Google vai deixar de ser o motor de pesquisa padrão do Firefox
Praticamente desde a origem das funções de pesquisa no Firefox que a Google tem sido o motor preferencial e o local para onde os utilizadores deste browser são encaminhados.
Esta parceria, que tinha proveito mais que óbvio para cada uma das partes, acaba de ser terminada e a o Firefox deixará de ter a Google como motor de pesquisa por omissão.
Esta mudança vai ter lugar já em breve e terá um motor de pesquisa adaptado a cada região do globo, tornando assim a pesquisa mais livre e adaptada às necessidades de cada utilizador, de forma local.
Remonta a 2004 o início desta parceria entre a Mozilla e a Google para terem no Firefox este motor de pesquisa.
A parceria permitir à Mozilla financiar-se, através de verbas que a Google lhe disponibilizava, a troco de ter o seu motor de pesquisa sempre pré-definido.
Mas esta parceria foi agora renegociada e a Mozilla decidiu optar por outras alternativas, dando aos utilizadores uma maior abertura e a utilização de motores de pesquisa locais, ao contrário do que acontecia até agora que tinham apenas uma única global.
Como resultado desta mudança, e já a partir de Dezembro, os utilizadores Norte Americanos vão passar a ter o Yahoo como o motor de pesquisa pré-definido. Mas esta mudança vai também ser vista na Rússia, onde o Yandex será o motor, e na China, onde passará a ser o Baidu.
Nas restantes regiões ainda não existem motores definido, mas a Mozilla garantiu já que vão ser dadas muito mais opções aos utilizadores, passando a estar disponíveis 61 motores passíveis de serem usados.
No caso do Yahoo, o acordo com a Mozilla terá a duração de 5 anos e permitirá o acesso a uma interface renovada e mais simplista, focada na informação útil para o utilizador.
É de salientar que a Google continuará presente no Firefox, como uma alternativa de pesquisa e também como pesquisa no Safe Browsing e nas funções de Geolocalização.
Esta é uma jogada arriscada da Mozilla e que irá mudar muito na forma como os utilizadores usam o seu browser. Será sempre possível mudar a escolha do motor de pesquisa, mas para muitos este processo não será feito, passando a usar a oferta que o Firefox implementará.
Para a Google esta mudança terá também algum impacto pois, e segundo a Mozilla, são mais de 100 mil milhões as pesquisas que os utilizadores do Firefox fazem por ano.
Para já não se conhece ainda qual será o motor de pesquisa que será disponibilizado para Portugal com o Firefox.
Vão manter o Google no Firefox ou pretendem seguir a proposta de mudança da Mozilla?
Este artigo tem mais de um ano
Desde que continuem a permitir o duck duck go é sempre a abrir. 😀
Exatamente. Desque que conheço o DuckDuckGo que deixei de usar Google.
Mas se por acaso alguma vez não encontro o que quero na 1ª página do “pato”, uso a opção “encrypted.google.com”.
+1
deves ter muito a esconder.
Sim, que as diferenças de pesquisar em google.com ou encrypted.google.com são …. ups! nenhumas? 🙂
Os dois são HTTPS…
According to Google, the difference is with handling referrer information when clicking on an ad.
1. Clicking on an ad:
https://google.com : Google will take you to an HTTP redirection page where they’d append your search query to the referrer information.
https://encrypted.google.com : If the advertiser uses HTTP, Google will not let the advertiser know about your query. If the advertiser uses HTTPS, they will receive the referrer information normally (including your search query).
2. Clicking on a normal search result:
https://google.com : If the website uses HTTP, Google will take you to an HTTP redirection page and will not append your search query to the referrer information. They’ll only tell the website that you’re coming from Google. If it uses HTTPS, it will receive referrer information normally.
https://encrypted.google.com : If the website you click in the results uses HTTP, it will have no idea where you’re coming from or what your search query is. If it uses HTTPS, it will receive referrer information normally.
O DuckDuckGo permite filtrar pesquisas por período de tempo?
Por exemplo, pesquisar um artigo lançado nas últimas 24h?
É algo muito pratico que encontro no Google.
Nem mais!!! +1
Espero que apostem no sapo 😉
STFU
+1, ha que apostar nos serviços portugueses e o sapo ate e um bom serviço!
O Sapo? Essa coisa tem motor de busca?
Tem, Google.
Já pensaram num sistema de upvotes e downvotes para os comentários? Queria fazer thumbs up a isto (e assim os comentários auto moderavam-se).
*upvoted*
Well played, sir. Well played 😀
Na china e rússia até faz sentido…
já nos estados unidos… A Yahoo deve ter pago muito bem.
Claro.
A Google pagava 300 milhões de dólares por ano, nada mais lógico que a Yahoo! pague também, mesmo tendo em conta que na Rússia e na China não vão usar o Yahoo! por omissão.
Bing, thepiratebay.org, softarquive
Esta jogada vai sair cara ao firefox em portugal… espero que sejam suficientemente inteligentes para mao apostar no sapo… aquilo nao vale nada…
Mesmo, sapo é do pior que há.
Acho que não leste bem. “Vai deixar de ser o padrão” é diferente de “não vais poder usar o google”. Tu podes adicionar posteriormente o google como motor de pesquisa. Só não vai ser o que aparece quando instalas o firefox.
Só se estão a esquecer de um pormenor o sapo agora é Powered by Google… :-p e desde que insistiram naquela trampa daquele logótipo que mais parece um charro mal elaborado que tirei a página de início… Agora só me falta começar aos poucos a trocar os serviços que tenho no sapo mail, entre outros…. NÃO posso com aquele logótipo nem a pau….
Concordo, está um aborto e fico impressionado como um logo mal feito pode irritar tanto um cliente. Agora entendo a razão porque a apple dá tanta importância ao design até das caixas onde vendem as coisas eles preocupam-se.
O Sapo até pode não valer nada pelo que dizem,nunca utilizei, mas pior é fazer uma busca por algo em PT e aparece em primeiro links brasukas que até mete raiva. Pode ser que seja desta que tal não aconteça.
Se incluires o comando -br na pesquisa o google omite os resultados em brasileiro.
obrigado 🙂
Onde encontro um resumo completo dos comandos para as pesquisas? filetype, etc. A ajuda do google parece estar incompleta.
O bing é muito bom e rápido. Desde que mudei para o Windows Phone, passei a utiliza-lo também no meu PC. No entanto por, razões óbvias, não será este o motor que a firefox irá adoptar.
Eu já não utilizo o Google à mais de dois anos…o Bing é o meu motor de pesquisa mesmo no Firefox.Estou satisfeito…
Bing é uma desgraça. A compreensão do motor de busca é algo de bradar aos ceus.
Exemplo da minha ultima pesquisa no Bing:
– Comprar Moto 360
Pesquisem em varios motores de busca e comparem com os resultados do Bing. É de rir…
Dos 10 resultados iniciais, se 2 forem relevantes ao smartwatch da motorola é muito…
Em qualquer um dos outros (Google, Sapo, Yahoo, etc) relaciona com o o smartwatch todos os resultados da primeira página.
regra numero 1 de qualquer motor de busca. quando mais pessoas usarem mais fiável irá ser. Se começarmos a usar bing acredita que no futuro vai ser bem melhor. Mesma coisa para os mapas e afins.
Certa forma faz sentido esta alteração.
No inicio da parceria a Google não tinha um browser próprio, agora tento, passou a ser um concorrente do Firefox. Assim faz sentido esta alteração para outro motor de busca.
Eu vou continuar a usar a google como tenho feito desde que instalei o firefox pela 1ª vez no meu PC. Só que esta jogada da mozilla vai-lhes sair caro pq quase toda a gente que usa o firefox usa a google como motor de pesquisa, e provavelmente n vai querer mudar de motor de pesquisa
Acho que tens alguma razão,mas é uma questão de hábito.O Bing(por exemplo)um bom motor de pesquisa…em alguns itens até bastante superior ao Google!!Mas como cada utilizador pode configurar o motor que prefere…acho que nada muda!
A maior parte dos consumidores nem sabem qual o motor de busca que estão a usar.
Eu uso Bing no Firefox e já mudei alguns PCs com acesso de mais gente e ninguém reclamou ou notou!
Tirando os “geeks”, ninguém quer saber desses detalhes técnicos.
Eh, isso quer dizer que o Firefox vai passar a usar o… Bing. Da Microsoft.
O mundo dá muitas voltas estranhas 🙂
Não necessariamente o motor de busca vai variar de pais para pais, 🙂
Parece-me bem, é uma outra forma de negociar, consoante os mercados. E se incluírem publicidade não direcionada no browser também o mundo não há-de acabar por isso. O Firefox é a par do VLC dos poucos projectos open-source que são superiores à concorrência, espero que tenham todo o apoio possível.
altavista, duckduckgo, busca bobi…