Google planeia morte da barra de espaço. Edepoiscomoescrever?
Sabe-se que a Google patenteou um teclado que dispensa a comum barra de espaço, possibilitando um touchpad ainda maior - estamos provavelmente na presença da evolução mais significativa dos últimos anos no que toca a teclados de portáteis.
O sonho de qualquer fabricante de portáteis é reduzir ao máximo as suas dimensões e aumentar a portabilidade.
Sabe-se que a Google patenteou um teclado que dispensa a comum barra de espaço, possibilitando um touchpad ainda maior - estamos provavelmente na presença da evolução mais significativa dos últimos anos no que toca a teclados de portáteis.
O site Quartz reparou no recente registo por parte da Google de uma patente que representa um teclado de portátil cuja barra de espaço foi absorvida pelo touchpad/trackpad, a área de toque que permite controlar o cursor do rato.
As vantagens são óbvias: são centímetros ganhos que tornam futuros portáteis mais pequenos, compactos e possivelmente, mais leves. Afinal não é para aí que caminhamos?
A patente registada pela Google mostra claramente um touchpad que se torna parte daquilo que fora a barra de espaço. A patente é clara: a barra de espaço desaparece e o touchpad sobe no esquema do teclado. A função tradicional da barra de espaço fica assegurada pelo toque na área superior do touchpad.
Segundo a Google, esta tecnologia será capaz de distinguir claramente o toque para escrever o "espaço" e o arrastar do dedo para movimentar o rato. Basicamente, se o utilizador estiver a escrever, o toque na zona superior produz um "espaço", por outro lado, se estiver a deslocar o cursor do rato, o toque simula um clique no rato.
Não existe qualquer indicação acerca do fabrico de equipamentos com esta tecnologia, mas não deixa de ser uma forma elegante de resolver o problema de espaço que acontecerá cada vez mais nos portáteis do futuro.
O que pensa acerca desta solução?
Este artigo tem mais de um ano
vai ser bastante util, para complicar. Exactamente como os ratos touch, os touchpads sem teclas e parecidos 😉
poix, é melhor não inventarem, ficamos assim para sempre..
nunca disse isso, inovar para melhor sim, inovar só porque sim, para algo que é um retrocesso em termos de facilidade de utilização….não.
Estou 100% de acordo consigo…
De acordo!
+1
De acordo.
O que quer dizer “inovar só porque sim” ?
Acho que o que o dwz queria dizer era que inovar só porque sim, significa inovar para ser diferente, original, meio de atrair potenciais clientes e consequente lucro, mas não necessariamente inovação com utilidade ou algo que signifique um avanço na tecnologia a nível de invenções.
Não sei porquê, estou a ver pessoal a queixar-se: “Quero clicar no rato faz um espaço, quero dar um espaço, faz um clique”. Ainda nem deixámos para trás a fase: “Se eu puser a minha palma isto faz clique. Não devia!!!”
Por outro lado, já são dois motivos para o pessoal se queixar dos touchpads. Dantes só havia um. A Google, tal como fez no Android a dar hipótese de escolha aos seus utilizadores… Hahahaha
Fecha os olhos.
1º, o trackpad já está praticamente extinto, isso é um touchpad.
2º, eu acho simplesmente uma estupidez. Tem mais utilidade uma spacebar do que um touchpad, seja de tamanho for. E mesmo que a intenção seja reposicionar a spacebar, não faz qualquer sentido.
J, trackpad ou touchpad é a mesma coisa. No entanto, como o termo touchpad usa-se mais, acabei por trocar. Obrigada.
Peço desculpa, confundi com pointing stick (sempre ouvi como track*).
Outro aspecto relevante sobre o artigo: Quem precisa de um touchpad maior quando os ecrãs se tornam cada vez mais touch? Na minha opinião, a tendência seria a extinção do touchpad e não da spacebar.
Acho que o Abécula15 é quem tem mais razão.
J, sem problema 🙂 Sim, pointing stick ou trackpoint, aqueles pontos no meio do teclado que não dão jeito nenhum, na minha modesta opinião.
Sim, concordo contigo, acho que o touchpad se vai extinguir, no entanto, tocar no ecrã e depois descer para o teclado acho que não é prático.
Eu apostava mais em algo que permitisse fazer gestos sobre o teclado e movesse o rato, sempre com as mãos sobre o teclado, mas sem tocar nele. Quase como se o movimento dos dedos sobre o teclado movesse o cursor do rato. Parece um bocado ficção científica, mas era capaz de ser giro 🙂
Possível seria. É só ter-se um teclado touch que permita também orientar o cursor, mas disse o André Alves (pouco abaixo) que gosta de teclas e conheço mais gente assim. Parece-me um mercado complicado.
Tretas
Bom ou mão é a evolução de algo que já se mantêm à muito, estou curioso para ver se pega
Teclado universal, isso sim que era uma invenção. Conforme língua selecionada, mostra as teclas correspondentes à língua.
teclado touch universal??? Não obrigado, gosto de sentir o dedo a carregar na tecla.
Tendo em conta que ele só disse teclado universal, e não falou em touch, acho que é mais possível ser uma ideia do género, serem teclas físicas na mesma MAS o topo das teclas ser “mini display” que mostrava a letra/número/etc da tecla consoante a língua que se escolhia no sistema operativo.
Se fosse assim, acabaria com ter que se fazer vários portáteis e teclados para vários países por causa do diferente layout que se usa consoante a língua falada/escrita.
Aviso, só uma ideia minha.
Boa Ideia, assim ficava mais fácil
ciao
Eu tambem. O teclado podia ser mecanico, mas as letras, numeros, etc serem digitais.
Metes autocolantes nas teclas e fica o idioma que quiseres.
Ou compra daqueles pads de borracha e poem por cima do teclado
sempre a fazer merda , o teclado está impecável faz 40 anos, deixem-se de merdas!
A Google só pode “impor” esta “novidade” em notebooks que corram o seu próprio SO…o que significa menos de 2% dos utilizadores!! E estou convencido que os “toques” de espaço vão servir para “caçar” uma qualquer informação que eles possam vender a seguir…
Sim todas as empresas estão interessadas no numero de espaços que das por dia, como e que ninguém se lembrou disto antes, és um génio.
Pelo que vejo do meu teclado, só uso uma pequena parte da barra de espaços, logo pode ser reduzida para o tamanho da tecla “ctrl” ou “esc” e nesse espaço colocar o mouse pad. Já patenteei esta ideia e vou vendê-la no shark tank por 1 milhão de euros.
Não deixa de ser interessante apesar de um bocado estranho. E gosto de sentir o clicar das teclas, faz-me ter a certeza de que estou a escrever, por isso essa tecnologia não será uma vantagem para mim.
Olhando para imagem do ecrã, aumentar para cima o trackpad/touchpad do MacBook Air ia-se embora a barra de espaços e mais uma tecla (Cmd).
No OS X a tecla Cmd é igual dos dois lados da barra de espaços, pode-se tirar uma. Já no Windows a da esquerda é Alt e a da direita é Alt Gr (serve para apanhar os caracteres manhosos que estão no canto inferior direito de algumas teclas).
O que acham, os computadores do futuro só terão a tecla Cmd/Alt de um dos lados? Vamos esperar pela próxima patente da Google para saber.
Também podem só mover o touchpad para que caiba na tecla espaço
Ganha-se o quê com isso? Um Touchpad esticado em altura e encolhido em largura.
O alt Gr também podia ir embora, não é nada mais que um shift+alt
O Alt Gr é uma das teclas que mais utilizo. O Alt Gr é uma tecla essencial, apesar de poder ser obtida por essa combinação de teclas.
Não me parece que isto vá tornar os portáteis mais pequenos ou mais leves.
Nãoqueroobrigado!
Nãovejopiadanenhumaemestaraescreverassim!xD
Só lê o título e prontos é o que acontece
Eu li a noticia toda 😉 nao sei é se já ouviste falar em “brincadeiras” 😉
não estou a ver qual é grande inovação! o trackpoint já cá anda há anos a possibilitar a completa ausência do touchpad e consequente redução de tamanho dos portáteis!
Volta para a taberna.
Tiram a tecla do espaço para diminuir o tamanho dos portáteis, contudo o trackpad aumenta e ocupa o espaço da tecla do espaço, ou seja, fica-se na mesma.
Está bem visto e de forma simples representa a maior parte das inovações que vemos hoje em dia que não passam de verdadeiras nulidades.
Parece que têm que inventar e o problema é que na modinha ainda vai tudo atras sem pensar.
E porque não tirar o teclado?
Sim ficar tipo um “tablet” na parte do teclado e assim tinham uma superfície interactiva onde (dependendo do programa) poderia aparecer vários “teclados/ratos” tipo para um jogo (fps por exemplo) apareciam as tradicionais teclas “wasd”, o “1234”, ctrl … e depois o utilizador podia configurar até a posição das mesmas….
Dammit, se virem esta ideia implementada já sabem quem foi o “Eng.” que pensou nisso e tá de mandar o Royalty para aqui!
Gosto de teclas físicas
Se reduzem as dimensões por causa do touch estar mais acima, tambem vão reduzir ao ecrã, é os pc’s a ficarem com ecrãs mais pequenos e os telemóveis com ecrãs maior. Santa paciência.
Há sempre alguma moldura física no ecrã. Se se reduzir completamente essa moldura e se ganhar 1 ou 2 cm com um teclado menor, talvez os portáteis fiquem mais pequenos… talvez!
Qual é a vantagem de diminuir o teclado se o “tamanho” normalmente é imposto pelo ecrã e nao pelo teclado ou touchpad?
Google Glass, morte da spacebar… Next fail please…?
Não gostas do teu glass? vende mo.
Esses gajos devem andar a espetar para a veia com a seringa das farturas… que ideia mais parva…
Já basta aqueles portateis ( de um familiar meu – toshiba ) que têm o touchpad juntamente com os “botoes” do rato (direito e esquerdo) que é uma autêntica estupidez… daqui a pouco querem tirar o botão do Windows do teclado porque temos a setinha e o iniciar… menos um bocadinho!
Já tou como uma vez o Miguel Sousa Tavares disse na tv: “deixem estar as coisas como estão, não mudem”
Já estavas a descambar, mas depois de citar o MST partiste tudo.
Eles estão a procura de engenheiros, vai la mostrar as tuas ideias ideias revolucionárias.
Next fail please! Be google!
Alguém me explique aonde é que se ganhou espaço? No fundo o que fizeram foi encolher a barra de espaço “virtual”.
Já agora, se acham tao inovador, da mesma forma que ” inventaram” essa forma de fazer da barra de espaço poderia-se aplicar ao teclado todo não? >.<
Penso que será mais complicado, principalmente para pessoas de idade
Realmente era isto que o mundo precisava… eliminar o space bar.
Porque não eliminar o resto das teclas e usar o mouse para escrever no ecrã? Porque não deixar de usar o rato e passar a digitar tudo com o dedo mindinho.
A sério, a Google era uma grande empresa mas desde a algum tempo que só faz porcaria. Começaram com a treta dos google glasses, dps acabaram com o reader, estragaram o maps e agora andam a reinventar a roda. A roda já existe e se querem modernizar que mudem o layout das teclas… afinal a única razão para o actual layout foi para diminuir a velocidade de escrita nas maq de escrever.
Eu na minha área, não posso abdicar nunca da tecla de espaço.
Quando edito videos ou audio, é tipo stop play pause…
O ganho de espaço seria insignificante face à perda de uma tecla fisica, que é sempre diferente de um touchpad, não me parece grande revolução.
Epá e depois em que tecla posso descarregar as minhas frustrações quando a net está lenta ?
😀
E por falar em teclados… Por favor construtoras de portáteis, façam teclas de “setinhas” NORMAIS! Quando uso o meu dedo, apenas pretendo clicar em UMA “setinha” de cada vez…não em duas. Agradecido.
DepoisdoAcordoOrtográficoeSaramago,nãovejoqualoproblema.;)
Uma mera questão de hábito…
O último teclado que comprei o ano passado, foi um Steelseries Apex, a melhor coisa que me aconteceu desde há décadas dado que perdi a conta aos teclados de várias marcas que comprei ao longo dos anos e que deitei para o lixo, simplesmente porque as letras desapareciam (gastas de tantas toques e de horas e horas de trabalho). Este modelo possui os caracteres gravados na própria tecla, retro-iluminados com vários níveis de intensidade de luz de acordo com o que necessitamos e a luz ambiente, a barra de espaços é muito mais curta que o standard mas um pouco mais alta o que a torna quase num mini touchpad… Valeu a pena o investimento.
Bem. Eu sou contra os touchpad. Raramente uso. Sou bem mais a favor dos ecrãs touchscreen nos portáteis e, para quem, como eu e muitos, precisam de agilidade, a opção rato externo torna-se a melhor solução.
Os ratos externos são essenciais…
Conheces os touchpad dos Mac? Não confundir com os trackpad dos Windows – é que não tem nada a ver.
Tal como o touchpad não tem nada a ver com um rato, é uma alternativa para quando não há rato.
Não, explica.
https://www.youtube.com/watch?v=RCSYmdug15E
http://www.amazon.com/Acer-ICONIA-6120-14-inch-Tablet/dp/B004P0WLEY
penso que a melhor ideia já esta no mercado …
se fosse Google ou Apple … teria +/publicidade
o teclado está em vias extinção. teclado touch, retroiluminado! Serviria um só modelo para qualquer língua, com botões configuráveis.
olhamamemakinapiça!!!
Tornar a tecla do € e do @ mais acessível…..