Google pode estar a preparar criptografia para o Gmail
Desde que as revelações feitas por Edward Snowden vieram a público que muitos começaram a pensar na forma de proteger os seus dados e principalmente as suas mensagens que circulam na Internet.
Várias foram as abordagens tentadas, todas com resultados mais ou menos conseguidos, mas sempre dependentes da aplicação de sistemas complexos.
A Google, segundo fontes internas da empresa, tem também estado a desenvolver trabalhos para conseguir encontrar uma solução simples de implementar criptografia no Gmail.
A implementação de mecanismos de criptografia vão permitir aos utilizadores do Gmail garantir que as suas mensagens estão realmente seguras e que não podem ser lidas por terceiros.
Estes mecanismos, apesar da sua importância, estão sujeitos a um problema crónico e que sempre afectou todas as implementações feitas. A sua elevada complexidade de utilização para um utilizador normal leva a que seja preterido.
Os mais recentes rumores, desta vez apresentados pelo site Venture Beat, mostram que a Google está a trabalhar num sistema destes para o Gmail, tentando resolver e uma vez por todas os problemas de segurança ao mesmo tempo que eliminam as barreiras de complexidade que estes sistemas têm.
A escolha da Google para o Gmail caiu, segundo as fontes do site Venture Beat, no mecanismo de cifra PGP (Pretty Good Privacy), que por experiência se tem mostrado difícil de quebrar.
O serviço de email da Google é completamente compatível com o PGP, havendo no entanto necessidade destes sistemas serem compatibilizados e introduzidos no Gmail.
Mas ao implementar estes sistemas a Google pode está a incluir uma limitação importante aos seus serviços. A utilização de criptografia de extremo a extremo vai retirar ao Gmail a capacidade de ler as mensagens dos utilizadores e assim poder apresentar a publicidade dirigida aos utilizadores, que é a base do seu modelo de negócio.
Mesmo sendo uma funcionalidade que muitos consideram importante e que garante a segurança e privacidade dos utilizadores, não existe data ou sequer uma confirmação destes desenvolvimentos.
Existem muitas barreiras a serem ultrapassadas para que o PGP chegue ao Gmail, algumas delas que podem colocar em causa o próprio modelo de negócio da Google para o seu serviço de email.
Mas o facto de surgirem rumores de que existem trabalhos neste sentido mostram que estes poderão um dia surgir, de forma a que todos possam tirar proveito dele, não apenas os utilizadores mas também a própria Google.
Este artigo tem mais de um ano
Bem, uma coisa é certa – na Europa, especialmente na Alemanha (que é quem manda na Europa) há um forte movimento (e interesses) para que os mails (e as mensagens instantâneas), dentro da Europa, não passem por servidores fora da Europa.
Diz-se que a história da vulnerabilidade (à NSA e outros) no tráfego de dados da Google e outras empresas americanas já lhes fez perder milhares de milhões de dólares, pelo abandono dos utilizadores. Esta história de que “Vem aí a encriptação total dos gmails, só não se sabe quando” parece-me uma tentativa de reagir a isso.
P.S. A Google pode encriptar os mails de modo a que quem os interceptar não os conseguir ler, nem a própria Google para fins comerciais – mas se as autoridades competentes pedirem a Google vai ter que os apresentar desemcriptados. Por isso vai ser uma encriptação com “backdoor”, acho eu.
Isto é muito fixe, mas alguém não foi às aulas de criptografia. Para se usar um sistema tipo PGP é preciso duas chaves uma privada e outra pública, estão com vontade de oferecer a vossa chave privada ao google? É que ao oferecerem a vossa chave ao google é o mesmo que ter lá os email sem serem cifrados. A minha chave privada está comigo e muito bem guardada a pública anda por ai para que me possam enviar emails cifrados com ela.
what ? Alguem n foi mesmo às aulas de criptografia. os utilizadores nn irao dar a sua chave privada à Google. Em encriptaçao assimetrica, existe o conceito de chave publica e privada. Os utilizadores partilhariam a sua chave publica para o correspondente encripte o trafego com essa e que posteriormente só com a chave privada é k se pode desencriptar.
PS: to a teclar dum movel. Desculpem.m a escrita
pois acabaste de dizer o mesmo que eu. O problema reside mesmo ai, estás a ver os pessoal com menos aptidões a andar com uma pen com a chave privada? Eu não, está a ver o Google a prescindir de ler todos os email e deixar de ganhar com a pub? eu não, se eles implementarem um sistema tipo PGP, eles terão de ter acesso à chave privada dos utilizadores, pela razões acima descritas, pq qd cifras algo com a chave publica só a chave privada é que “abre”. Disto isto percebes agora pq disse que alguém n foi às aulas de ciptografia?
“Google pode estar a preparar criptografia para o Gmail” <– lolo lolo
yupiy lels, kill market pub…….
lol .lol.
pq a europa nao usa o sapo ?
???? WTF?