sobre (algo cujo resultado ainda não se conhece); afirmar (alguma coisa) com convicção; asseverar, sustentar
“apostou que ela não viria”
confiar antecipadamente no sucesso, na vitória de (alguém ou algo)
“muitos apostavam no candidato de oposição” · “o escritor apostava no seu novo livro”
Exato, portanto não apostou nada.
Espera apenas que os outros os testem para que depois avance.
Os STCP neste momento não tem nenhum autocarro a hidrogénio, tem é elétricos incluindo da CaetanoBus mas a baterias. Os novos veículos do metrobus do Porto serão a hidrogénio, mas inclui a propria central de produção de hidrogénio verde, já que quase não há postos de abastecimento.
Ucrania faz bom uso de EV Za hidrogénio…
Sim, parece que dão umas belas bombas. lol
Será que foi por isso que houve atrasos e lentidão nos transportes, a juntar à falta de ar condicionado ?
https://oglobo.globo.com/esportes/olimpiadas/noticia/2024/07/25/atrasos-nos-deslocamentos-afetam-atletas-do-skate-ginastica-e-natacao-do-time-brasil.ghtml
Exactamente, se fossem Autocarros electricos nada disso acontecia
“…O principal motivo tem sido a falta de conhecimento dos motoristas em relação às rotas dos destinos das equipes.”
Pois, depois têm de ir muito devagar senão acaba o gás.
A comitiva brasileira viajou nos autocarros a H2? Não vejo isso referido em lado nenhum.
“600 autocarros eram elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles).
200 autocarros eram movidos a células de combustível de hidrogênio (FCEV – Fuel Cell Electric Vehicles).
200 autocarros eram movidos a combustão, predominantemente utilizando biocombustíveis ou gás natural para reduzir o impacto ambiental.”
Em qual destas categorias é suposto ter viajado a comitiva brasileira? Eu aposto na 1ª opção dado que eram em maior nr. E agora como ficamos?
Não sei, o que sei é que várias notícias referem os autocarros a hidrogênio e os atrasos, combina tudo com os autocarros a h2, já os do porto foi pelo mesmo motivo, tem ali a noticia embaixo.
245 cv? Não será engano? Tem menos 100cv que o Tesla?
Não é engano eng⁰ @António, ao contrário dos carros elektros, os autocarros a H2 dao prioridade ao desempenho consistente, focado em eficiência e durabilidade, com ênfase na capacidade de transportar grandes volumes de passageiros de forma contínua e segura.
Os autocarros elektros tb não debitam muito mais q isso. A potência anunciada para carros elektros é mais para tolos que papam “grups”. Basta um diesel com com 14 anos e 105cv para papar a maioria dos elektros novos.
Mas estes são eléctricos, afinal não pesca um chavo de tecnologia automóvel.
Desde quando um h2 tem eficiência ? Só na conversa do hidrogénio em electricidade para carregar baterias perdem 50%..
Papam mas é nos seus sonhos molhados.
Tudo é eléctrico. Depende é como a energia é obtida, ou no caso dos elektros…ACARTADA looolooolool
É a mesma que os H2 usam, não existe outra.
Quais electricos, os ZOE? Porque um Tesla (e também um BYD, um KIA, etc) papa qualquer diesel, e gasolina , de 250cv, eu tenho os dois e sei.
Papa nada eng⁰ @Antonio.
Elektros novinhos na força da idade não conseguem acompanhar um diesel dos mais fraquinhos e já com 14 anos em cima do lombo.
Ora veja lá o vídeo a ver se lhe chega a luz:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbgjiyVkZHQQlxUKWQ
E você acreditou, ah pois, é um diesel.
Lol, nessa altura que o diesel chega aos 200, onde não vai já o eléctrico. Looooool
Não seja Inácio @JL,
https://youtu.be/BQU8U6x7s0A?si=caL1PvzmRFfJu6i7
O 1.6TDI leva uns (longos) 53,3 s a bater nos 200 mas depois vai até aos 213.
O carro elektro mais potente (495cv) e rápido (max. 200 kms/h) pode lá chegar mais rápido. mas…
Até lhe dou os 53,3 segundos de avanço. O Elecktro vai ser apanhado pelo Diesel dos mais fraquinhos em 873,6 segundos ou de 14,6 minutos e ao fim de 48,54 kms. A partir daí o elektro vai sempre a comer pó e perder 16,4 kms e ~5 minutos até chegar ao Porto. Significa que quando o condutor do elektro chegar ao Porto, já o condutor do TDI fraquinho acabou de tomar o pequeno almoço na pastelaria lá do sítio.
Ah espera, o elektro não é capaz de fazer LIS-OPO a 200. Nesse caso, o condutor do TDI fraquinho já teria almoçado qd o condutor do elektro de 495 cv lá chegasse.
Portanto cada vez que desce dos 200, leva mais 30 segundos lá a chegar, quantas vezes acontece isso numa ae como nas da Alemanha ?
Você parece que não vive no planeta, fico a pensar se alguma vez saiu do quarteirão, já que reclama todos os dias isso dos outros.
E pq haveria de descer dos 200?
à noite/madrugada há pouco trânsito. Vc é que gosta de andar aconchegado no meio das horas de ponta. lool
Porque há pessoas na estrada, não se lembra do BMW i5 ? porque só fez 152 kmh de média ?
Agora vá ver o vídeo e conte quantas vezes ele tem de travar e voltar acelerar, isso dava muitos minutos de avanço ao diesel.
Não fazem carros com 500cv para andar o mesmo que os outros.
Mesmo que haja pouco não pode passar por cima dos outros, ou pode ? agora já é com condições especiais ?
São para andar devagar, daí os atrasos e para ver se não ficam sem gás, ainda lhes cortaram o ar condicionado.
Só faltava ca este
Que escreve sobre VE parece doutorado e comissionista.não trabalha na matéria Enfim
Se esta a falar de mim, eu falei de VE’s.
E não, não sou comissionista, esteja descansado.
Fantástico como te assenta quem nem uma luva a carapuça, mas sim és o maios comissionista que aqui anda, além seres o maior cromo, tornaste-te um enorme alvo de chacota para quem aqui anda, ninguém te leva a sério, é só para o gozo mesmo…
Já mudou de nick novamente ?
Alvo de chacota de quem ? de si ? se não me leva a sério porque se preocupa tanto comigo ? Então goze, porque vou continuar a fazer o mesmo, independentemente do que pense e de quantos nicks crie,
PS: Desde 2006 a lutar contra os lobbies. LOOOOOL
Oh Vitor bolas
Para cada tema arranjaste um personagem clickbait
Bolas, voltou a mudar de nick novamente.
Trabalho em VE já alguns anos e sou um aprendiz apesar de ter 62 mas continuo aprender e só dou um jeito
Mas há aqui um senhor iluminado que parece um comissionista que parece que sabe tudo mas a nível de autocarro deste que se fala por aqui nada sabe nem eu que lá trabalho mas enfim deixai-os falar que vou me rindo
Boa tarde
Então quem é ele ?