Google e Samsung acordam partilha de patentes por 10 anos
As patentes são um dos principais activos que as empresas de tecnologia podem ter. São a sua salvaguarda e a garantia que as tecnologias que desenvolvem não podem ser usadas por mais ninguém sem o seu consentimento expresso.
São também um dos principais motivos de disputa entre os gigantes da industria e a razão por que muitas vezes existem batalhas legais.
A Samsung e a Google anunciaram agora uma parceria que durará 10 anos e que permite que estas duas empresas partilhem parte dos seus catálogos de patentes.
O acordo anunciado agora por estas duas empresas vai permitir que estas partilhem os seus catálogos de patentes e que estas sejam usadas para investigação e no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços.
O acordo terá a duração de 10 anos e permitirá também que estas duas empresas se defendam mutuamente caso surjam novos processos referentes à utilização de tecnologias pertença a uma das duas empresas.
Claro que há ainda uma última situação e que garante que ambas as empresas não se processem e que se vão proteger de forma a estarem blindadas contra processos em tribunal.
Do lado da Google, este acordo vem garantir a redução do potencial para litígios e aumentar o foco na inovação.
We’re pleased to enter into a cross-license with our partner Samsung.
By working together on agreements like this, companies can reduce the potential for litigation and focus instead on innovation.
A Samsung encara esta parceria da mesma forma e quer mostrar que ainda há espaço na industria para parcerias que vão revelar inovações e desenvolvimentos num futuro próximo.
This agreement with Google is highly significant for the technology industry.
Samsung and Google are showing the rest of the industry that there is more to gain from cooperating than engaging in unnecessary patent disputes.
Esta não é a primeira vez que a Samsung se associa à outros gigantes para garantir o acesso a patentes e a informação tecnológica privilegiada. Ainda estão em vigor as suas parcerias com a Microsoft, Nokia e Intellectual Ventures.
A aproximação à Google e ao Android vem numa altura em que a Samsung está a desenvolver esforços para lançar o Tizen, o seu sistema operativo para dispositivos móveis.
Esta parceria garante à Google que o fabricantes que mais equipamentos Android vende se mantêm junto da sua esfera de influencia.
É uma parceria com lucro óbvio para ambas as partes, mas que vai muito além da protecção e do desenvolvimento, garantindo uma presença forte de ambas as empresas nas esferas de influência.
Este artigo tem mais de um ano
….”than engaging in unnecessary patent disputes” alguém enfiou o barrete?
Deve haver uns tantos fanboys da google que enfiaram!!
Para a Samsung era completamente desnecessário… considerando o que já perdeu com isso… Completamente compreensível, o sentimento de quem faz plágio e é apanhado
O que já perdeu no ano passado que já perdeu este ano (os juizes já deram razão em um caso á Apple), e com o caso da Ericsson (pelo menos que eu saiba), e o que provavelmente ainda irá perder.
Quem não inova, e compra tudo feito… depois é assim.
Estou ansioso para ver resultados “óbvios” desta união! 🙂
Sou só eu ou Tizen faz lembrar uma marca de chá? :p
Ahahaha
A Samsung esta a desenvolver um novo sistema operativo?
Enfim, na minha opinião é desperdício de dinheiro e vai ser um flop.
“Samsung está a desenvolver esforços para lançar o Tizen, o seu sistema operativo para dispositivos móveis.”
“seu”?
Tizen (/ˈtaɪzɛn/) is a Linux-based operating system for devices—including smartphones, tablets, in-vehicle infotainment (IVI) devices, smart TVs, and smart cameras. Its licensing model involves software that uses a variety of open source licenses that may be incompatible (see Licensing model, below)—and a proprietary SDK. It aims to offer a consistent user experience across devices. Tizen is a project within the Linux Foundation and is governed by a Technical Steering Group (TSG) composed of Samsung and Intel among others.
depois de ler isso tudo, cheguei à conclusão que sim é o “seu” (da samsung) sistema operativo
A samsung é dona do Linus Torvalds?
LOL, fanboys.
Isso é a mesma coisa que dizer que o Mac não é da Apple por o seu kernel, o XNU, ser baseado no Mach kernel e no FreeBSD.
Pois, duplo standard é tramado.
Que duplo standardard que carago!
Uma coisa é uma licença GPL (Linux), outra coisa é uma licença BSD (mach, FreeBSD, etc.)
Informa-te. É que há muit diferença nesses dois mundos.
Além disso, lê o que está lá:
“Tizen is a project within the Linux Foundation and is governed by a Technical Steering Group (TSG) composed of Samsung and Intel among others.”
Eles podem dizer seu porque também trabalharam nele. E eu não estou aqui a comparar licenças. Lá por a licença ser BSD não significa que o código pertença a Apple.
@ Nuno Vieira
As duas situações são muito, mesmo muito diferentes!
O Tizen é resultado dum grupo de trabalho envolvendo várias empresas!
O Mac é de inteira responsabilidade da Apple, é a única que decide que código coloca nos seus sistemas, com a maioria desse código de sua autoria, mesmo aquele que tem licenças Open Source (a Apple usa mais do que 1 tipo de licença).
Tem de tal forma controlo sob o kernel, que nem sequer disponibiliza o código usado no iOS.
O kernel XNU usa componentes Mach e FreeBSD modificados, por isso não há paridade com kerneis de outros Sistemas (excepto o Darwin, que a Apple mantém) – a natureza do XNU é bastante diferente do Mach e do kernel do FreeBSD
O resto do Sistema Operativo é quase todo proprietário, embora a Apple liberte tb algum código daquilo que faz!
já tinham um o BADA, mas penso que foi abandonado.