Google está a desenvolver tecnologia para Internet a 10 Gbps
A Internet é actualmente um meio privilegiado para a partilha dos mais diversos conteúdos. No entanto, os vários estudos que têm sido levados a cabo pelas principais empresas de networking, em especial pela Cisco, revelam que o vídeo será o tipo de conteúdo mais usado já a partir de 2016, até porque facilitará a comunicação entre utilizadores (que actualmente é estabelecida essencialmente através de chats e muitos smiles..) e a utilização de outras aplicações/serviços.
Mas será a largura de banda actualmente disponibilizada pelos ISPs ( Internet service provider) aos clientes domésticos suficiente para a utilização frequente do vídeo? Depois de ter criado o Google Fiber a 1 Gbps, a Google está agora a desenvolver uma tecnologia que permitirá ter Internet a 10 Gbps.
Segundo Patrick Pichette, director financeiro da Google, a empresa está a desenvolver uma tecnologia que irá permitir aos utilizadores o acesso à Internet a 10 Gbps ou seja, 10x mais superior ao serviço Google Fiber que está disponível na região Kansas City.
Para se ter uma ideia da capacidade desta nova tecnologia, a largura de banda média das ligações nos Estados Unidos é de 7.2 Mbps… já a escala mundial a velocidade média de acesso a Internet chega apenas aos 3.6 Mbps…números recentes indicam que Portugal está acima da média com 5.3 Mbps. Esta nova tecnologia da Google irá permitir velocidades na ordem dos 10 000 Mbps . Patrick Pichette refere que está próxima a nova geração da Internet e que a Google é “obcecada” por “grandes velocidades”.
De referir que a Google não é a única a desenvolver tecnologias ultra-rápidas de acesso a Internet. Já esta semana foi avançada uma noticia que dava conta de investigadores do Reino Unido que tinham criado um novo chip, na prática trata-se de um conversor de analógico para digital, que permitirá comunicações a 400 Gbps. Com uma velocidade de 400 Gbps, seria possível, por exemplo, transmitir 160 GB que é o equivalente a um filme de 2h com resolução a 4K ou a 40 mil músicas, em breves segundos.
Via | USA Today
Este artigo tem mais de um ano
Por cá vamos ter 10Gbps com tráfego limitado a 6gb/mês 😉
Pois
Não será 6GB?
Gigabits não são gigabytes.
A menos que adiras a ADSL, a qual não tens acesso a tais velocidades, não há limites de trafego em Portugal ha anos.
Internet móvel tem algo semelhante: ao atingires os 15GB de tráfego, cortam-te a velocidade para valores ridículos, o que é praticamente equivalente a ter limite de tráfego.
Net móvel, net fixa não tem limites, desde que se seja razoável e não se utilizem coisas como 1000GB por mês.
Está a dizer então que se usar 1000GB por mês a net é limitada? Ou cobram mais?
É que para mim isso parece-me muito com limites.
É uma propaganda enganosa por parte dos operadores.
Limites há sempre a não que compres uma ligação dedicada. Eu percebi o que queres dizer (era suposto ser uma gracinha) mas não concordo pois estamos a falar de Fibra não de Internet móvel. O limite do “ilimitado” das net’s fixas em portugal anda à volta de 500GB. Não chega?
nao, depende do uso que des, no meu caso vivo numa casa de estudantes com 4 pessoas, e isso da o que ?? 133gb para cada um??? nao da
Estudantes da 2º classe? Pelo menos um (tu) não sabes fazer uma simples conta de dividir…
500 / 4 = 125 GB.
AHAHAAHAHAHAHAH
10 Gbps… muito bom!E eu ainda com 10 000 kbps..
Enquanto que estes já estão a desenvolver tecnologia para 10 Gbps, eu ainda estou num local que o limite é 6 mbps ,_,
Não é mau…olha que tenho menos que isso 🙂
Já somos 2
Eu tenho 4 megas
ahahaha, eu tenho 8 megas… na VPN (upload)… 😛
Isto vai ser muito bom. Prevejo que muitas empresas possam sair das grandes metropoles e comecar a trabalhar mais no interior, para assim ser reabilitado, e se ter mais qualidade de vida. E’ uma das solucoes para Portugal que muita gente esta a ignorar e prefere abandonar o pais. A PT ao meter o data center na Covilha, provou que o que defendo e’ viavel, ja nos dias que correm.
Qualidade de vida é algo que não falta ao interior, o problema é mesmo a falta de trabalhos para qualificações superiores e a consequente fraca disponibilidade económica das regiões.
O datacenter da PT foi para a Covilhã não por ser o interior mas porque:
– Poupava no arrefecimento dos equipamentos (graças à temperatura ambiente da Covilhã vs o resto de Portugal)
– Tinha um pólo universitário perto a partir do qual podiam rapidamente formar/obter mão-de-obra qualificada (e barata)
– A localização permitia colher energia através de centrar eólicas próprias (baixando ainda mais a factura eléctrica)
– O custo dos terrenos para tudo isso era baixo (vs o resto do país)
Ou entao simplesmente porque o Zeinal Bava e’ muito amigo do Jose Socrates (e sabe-se a forte ligacao que ele tem a regiao da Covilha).Formacao de ITs a seria nao e’ na UBI, mas sim na Universidade do Minho. A temperatura na Covilha e’ mais quente dois graus em media do que no interior transmontano (so para dar um exemplo), e energia eolica existe onde existir vento, especialmente nas montanhas, como e’ o caso do norte do pais. O que nao falta e’ eolicas por esse norte fora, assim como barragens.
Quanto as qualificacoes, elas existem, se existir trabalho. Como se vai para Lisboa ou para a Suica, tambem se pode ir para o interior, importando mao de obra.
A PT meteu o Datacenter na covilhã por vários motivos, sendo que o da qualidade de vida no interior não ser foi um deles… Pesquise, e não diga bacuradas.
No instituto de Telecomunicações, em Portugal, já desenvolveram dispositivos de fibra até casa com essas velocidadesvelocidades há dois anos atrás. Porque não publicitam o nacional em vez de falar da Google em que ainda está a desenvolver a tecnologia?
Onde anda essa informação?
X2.
Qualquer meo ou vodafone fibra, ou etc. É capaz do mesmo, basta instalar um ONT com essas capacidades, que existem.
Só não são instalados, devido aos custos… se uma simples placa ethernet de 10GBe para PC, custa á volta de 500€…
Além disso, qual é o interesse, depois aposto que nenhum servidor vai oferecer páginas e ficheiros a essas velocidades, por enquanto.
Basta ver que todo o tráfego de Portugal, atinge picos dentro dos 20GBe sem dificuldade.
hein? 10 Gbps? Não conheço para ambientes domésticos.
Sim… custam é uma fortuna 😉
http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100010064%20600013864&IsNodeId=1&name=10Gbps
Isso são interfaces…dessas tenho la algumas. O que eu quero saber é serviços que ofereçam 10 Gbps a clientes domésticos.
https://www.youtube.com/watch?v=4v4YkeOYLcg
https://pplware.sapo.pt/informacao/vem-ai-a-internet-a-10-gbps/
Voces já não sabem os posts que fizeram?
Sim, eu falei de placas ethernet.
A pergunta pode parecer direta (à mal), mas foi na brincadeira, falta um smile 🙂
Pois, eu nao me refiro a isso nem o artigo. A Google quer que os utilizadores (quer serão os seus clientes) acedam à Internet a 10 Gbps. É diferente de dizer que ja há placas tenGigabit 🙂
Não é o que diz o titulo 😉
Eu tenho Internt VODAFONE Movel “ilimitada” que é limitada a 15 GB o que corresponde a ter internet só até ao dia 15 de cada mês,a partir de amanhã mais ou menos,se quiser internet tenho que ir para o shopping e usar a net deles.Para quê net tão rápida,com 15 Gb como é o caso do limite na VODAFONE,só tinha internet nos primeiros dois dias do mês.A VODAFONE Movel é mesmo uma roubalheira,enganm-me a mim e a todos os outros clientes.
Estás enganado, não é só a Vodafone, são todos os fornecedores e só é enganado quem quer pois está lá tudo no contracto, só é necessário saber ler…
@TheBoice
Estás certo quando dizes que não é só a vodafone. Tenho o optimus canguru e é exatamente o mesmo. São aldrabões.
Estás errado quando dizes que está no contrato. Tenho o meu comigo e em lado nenhum diz desta limitação. Vais reclamar aos tretas da assistência e o que dizem é que a culpa é de muita gente estar a utilizar a antena da área, locais sem 3g, etc… lol
As pessoas só falam na segunda metade do mês!!!
É tudo uma valente aldrabice.
160Gb um filme de duas horas? talvez tenha que apagar meio disco rígido para fazer download de um filme
Isto seria fantastico, seria muito mais rapido que o meu disco SSD, deixaria de ser necessário. Tanta velocidade que a maioria dos PC nao aproveitariam.
Só a Google??? Lol…
Estão um bocado desatualizados vocês não… Para blog escrito em português, deviam olhar mais para o que se faz cá (e não é só num sítio).
Tens é de ler mais posts nossos, se fores procurar verás que o que tu sabes… já foi escrito por nós há NNNN 😉
Aquele abraço.
Não Vitor estás enganado…
Não não estou.
Ok Vitor tu lá sabes…
E eu também do que falo… Não acompanho o pplware de hoje…
@Sergio Já que és tão “updated” , ora diz la onde tens 10 Gbps em ambientes domésticos?
Pedro eu não disse que era Updated.
Tambem não disse que ja estava implementado em rede domestica (que essa também não esta), até porque depende da vontade das operadoras e afins querem comprar a tecnologia.
Há muitos estudos sobre isso e deles feitos em Portugal. Uma pequena pesquisa e vais ver do que falo. Dou-te uma ajuda, IT, NSN…
Esse “ton” quando não se tem razão não fica muito bem. 😉
Hmmm ton? Isso já é adivinhação 😀 aposto que o Pedro estava tranquilo e simpático… nem poderia estar de outra forma.
😀 vocês têm cada uma!!!
Claro o meu nome do meio é adivinho.
É “Nós” somos assim…
Não duvido da traquilidade do Pedro, mas ok… Não estou aqui para discutir com ninguém…
Apenas quiz dar o contributo, se desconhecem e querem continuar a desconhecer, talvez quando aparecer em blogs internacionais apareça depois aqui…
Sérgio, o que tu falas já é de 2010…ou seja ja passaram 4 anos
Sim Pedro, mas bem mais recente consegui-se velocidades superiores em testes (fora de Portugal) relativamente às que se atingiram cá…
Lá está é rudo uma questão de ter €, e também um nome sonante, e isso a Google tem…
Sérgio, para que não haja mal entendidos tu dizes o seguinte: “Estão um bocado desatualizados vocês não… Para blog escrito em português, deviam olhar mais para o que se faz cá (e não é só num sítio).”
E eu pergunto, mas há algum ISP em Portugal que disponibilize 10 Gbps para clientes domésticos? Eu pessoalmente não conheço…relativamente à noticia é nesse sentido..a Google quer disponibilizar Internet a 10 Gbps aos clientes…tecnologias já ha muitas e sei bem que em Portugal quase que fomos pioneiros em testes.
Nem aqui nem em lado nenhum (implementado). O que a Google quer não está implementado tal como em outros lados.
para acontecer é preciso “boa vontade” das empresas em comprarem os caríssimos equipamentos para disponibizarem a net a essa velocidade aos utilizadores.
É preciso é ter dinheiro…e isso a GOogle tem 🙂
10GB ou 1GB, não interessa.
Isso só significa duas coisas: marketing e aparelhos mais caros.
A estrutura da Internet de agora, não dá para 100 megabit na maioria dos casos, quanto mais 1GB ou 10GB.
É que uma coisa é a ligação, e aí, tudo bem que se tenha mais ligação.
Outra coisa, é o resto da infra-estrutura, a do nosso ISP, mas também a dos outros ISP’s e outros servidores.
Por exemplo, eu tenho net de 100 megas, já consegui downloads até de isso, mas muitos sites, ele está limitado pelo que o outro lado envia, está claro…
Então se for como o normal traffic shaping… 🙂