Google Chrome com sincronismos de extensões
Depois de terem disponibilizado, no passado mês de Abril, a possibilidade de se realizar a sincronização de configurações, a Google volta a surpreender e lança agora a possibilidade de efectuarmos o sincronismo das extensões no Chrome.
Esta novidade vem incorporada na última versão de desenvolvimento e está ainda numa fase muito inicial. De tal forma que para a termos disponível temos de recorrer a uma flag para a activarmos.
Esta novidade vem permitir que tenhamos nos nossos diferentes computadores os nossos dados sincronizados. Inicialmente foi disponibilizada a possibilidade de sincronizar os nossos favoritos. Posteriormente passou a ser também possível sincronizar as preferências e os temas. E a partir de hoje passa a estar disponível a sincronização das extensões.
Para activarem a opção de sincronização devem adicionar a flag abaixo ao comando associado ao ícone que utilizam para lançar o Chrome.
--enable-sync-extensions |
Cliquem com o botão direito do rato em cima do ícone e escolham a opção Propriedades. Adicionem a flag ao final do comando que está no campo Destino.
Reiniciem o Chrome e acedam depois às opções de configuração. No separador Itens pessoais escolham a opção Personalizar. Devem então ter a opção Extensões disponível. Seleccionem-na e carreguem no botão OK para que passem a sincronizar as extensões.
Outra novidade desta versão é a disponibilização de um plugin que optimizará a visualização de PDF's, o Chrome PDF Viewer. Este plugin aparece como resultado do esforço e do trabalho que a Google tem vindo a fazer junto da comunidade com vista à definição da nova geração das API's de plugins dos browsers. Este novo plugin segue a mesma linha do plugin de flash já aqui apresentado.
Este plugin permitirá que os PDF's passem a ser renderizados como simples páginas web, o que permitirá que sejam aplicados os mesmos comandos que se aplicam hoje a estas (zoom, mudança de fonte, etc) e forçará a que estes sejam chamados dentro de uma sandbox, o que permitirá graus de segurança maiores.
Acedam ao endereço chrome://plugins/ e activem o plugin Chrome PDF Viewer para testarem esta primeira versão. De notar que este plugin apenas está disponível nas versões dev para Windows e Mac. A versão Linux estará disponível nas próximas semanas.
A nova versão do Chrome hoje disponibilizada, versão 6.0.437.1, tem para além das novidades apresentadas antes a correcção de diversos outros problemas nos 3 sistemas operativos suportados (Windows, Linux e Mac).
Caso não esteja a utilizar a versão de desenvolvimento do Google Chrome e se pretender testar estas novidades basta-lhe descarregá-la para o seu sistema operativo: Windows, Linux (32bitsou 64bits) ou Mac. Se forem já utilizadores desta versão basta que procurem a actualização.
Estas duas novidades colocam o Chrome num degrau mais perto do topo na corrida desenfreada que a Internet tem assistido. Cada vez mais se está a tornar um browser unificado e que podemos usar em qualquer PC, onde facilmente podemos aceder aos nossos dados, ferramentas e configurações. Passaremos a ter uma experiência de utilização uniforme e sem necessidade de estarmos a mudar os nossos hábitos.
Artigos relacionados:
- Chrome – Novidades na sincronização
- Melhorado suporte Flash no Chrome
- Chrome – Novo separador de favoritos
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download: Chrome 6.0.437.1 Windows Download: Chrome 6.0.437.1 Linux [32bits | 64bits] Download: Chrome 6.0.437.1 Mac Homepage: Google Chrome
Este artigo tem mais de um ano
Estava aqui a lembrar-me. Já sairam os resultados do passatempo samsumg?
Google Chrome rocks!!!!!!!!!!.
Vamos lá ver que lança primeiro numa versão estável, se o Chrome 6, ou se o Firefox 4 🙂
E em termos de segurança, isto é seguro? É que a Mozilla faz muito esforço para assegurar a segurança dos utilizadores… A Google também o faz, mas o Chrome…
O Chrome é o browser mais seguro do mercado graças à sua Sandbox… É claro que nestas builds DEV existem algumas falhas em relação às Stable, mas quem não arrisca não petisca…
Cada dia que passa mais o Google potencia o seu browser, a cada versão (lembro que vai na versão 6) aparecem novas funções, esta é uma novidade sendo nativa, como foi a sincronização de favoritos (entre outras), destacando-se do seu mais directo rival, o Firefox. 🙂
É a Google a canibalizar o mercado que ela própria “ofereceu” ao Firefox 😉
“Don’t be evil”
Essa do “ofereceu” tem uma piada do caraças 😆
Não percebo porquê a piada, se bem me lembro a Google doou bastante dinheiro à Mozilla..
Ninguém dá nada a ninguém 😛
Já pensaste na razão pelo Google ser a pesquisa pré definida no firefox e porque é que a página “default” do firefox é uma também da Google ? 😉
Exactamente, é como o s4t diz. A Google PAGA o que deve pagar pela publicidade que o Firefox fez e AINDA FAZ ao Google. Não há aqui passado: é presenta, a Google paga à Mozilla aquilo que lhe deve, graças ao acordo que têm. A Yahoo também paga à Opera, por exemplo.
Yep, o Sapo também “doa” recursos ao pplware e a empresa em que trabalho também “doa” dinheiro para mim. 🙂
Claro que é piada, mas é curioso ver como é poderoso o “campo de distorção de realidade” do Google. Perto dele, o do Steve Jobs é bem fraquinho. 🙂
Ai Google Chrome.
O Quanto me lembro do dia do teu lançamento que fiquei logo apaixonado por ti!
😛
Por acaso esta funcionalidade já me fez falta. Quando ainda usava o firefox, tinha uma extensão só para sincronizar extensões. Agora vai dar uma ajudazita.
Para quem nao conseguir descarregar:
http://download.softpedia.com/dl/251fb02e9ebf8734b5f8ea16af78e84d/4c1b6aeb/100108166/software/internet/browser/chrome_installer_dev6.exe
Problema:
comigo não aparece a opção “Extensões”, vá lá saber-se porquê… Tenho “Marcadores”, “Preferências” e “Temas”. Quando a “Extensões”… nicles.
Fizeste o procedimento descrito no artigo?
Que versão tens? Se não for a 6.0.437.1 nem vale a pena pensares nisso.
E mesmo que seja a 6.0.437.1 tens de adicionar a flag ao comando de arranque (–enable-sync-extensions).
desculpem la a ignorancia.. mas como é que isso se faz?
obrigado
Basta clicares com o botão direito no atalho que usas para entrar no chrome -> Propriedades. Na caixa de texto à frente de “Destino:” tens o caminho para o executável da aplicação. Basta deixares um espaço e escrever lá o tal argumento (ou flag). Clica OK e está pronto. Depois já podes activar. Não sei é se te servirá de muito, é que aqui não funcionou.
O Google em ano e meio fez mais pelos browsers que o internet explorer em uma década!
Estas novas funções vieram mesmo na hora “H”! Extensões sincronizadas era o que mais me fazia falta (pois tenho uma catrafada delas) e instala-las nos PC’s que visito era uma seca enorme!
Note-se que esta nova sincronização tem falhas, e não são poucas.
Nota também para uma alteração na interface do Chrome: Agora o botão “Stop” já não aparece no fim da Omnibox mas sim “fundido” com o botão “Reload”… quando está a carregar uma página aparece o Stop, quando está em “idle” aparece o Reload.
Pelos vistos tem mesmo falhas. Aqui não sincroniza as extensões, mesmo lá com a informação “Última sincronização: mesmo agora.”
Defini correctamente o argumento, activei a sincronização das extensões e já reiniciei várias vezes, em ambos os PCs.
Alguem teve problemas a fazer o update? Eu tenho a 6.0.427dev e ele não faz o update para a nova versão.
Já fez o update mas nem disse nada… não gosto de silent installs
Já não há disto no Opera há bastante tempo?