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Governo aprova carta de mota para jovens a partir dos 14 anos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. V3rm3 says:

    “jovens, com idade entre os 14 e 16 anos, possam conduzir veículos de de duas ou três rodas.” – Sem limite de cilindrada? ou nos mesmos parâmetros que existem até agora ao qual até aos 18 anos estão limitados aos 125cc ?

    • José Carlos da Silva says:

      Ler o artigo completo não faz mal a ninguém.

      “A partir de agora, os jovens com 14 anos, com a restrição 790, passam a ter habilitação legal para conduzir veículos da categoria AM (ciclomotores) desde que se trate de ciclomotor de duas rodas caracterizado por um motor de combustão interna de cilindrada não superior a 50 cm3, com velocidade máxima em patamar e por construção não superior a 45 km/h, ou cuja potência nominal máxima contínua não seja superior a 4 kW, se o motor for elétrico; para condutores que frequentem com aproveitamento ação especial de formação ministrada por entidade autorizada para o efeito pelo IMT.”

    • Andre says:

      Alguém sabe se ainda está em vigor

    • Elson says:

      Queria saber se pode tirar carta de mota com 15 ano

  2. ze says:

    Qual é a cc? 125cc?
    A partir dos 14 anos já podia tirar licença de mota com autorização dos pais. (50cc)

    • José Carlos da Silva says:

      Está no final do artigo.

      “A partir de agora, os jovens com 14 anos, com a restrição 790, passam a ter habilitação legal para conduzir veículos da categoria AM (ciclomotores) desde que se trate de ciclomotor de duas rodas caracterizado por um motor de combustão interna de cilindrada não superior a 50 cm3, com velocidade máxima em patamar e por construção não superior a 45 km/h, ou cuja potência nominal máxima contínua não seja superior a 4 kW, se o motor for elétrico; para condutores que frequentem com aproveitamento ação especial de formação ministrada por entidade autorizada para o efeito pelo IMT.”

  3. Sérgio says:

    Penso que não seja uma boa decisão colocar jovens de 14 anos, ainda pouco responsáveis, a andar de motorizada. Devem achar que já morrem poucos…
    Já agora, apesar das fotos apresentar de motos de alta cilindrada, presume que estamos a falar de baixa cilindrada < 50cc ?

  4. andre says:

    Parece-me bem, bebidas alcoólicas só a partir dos 18 porque ainda não têm maturidade suficiente para controlar o consumo e os seus efeitos, andar de mota, tudo bem, parece-me bem 😀

  5. Eutech says:

    ja anda tantos condutores por ai que parece que tiraram carta pelo telefone, entao agora com as crianças a brincar com motas pelos caminhos vai ser porreiro :p, muito bem!!

  6. Spoky says:

    Se aos 18 já é o que é, imaginem aos 14, os acidentes quase que duplicam! Tenho 20, e se tivesse nessa idade de 14 anos quase de certeza que haveria ou teria um acidente, o tipo de mentalidade nessas idades é muito imaturo.

    Claro que há casos e casos! Mas se tirarem a carta, e apanharem uma multa ou atropelarem quem é que se responsabiliza? São eles? Sendo menores e tendo uma idade inferior a 18 anos, como é que isso iria ser resolvido?

    Ah pois é, são os pais e as mães!? Se sim ainda bem, nenhum pai ou mãe com “cerebro” daria carta a um rapaz de 14 anos que ainda esta na sua fase de desenvolvimento e aprendizagem tanto a nível social como pessoal.

    Mas isto sou eu, e espero que as multas sejam altas bem mais altas do que é aplicado! Mas isto sou eu!

    • Carneiro says:

      Isto que sou eu… Grande parte dos acidentes dão-se devido à falta de civismo de condutores.
      o que é mais fácil? educares uma criança ainda por moldar? ou um adulto com hábitos já criados ?
      pois.. acho que é unanime a resposta… como tal é otimo poder instruir jovens a andarem de mota.. a mota é dos melhores veiculos para aprendizagem! ( a bicicleta continua a ser o ideal)ou seja, alguém que ande de mota dos 14 anos até aos 18, quando tirar a carta de carro, terá uma capacidade de aprendizagem muitissimo elevada em comparação com um miudo que nunca tenha andado de mota.. Motards não me deixem mentir.. com a experiencia de uma mota de caixa…qual é a dificuldade em adaptar para um automóvel?
      Spoky com isto quero dizer que não é por um miudo ter carta de ciclimotor aos 14 anos que irá se estampar ai na 1 curva…as leis estão longe de serem perfeitas.

      Porque é que aos 18 anos também não hã limimte de potencia para carros?… se tiveres dinheiro para comprar um AMG a45 com quase 400 cavalos… podes faze-lo… achas que tens unhas ou mentalidade para ter um carro de 400 cavalos na mão? como referi em cima as leis não são perfeitas…

      • nice says:

        Concordo, o pessoal está a esquecer-se que já era possível com respectiva autorização dos pais tirar licença de conduzir com 14 ou 16 anos.
        Só quem tem os filhos é que pode decidir se tem ou não perfil e/ou responsabilidade para colocar uma mota nas mãos.
        Por existir esta possibilidade não quer dizer que todos os putos de 14 anos vão tirar a carta.
        Só sabem ver as coisas de um prisma, pensem se tivessem um filho, davam ou não a carta?
        Gostei da comparação aos 18 anos podes tirar a carta e andar com um carro de 400cv. (Carneiro óptimo ponto de vista)
        Os meus pais só me deixaram tirar a carta de mota aos 18 ao mesmo tempo que tirava a de carro.
        Como me aconteceu a mim pode acontecer a muitos jovens.
        No meu tempo já tive colegas que faziam competições de karts e motocross, só não podiam andar na estrada, mas a sua educação por parte dos pais permitiu que assim se desenvolvessem.
        Um deles muito conhecido no mundo internacional (Filipe Albuquerque) começou de muito cedo, 13 anos já andava a ganhar provas.
        Apenas estamos a poder criar condições, cabe aos pais decidir.

      • Henrique says:

        És muito “lírico”… educar… moldar… dar civismo a jovens de hoje? deves estar a brincar.
        Nem os jovens nem os adultos! Isso era muito bonito no tempo em que se respeitavam os pais, os professores, as autoridades, etc.
        Infelizmente só há um modo de controlar uma série de coisas… no bolso.
        Se aumentarem 10 ou mais vezes o valor de multas/coimas/indemnizações vão ver como as coisas se endireitam.

        • Jose says:

          Tenho medo de perguntar como serão os seus filhos.
          Concerteza nao conseguiu educar,moldar ou dar civismo.
          O meu perguntou se era possivel tirar a carta.
          Eu tenho uma bmw1200rt
          E perguntei para queria a carta.ele respondeu
          Pai só quero vir almoçar a casa. Quero la saber a que velocidade.
          Tem treze anos e pediu de presente de aniversario,Uma scooter toda podre serve
          Mentalidades.
          Faça um esforço talvez ainda vá a tempo de educar…

      • paulo alex says:

        atleimados
        ainda sou do tempo de bicicleta ter matrícula
        e
        no meu entender são imaturos para colocar um veículo na mão
        um veículo que pode matar
        e não venham com histórias que a culpa é dos outros
        ainda no outro dia ia atropelando um banana pequeno pk circulava sem luzes numa estrada onde pode se muito bem andar a 80 ou mesmo 120, se existir merda como é?
        e outros a andar lado a lado a ocupar estrada toda….
        é o cúmulo da estupidez
        álcool aos 18
        carta aos 14
        responsabilidade de quem até aos 18 anos?

  7. zé tuga says:

    não estou a ver onde está o problema, aos 14 anos já se podia tirar a licença com autorização dos pais, só mudaram o sistema para carta para ser tirada na escola, logo mais dinheiro…

    é claro que nos dias que correm os jovens nessas idades já não são como outrora, são muito poucos que tem mota antes dos 18 anos…

  8. Goncalo says:

    Com a mentalidade dos jovens das novas geracoes cada vez a regredir mais, irresponsaveis, sem objectivos, nao respeitam ninguem (claro que não se trata da totalidade, mas de uma grande parte), isto só pode dar em ma coisa: me.da.

  9. Carlos Correia says:

    Já se nasce com número de contribuinte (NIF), utente (SNS), eleitor (CE), identificação (CC) e já agora acrescentem a carta de condução (CD).
    Pelos vistos é mais uma cedência que vai resultar em desastre(s).

    • Diogo says:

      Ainda me vai dizer quem é que nasce com número de eleitor… E agora que penso nisso realmente ter número de contribuinte, utente ou identificação costuma dar uns desastres…

  10. Miguel Machado says:

    Confesso que fiquei sem perceber o que muda…
    Tirei a licença especial aos 14 e desde então que ando na estrada, isto em 1999 e imagine-se só, nunca tive um acidente e quando tive perto de os ter foi em grande maioria pela falta de respeito de quem anda na estrada, que supostamente na altura deviam ter mais maturidade que eu…

  11. Eric Mac Fadden says:

    Estão sandios, isso sim!

    Imagine que aqui no Brasil iriam permitir algo assim? E reparem que aqui é MUITO pior em termos de educação à instrução…

  12. Miguel Nóbrega says:

    Atenção total ao assunto principal dos incendios…

  13. poiou says:

    se for apenas até 50, qual é a novidade?
    A que antes havia dos 14 aos 16 é uma licença especial, que era revogada se cometessem alguma infracção, e o limite do alcool era 0 (mais de 0 dá multa e licença revogada)
    O que pode passar agora é ser licença/carta de condução, e ficarem sujeitos às mesmas regras dos restantes condutores, possivelmente incluindo os tais 3 anos de regras mais apertadas.

  14. Luís M says:

    Preparem-se para o aumento das mortes nas estradas. Limpinho limpinho.

  15. Mendes says:

    É preciso é encher os bolsos a mais alguém !

  16. Artur Jorge says:

    Não estou de acordo que jovens com 14 anos possam conduzir notas seja como for gostaria que o estado desse a possibilidade aos condutores de categoria B poderem comprar uma moto com cilindrada superior aos 125 CC, pelo menos uma 250…

  17. Lagaffe says:

    Vem muito a calhar esta notícia nesta altura… Sempre dá para desviar as atenções do grande assunto em foco neste momento, os incêndios. Agora vai tudo começar a palpitar sobre a loucura que é miúdos de 14 anos poderem ter uma mota nas mãos. Tive a minha primeira mota aos 16 anos e quando hoje me lembro da inconsciência do que fazia na altura com ela (quase sempre prego a fundo, mas tive sorte), até me arrepio só de pensar no que se pode fazer com 14 anos.

  18. Pjs says:

    As funerárias estão contentes com mais esta medida. É preciso pôr a economia a funcionar!

  19. Filipe Costa says:

    Mas alguém sabe até quantos KW vão poder tirar?
    Sei que carta de moto sem limites era a partir dos 24 anos, caso já tivesse carta de 125cc ou 250cc bastaria 2 anos de experiência.

  20. says:

    A quantidade de respostas sem sentido e sem conhecimento é realmente elevada. É o verdadeiro falar do que não se sabe. Se são assim com este tipo situações imagino então no trabalho. Para quem não sabe a licença de condução de ciclomotores 50 cc já existe aos anos. Pois não sabiam, informem-se. É uma licença não uma carta mas os miudos como lhes chamam andam na estrada na mesma. E não é por isso que têm ouvido que as mortes duplicaram como insinuam alias se assim fosse de certeza que esta lei nem sairia. Alem disso se aos 16 quiserem andar de 125cc tem de tirar mesmo a carta. Pior meus amigos é a carta de carro permitir conduzir uma mota a quem nunca fez qualquer exame prático de condução da mesma (para maiores de 25 anos), pior é esta mesma lei permitir a condução de quadriciclos categoria onde se inserem todos os veiculos de 4 rodas e como tal permite que essas mesmas pessoas que nunca andaram de mota andem pois de moto 4 e imaginem só não há limite de cilindrada e é por acaso onde se ouvem falar de mais acidentes especialmente nos periodos de férias. Pior caros iluminados era quando os vossos pais tiravam a licença de condução de ciclomotores nas câmaras municipais da localidade e cujo exame não era muito mais que parar nos stops e fazer uns 8 num parque. É certo que isso era o adequado para a altura pois o número de automóveis era muito inferior ao de hoje. E adivinhem lá, os vossos paizinhos não morreram em massa pois voces estão cá a comentar. Portanto se é para permitir que conduzam que seja com regras e que se habituem desde cedo a essas regras e ganhem desde cedo responsabilidade pois assim é menos um a pegar numa mota sem carta e fazer habilidades.

    • Miriam says:

      Tenho 36 anos, aos 15 tirei a licença na Câmara Municipal e não fiz exame prático nenhum sequer. Aos 18 tirei a B e A1 numa 500cc, só aos 21 pude conduzir a partir de 750cc. Nunca tive um acidente, tinha uma condução preventiva, como continuo a ter em todos os transportes. Não podemos evitar o mau comportamento dos outros, mas os meus pais sabiam qual seria o meu comportamento. As crianças morrem até por andarem a pé, desculpem ser eu a dar esta notícia.
      Chocante é alguns comentários que li, principalmente os que comentam sem ler.

    • Miriam says:

      O Zé também é um iluminado que nem pensa que não é uma questão de trânsito.. Lisboa, Coimbra, Porto, etc, há 20 anos tinha mais trânsito que Figueiró dos vinhos, Cantanhede, Macedo de cavaleiros, etc… A opinar e a ser sarcástico que o façam bem, senão não há quadro eléctrico que aguente.

  21. Luís says:

    Pelo que percebi, do que li noutros sítios, pouca coisa vai mudar. A única diferença é que o que era uma licença agora passa a ser carta de condução, mas em principio os mesmos miúdos de 14 anos continuam a poder conduzir as memsas motas de 50cc, nada mais

  22. Nuno says:

    Tive licença de 50 cc aos 14 anos… tenho 33 e nunca tive um acidente.

  23. Luis Santos says:

    O que acho engraçado ,é para se ter carta de carro ou mota de alta cilindrada ,temos de fazer o código .Para se andar de motorizada ,já não é preciso saber regras e sinais ?
    Um exame feito á laia de quem quer grelos ,e está apto a conduzir um veiculo de 2 rodas que facilmente atinge mais de 100km hora .

  24. Hefesto,o Grande says:

    Ui,estas novas gerações são tão débeis mentalmente,imaginem agora isto de lhes dar o privilégio de poderem conduzir um utensílio de morte(que é uma mota),logo aos 14 anos de idade ?? Vão ser mortes atrás de mortes !! Como é possível !! Digo-vos uma coisa,só quem for mau pai e má mãe é que deixa um filho conduzir logo aos 14 anos.Nem aos 18 anos,quanto mais em adolescentes !!

    • SacaRolhas says:

      Conduzo ciclomotores desde dos meus 14 anos, às escondidas, actualmente conduzo motos de cilindrada muito superior, sou motociclista a 30 anos, os meus pais nunca me deixaram ter moto, e até hoje nunca tive um acidente. Conduzo todos os dias do o ano, incluindo à chuva. 😉
      Tenho carro, só para os fins de semana.

      • SacaRolhas says:

        Conduzo ciclomotores desde dos meus 14 anos, às escondidas, actualmente conduzo motos de cilindrada muito superior, sou motociclista à 30 anos legalizado, os meus pais nunca me deixaram ter moto, e até hoje nunca tive um acidente. Conduzo todos os dias do o ano, incluindo à chuva. 😉
        Tenho carro, só para os fins de semana.

    • mr.e says:

      tenho mas medo dos que conduzem á 20 anos e mais em veiculos de 4 rodas o que um miudo de 14 anos de idade

      • Sónia Pereira says:

        É verdade, muita preocupação com a condução dos bedelhos mas os adultos é que fazem a porcaria maior, numa altura de pandemia em que os autocarros continuam a ir super cheios, a escola ainda fica a uns 6 ou 7 quilómetros, estou a pensar seriamente em comprar uma scooter para a minha filha que vai fazer 14, é muito responsável, o meu medo não é ela, são os outros condutores que por estes lados andam sempre apressados e não tem civismo nenhum.

  25. SacaRolhas says:

    Dos 14 aos 16 anos, não podem conduzir ciclomotores com valores superiores a 50cc.

  26. Filipe Pitacho says:

    Claramente um decisão errada!
    Já com 18 vamos lá ver, quanto mais com 14 anos! Nem que seja uma acelera, não há cabeça, maturidade nem noção de responsabilidade para andarem na estrada, muito menos de mota!!
    Claramente devemos ter uma lista muito grande à espera de orgãos!

  27. KaYs3r says:

    Resumindo os comentários, carta de mota aos 14…

    … vai tudo morrer, é o apocalipse
    … querem é abafar os incendios

    A sério? Pensem antes de escrever….

    Se os miudos irresponsáveis tiverem carta aos 14, a culpa não é deles, é dos pais que os educaram de forma irresponsável, e que pagam para eles terem a carta e a mota…
    Provávelmente quem escreve estes comentários já esta a ver se tem dinheiro para pagar a mota ao irresponsável do filho que tem em casa..

    Atinem…..

  28. Bejense says:

    Mesmo depois de explicarem 10x continuam a ignorar q ja se conduzia 50cc com 14 anos e repetem a conversa q vem ai o demo e q vai morrer tudo… o pior é q se morrer um puto numa 50cc vao dizer q foi pq a lei mudou! como nao amar a bimbolandia 🙂

  29. jorge says:

    50cc???
    qual é a clindrada??
    por mim ate 250 cc podem agora para cima so mesmo aos 21 anos na minha opiniao

  30. Feteira says:

    Podem conduzir no meio do trânsito com 14 anos, mas querem que essas mesmas pessoas de 14 anos não conduzam drones lá bem em cima no céu… Prioridades.. os boys da ANAC e das seguradoras a fazer das suas.. daqui a uns dias esquecem-se dos fogos e vai aparecer mais um dronezinho ao pé do aeroporto. Coincidências…

  31. Filipe Cordeiro says:

    Como alguns já referiram nada ou quase nada muda, pois aos 14 anos já era possível obter uma licença para conduzir ciclomotores até 50cc. Agora continua na mesma embora pareça que algumas das condicionantes que existiam antes deixam de existir mas até agora pouca informação existe.

    Quanto ao teste de código e exames de condução apenas digo que os dessas licenças eram bem mais rigorosos que os que são exigidos neste momento para quem já tem a carta B e vai fazer exame para a A2/A.

    Se os adolescentes ao 14 anos com uma moto fazem muitas asneiras, digo-vos desde já que vejo pior a ser feito por malta mais velha, seja de carro ou moto.

    O problema que vejo é não ser revisto o método de ensino seja condução ou prático em Portugal. Neste momento muito foco é dado nas teóricas a mecânica dos motociclos, muitas das vezes com informação desactualizada e informação inútil, esquecendo aspectos importantes de condução para quem anda de moto como o chamado “Countersteering”, técnicas de travagem em curva, nem nada do género. Na prática é do género “Sabes fazer um 8? Se sabes já passaste”.

    Preocupante é também a legislação como referiram das moto 4 e motociclos até 125cc que podem ser conduzidos por quem tem carta B e mais de 25 anos. Falo mesmo do meu caso, que nunca tinha andado de moto, embora tive sempre amigos que tivessem desde a minha adolescência, e um dia decidi comprar uma motocicleta e ir logo do stand para a estrada sem ter tido pratica nem teórica nenhuma, a não ser de uns vídeos no youtube.
    Passei de uma 125cc para uma com 6x mais cilindrada, obviamente tive que fazer exame de código e de condução, mas a realidade foi que não aprendi nada e lá tive que recorrer ao youtube para aprender algumas técnicas que numa moto de maior cilindrada são importantes e corrigir alguns dos erros e que tinha adquirido e que seriam perigosos numa moto mais pesada e mais potente.

  32. Manuel says:

    Quando sai em diário da república? E quanto vai custar?

  33. Patricia says:

    O meu filho tem 15 pode tirar essa licença?

  34. HARDCORE says:

    Ha 20 anos gastei dinheiro a tirar a Carta de Moto para que ?
    Para agora os Senhores Governantes permitirem quem tem Carta de Ligeiros possa conduzir uma 125cc ou uma 250cc mesmo sem nunca terem pedalado numa bicicleta !
    Depois ando eu, que nunca tive um acidente, a pagar o Seguro (com pequenos aumentos) para compensar a porcaria que os outros fazem nas estradas !

    • HARDCORE says:

      Sei que a noticia e para os putos a partir dos 14 anos, mas eu tinha de mandar a boca sobre os “condutores de ligeiros” poderem conduzir motos sem Carta de Motos !

  35. HANNU MIKKOLA says:

    Posso tirar a carta aos 14 anos de idade e a motorizada passar pouco mais dos 45 km/h ?
    Como é que sei a velocidade máxima da minha motorizada?
    Se a motorizada passar dos 45km/h, o Governo Português aprova o facto de pôr-mos um restritor ?
    Cumprimentos.

  36. Helena says:

    E aos 16 vai ter que te tirar outra licença que permita conduzir até aos 18 anos?

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