PplWare Mobile

Google vai abandonar gama Nexus e focar-se no Android Silver

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. OMG says:

    Não me agrada… apesar de nunca ter comprado nenhum nexus.

  2. Jorge says:

    Assim que sair o 6 compro. Vai ser o ultimo smartphone da linha mais Top que conheço.

  3. PahAssimTodosJáSabemOmeuNome says:

    Lançam a primeira e segunda SW e acabou.

  4. superneo says:

    eu compro todos com o dinheiro que tenho…

  5. kekes says:

    Já se sabe que se vai chamar nexus 6? Não seria mais normal eles manterem o tamanho do ecrã?

    • André Barbosa says:

      O modelo dos Nexus nem sempre está relacionado com o tamanho do ecrã. O Atual é o Nexus 5, o sucessor seria o 6 pela lógica. Como é o ultimo talvez vá ter um nome especial.

  6. SmileX says:

    Espero que fique apenas pelos rumores…

    A linha Nexus é o que o Android tem de melhor!!

  7. Carlos says:

    Isto não faz parte do acordo Samsung-Google? Acho que toda a gente estava a ver que a Samsung estava a preparar-se para fazer o mesmo que a Amazon, e a Google ter a sua própria linha de dispositivos não estava a ajudar nada…

    No fundo é uma situação parecida com a da Microsoft (ou era, antes da compra da Nokia…), em que estava na cara que a Microsoft queria lançar os seus próprios PCs mas tem se ficado pelos “Signature Edition”.

  8. Jaime Cunha says:

    Isto também é valido para os tabletes nexus?

  9. miguel says:

    Praticamente só muda o nome, não percebo o dilema que fazem…

    • Jonathan Fitzgerald says:

      O dilema é que estando os smartphones por contas das marcas/operadoras, provavelmente vão ser vendidos a preços mais altos e não terão actualizações tão frequentes…

      • rmcrys says:

        A ideia é haver linhas de produtos “Silver” em que a marca assina um contrato em que o telemóvel terá pouca ou nenhuma alteracäo do Android, salvo settings e drivers.

        Daí que se um modelo for de uma operadora e “silver”, a operadora näo pode bloquear funcöes, e só pode adicionar meia-dúzia de apps. Caso contrário näo recebe a designacäo silver.

        Quanto a precos mais altos: vai continuar haver modelos de gama média “Silver” (que säo o que säo os Nexus), mas claro que um “S5” ou “S6” Silver näo te pode custar 350 euros…

  10. Pedro Nunes says:

    A mim parece-me bem a premissa de lançar telemóveis com o android mais limpo, mas ainda está em causa a possibilidade de receberem updates.

    Nos Iphones existe anos e anos de updates garantidos.
    Nos Windows Phone garantem práticamente 3 anos de updates desde a saída de um novo Windows.

    No android só garantem 18 meses para a linha nexus, e agora manda-se os nexus para o lixo e lançam outros que já não sabemos se oferecem os 18 meses ou não.
    Pau de 2 Gumes

    • rmcrys says:

      O S3 da Samsung, (e o S2 de certa forma) passados 2 anos ainda continua a receber updates, nesse caso a Samsung tem-me impressionado imenso. Näo é o ideal, mas também näo é mau.

      Relativamente ao iOS vs. Android penso que näo há comparacäo possível:
      – no Android há ROMs alternativas
      – no Android já é possível costumizar…quase tudo desde há muito tempo daí que um Android 4.0.4 pode aparentar ser um 4.4.2
      – quase tudo que corremos no 4.4.2 (apps/jogos) é possível correr no 2.3.x ou pelo menos 4.0.4, daí os updates näo serem täo importantes como no iOS
      – o iOS é muito mais fechado e limitado nas accöes possíveis, daí que qualquer funcäo extra vale o update. No Android temos milhares de apps passíveis de serem instaladas que trazem quase igual funcionalidade

      IMP: Algo que tenho reparado é que os updates no Android trazem um SO mais limpo, leve e rápido, ao passo que o iOS…mais pesado e lento. Ainda que o iOS tenha “anos” de updates, muito do hardware mais antigo ressente-se das novas versöes. Claro que é preferível ter escolha, mas mesmo assim…Só a nível de seguranca é que há grandes vantagens nos updates, mas a esmagadora maioria dos “buracos” provém dos browsers / apps que säo actualizáveis.

      Continuo a dizer que acho os updates algo “over-rated”

      • Mário Silva says:

        O S2 tem recebido updates regularmnente? Onde? Em que sítio? Basta ir ao Face deles (Samsung Portugal) e constatar as dezenas e dezenas de queixas(sobre o S2 realmente já quase não existem nenhumas dada a antiguidade do equipamento), mas nos pós S2, as reclamações são umas atrás das outras. Eu tenho um S2 adquirido em Julho de 2011 e se não fosse a CyanogenMod, ainda hoje andava sei lá porque versão! A partir do Gingerbread, andei sempre à frente das (não) actualizações da Samsung e tenho a 4.4.2 desde que ela saiu na CyanogenMod no início do ano.

      • Miguel says:

        “pode aparentar ser”…
        é um bom resumo do tamagotchi

        “quase tudo […] é possível correr no 2.3.x”
        e depois há as apps desse quase
        que até são as mais importantes
        que nem no 4.0.4

        mas como a playstore instala uma versão anterior
        que até aparenta ser a mais recente
        já serve…

  11. byteMyBits says:

    15-08-05

  12. rmcrys says:

    A mim parece-me super bem, a sim podemos ter mais escolha e receber na mesma os updates normais.

    Assunto assunto é a google criar uma parte actualizável comum a todos os Android, e só os drivers e apps da marca dependerem do fabricante (estilo Windows e OSX), assim o Android estaria sempre actualizável.

    É uma medida optima, eu gosto da Samsung, Sony, Asus e menos da LG ou Acer, assim posso ter um modelo da marca que gosto e com uma camara decente, e usufruir dos últimos Android, ao invés de ficar dependente de modelos medianos.

  13. Micael says:

    Já existe óptima alternativa ao Nexus, vem com a melhor versão do Cyanogenmod e ainda é mais barato.

    Exactamente, é o afamado One Plu One.

  14. PR says:

    Esta noticia não me agrada minimamente, espero que seja só boato. Na minha opinião os nexus são a melhor compra para quem gosta de Android, são dispositivos de grande qualidade, a um preço justo, sem a tralha de marcas e operadoras e com o mínimo de suporte garantido.

    Para alem de tudo isto, parece que os nexus acabam por fazer alguma pressão sobre os equipamentos das outras marcas devido ao preço. O facto de a google vender o nexus 5 a 349€ faz com que já se encontre por aí telemoveis como o S4 e o G2 por menos de 400€.

    • rmcrys says:

      PR, o facto do S4/G2 estarem abaixo dos 400 euros nada tem haver com os Nexus já que a sua expressividade é muito baixa.

      O ciclo dos modelos de Android é rápido devido à competitividade, e como säo todos oferecidos em quase todas as operadoras, o preco deles vai baixando cada mes num sentido de promover contratos.

    • Miguel says:

      o melhor para quem gosta de android
      *OPPO N1 CyanogenMod Edition*
      *OnePlus One*

      nexus são excelentes para
      intalar Ubuntu Touch

  15. Abílio says:

    O que o Android teve de melhor foram sempre os Nexus. Mas a não sou eu que giro a Google…

  16. Diogo says:

    Android nunca na vida! É como regredir no tempo, na tecnologia! Se quero actualizar o Android, é só problemas, copiar os contactos, é só problemas, Apps encravadas, é normalissimo. Com o iOS os meus problemas são uma ínfima fracção dos que tive com Android. iOS forever!!!!!!!!!!

    • Samuel says:

      “Se quero actualizar o Android, é só problemas, copiar os contactos, é só problemas”…
      e salvar as apps e os contactos na conta Google???
      Eu tenho S5 e Iphone 4S e tenho problemas com as atualizações é no Iphone, tudo o que arranjo de forma menos legal é apagado ao contrário do Android que atualizo e continuo com as apps instaladas, Android é muito mais liberal, no Iphone sinto que não sou eu que tenho a última palavra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.