Google reduz tamanho de imagens JPEG em 35%
A Google é provavelmente a melhor empresa ao nível dos serviços online. Pelas mais diversas razões, a empresa das pesquisas tenta optimizar ao máximo todas as tarefas de forma a que os seus serviços tenham sempre o melhor desempenho e ofereçam a melhor experiência ao utilizador.
Hoje, a empresa anunciou um novo algoritmo que reduz em 35% o tamanho das imagens JPEG garantindo a melhor qualidade das mesmas.
Em 2014 a Google apresentou o formato WebP que consegue reduzir o tamanho das imagens em 10%. Durante alguns anos a empresa andou a desenvolver um novo algoritmo denominado de Guetzli que consegue reduzir o tamanho de imagens JPEG em 35%. De acordo com a própria Google, este novo método é semelhante ao algoritmo Zopfli que é usado para reduzir o tamanho de ficheiros PNG.
Com este novo método os Webdevelopers podem criar páginas web mais rápidas uma vez que o cliente não necessita de transferir uma grande quantidade de dados (que por norma são ficheiros JPEG).
Ainda de acordo com a Google, a qualidade visual das imagens JPEG está diretamente correlacionada com o seu processo de compressão em várias etapas. No entanto, é na fase de "quantização", onde acontece a compressão que a imagem também perde qualidade. Nesse sentido, a Google revelou que este seu novo algoritmo consegue encontrar um equilíbrio entre dois esquemas de percepção visual, o que permite comprimir as imagens ao mesmo tempo que mantém a sua qualidade "visual".
As três imagens seguintes (a da esquerda não tem compressão, a do meio usa a compressão tradicional JPEG e e última foi comprimida com o algoritmo Guetzli) mostram que as perdas visuais com o algoritmo Guetzli são insignificantes.
No entanto, nem tudo é perfeito uma vez que este algoritmo necessita de avaliar e comparar dois modelos visuais, o que significa um tempo de compressão ligeiramente mais elevado, comparativamente a outros métodos. Quem quiser pode já avaliar este novo algoritmo uma vez que o mesmo está disponível no Github.
Via Google
Este artigo tem mais de um ano
“A Google é provavelmente a melhor empresa ao nível dos serviços online. ”
Não, simplesmente não. Para cada serviço que a Google oferece, há dezenas de opções melhores. Podem ser pagas, mas são melhores.
Provável, mas por exemplo, um serviço de mail melhor que o da Google ou um serviço de Mapas, um serviço cloud ou um serviço de pesquisa… quem tens melhor que a Google?
Mapas = Meo Drive, pelo menos no Android.
Cloud = Mega
Só pela vantagem de ter tudo sincronizado (android /pc) ja compensa todos os defeitos que a google possa ter.
Experimenta sair de Portugal com o Meo Drive.
E não é só uma questão de os ter,
Confiança em saber Q estará lá por muito tempo, penso ser o maior factor na hora da escolha.
Como sabemos pela experiência, ser/ter o melhor Software, não é sinónimo de sobrevivência.
Kkkkkkkkkkkk “Para cada serviço que a Google oferece, há dezenas de opções melhores” KKKKKKKKKKKKK não acredito que li isso, sério? Melhor que o serviço de pesquisa? Melhor que a maior plataforma de vídeo do mundo? Cita ai então bonzão… Sabe de NADA!!
/facepalm….
Como web-developer o que quero ver é adopção standard dos formatos. Prefiro um formato ( pode ser jpeg ) que dê transparência, animação e aliado a uma relação qualidade / tamanho aceitável… Um software de análise diz que tenho um PNG que pode ser comprimido N vezes ( nunca ficam satisfeitos … ) mas depois dessas N vezes o meu cliente diz isto: “O meu logo está ratado” …
PNG a ser comprimido e ficar “ratado”????
Como é que é isso?
Eu uso ImageOptim para Mac que faz vários “truques” de seguida, gera imagens mesmo muito pequenas, muitas vezes fica mais “barato” usar PNG sem perda que JPEG com baixa qualidade.
Por exemplo, o logo do pplware passou de 5 284 bytes a 3 837 bytes, sem qualquer pixel sendo modificado.
também não é o logo mais complexo que ai anda 😀
O JpegMini faz isto faz anos, a Google não dá uma sem nó, estou para ver se não injectam nada nos metadata de modo a saberem a proveniência das imagens…