Google Instant disponível nos dispositivos móveis
O negócio maior da Google é o seu motor de pesquisa. Este facto, por muito que o tentem contornar, é uma verdade absoluta. Foi por aqui que tudo começou e é também por aqui que a maioria dos Internautas acede ao universo Google.
Muitas novidades têm surgido neste serviço da Google nos últimos tempos, o que o tem tornado um serviço com características inovadoras. A mais recentemente apresentada pela Google foi o Instant, uma pesquisa que tenta "adivinhar" o que os utilizadores pretendem pesquisar e apresenta esses resultados em tempo real. Pois agora esta característica passou a estar também disponível na página de pesquisa dos equipamentos móveis.
Das duas novidades apresentadas a mais importante para os utilizadores é sem dúvida a pesquisa em tempo real. Passam a poder escrever apenas parte do texto e o Google mostrará algumas hipóteses de pesquisa. Ao mesmo tempo que essas hipóteses são apresentadas é também carregada a página com os resultados das pesquisas.
Consegue-se assim ter nos dispositivos móveis a mesma experiência de utilização que temos nos browsers dos nossos computadores.
O Instant para a pesquisa móvel da Google está ainda numa fase beta e não disponível a todos os utilizadores. Para terem acesso a ela devem alterar a página de pesquisa que usam para do idioma inglês.
Depois de ai acederem devem ter abaixo da caixa de pesquisa uma indicação da disponibilidade do Instant, que deve estar desligado. Activem-no e estão habilitados a utiliza-lo. Da mesma forma que o activaram podem em qualquer altura desligá-lo.
Mais uma vez a Google disponibiliza em tempo recorde os novos serviços que lança a todas as vertentes das suas plataformas.
A disponibilização do Instant na página de pesquisa móvel vem facilitar a realização de pesquisa nestas interfaces mais pequenas e que obriga os utilizadores a terem um maior trabalho na inserção de dados.
Provavelmente esta função faz mais sentido neste tipo de equipamentos do que nos browsers dos PC's, onde é também extremamente útil.
Vamos ver que mais novidades nos traz a Google para os próximos tempo.
Artigos relacionados:
Homepage: Google Mobile
Este artigo tem mais de um ano
Já era hora de dar no Opera…
Honestamente nos aparelhos móveis não sei até que ponto isto é aconselhado.
É que em Wifi ainda tudo bem, mas via 3G deverá fazer um consumo extra por cada caracter que inserimos, para nos dar a pesquisa instantânea…embora seja algo “minimo” num mês deve fazer uma boa diferença. 😛
Não sou grande fã do Google Instant. Talvez não esteja a analisar as coisas como deve ser, e como não usei mais do que um dia, se calhar não tenho dados suficientes para criticar, mas parece-me um pouco excessiva toda esta excitação por não ter de carregar em quatro ou cinco teclas (o que me levaria mais um ou dois segundos). Ainda para mais, para usar essa funcionalidade tenho de abrir o site, em vez de simplesmente carregar Ctrl-K ou arrastar o rato para a barra de procura do browser, o que significa que lá se vão todos os segundos preciosos que poderia ganhar.
Bom, mas o que eu queria mesmo dizer é que com o Swype da Samsung essa funcionalidade perde um pouco o encanto, uma vez que escreve uma palavra de cada vez e não um caracter.
A google não para
Quer dizer.. andam já a meter isto nos telemóveis… e lançar primeiro no resto do mundo não?
Err… raios.