Google quer que utilizadores do Firefox deixem a pesquisa Yahoo
A mudança que a Mozilla está a colocar nos mecanismos de pesquisa do seu browser vieram arredar a Google como o seu principal fornecedor. Esta decisão baseou-se numa maior procura de alternativas para os utilizadores do Firefox e que assim passam a ter outros motores de pesquisa definidos.
Claro que esta mudança não foi benéfica para a Google, que agora procura de forma de trazer novamente para o seu motor de pesquisa os utilizadores que perdeu com esta mudança.
A presença do Google como o motor de pesquisa do Firefox remonta ao ano de 2004, altura em que as duas empresas estabeleceram uma parceria que permitiu à Mozilla financiar os desenvolvimentos do seu browser, a troco de uma presença activa da Google.
Mas esta parceria foi recentemente renegociada e a Mozilla decidiu optar por outras alternativas, dando aos utilizadores uma maior abertura e a utilização de motores de pesquisa locais, ao contrário do que acontecia até agora que tinham apenas uma única global.
Com essa mudança, que foi efectivada em alguns países, com o lançamento da versão 34 do Firefox, a Google perdeu a sua posição dominante e por isso está agora a procurar que os utilizadores voltem a alterar a pesquisa do Firefox.
Para isso, e segundo relatos recebidos de utilizadores nos Estados Unidos, está a apresentar aos utilizadores do Firefox mensagens sempre que estes acedem à pesquisa da Google, recomendando que estes alterem a pesquisa para o seu motor.
Para além destas mensagens a Google tem apresentado outras que pretendem que os utilizadores façam do próprio Google a sua página inicial, cativando-os a terem acesso directo e rápido à sua pesquisa, mais uma vez procurando que estes usem os seus serviços, com a vantagem óbvia para a empresa das pesquisas.
Para ajudar ainda mais os utilizadores a alterarem a configurações do Firefox e a serem novamente utilizadores activos do Google, foi também disponibilizada uma página de suporte para que seja ainda mais simples e claro para os utilizadores.
Essa página explica como fazerem a alteração do motor de pesquisa do Firefox, para que passe a usar o Google como motor de pesquisa preferencial dentro do próprio browser.
Está também presente a explicação do processo de alteração da página inicial do browser, para que esta alteração seja também realizada.
This one's for all the Google Search-loving Firefox fans out there → http://t.co/c3C0D9SC8v pic.twitter.com/ocZAOWTrvf
— Google (@google) 21 janeiro 2015
A posição da Google é clara e pretende trazer de volta para o seu motor de pesquisa os utilizadores que tem estado a perder para a Yahoo, a nova escolha do Firefox paras as suas pesquisa, no mercado Norte Americano.
Se a escolha da Mozilla foi para dar uma maior liberdade aos utilizadores do Firefox, a nova posição da Google tem intenções mas viradas para o aumento dos utilizadores e para recuperar os que eventualmente perdeu com a mudança.
Para a maioria dos utilizadores esta foi uma mudança que muitos não entenderam e de certeza que vão procurar voltar aos métodos que tinham. A Google apenas os está a ajudar com estas pequenas informações e suporte.
Este artigo tem mais de um ano
Isto hoje em dia é mt simples, ou é google ou duckduckgo.
o duckduckgo é fraco em termos de resultados,a google.. bem… é a google neh?
O que mais me irrita é ter o google definido no ie e mesmo assim me perguntar se quero definir como página inicial.
Ainda alguem usa IE?
®Best Browser to download another browser 2014
Sinceramente acho que os resultados do google tem vindo a perder qualidade nos ultimoes anos…
Qual é o problema do IE? Sobretudo o 11? Eu uso-o a par do Firefox e não vejo problema nenhum, como de facto nunca o tive.
O DuckDuckGo é até bonzinho. É preciso, porém, configurá-lo.
Existem algumas configurações adicionais como restrição/reconhecimento de país que melhoram bastante a busca.
Mas claro o Google ainda é o melhor.
Isso é na Europa, onde não se fala do Yhaoo Search. Na quota de mercado nas pesquisas nos EUA em Dezembro, em relação ao ano anterior:
– A Google passou de 79,3% para 75,2%, caiu 4,1 p.p.
– A Yahoo subiu 3,0 p.p., passando de 7,4% para 10,4%
A subida da Yahoo é atribuída ao acordo com o Firefox, que representa 12% dos browsers nos EUA.
http://www.bloomberg.com/news/2015-01-07/google-loses-most-u-s-search-share-since-2009-while-yahoo-gains.html
Estás enganado em relação ao DuckDuckGo.
Já há muito tempo que utilizo como motor principal de pesquisa no firefox (skin simple white, adblock e noscript) e até agora nunca falhou. Só nas imagens e em casos pontuais é que posso utilizar o google fora isso nem pensar.
É claro que outra coisa que nem pensar em instalar é o chrome!
Um verdadeiro canivete suíço que abre todas as portas para o teu PC, mac ou afins.
Nunca instalar!
+1
+1 e com muita convicção 😀
Eu uso o Startpage. É exactamente como o Google(“enhanced by Google”) mas sem a Google a espiar(até que ponto isto é verdade ou não, eu não sei, mas parece-me bastante legitimo).
Não tenho reclamações a fazer acerca do serviço.
ainda há um par de dias testei uma meia dúzia de motores de pesquisa, e de longe o Google é o melhor e mais completo!
O Bing 2/3 são tiros ao lado (sobretudo em fotos), no Yahoo 1/3 de tiros ao lado, e outros de terceiros até parecem usar um destes dois últimos porque os resultados são idênticos (de maus).
O Google acumula inteligentemente os nossos dados e pesquisas,e se por um lado é um pouco fuga de informação,por outro os resultados e publicidade mostrada é muito mais pessoal e dirigida.
O resultado com base no arquivo da tua informação pela google é que recebes sempre os mesmos resultados.
Hahahaha era o que faltava, a google tem o seu navegador, onde é dona do seu nariz, que faça ai o que quiser, no Mozilla quem manda sou eu, não é eles.. não vou alterar nada.. mas que coisa.. manda no seu.. já quer mandar nos outros.. Isso é sinal que o Mozilla é um concorrente feroz, e mais nada! Se não fosse feroz, a Google nem tinha abrido o bico, mas afinal quem é a google para ordenar ou pedir aos utilizadores que mudem para o buscador da Google? eu sou utilizador do Mozilla e meto o que quiser, e o que me apetecer, não irei por google e ponto final! DuckDuckGO chega-me 😉
Não estás a ver o filme.
Não é Chrome vs. Firefox. É pesquisas no Google Search vs. pesquisas no Yahoo Search, multiplicado pelo valor dos clics nos anúncios que aparecem nas páginas de pesquisa.
66% das receitas da Google vêm dos anúncios, que aparecem nos desktops e equipamentos mobile.
Fazes uma pesquisa no Google Search, os links de cima são de publicidade paga (pesquisa por exemplo por restaurante).
Uma queda de 4,1 p.p. nas pesquisas pode representar, suponhamos, menos 2 p.p. nos clics em anúncios, e uma queda nas receitas da Google em 12%. Simples 🙂
“Just business”, quer quando a Google grita “Don’t be evil” quer quando é ela o “evil”.
… exagerei, uma queda de 2 p.p. daria uma queda na receita à volta de 1,3% (e não 12%). Ainda são uns milhões a menos, mas a Google ainda tem uma grande margem para ganhar dinheiro para torrar nos projetos especiais de Larry Page.
(Há quem diga que não são projectos malucos de Larry Page. Que são tentativas da Google para encontrara outras fontes de receita para o caso de a galinha de ovos de ouro – o Google Search/anúncios – se finar).
Eu não gosto muito dos produtos da Google, são demasiado intrusivos para o meu gosto, mas nas pesquisas, dou mão à palmatória, é o melhor e, deixa todos os outros a milhas, é aquele que habitualmente uso e não penso mudar. O Bing, tem vindo a melhorar, mas aceita via Microsoft demasiadas concessões para se tornar, para já, uma grande alternativa, falta-lhe ainda força. O Yahoo, já não me lembro da ultima vez que o usei, portanto fico-me por aqui. O DuckDuckGo, usei uma vez e parece-me igual e até com menos resultados que o Bing, se mudasse preferia usar este útlimo,até já estou habituado no telefone e não se tem portado mal, apenas com as tais limitações que referi acima.
Uso o Bing há mais de 2 anos e em comparações directas com o Google Search não me lembro de alguma vez a Google ter tido clara vantagem – há casos em que fica bem atrás do Bing no resultado “limpo” das pesquisas (tirando a publicidade e os sites que claramente têm vantagens no Google para estarem no topo sabe-se lá porquê…).
Ainda me estou a rir com as respostas que estão a dar a esse tweet da Google. Até o Bing lá foi dar uns xD
“Google quer que utilizadores do Firefox deixem a pesquisa Yahoo”, mas se a google quer que os utilizadores deixem a pesquisa Yahoo porque está a recomendar a pesquisa da Google, em vez de os direccionar para a Yahoo? Não entendo este título.
Se fosse “Google quer que utilizadores do Firefox voltem à pesquisa da Google” já fazia sentido.
Saíste cá um “Bahh”, sim senhora
O serviço google é muito bom, mas naõ quero usar o chrome e toda vez fica pedindo: instale um navegador melhor.
Eu sei qual é o melhor navegador pra mim.
Essas mensagens são muito chatas. No celular ela inventou o tal de now, que fica toda hora mandando mensagem, chegar no trabalho, chegar em casa.
Querem entrar e dominar minha vida?
Ironicamente, eu que uso uso o chrome, e da forma como os resultados da google estao ultimamente estou prestes a ir para o yahoo/bing…