Governo Chinês lança programa de créditos sociais para cidadãos
Já foram retratados em várias séries alguns casos em que os cidadãos eram avaliados segundo um esquema de pontuações individual.
Transpondo a ficção para a realidade, o Governo Chinês anunciou um sistema de créditos sociais com sanções para quem tiver nota negativa.
Na ficção, já várias séries retrataram um mundo imaginário onde os cidadãos recebem privilégios ou penalizações dependendo de uma nota social, com essa classificação a ser atribuída consoante o seu comportamento online ou na sociedade.
Transformando a ficção em realidade, o governo chinês anunciou um programa de "crédito social" em que os cidadãos poderão ser proibidos de andar de avião ou comboio durante um ano se possuírem uma nota negativa.
Crédito social irá definir penalizações de cidadãos chineses
Com início já em maio, o governo chinês anunciou um programa de créditos sociais, que espera ter totalmente funcional em 2020, onde os cidadãos recebem uma nota consoante o seu comportamento na sociedade ou online. De forma a definir a classificação, são vários os elementos que vão ser contabilizados como os problemas de crédito, multas ou infrações (como fumar onde é proibido). Além disso, haverá também a hipótese de empresas privadas participarem na classificação com os seus dados, como é o caso do historial de compras no Alibaba.
Quando um cidadão tem uma nota negativa, inicialmente, será impedido de viajar em comboios ou aviões. Contudo, não se sabe bem quais os planos do governo chinês, podendo ser adicionadas outras penalizações mais severas no futuro.
Alguns documentos que têm sido descobertos sugerem que poderão haver limitações com a empregabilidade no setor público, com o acesso à segurança social, com as reservas em hotéis e restaurantes, com as escolas privadas que as crianças podem frequentar, com o acesso a cargos mais altos ou mesmo com um controlo muito maior na alfândega.
Com este sistema, o governo chinês irá aumentar o controlo que tem sobre a sua população e conseguirá centrar numa plataforma um grande número de dados sobre cada cidadão com o qual irá decidir as regalias ou penalizações que atribui.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda falam da Rússia, tenho mais medo dos chineses do que os russos.
Eu saio para a rua e olho para o lado direito e vejo chineses, lado esquerdo igual, empresas de sectores importantes também são deles resumindo quem entrar em guerra com eles não ganha porque eles já nos invadiram a muito.
Russos não vejo um, agora chineses estão espalhados pelo mundo todo e em grande quantidade, dizem que metade da dívida americana é chinesa.
Os russos nunca passaram do mesmo a europa devia se ter sido delas porque os americanos e europeus querem ficar com ela. O fanatismo da nisso.
Na 1 guerra eles não conseguiram na segunda veio logo a porra dum austríaco estragar lhes os planos. Se a russia quisesse invadir ja o tinha feito. Os chineses aqui eles querem é liberdade para os filhos e familiares, nao andam aqui a lutar nos negócios deles para o ditador se apoderar da europa. A liberdade é algo que nunca se vai entender todos sao livres quando nascem
Black mirror
Para quem não sabe aquela imagem é de um episódio da série sci-fi The Orville, escrita pelo Seth Macfarlane ( Family Guy). A série é uma homenagem e ao mesmo tempo uma paródia ao Star Trek. Naquele episódio a equipa vai ao um planeta numa missão de resgate e deparam-se com uma civilização que se avalia mutuamente através daqueles botões. Inclusive as pessoas são julgadas diretamente pela restante população em programas TV onde têm de demonstrar pesar, arrependimento e gerar empatia pelos seus actos. Antes disso podem mesmo ser barrados de entrar em estabelecimentos caso o número de dislikes seja superior a X. É um episódio muito interessante onde.a vida das pessoas é avaliada como no Facebook com consequências sérias. Recomendo verem a série e este episódio em particular.
ou seja defendes que as pessoas tenham que ser falsas para ter uma vida “social” normal. o fazer o bem ao proximo deve vir de nos e nao imposto por ninguem. se agora eu fazer um nao like ao teu post..e mais pessoas concordarem comigo, ja viste que tinhas que te esforcar ao ponto de mentires para me convenceres…nao temos que ser todos amigos nem gostar um dos outros..so temos que os respeitar. todos somos livres (ou deviamos ser). so nao podemos é que a nossa liberdade invada a liberdade de outra pessoa.
Pa… Tu percebes que estou a descrever um episódio de uma série não? Viste algures no meu post a apologia de uma civilização baseada nestas premissas? Vai lá ler bem o que escrevi… E se queres saber, já és controlado neste momento pelo que dizes nas redes socias seja pelos teus “amigos” seja pelo patrão (caso se aplique). Muita gente condiciona-se a si própria logo a partir das redes sociais para não ser sancionada na vida real (ainda agora estive a discutir isso aqui no trabalho com um colega sobre posts no Facebook em grupos privados e chamadas de atenção das chefias que por lá circulam).
Palhaçadas mais nada,hoje luta se pelo poder no mundo, como se ele nos pertence se agora muitos paises gostam de controlar quanto mais control tiverem melhor mais formatação naquela cabeça eles fazem e assim se criam terroristas e fanáticos.
E as televisões não fazem o mesmo, formatar mentes? Quando é que foi a ultima vez que viste um terrorista/fanático chinês? Qual foi o ultimo país que a china invadiu?
Invasões realizadas pela China…
Vietname em 1979.
União Soviética em 1969.
Índia em 1962.
Coreia em 1950.
… espero ter ajudado a refrescar essa memória.
Big brother da vida real… Um livro interessante para se ler e que aborda este assunto é o 1984 de Gerorge Orwell.
Ou ver o filme, que também recomendo. O John Hurt faz uma interpretação fantástica na minha opinião.
Chegou o novo satanismo da era moderna… ou NSA a espiar tudo e todos, ou russos ou chineses, tudo da mesma laia… George Orwell escangalha-se a rir na tumba…
O objectivo era a caça ao “pianzi” – liar , aldabrar – pelas empresas e serviços, e começou na década de 80 mas agora com as apps deu um salto esquisito …
E tem gente que dá risada das teorias de conspiração.
Black Mirror
Assusta.. principalmente porque vi a série Black Mirror
Parece um episoede de BLACK MIRROR