PplWare Mobile

Google Corrige vulnerabilidade grave apontada pela Bluebox

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. J.P. says:

    Problema disto tudo é que grande parte dos smartphones não vão ver a luz desta correcção, já que o suporte a modelos mais antigos é nulo por parte de algumas marcas/operadoras.

    • FSantos says:

      É mesmo este o problema. 80% ou mais de equipamentos que são vendidos actualmente nunca vão ver esta actualização!! E nem estou a falar dos mais antigos que já andam nas mãos do pessoal!!

      • Diogo R. says:

        Podem sempre desponibilizar um uniPatch para todos os androids, nada de mais.

        • Alecs says:

          Nunca existiu nem nunca existira tal “UNIPATCH” nem antes nem mesmo depois dessa bomba no rabo do (GOOGLE) ANDROID, Atualização sempre foram e sempre serão o calcanhar de Aquiles do ANDROIDO, a fragmentação da plataforma é tão grande e tantos contratos com operadoras de telemóvel, que fazem suas personalizações no ANDROID para depois vender os telemóveis que é simplesmente IMPOSSÍVEL manter atualização para cada modelo de aparelho e versão de sistema em funcionamento, principalmente os mais antigos.

  2. Benchmark do iPhone 5 says:

    “A Google deixou claro à ZDNet que o problema existe e que já tem uma solução. Essa solução foi já disponibilizada aos fabricantes para que estes possam introduzir numa futura actualização do firmware do equipamento. ”

    Mas que artigo tão cândido.

  3. André Filipe says:

    infelizmente é a estratégia de marketing existente, deixa-se de dar suporte aos aparelhos mais antigos, com menos vendas ou com versões de software mais antigas para que o utilizador se veja “incentivado” a adquirir um novo, a custo acessível, para poder usufruir de uma versão de software mais recente e em alguns casos com hardware igual ou até pior que o do aparelho anterior

  4. Filipe YaBa Polido says:

    No universo do Google Play, deve ser uma mínima, quase nula, percentagem de apps maliciosas, que tira proveito desta falha.
    Já as aplicações chinesas, e agora coreanas, continuam a roubar dados à luz do dia, com um excesso de permissões que até mete dó, para uma app de chat, seria suficiente acesso à net e pouco mais, mas não… GPS, Logs, chamadas, etc…
    Quando começam a controlar isto?!?!
    Para quando filtros por países? Quero filtrar e ver apenas apps tugas, ou de qualquer país excepto M*RD* chinesa 🙂 🙂
    Um bom exemplo, uma aplicação de chat aleatório:
    Excesso de permissões, guarda dados num servidor coreano, envia mais dados do que necessário, o programador alega ser americano, o que é falso, a mesma base do programa serve para mais outros 2, etc, etc…
    Vantagens dos APK e da eng. reversa 😉
    E já que estamos numa de filtros, se alguém me puder dizer como posso descartar resultados de músicas no market agradecia 🙂 🙂

    • navega says:

      Por um lado percebo o que dizes mas se pensares nos programadores acho que nao iam achar piada poder mos filtrar países porque isso ia lhe tirar muito mercado as suas app’s…
      Quanto as permissões tbm percebo a tua indignação, mas normalmente isso e usado para perceber em que se pode melhorar uma app… As app no ios teem ainda mais permissões, a questao e que a apple e muito mais rígida a aceitar apps na sua store e a google devia seguir esse método…
      Quanto a ultima pergunta quando fazes uma pesquisa no market aparece os resultados agrupados em musicas livros jogos e apps e so clicar no que te interessa…

      • Filipe YaBa Polido says:

        Até posso perceber o teu lado, mas em 100 apps chinesas, se 20 forem legítimas, não forem clones de outras, e tiverem algum objectivo fico surpreendido 😉

    • Nunes says:

      PArece que não percebeste o que é que envolvia este problema! Ele permitia que fosse introduzido código em qualquer aplicação, software assinado deixava de ser sinónimo de confiança! Por isso tanto faz donde é que vinha, a única forma de minimizar isto era usar a loja da Google e só instalar directamente da loja em redes de confiança!

      • Filipe YaBa Polido says:

        Deixa ver se me explico melhor…
        Estou a par do problema, mesmo antes de ser colocado aqui.
        A minha questão / crítica é:
        Mais depressa fazes uma app manhosa e colocas no Google Play, e possívelmente muita gente vai instalar sem olhar às permissões do que:
        – Fazer download de uma app legitima
        – Aplicar a exploit
        – Fazer upload para algum fórum ou site
        – Aguardar que alguém faça o download de lá, ao invés do G.Play.
        Se fosses alguém que quisesse espalhar malware/spyware, qual dos métodos escolhias?!
        Fui mais claro agora?!

        • Nunes says:

          Considerando que a maior parte do malware/spyware é instalado por alguma variação do segundo método (fora da loja da Google), creio que parece bastante claro!
          E é um método que encaixa bem na “engenharia social” ao apresentar algo que parece legítimo, melhor até, pois é legítimo, apenas esconde algum código ilegítimo!

  5. AF says:

    Se um determinado equipamento tem as características exigidas para a utilização de uma versão mais recente de SO… Qual é o problema? A garantia? Deixem-na expirar ou arrisquem. O problema reside é naqueles equipamentos cujo upgrade do SO é impossível…

  6. João Dias says:

    Ora aí está aquilo que infelizmente é o calcanhar de Aquiles dessa grande vantagem para todos que é o software livre. É que existem dispositivos Android em tudo o que é sítio. Até devem haver máquinas de lavar roupa com Android lá metido.

    E é triste que a Google nunca tenha conseguido meter mão nisto.

  7. Alfie says:

    Por sorte os fansboys da Apple têm estado cheios de calor para reagirem. Senão tinha sido o bom e o bonito… O Android e segurança não estão tão de mãos dadas assim…

  8. Valente says:

    Com esta, as ações da Bluebox já duplicaram na bolsa… :):):)

  9. arkan says:

    duvido….se ela corrigiu, deve ter mais outra pior.

    google enqnto usar nome de palhaço no sistema, opa, pseudosistema dela, jamais sera séria.

    eu parei com android no meu sg4, não compro mais nada com android.

  10. PcRat says:

    Eu tenho iphone desde o 3G, nunca comprei um iphone novo, compro sempre em segunda mão, o 3G, o primeiro foi-me oferecido, tinha o lcd e touch partidos, e eu sou desenrascado, e comprei as peças e troquei e fiquei com uma excelente máquina na altura, hoje tenho o 4, e daqui a uns meses vou ter o 5, tenho comprado em segunda mão a uma pessoa que mos vende depois de os usar por um ano, comprei um tablet android, chinês, que até uma excelente maquina nos benchmarks, mas passa o tempo todo a crashar, alem de estar bloqueado no 4.1.4, não existe rooms, ou seja, estou bloqueado, não percebo nada de android, de iphone e jailbreak, é facil, canja, sem duvida, e o mais importante, mesmo que algumas coisas corram mal, o sistema nunca crasha, o android, crasha, sabe-se la porque razões, muito sinceramente, vou despachar o meu tablet, e vou comprar um ipad mini, esse, independente de todas as porcarias que possa fazer, trabalha sempre, não digo que o android não funcione, eu é que não sei. Eu por mim, metia o ios no tablet, ficava com o melhor de dois mundos, um sistema porreiro, e um tablet equilibrado a nivel de hardware. Mas não posso ter o melhor de dois mundos. Já fiz hackintosh ao meu toshiba Qosmio F50, mas não gostei, tenho o Lion numa VMware. Isto é meramente uma opinião de uma pessoa que não tem dinheiro para os brinquedos da apple, mas os aprecia, e sempre que a minha carteira permite, compro um, o Tablet, pelo preço que foi, tinha metido mais uns tostoes e tinha ido buscar um ipad, mas a razao porque comprei o tablet, leva cartao, tem saida hdmi, tem portas usb, algo que o ipad não tem. Melhor de dois mundos para mim, meterem o ipad com saida hdmi, uma porta usb, já nem peço entrada para cartão, basta entrada usb. Mas é a minha opinião, nada mais que isso.

    • navega says:

      desculpa, achas que faz algum sentido comparar um tablet dos chineses com um ipad? é claro que quando comprares o ipad vais ficar maravilhado em comparação ao que tens, e depois vais dizer que android é isto e aquilo, como tu muita gente… comparem equipamentos da mesma gama, e vêm que os android de topo proporcionam uma experiência fantástica…

  11. Ricardo Santos says:

    Compras um android chinês sem marca e ficas admirado que crashe ?

  12. Nuno Rodrigues says:

    Coisas baratas é que dá … nao se admirem de crashar

    Não comparem Ipad com Android Chines [ 50 € ].

    Boas tablets a media de preços é de 200 € acima
    Tive um sony Tablet [ muito bom ] vendi
    Agora tenho um sansung Galaxy Tab 7 [ roteada ] com 32 GB =)

    abc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.