PplWare Mobile

Google GDrive

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Gonçalo says:

    Próximo passo.. slots microSD no cerebro! Ok, se calhar não é o próximo.. mas há-de ser real!

  2. Marques, Rui says:

    Este serviço seria excelente, mas em termos de privacidade de dados sensiveis tenho as minhas dúvidas. Quem me garante que alguém mais sabido nestas coisas não consegue vasculhar o que eu tenho lá armazenado, ah?
    Um repara, no skyDrive, o limite é 50Mb por ficheiro.

    Cptos.

  3. @Gonçalo

    Tenho as minhas dúvidas mas… não punha as minhas mãos no fogo 😀

  4. Dark says:

    era engraçado.

    por acaso ando a desenvolver uma coisa do genero, colocar um implante no braço e que seja acessivel por RFID.

    😛

    kidding

  5. WiseMax says:

    Censo (do latim “censu”) = recenseamento da população, rendimento mínimo para fins eleitorais.
    Senso (do latim “sensu”) = Juízo, entendimento, como em “Senso comum”

    Peço desculpa.

  6. t@ndre says:

    Claramente que é um serviço, must!!

    Isto permite reduzir a necessidade de hardware, caso os drivers da google estejam à altura..

    Á muito que já tinha pensado neste tipo de serviço, mas sempre que falava com alguém para o explicar respondiam-me que era algo superficial e difícil de implementar.. parece que afinal não estamos tão longe assim…

    Que venha ele, que serei dos primeiros a experimentar, sem qualquer tipo de problemas com a privacidade

    ———————
    http://www.sounatural.com

  7. Luis says:

    Isto é o passo normal depois da possibilidade de ter albúns de fotos on-line (x/ o Picassa) que foi precedido pelo WebMail (o GMail e antes o HotMail) que muita gente também pensava que não ía pegar e hoje temos muitos utilizadores que nem configuram um leitor de mail nos seus PCs, usam o GMail o Live da Microsoft.

    Apesar de acreditar que isto venha realmente a acontecer num futuro muito próximo, concordo com os aspectos do artigo sobre a segurança e, se vejo pessoas a guardarem o album digital de família on-line, vejo menos empresas a correr aplicações de contabilidade on-line. Por questões de segurança e privacidade, mas também porque nem todos, mesmo hoje têm já ligações de 20MB ou mais com altos valores de upload/download.

    O que pode ser usado para algumas coisas não irá ser usado para tudo, mesmo pelos utilizador individuais. Agora que isto terá vantagens para algumas coisas, isso não tenho dúvidas, mas não vai fazer desaparecer os PC. Tenham calma que ainda não chegamos ao tempo do ‘Scotty, beam me up!” 🙂

  8. Bem, eu ja tive a brincar um pouco com coisas desse genero ja existem não me recordo do website onde é possivel ter um desktop alguns programas basicos e mesmo ter interação com o ambiente de trabalho como imagens atalhos etc… e tudo num browser…

    Agora se a Google avançar com uma coisa desse genero penso que será em grande até porque tem andado um pouco ausente em relaçao a API. (ou será a crise?) lool

  9. Miguel Guerra says:

    A Apple já disponibiliza este serviço há muito tempo, com o espaço em disco de 20Gb, extensível ao espaço que quisermos, só que…. é pago.

    Este, sendo gratuito, vai ser sem dúvida um excelente serviço, certamente com a qualidade que a Google já nos habituou.

  10. Emanuel says:

    @wisemax
    Não peças desculpa, estivest muito bem 😉
    Gostei da explicação assim evitas também eu de cometer o erro.

  11. Homem do Leme says:

    Isso dava um jeitão… Estou para formatar o PC, mas queria fazer backup de tudo em condições. Este serviço seria uma grande ajuda!

  12. @Homem do Leme

    Vamos ver o que diz o Google, mas duvido que isto esteja já ao virar da esquina, é capaz de demorar algum tempo 🙂

  13. Filipe Lourenço says:

    Já o nosso email e IM fica sempre debaixo do olhar deles, quanto mais dar-lhes a conhecer todo o meu disco rígido…

    • Al.M says:

      o email não fica debaixo do olhar de ninguém, existe uma politica de privacidade, não conheço nenhum caso em que o email de um usuário foi aberto pela microsoft ou gmail, nem por motivos legais ou ilegais, simplesmente não o podem fazer. leia a politica de privacidade da sua conta de email.

  14. Berto says:

    @Homem do Leme
    À pouco tempo deparei-me com um serviço que se paga $5 dolars por mes por pc e eles fazem backup on-line sem limite de espaço. E podes sacar o conteudo via web, ou pedir em dvd/pen. Para quem tem material que precisa sempre de backup é um serviço muito fixe, e para os preocupados com a privacidade, o ficheiros são encriptados na nossa maquina e só depois enviados atraves de ssl. É uma boa opção para ti… caso estejas disposto a gastar um pouco

  15. WiseMax says:

    Eu uso o iDrive ,pago, como tudo p que é Apple 🙁
    Obviamente, só para fotos mais importantes, meia dúzia de documentos e isso.
    Fiquei danado que o iPhone não chega lá!

    Agora a minha coqueluche é o Evernote (vão lá cuscar, pode ser que isso seja tudo o que precisam).

    Para ficheiros, meus amigos, gastem menos de 100 euricos num disco USB de 2,5″ (320 ou 500 GB) e durmam descansados – é o que eu faço (mentira, não faço só isso, tenho uma SAN de 2 TB – mas o backup da SAN está em discos USB!…)

    Dica: para nunca terem que copiar tudo, usem o fabuloso programa Synchronize-it! (é esse o nome) que está em http://www.grigsoft.com/

    Para ter backups sempre sincronizados (atenção usar a opção “Synchronize”, que não é por defeito) é sempre o programa ideal. Sobretudo porque funciona em qualquer versão do Windows. Infelizmente, não há para Linux, háde haver outro parecido, digo eu. Para MAC não faz falta, uso o Time Machine num disco USB ligado ao Airport Extreme.

    Agora backups na Net – só se o teu ISP for o Pai Natal e te der aí uns 10 megabits de débito!…

  16. Berto says:

    Depende do que quiseres fazer backup. Discos são faliveis, tais como usb’s e etc. Sim é chato teres a net ocupada, bla bla bla, mas se precisares de redundancia para os teus backups, em vez de teres 3 ou 4 discos em raid, fora o facto de se literalmente arderem, ai ficas sem nada, é uma boa opção. Eu não teste o serviço, mas no site dizem que afecta grandemente a largura de banda (eu ainda estou a torcer o nariz neste ponto). Acho que é uma boa opção para quem tem documentos, código, etc que precise de estar num lugar mesmo “seguro”. Se na empresa onde estou houvesse por exemplo um incendio e não tivessemos o código em backup fora daqui, no dia a seguir podiamos fechar as portas… É nesse ponto que é bom, ou então como gaijos como eu que não querem pensar muito e tem tudo na net 😉

  17. Nuno Valdez says:

    Eu uso http://www.adrive.com/
    50 Gigas free

  18. BESTCINE says:

    Mais um excelente serviço… Venha ele!!!

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  19. paulf says:

    Dados sensíveis nas mãos da Google?! Dados privados de extrema importância?!
    Devem estar a brincar….nem que me paguem!!!
    O melhor mesmo para as empresas é investirem num servidor comprado por si e que não é complicado de instalar.

    Isto é bom para os particulares guardarem uns ficheirozitos, umas fotos, uns powerpoints, uns vídeos, etc… coisas de brincar, agora, informação sigilosa nem pensar nisso!! Haja bom-senso por favor…

  20. Pad says:

    Só espero que tenha integração com o gestor de ficheiros do nosso PC, como o DropBox tem.

  21. paulf says:

    quem é que paga para ter backuop online?!?!

    lol
    por amor de Deus!!!

    há muitas soluções online e grátis!!! Só 2 exemplos de tantos que podiam ficar aqui:
    http://www.idrive.com (este é melhor porque, apesar de só permitir 2GB, dá possiblidade de fazer backup automático do que temos no pc)
    http://www.adrive.com (este tb permite instalar um software e fazer backup automático, mas para isso é necessário pagar!! Se quiserem grátis, têm acesso a um espaço com 50GB!!!! Livres!!)

  22. R00KIE says:

    Não obrigado, só se for para guardar uns ficheiros sem importância quando se acabar o espaço na pen ou assim.
    Já o disse antes num artigo sobre um serviço semelhante e volto a dizer, agora andam todos tão preocupados com a privacidade mas aparece um serviço destes e colocam logo lá a vidinha toda, haja bom senso.

  23. hugo says:

    @paulf

    Ainda mais depois de ler os termos de serviço do GMail… bota medo nisso!!

    Confiram vocês: http://www.google.com/accounts/TOS?hl=pt

    Lá diz explicitamente que ELES tem direito sobre NOSSO conteúdo…

    Não não… obrigado Google, mas passo sem essa!!

    “Ao enviar, publicar ou exibir conteúdo, o usuário concede ao Google uma licença irrevogável, perpétua, mundial, isenta de royalties e não exclusiva de reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar, distribuir publicamente, exibir publicamente e distribuir qualquer Conteúdo que o usuário enviar, publicar ou exibir nos Serviços ou através deles.”

    “O usuário concorda que essa licença inclui o direito do Google de disponibilizar esse Conteúdo a outras empresas, organizações ou indivíduos com quem o Google tenha relações para o fornecimento de serviços licenciados e para o uso desse Conteúdo relacionado ao fornecimento desses serviços.”

  24. Berto says:

    o idrive é free a versão de 2 gigas, a 150g já é paga, pelo mesmo preço do outro (a diferença é que o outro é ilimitado).

    O que estou a falar não se trata só de fazer backup de uns ficheiros com a cartas da namorada, estou a falar de quem precisa de algo com confiança.

    Privacidade? Encriptem os ficheiros antes de o meterem no gdrive ou whatever.
    O Tc é fixe para isso. E sim tenho dados sensiveis no meu gmail, e não tenho problemas com isso. Quando temos pessoal que poe pc’s com material muiiiito sensivel a arranjar em lojas, as passwords como 1234 ou no post it colado no monitor, segurança aqui em alguns ficheiros acho que não é algo que vá preocupar muita gente. A unica maneira de terem algo seguro, é não estando ligados a rede 😉

  25. Joana Farias says:

    Uau!
    Vai ser um espectaculo para guardar Pron longe dos pais 😛

  26. N_Lite says:

    Google é Google! A Google cada vez mais esta a desenvolver-se e a criar novos projectos e este parece-me ser um interessante.

    http://www.nyzux.net/

  27. Morbus says:

    O Google Chrome não é uma major service? Man, o primeiro parágrafo é mesmo o que se chama falar do cu para fora. No offense.

  28. Queda says:

    @Miguel Guerra
    “certamente com a qualidade que a Google já nos habituou.”

    lol, o quê?!
    não sei porquê tanta cagansa á volta desta empresa…

    e pelo que li, nem me parece nada de revolucionário, são servidores…

  29. @Morbus

    “Non taken”.

    Se bem que o Google Chrome ou até o Google Android podem ser considerados “serviços” do Google, considero-os como “produtos” e não como serviços, como são o Gmail, Orkut, Google Docs, GTalk, etc. daí concordar com isso.

    Mas as opiniões divergem, e como tal, tens a tua que bem explicitaste 🙂

    Obrigado pelo teu contributo.

  30. Emerson_ says:

    @paulf
    Você pode explicar um pouco o modo de funcionamento desse idrive?
    Por exemplo, eu posso ter uma pasta com mesmo nome, em dois computadores (um casa e o outro trabalho), de modo que se eu alterar um arquivo em casa, quando chegar no trabalho, ele já esteja com as alterações feitas?
    Emerson_

  31. Luís Santos says:

    Eu sei que este é o próximo passo e que talvez a moda tenha vindo para ficar, mas ainda não confio o suficiente para deixar os meus dados na net. Tenho Hotmail e Gmail (pelo mesmo motivo, mas como são cronologicamente distintos acabei por acumular os dois) mas só os uso para tralha, porque para os dados sensíveis tenho as minhas contas do Sapo e da Clix que giro através do Thunderbird, onde arquivo tudo. Não prevejo para breve uma forma fiável e inviolável de ter dados alojados online longe dos olhares de terceiros.

  32. a23637 says:

    Então e o Live Mesh Beta ??

    –>> https://www.mesh.com/Welcome/Default.aspx

    Acho que daria também um post interessante 😉

    Para já ainda está apenas disponivel através do PC ou do Browser, mas na versao final também é para termos uma pasta no MAC ou até mesmo no telemóvel 😉 Tudo muito bem sincronizado 😉 Experimentem 🙂

  33. Gerardo says:

    Um vírus para MAC (fonte KASPERSKY e não o MAC/FAN/BOY ca do sitio)

    Virus.OSX.Macarena

    Ooopss, parece que MUITA GENTE FALA SEM SABER, e depois dizem que sou eu, estou farto de mal educados que se calhar não tem metade da experiência que eu tenho em TI, sou um profissional TI 24/7 à vários anos, não ando aqui a brincar aos GEEKS, e estou farto de ver os meus comentários serem insultados, falemos como adultos ou não falemos.

    O simples facto de acreditarem que um sistema tem protecção absoluta demonstra o quanto ignorantes são. O MAC também tem buracos, se são mais ou menos que os do Windows estou-me cagado, mas alguém os vai descobrir e alguém vai instalar porcarias sem a vossa passwordzinha. Por isso é para usar protecção sempre, tanto se apanha HIV ao fim de 100 mulheres como ao fim de 1.

  34. Gerardo says:

    peço desculpa pelo ultimo comentário, foi na noticia errada. Se puderem apaguem

  35. Emerson_ says:

    @a23637
    Uau! Adorei as funções dessa solução imesh. Infelizmente não funcionou em meu micro, pois uso Windows 2000, ele só funciona em XP e Vista. Integrado aos serviços da Microsoft??

  36. Ze das Couves says:

    Vocês não estão a xegar ao q a Google ker, isto na vai ser um serviço para guardar coisas pessoais, mas sim para guardar coisas públicas. Para depois poder haver interacção entre os utilizadores do serviço, pensem à frente PAH 😉

  37. Sharp Random says:

    Um cenário hipotético em que as comunicações fossem fortemente prejudicadas por instabilidade eletromagnética de longo curso na atmosfera nos remeteria a pensar seriamente em ‘cloud computing’ como alternativa de processamento.

  38. keops says:

    já há algum tempo que estou à espera de algo assim do google, a quantidade de ficheiros que tenho pra aqui para o pc estavam bem guardadinhos num serviço desses… vou estar atento 🙂

  39. David Branco says:

    Temos um serviço gratuito de 10GB que é o OSNUX que é um sistema operativo virtual com 10GB de armazenamento.
    Tem programas e aplicações, jogos, um browser (dentro do próprio browser onde estamos).
    Já existe há algum tempo, eu uso a nível pessoal e profissional e não tenho razões de queixa (lá vai tendo o seu bug de vez em quando… mas é raro).
    Ora exprimentem
    http://www.osnux.com

  40. Emerson_ says:

    Nossa! Por falar em soluções apresentadas pelo Google, agora essa é para acabar de vez com a MS, vejam:

    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012009/27012009-49.shl

    Colado a seguir:
    SÃO PAULO – O Google Labs revelou novidades para permitir a seus usuários acessar contas do Gmail offline.

    Embora acredite de forma quase religiosa na computação em nuvem, o Google anda preocupado com o acesso a seus serviços quando a conexão cai ou fica temporariamente indisponível.
    . . . .
    O recurso permite escrever mensagens, fazer pesquisas em e-mails antigos e reorganizar diretórios de contatos e mensagens.

    Quando o PC se logar na web, o sistema vai disparar os e-mails escritos enquanto você esteve offline e atualizar seu back up com as novas informações produzidas sem conexão.

    Outra característica permite ainda acessar dados do Gmail em seu HD quando a conexão está lenta demais. Então, o sistema ao invés de ir buscar um e-mail antigo na nuvem, prefere procurá-lo em seu disco rígido.

    Quando a conexão apresentar melhor performance, nuvem e HD são sincronizados.

  41. Diogo says:

    Parece-me bastante interessante, acho que e bom que apareçam mais serviços destes, é bom para a concorrência e para aumentar o espaço disponível no futuro nesse serviços. 🙂
    Já utilizei o SkyDrive da MS mas não me pareceu muito flexivel e acabei por o deixar de parte..
    Actualmente utilizo o Live Mesh e estou super satisfeito, tenho uma pasta no meu pc de secretaria e é só arrastar para la os ficheiros, esperar que faça o upload e fico com os ficheiros disponiveis, em qualquer lugar através da internet e como associei o tembém meu portatil, quando ligo fico logo la com os ficheiros sem me preocupar em descarregar nem nada. Muito bom! e já me deu muito jeito, o senão é são os apenas 5GB apesar de ser suficiente para mim, creio que pode evoluir mais nesse aspecto. Outro ponto que tenho a destacar é aquela velha história, eu utilizo o firefox para “navegar” mas se quiser fazer os downloads através dele aquilo não funciona muito bem (utilizando o IE-tab), ou não funciona mesmo, tendo que se aceder com o IE.. é a unica coisa que tenho apontar de resto muito satisfeito!! acho que deviam fazer um post sobre esse serviço.. acho que é uma mais valia que pouca gente conhece.
    Ah e não precisam de se registar e tudo.. basta que tenham já uma conta hotmail, msn etc 😉

    cumprimentos

  42. CC says:

    Podem dizer adeus à privacidade… e isto seja Google, MS, ou qualquer outro. Por muitas garantias que sejam dadas a questão é que na maior parte dos casos é impossível ao Cliente controlar se essas garantias estão a ser praticadas.
    Isto já acontece hoje em dia com qualquer empresa de venda por catálogo, banco, etc – os nossos dados pessoais são partilhados entre as várias empresas de um “grupo”.
    Fará sentido alguém colocar toda a sua informação, inclusivé profissional num alojamento de uma entidade que pode (vai) potencialmente aceder a essa informação?
    Para além do mais onde estão os dados? Qual a legislação aplicável (PT, US, Burkina Faso)?
    Imaginem que armazenam o relatório do v/ último check up no serviço X.
    Nesse check up está a v/ história clínica – quanto vale essa informação para o banco quando fizerem um empréstimo?
    E será que a empresa X vai armazenar toda a sua informação externamente, potencialmente ao alcance de um seu concorrente?

  43. 3DN4LDO says:

    O Google ainda vai dominar o mundo…
    Rsrsrss

  44. irlm says:

    o serviço nao e mau, mas tb nao é novidade porque a adobe.com e que tem o eeepc tb tem um serviço semelhante com o eeepc storage.

  45. Vieira says:

    “Uau!
    Vai ser um espectaculo para guardar Pron longe dos pais”

    XD

    X2

  46. EacHTimE says:

    Quando um dia a internet for rápida o suficiente para suportar um sistema operativo remoto isso vai acontecer sem dúvida.

    Quanto à privacidade.. Não tenho nada que interesse à Google por isso podem fazer o que quiserem com os meus dados.. lol

  47. cunha says:

    sem duvida uma boa noticia .eu uso o adrive com 50gigas e estou satisfeito

  48. Nuno says:

    Jamais irei abdicar do meu PC

  49. Jorge Cunha says:

    Penso que para as pessoas que usam mais que um computador é uma solução viável, embora as preocupações com o sigilo sejam normais.

  50. Marcos Ayres says:

    A segurança da informação sempre será colocada em questão, pode ser em sistema local ou nas nuvens, hoje nós usamos um exemplo de sistema nas nuvens, o e-mail, e creio que muitos, mais muitos mesmos, não se preocupa em enviar email confidenciais ou digamos importantissimos, já não existe mais tanta preocupação, resumindo, é uma questão de costume, pelo lado dos fornecedores, eles irão fazer de tudo para conquista nossa credibilidade, não vão medir esforços para deixar tudo o mais seguro possível.

  51. JM says:

    … Cloud ao rubro!
    Acabei de receber o convite para instalar o SyncBox Gratuito (até agora, o syncbox só estava disponivel no serivço pago de empresa)… 50 GB de borla na Box…
    yuppi! A concorrencia é fantastica!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.