Google e Apple acabam com guerra de patentes
Google firmou acordo com RockStar e acabou guerra de patentes
A eterna guerra das patentes, que tanta tinta tem feito correr nos últimos tempos, tem levado empresas das mais diferentes áreas a debaterem-se pelo controlo de funções em dispositivos ou sistemas operativos.
Umas das grandes batalhas tem sido travada entre a Google, nem sempre directamente, e a Apple. Agora parece que estas lutas titânicas vão ter um fim.
A RockStar é um consórcio de empresas, que incluem a Apple, BlackBerry, Microsoft, Ericsson, Sony e outros gigantes da industria, e que conseguiram comprar um portfólio de mais de 6 mil patentes que estavam na posse da Nortel. A compra destas patentes pela RockStar aconteceu depois da Nortel ter declarado falência.
Este acordo agora alcançado entre a Google e a RockStar vem colocar termo a uma disputa que teve início no final do ano ano passado e que colocava frente a frente estas duas entidades.
Em causa estava a queixa da RockStar de que várias patentes da Nortel estavam a ser infringidas e que a Google e outros fabricantes as usavam no Android sem autorização.
Ao conseguirem estabelecer este acordo, as duas empresas conseguem um entendimento que as afasta dos tribunais e que estabelece as regras para a utilização por parte da Google dessas patentes que estavam a ser alvo do processo.
Para já este acordo ainda não passou de uma declarações de intenções, mas que será firmado de forma definitiva num futuro próximo.
Não ficou no entanto esclarecido de que forma a Google irá pagar à RockStar pela utilização das patentes, se de uma única vez ou se mediante a utilização, e nem qual o valor em causa.
Este acordo estabelecido vem terminar apenas uma das frentes da batalha legal que a RockStar tem em curso. Muitos outros fabricantes de dispositivos móveis, todos eles utilizadores de Android estão a ser processados pela utilização não autorizadas de patentes da Nortel.
Já no início deste mês um acordo semelhante tinha sido conseguido entre a RockStar e a Cisco, tendo sido na altura definida uma verba de 188 milhões de dólares.
Os processos relativos a utilização indevida de patentes vão voltar em breve, com a RockStar a querer que alguns gigantes da industria paguem pela utilização das patentes que compraram por mais de 4.5 mil milhões de dólares em 2011.
É por isso expectável que surjam mais acordos semelhantes a este agora conseguido, evitando-se assim batalhas judiciais e conseguindo-se a autorização para a utilização das patentes no Android e em todos os dispositivos móveis que o usam como sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Só podem ser boas noticias para o consumidor 😀
Pelo que diz o post não há grandes alterações para o consumidor. Os fabricantes Android (menos a Sony que faz parte do consórcio Rockstsar) usavam as patentes sem pagar e passam a pagar. A consequência será os equipamentos Android custarem mais alguma coisa.
Guerras parvas… estas das patentes.
Pelo o menos um bom numero delas são.
se acabasse tb as mesmas guerras tipo samsung VS apple, tb era bom pra todos, mas pronto
A Samsung ja perdeu a guerra contra a Apple…
Basta ver pelas vendas a cair consecutivamente e a estrategia da empresa a mudar para tentar voltar a subir novamente.
@RaCcOn
essas vendas da samsung a cair nada têm q
@RaCcOn
essas vendas da samsung a cair nada têm que ver a Apple…
Acabam por ter sempre alguma influencia…
Tentar impingir plastico a preco de ouro…
@RaCcon isso é uma opinião pessoal,
para mim todos os topos de gamas são pagos a peso de ouro independente da marca…até mesmo os da Apple…basta ver os topos de gama vindos da china…encontras smartphones de metal, mais finos que qq um da apple e samsung, com ultima geração de processadores, ram, ultima versão de android…e tudo por metade do preço dos topos de gama samsung e apple…
E foi exatamente esse crescimento das marcas chinesas que tem afetado os lucros da samsung…o futuro dirá se vai afetar apple se não.
Acho piada depois o pessoal que tem um telemóvel de “metal” mete uma capinha de plástico para o “proteger”…
@Galo,
Nao se trata de uma opiniao pessoal, os numeros estao a vista e claro que tambem tiveram a sua influencia.
A Apple tem continuado no mercado na mesma linha, enquanto que a Samsung tem descido a olhos vistos…
Nao creio que va afectar a Apple uma vez que estamos a falar de um campeonato diferente, sendo que a unica coisa que podera afectar a Apple sera a questao de nao inovarem ou lancarem porcaria para o mercado, ou isso ou os chinocas conseguirem instalar iOS decentemente num equipamento, mesmo que ilegal.
Dos chinocas, sim eles estao a invadir o mercado…a Samsung tem de baixar agora o seu lixo para precos aceitaveis para aquilo que os seus equipamentos sao.
@Poet,
Estas desactualizado…agora sao as peliculas em vidro temperado.
Qualquer das formas, o metal risca…pessoalmente nao gosto de capas mas tambem nao quero ver o meu iphone riscado.
@RaCcOn
“Nao se trata de uma opiniao pessoal, os numeros estao a vista e claro que tambem tiveram a sua influencia.”
Os números que eu conheço não dizem nada disso!Os estudos que conheço apontam para que as perdas nas vendas de smartphones samsung android estao directamente ligadas à subida das vendas de smartphones android chineses…
Por outro lado, saiu um estudo (publicado aqui no pplware) que apontava para que a maior parte dos novos compradores de iphone 6 foram antigos possuidores de iphone! Logo, em larga escala, não podes dizer que a quebra de vendas samsung se devem à apple!
Quanto ao resto, a minha opinião é que se a apple não lançar nada de inovador que destaque o iphone, mais tarde ou mais cedo vai perder também para os smartphone high-end da china…isto porque hoje em dia as duas únicas razões que levam à preferência por iphone serão: 1) gosto pela marca; 2) gosto pelo ios
Em relação ao gosto por ios, já vi dias melhores…acho que o android está colmatar as falhas em relação a ios mais rápido, do que ios está a introduzir funcionalidades que alarguem vantagem para android…
Passará também a existir tréguas por aqui? 🙂
Mais uma guerra de patentes patrocinada pela Patent Troll controlada pela Microsoft e Apple. Estupidez de todo o tamanho, na minha opinião.
A ideia da RockStar é mesmo acabar com as guerras!!
A Google não queria pertencer ao grupo, portanto, tinha de pagar!!
A google que se deixe de tretas e lance as google apps para windows phone, se lanca para IOS certamente n tem medo do WP..enquanto n fizerem isso n uso chrome no pc e gmail o minimo possivel
só gananciosos. principalmente quem as começam.
Quem não estiver por dentro e se interessar deixo um link para começar.
É muito instrutivo. Resumindo:
– A Google não quis entrar no consórcio para a compra das patentes da Nortel
– Quis comprá-las separadamente, com a Intel.
– Fez subir os preços de licitação até valores impensáveis. A sua última oferta foi de 4,4 mil milhões de dólares
– O consórcio Rockstar (Apple, Microsoft e outros) comprou as patentes por 5,5 mil milhões de dólares.
– A seguir a Google foi comprar a Motorola (só lhe interessava as patentes) por 12,5 mil milhões de dólares. Diga-se de passagem que estas patentes pouco lhe renderam – apesar de ter tentado esmifrar a Microsoft. Foi de tal maneira que a Google foi condenada como “patent troll” a pagar uma indemnização à Microsoft.
– O consórcio Rockstar pôs diversos em tribunal contra a Google e vários fabricantes Android por se recusarem a pagar pelas licenças das patentes. A notícia do post é que a Google chegou a acordo, fora dos tribunais, quanto ao valor a pagar.
E foi assim que as coisas se passaram
http://www.fosspatents.com/2013/11/failed-44-billion-bid-for-nortel.html
O consórcio Rockstar pôs várias ações em tribunal (na verdade, em vários tribunais, o que baralhou bastante as coisas).
… Estes são os sucessivos lances da Google pelas patentes da Nortel. Como muita gente notou, uma oferta de pi milhares de milhões de dólares é gozar com o dinheiro dos acionistas.
Como o dinheiro dos anúncios continua a entrar com fartura e o capital está bastante concentrado, os acionistas calam-se.
http://m.slashdot.org/story/154188
Uma “errata” ao que disse mais acima – o consórcio Rocksatar comprou as patentes por 4,5 mil milhões, mais 100 milhões do que o último lance da Google.
A Google (à Larry Page?) é que, no primeiro lance subiu para 900 milhões. Outros lances foram:
– Constante de Brun: 1.902.160.540
– Contante de Messel Martens: 2.614.972.128
– Pi: 3.141.592.653.
e 4,4 mil milhões