Google Big Brother?!?
Não será demasiado afirmar que, cada vez mais somos um alvo mercantilista sob mira dos produtos que satisfaçam a nossa gula. Assim, não me surpreende que o passo seguinte será o devassar da privacidade de cada indivíduo. O Google está a desenvolver e a testar um sistema que através do nosso PC consiga “ouvir” o som de fundo e identificar sons para traçar um perfil de consumidor, gerando com isso publicidade dirigida a esse consumidor. Esta técnica já usada em estudo feitos baseia-se numa premissa que relaciona o ver televisão e usar a Internet criando assim a tal sincronia que permite a recolha sonora.
O núcleo do sistema funciona de forma parecida ao serviço de musica Shazam que identifica a musica a tocar servindo-se de um telemóvel e depois envia ao “ouvinte” uma SMS com o nome da música. Em vez de música e telemóveis o sistema do Google usa os computadores portáteis ou de secretária para ouvir o som ambiente num quarto ou sala. Cada frequência de áudio da televisão tem um valor único, como se fosse uma impressão digital áudio, que pode ser comparada numa base de dados que contenha sons televisivos. Gravando o som em redor de 5 em 5 segundos analisando-o, o sistema pode identificar que programa televisivo está a ser visto. Então o próprio programa começa a procurar informação e conteúdos. Pode mesmo personalizar os anúncios. Põe exemplo o sistema reconheceu que está a ver um filme de acção, então o seu pc poderá mostrar logo de imediato publicidade sobre cinemas ou clubes de Vídeo.
Os investigadores acreditam que o mercado de publicidade televisiva, apostaria neste produto, como foi apostado na actual mecânica que o Google usa para publicitar na Web, junto do seu motor de pesquisa. Mas eles não se ficam por aqui, o futuro ilumina-os para uma forma de juntar numa rede social pessoas com as mesmas preferências, podendo mesmo usar um chat para discutir e relançar mais perfis de consumidores. Claro que tudo se apruma para a nova forma de obter conteúdos televisivos no futuro. Se pensarmos que num futuro breve teremos um estúdio multimédia onde tudo se relaciona, televisão, rádio, Internet, vídeo, faz sentido ter uma ferramenta que esteja presente gerindo a preferência do utilizador. Será esta a evolução do mundo Google?
Fonte: BBC News
Este artigo tem mais de um ano
A ideia é genial e o nosso futuro caminha mesmo para isso, mas acho que é algo muito complexo, porque as pessoas têm inúmeros gostos, e depois também as alterações de humor, um dia tas todo “romântico” no outro dia não tas para ai virado.. lol “e o Google a encher-te de musicas de amor… mas concerteza a ideia, é saber algo de uma forma mais superficial os nossos gostos, e como tu dizes, “encher-nos de produtos que satisfaçam a nossa gula”..
[]’s
Sim e no seguimento disso irão identificar aromas para nos inundar de publicidade a perfumes, comidas etc. aliás parece que já há testes de tvs que emitem cheiros.
Se isto for para a frente la terei que deixar de usar o google.
Que grande abuso!!!!!
Hugo, o problema não é assim tão superficialista. Especialistas fazem-nos uma análise comportamental e tiram-nos o perfil, como se faz aos assassinos sabendo exactamente quais são os n/ hábitos.
Todos nós já prenchemos dezenas de e-mails e k depois confluem
p/ várias bases de dados disponíveis p/ quem as quiser. Os spams são 1 primeira fase desse estágio. Um dia destes seremos localizados por GPS e por aí adiante. Quem quiser fugir ao big brother, vai se esconder e virar clandestino…
Se o caminho do google não inverter esta tendencia ,pessoalmente deixarei ate de usar o motor de busca,que é actualmente a unica ferramenta google que considero +- segura.Ou então abdico de um pouco de velocidade e passo a usar camuflagem de ip.
Cumprimentos
Que estupidez……………..
Muito desenvolvimento, trz às vezes cenas muito parvas…
Esta é uma delas..
Creio que é uma tecnologia excelente, mas concordo quando dizem que é evasiva! Eu não gostaria de ter meu perfil traçado.
Como disse Hugo Sousa, as vezes estamos “romanticos” as vezes deprimidos que a música que ouvimos sempre mostra nosso estado de espirito. Se eles captarem o som vão saber como estamos hj e mostrar publicidade para seu estado de espirito atual.
Creio que para não sermos analisados basta desativar o microfone do computador!
Podemos ter um problema serio de segurança com essa identificação, existe uma pesquisa que diz que o som do teclado do computador revela informações digitadas (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19008.shtml)
Ai Ai Infelzmente até o Google já se rendeu ao divertimento para os pobres de espirito e de valores a par dos virus o Google está mesmo a perder pontos.
Bem Haja
Varlos
Isso é muito confuso….
Se você for analisar você pode achar vários objetivos diferentes para esse projeto do Google, e também qualidades e defeitos…
Prefiro não declarar muita coisa sobre isso pois não posso acusar eles sem ter alguma real razão…
Tudo se faz por mais $!!!!!
Iv@n
(Com licença Vitor e commentators:
BRA 7 x PT 4 eoooooooeooo!!!! e com “chapéu”)
É apenas a transposição do que já existe para a realidade cibernética!
Os cartões de fidelização dos hipermercados acabam por fazer o mesmo.
Ao associar as compras que fezes ao teu cartão estão a criar o teu perfil de cliente e acabas por receber publicidade dirigida.
Chegam ao caricato de te informar que desta vez te esqueceste de comprar o produto X ou que à mais de N dias que não compras o produto Y.
Preparem-se que mais dia menos dia todos nós vamos ter “ficha”.
E também, com o rasto que deixamos não é dificil.
É por isso que de cada vez que me tentam “vender” um cartão desses levam com o meu direito à privacidade.
Até o raio do rendimento familiar querem. Ai levam mais uma vez com o não!!
Vão resistindo enquanto podem que eu vou tentar fazer o mesmo.
Abaixo o Big Brother!!!! Heheh, mas o verdadeiro, o do Jorge Orwell e não o da estação de TV.
@Pedro
Tens razão excepto no que toca a rendimento lembra-te que os cartões dos hipermercados também são cartões de crédito, eles só se estão a assegurar que o cliente pode pagar o plafon atribuido
A não ser que te refiras ao cartão do minipreço que é somente cartão de desconto esse eles dão a qualquer um e pelo valor dos descontos em causa vale mesmo a pena E já agora abaixo o Big Brother o do 1984 George Orwell e também o formato televisivo.
Bem Haja
Carlos
@Carlos,
Referia-me a algo do tipo “cartão familia”, esses cartões não me parece que seam de credito. Apenas servem para acumular pontos para depois ter desconto em gasolina ou em novos produtos.
Mas na verdade estão a traçar-te o perfil para depois de direccionarem publicidade que na realidade não pediste, ou para te ligarem da empresa X para te venderem o que o teu perfil de cliente definir.
Compras uma impressora, mandam-te publicidade de tinteiros e de papel e por ai fora.
Eu também entendo que posso estar a ter uma visão muito negativista da “coisa” e que até possam existir vantagens nestas tecnologias, mas para mim não são assim tão evidente e eu preso e muito a minha privacidade. Já bem me basta o que sou obrigado a revelar sem querer
…acabou de vez a privacidade!
Não brinquem comigo…. Acho isto uma abuso inqualificável.
Qualquer dia, assim que enchermos os pulmões de ar pela 1ª vez, implantam-nos um processador no cérebro com um porto Wi-Fi e é só inundar com tralha e mensagens sugestivas.
Livra!!!!
Escutem o barulho de fundo do local onde tenho o PC, escutem. Ouvir o Hino do FCP em loop o dia todo não faz mal a ninguém 😛
Estas potencialidades impressionam tanto como assustam.
Pois é cristianíssimos amigos, mas a verdade é que somos fracos e poucos a queres combater o rumo, o leito deste rio. Para o conseguírem acenam-nos com uma mão aberta, cheia de oportunidades e com a outra aberta cheia de pedidos, por vezes nem damos conta do que oferecemos na mão aberta dos pedidos, ofuscados pelo latão que brilha como ouro!!!
duvido que a humanidade permita tal coisa, as pessoas aos poucos vão-se apercebendo das manobras das empresas e lutam contra elas invalidando-as. se o google lançar algo que seja conhecido como tal, e que possa prejudicar o consumidor e identificar a pessoa ou onde ela está etc, os seus milhoes de utilizadores vao certamente revoltar-se e acabar com as pesquizas no seu tão avançado sistema e sistemas mais simples voltarão a ser utilizados e a ser a raiz da internet, e nessa altura o google nao irá voltar atrás. Eles tem analistas e malta que sabe o que faz e que ganha mt dinheiro, talvez estejam a desenvolver esse tipo de aplicações para estudos relacionados com policia e afins, e nao significa que depois os ponham mesmo em pratica.
e outra coisa, para tal, é preciso ter um microfone activado, arrancando-o o problema estará resolvido, certo?