PplWare Mobile

Google planeia morte da barra de espaço. Edepoiscomoescrever?


Ana Narciso, colabora com o Pplware desde 2008 e tem especial preferência pela escrita acerca de eventos em que participa, análises a gadgets, análises a serviços Web e notícias em geral. Formada em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, trabalha actualmente como Consultora de Business Intelligence. Gosta de poesia e adora concertos de metal.

Destaques PPLWARE

  1. dwz says:

    vai ser bastante util, para complicar. Exactamente como os ratos touch, os touchpads sem teclas e parecidos 😉

  2. Pedro Manha says:

    Não sei porquê, estou a ver pessoal a queixar-se: “Quero clicar no rato faz um espaço, quero dar um espaço, faz um clique”. Ainda nem deixámos para trás a fase: “Se eu puser a minha palma isto faz clique. Não devia!!!”

    Por outro lado, já são dois motivos para o pessoal se queixar dos touchpads. Dantes só havia um. A Google, tal como fez no Android a dar hipótese de escolha aos seus utilizadores… Hahahaha

  3. J says:

    1º, o trackpad já está praticamente extinto, isso é um touchpad.
    2º, eu acho simplesmente uma estupidez. Tem mais utilidade uma spacebar do que um touchpad, seja de tamanho for. E mesmo que a intenção seja reposicionar a spacebar, não faz qualquer sentido.

    • Ana Narciso says:

      J, trackpad ou touchpad é a mesma coisa. No entanto, como o termo touchpad usa-se mais, acabei por trocar. Obrigada.

      • J says:

        Peço desculpa, confundi com pointing stick (sempre ouvi como track*).

        Outro aspecto relevante sobre o artigo: Quem precisa de um touchpad maior quando os ecrãs se tornam cada vez mais touch? Na minha opinião, a tendência seria a extinção do touchpad e não da spacebar.

        Acho que o Abécula15 é quem tem mais razão.

        • Ana Narciso says:

          J, sem problema 🙂 Sim, pointing stick ou trackpoint, aqueles pontos no meio do teclado que não dão jeito nenhum, na minha modesta opinião.

          Sim, concordo contigo, acho que o touchpad se vai extinguir, no entanto, tocar no ecrã e depois descer para o teclado acho que não é prático.
          Eu apostava mais em algo que permitisse fazer gestos sobre o teclado e movesse o rato, sempre com as mãos sobre o teclado, mas sem tocar nele. Quase como se o movimento dos dedos sobre o teclado movesse o cursor do rato. Parece um bocado ficção científica, mas era capaz de ser giro 🙂

          • J says:

            Possível seria. É só ter-se um teclado touch que permita também orientar o cursor, mas disse o André Alves (pouco abaixo) que gosta de teclas e conheço mais gente assim. Parece-me um mercado complicado.

  4. Abécula15 says:

    Tretas

  5. Kaps says:

    Bom ou mão é a evolução de algo que já se mantêm à muito, estou curioso para ver se pega

  6. teste user says:

    Teclado universal, isso sim que era uma invenção. Conforme língua selecionada, mostra as teclas correspondentes à língua.

    • André Alves says:

      teclado touch universal??? Não obrigado, gosto de sentir o dedo a carregar na tecla.

      • M Carvalho says:

        Tendo em conta que ele só disse teclado universal, e não falou em touch, acho que é mais possível ser uma ideia do género, serem teclas físicas na mesma MAS o topo das teclas ser “mini display” que mostrava a letra/número/etc da tecla consoante a língua que se escolhia no sistema operativo.

        Se fosse assim, acabaria com ter que se fazer vários portáteis e teclados para vários países por causa do diferente layout que se usa consoante a língua falada/escrita.

        Aviso, só uma ideia minha.

      • chefepinheiro says:

        Boa Ideia, assim ficava mais fácil

        ciao

      • Vitor M says:

        Eu tambem. O teclado podia ser mecanico, mas as letras, numeros, etc serem digitais.

    • David Guerreiro says:

      Metes autocolantes nas teclas e fica o idioma que quiseres.

  7. zeca says:

    sempre a fazer merda , o teclado está impecável faz 40 anos, deixem-se de merdas!

  8. Tavares says:

    A Google só pode “impor” esta “novidade” em notebooks que corram o seu próprio SO…o que significa menos de 2% dos utilizadores!! E estou convencido que os “toques” de espaço vão servir para “caçar” uma qualquer informação que eles possam vender a seguir…

    • Carlos says:

      Sim todas as empresas estão interessadas no numero de espaços que das por dia, como e que ninguém se lembrou disto antes, és um génio.

  9. Paulo says:

    Pelo que vejo do meu teclado, só uso uma pequena parte da barra de espaços, logo pode ser reduzida para o tamanho da tecla “ctrl” ou “esc” e nesse espaço colocar o mouse pad. Já patenteei esta ideia e vou vendê-la no shark tank por 1 milhão de euros.

  10. André Alves says:

    Não deixa de ser interessante apesar de um bocado estranho. E gosto de sentir o clicar das teclas, faz-me ter a certeza de que estou a escrever, por isso essa tecnologia não será uma vantagem para mim.

  11. Benchmark do iPhone 6 says:

    Olhando para imagem do ecrã, aumentar para cima o trackpad/touchpad do MacBook Air ia-se embora a barra de espaços e mais uma tecla (Cmd).

    No OS X a tecla Cmd é igual dos dois lados da barra de espaços, pode-se tirar uma. Já no Windows a da esquerda é Alt e a da direita é Alt Gr (serve para apanhar os caracteres manhosos que estão no canto inferior direito de algumas teclas).

    O que acham, os computadores do futuro só terão a tecla Cmd/Alt de um dos lados? Vamos esperar pela próxima patente da Google para saber.

  12. David Guerreiro says:

    Não me parece que isto vá tornar os portáteis mais pequenos ou mais leves.

  13. Pedro Nunes says:

    Nãoqueroobrigado!
    Nãovejopiadanenhumaemestaraescreverassim!xD

  14. taberneiro says:

    não estou a ver qual é grande inovação! o trackpoint já cá anda há anos a possibilitar a completa ausência do touchpad e consequente redução de tamanho dos portáteis!

  15. Etnic_bOy says:

    Tiram a tecla do espaço para diminuir o tamanho dos portáteis, contudo o trackpad aumenta e ocupa o espaço da tecla do espaço, ou seja, fica-se na mesma.

    • says:

      Está bem visto e de forma simples representa a maior parte das inovações que vemos hoje em dia que não passam de verdadeiras nulidades.

      Parece que têm que inventar e o problema é que na modinha ainda vai tudo atras sem pensar.

  16. NT says:

    E porque não tirar o teclado?
    Sim ficar tipo um “tablet” na parte do teclado e assim tinham uma superfície interactiva onde (dependendo do programa) poderia aparecer vários “teclados/ratos” tipo para um jogo (fps por exemplo) apareciam as tradicionais teclas “wasd”, o “1234”, ctrl … e depois o utilizador podia configurar até a posição das mesmas….

    Dammit, se virem esta ideia implementada já sabem quem foi o “Eng.” que pensou nisso e tá de mandar o Royalty para aqui!

  17. Alex says:

    Se reduzem as dimensões por causa do touch estar mais acima, tambem vão reduzir ao ecrã, é os pc’s a ficarem com ecrãs mais pequenos e os telemóveis com ecrãs maior. Santa paciência.

  18. fneves says:

    Qual é a vantagem de diminuir o teclado se o “tamanho” normalmente é imposto pelo ecrã e nao pelo teclado ou touchpad?

  19. FB says:

    Google Glass, morte da spacebar… Next fail please…?

  20. tiago says:

    Esses gajos devem andar a espetar para a veia com a seringa das farturas… que ideia mais parva…

    Já basta aqueles portateis ( de um familiar meu – toshiba ) que têm o touchpad juntamente com os “botoes” do rato (direito e esquerdo) que é uma autêntica estupidez… daqui a pouco querem tirar o botão do Windows do teclado porque temos a setinha e o iniciar… menos um bocadinho!

    Já tou como uma vez o Miguel Sousa Tavares disse na tv: “deixem estar as coisas como estão, não mudem”

    • Carlos says:

      Já estavas a descambar, mas depois de citar o MST partiste tudo.
      Eles estão a procura de engenheiros, vai la mostrar as tuas ideias ideias revolucionárias.

  21. Pois says:

    Next fail please! Be google!

  22. oreidospacebar says:

    Alguém me explique aonde é que se ganhou espaço? No fundo o que fizeram foi encolher a barra de espaço “virtual”.

    Já agora, se acham tao inovador, da mesma forma que ” inventaram” essa forma de fazer da barra de espaço poderia-se aplicar ao teclado todo não? >.<

  23. mf says:

    Penso que será mais complicado, principalmente para pessoas de idade

  24. Vanessa says:

    Realmente era isto que o mundo precisava… eliminar o space bar.
    Porque não eliminar o resto das teclas e usar o mouse para escrever no ecrã? Porque não deixar de usar o rato e passar a digitar tudo com o dedo mindinho.

    A sério, a Google era uma grande empresa mas desde a algum tempo que só faz porcaria. Começaram com a treta dos google glasses, dps acabaram com o reader, estragaram o maps e agora andam a reinventar a roda. A roda já existe e se querem modernizar que mudem o layout das teclas… afinal a única razão para o actual layout foi para diminuir a velocidade de escrita nas maq de escrever.

  25. Pedro says:

    Eu na minha área, não posso abdicar nunca da tecla de espaço.
    Quando edito videos ou audio, é tipo stop play pause…

  26. LP says:

    O ganho de espaço seria insignificante face à perda de uma tecla fisica, que é sempre diferente de um touchpad, não me parece grande revolução.

  27. Pedro Araújo says:

    Epá e depois em que tecla posso descarregar as minhas frustrações quando a net está lenta ?

  28. Fernando says:

    E por falar em teclados… Por favor construtoras de portáteis, façam teclas de “setinhas” NORMAIS! Quando uso o meu dedo, apenas pretendo clicar em UMA “setinha” de cada vez…não em duas. Agradecido.

  29. Prim says:

    DepoisdoAcordoOrtográficoeSaramago,nãovejoqualoproblema.;)

  30. JN says:

    Uma mera questão de hábito…

  31. Carlos Fonseca says:

    O último teclado que comprei o ano passado, foi um Steelseries Apex, a melhor coisa que me aconteceu desde há décadas dado que perdi a conta aos teclados de várias marcas que comprei ao longo dos anos e que deitei para o lixo, simplesmente porque as letras desapareciam (gastas de tantas toques e de horas e horas de trabalho). Este modelo possui os caracteres gravados na própria tecla, retro-iluminados com vários níveis de intensidade de luz de acordo com o que necessitamos e a luz ambiente, a barra de espaços é muito mais curta que o standard mas um pouco mais alta o que a torna quase num mini touchpad… Valeu a pena o investimento.

  32. Ismael Guimarães AJ says:

    Bem. Eu sou contra os touchpad. Raramente uso. Sou bem mais a favor dos ecrãs touchscreen nos portáteis e, para quem, como eu e muitos, precisam de agilidade, a opção rato externo torna-se a melhor solução.

    Os ratos externos são essenciais…

  33. Antonio says:

    http://www.amazon.com/Acer-ICONIA-6120-14-inch-Tablet/dp/B004P0WLEY
    penso que a melhor ideia já esta no mercado …
    se fosse Google ou Apple … teria +/publicidade

  34. Tugacífico says:

    o teclado está em vias extinção. teclado touch, retroiluminado! Serviria um só modelo para qualquer língua, com botões configuráveis.

  35. aldino says:

    olhamamemakinapiça!!!

  36. iFernando says:

    Tornar a tecla do € e do @ mais acessível…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.