Google surpreende todos e torna Android compatível com AirDrop do iPhone
O que antes parecia impossível, é agora uma realidade. O Android funciona agora com o AirDrop do iPhone para enviar e receber ficheiros. O anúncio surpresa da Google faz parte de uma atualização do Quick Share, que agora suporta a tecnologia da Apple para a transferência de dados para iPhones próximos sem a necessidade de cabos ou soluções de terceiros.
Google surpreende todos com uma novidade
Esta é uma novidade muito bem-vinda, pois simplifica o envio de documentos, fotografias e todo o tipo de ficheiros entre dispositivos Android e iPhone próximos, diretamente através do AirDrop. A interoperabilidade entre as tecnologias da Google e da Apple promete ser extremamente útil para os utilizadores, protegendo a sua privacidade e segurança.
O último ponto é, de facto, importante e a equipa da Google em Mountain View dedicou-lhe bastante esforço. Como a Google explicou no seu blog de segurança, a compatibilidade com o AirDrop aproveita tanto a segurança integrada do Android e do iOS como a utilização da linguagem de programação Rust para criar um canal seguro entre as duas plataformas.
A Google partilhou um vídeo demonstrando como um telefone Android pode enviar um ficheiro para um iPhone usando o Quick Share e o processo inverso usando o AirDrop. Neste caso, o processo de partilha de um documento ou fotografia do Pixel 10 para o iPhone é idêntico ao utilizado com qualquer outra marca.
Android já é compatível com AirDrop do iPhone
Basta aceder ao Partilha Rápida no menu de definições rápidas e selecionar o ficheiro que deseja transferir. Se houver um iPhone por perto com o AirDrop ativado, este reconhecerá o ficheiro e permitirá que inicie a transferência. No seu iPhone, verá uma notificação sobre uma transferência de dados recebida, com opções para a aceitar ou recusar, e está feito.
Os utilizadores de iPhone também não notarão nenhuma alteração ao utilizar o AirDrop para transferir um ficheiro para um telefone Android. Se, por exemplo, quiserem partilhar uma fotografia da galeria, basta selecionar a opção AirDrop. Se o Pixel 10 estiver ao alcance e visível através da Partilha Rápida, surgirá uma notificação a informar sobre a transferência recebida, com botões para a aceitar ou rejeitar.
Embora a interoperabilidade do AirDrop esteja inicialmente limitada ao Pixel 10, a Google planeia levá-la a mais telemóveis Android . No entanto, ainda não há detalhes sobre quando poderá acontecer. Também não se sabe se será uma funcionalidade exclusiva do Android 16 ou se estará disponível em versões anteriores.





















Cada vez menos motivos para ter iphone mas foi preciso a google copiar algo que no ios ja havia ha 15 anos
meu a apple é que é uma empresa fechada. nunca nunca nunca abriu o protocolo do airdrop.
a apple não quer ser compativel com nada nem com ninguém.
não faço ideia como há quem apoie a apple e estas politicas.
este trabalho foi feito pela google, sem a apple
ecossistema fechado, é parte do segredo para ser bom
“bom”
certo “bom”, no entanto melhor que todos os existentes..
Com o carlos ninguém brinca.
Descobriu em 2025 que a Apple não quer ser compatível com nada nem com ninguém, lol.
Rapaz, não foi essa incompatibilidade com tudo e todos, assumida aos berros pelos seus CEOs, que fez da marca o que ela é hoje?? “Não faço ideia como há quem apoie estas políticas.”…a sério?? Quais políticas? Vai haver guerra, por haver quem goste de android e quem goste de Apple??
Não te leves tão a sério rapaz, nem te desgastes com isto, a tua opinião não vai mudar nada, afinal é apenas um telemóvel.
Eu percebo que quem está confortavel com um ambiente, seja mais dificil de mudar. No entanto, tenho Android e iOs. Android num telemovel e num tablet e iOs no telemovel. A simplicidade e robustez do iOS deixa-me tranquilo e sem problemas de maior. Android já não é bem assim. Num telemovel é uma dor de cabeça mas num tablet até se atura bem. Mas não é para qualquer um. Tenho várias pessoas já com idade superior a 60 anos e que me pedem multiplas vezes para limpar os telemoveis android que têm, porque é só pop-ups, apps que nunca pediram, etc etc. Sei que tem muito a ver com a forma de utilização de cada um, mas leva-me a crer que existem mais probabilidades de isso acontecer em android que em iOS. Posso estar enganado, mas a minha experiência leva-me a esta conclusão.
Comparar telemóveis dos velhos que custam 80 euros com telemóveis de mil e tal euros.
Antes de haver o airdrop havia o android beam no android 4.0. Não é uma coisa de copiar, é uma questão de licenças.
Eu não sei porque ainda me surpreso ao ler comentários de pessoas que insistem em fazer comparações entre iOS e Android. Parecem as crianças a comparar pilinhas