PplWare Mobile

Google acusa Microsoft de copiar resultados de pesquisas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Jorge Rodrigues says:

    mais uma para a caixa não? …

  2. Mesmo que Microsoft copie os resultados da Google nunca chega aos calcanhares do motor de busca da Google.. 😀

  3. bigkax says:

    “O teste foi realizado com centenas de termos e apenas foram encontrados uma dúzia deles copiados”

  4. Redin says:

    Caíram na velha ratoeira do chamado “HoneyPot” como se faz aos spammers.

  5. eu nunca tinha reparado mas já um amigo me tinha dito que desconfiava. como uso pouco o bing nem dou por ela.

  6. Nuno Morais says:

    Isso não sei se é assim tão realidade como dizem!!! Sem saber se pode ter a ver, a indexação de um website neste momento é muito mais rápido no bing (caso seja novo). Mas este tipo de disputa sempre existirá!!! Concorrência…

  7. Sheldon says:

    O que é Bing?

    bazinga!

  8. TopPlus says:

    Acho que a Google não tem “boca de abrir” apesar de continuar a ser o melhor na minha opinião, cada vez mais desconfio da “veracidade” dos resultados. Rumores de dar melhor ranking a determinados sites consoante pagamento sem avisar que é publicidade.

    O Bing ainda cotinua fraco apesar de ser rápido. Por exemplo experimentem a pesquisar “office”, o primeiro Hit uma loja de sapatos para escritorio, lol.

  9. Carlos says:

    Uma queixa “mamã, mamã, estão a roubar o meu conteúdo!” vindo duma empresa que faz fortunas às custas dos conteúdos dos outros não deixa de ser irónica.

    • STP says:

      Sim claro, se tu tivesses criado um algoritmo todo XPTO, etc, que tenhas investido muito tempo nele e depois vem um gajo que te o copia e usa.

      Ias gostar disso? Sendo tu milionário ou não?

      Eu não ia…

      Penso que nunca tenhas programado ou que percebas o quão importante é quando fazes um algoritmo de algo que seja mesmo muito bom e depois venha alguém com o “deixa ver como fizeste” e ele num minuto fica a saber o que tu demoraste 1 dia a fazer, por exemplo.

      É como dizem, depois de ver algo feito, parece sempre fácil de fazer.

      • Carlos says:

        Como a única coisa que ficou demonstrada no caso foi que eles podem falsificar os resultados da pesquisa sempre que quiserem, coisa que *sempre* negaram e disseram que era absolutamente impossível fazer, não faço ideia do que o resto da conversa quer dizer…

    • Fábio Rocha says:

      Até parece que a google rouba conteúdo a alguém lol.
      A google ganha principalmente em publicidade, ou seja, prestação de serviços.

      Não é por mostrar o teu conteúdo que ganha dinheiro, mas sim por tu pagares para eles mostrarem. É bem diferente e não vamos confundir as coisas.

      • Carlos says:

        Se calhar estou a ficar [ainda mais] disléxico mas onde é que eu disse que rouba alguma coisa?

        São eles que fazem os sites que indexam? que fazem os conteúdos todos que analisam para gerar publicidade relevante? Mas são eles que ficam com a maior fatia do lucro quando alguém clica nos anúncios deles, isso é certinho!

        • Fábio Rocha says:

          Sim, e a google por ter lucros é de facto de muito mau carácter. Não será esse o objectivo de uma empresa?

          Eles não fazem os sites que indexam, e directamente não ganham nada em indexar sites. Assim como qualquer pessoa pode bloquear o google de indexar o seu site.

          Quanto à publicidade repito que é um serviço que eles prestam. A senhora da frutaria também não tem nenhum pomar e no entanto vende a fruta.

    • LOL says:

      Eles fazem pesquisa, pk não aceder a uma fonte mais fiável que não a deles? Eles não fazem o mesmo que a google faz para outras coisas? O google não querer a mamã, mas ele quer é mesmo a mama… 😉

  10. Trimegisto says:

    Isto não passa de mais uma pequena escaramuça numa guerra aberta que dura há anos.

    A verdade é que a Microsoft só recentemente se interessou pelo enorme mercado publicitário que gira à volta dos motores de busca e tenta agora desesperadamente comer uma fatia do bolo que a Google tem quase por inteiro.

    Convém relembrar que quando o Google surgiu, existiam outros motores de busca com grande relevância, como o Excite, o Altavista ou mesmo o Yahoo.

    O problema é que alguns destes portais foram catapultados para níveis de destaque artificiais no meio da grande bolha especulativa que arrasou o mercado tecnológico há cerca de uma década atrás. Enquanto metade destes negócios se afundava o Google impunha-se pela qualidade dos seus algoritmos e pela eficácia dos seus metacrawlers.

    O resultado é o que temos hoje; o Google lidera pela qualidade indiscutível dos resultados produzidos. Mas é claro que se trata de negócio e há que agradar a quem paga mais…

  11. Michi says:

    Epah.. isto no mundo tudo se copia.
    A começar nas letras e a acabar nos números.
    Qualquer dia ninguém pode escrever/dizer nada que é registado/copyright pelo Adão e Banda Eva, ou se preferirem pelo Luiz VaZe De CamóneiZzz 😛

  12. The STK says:

    Não vejo grande fundamento, como são feitos com o mesmo propósito, é óbvio que possam ter resultados semelhantes… o que diferencia não são os resultados, mas a inovação na forma comom são apresentados, e nisso a google reina e continua a inovar.

    • Desculpa discordar, nem uso muito o bing mas a nova pesquisa de imagens da google (sem fim de página) é copiado do bing, o bing tem uma página com uma foto ( sempre teve) e agora já é possível fazer no google.

      Em relação a pesquisas o Google é melhor, mas o Bing também é uma óptima ferramenta.

    • lumitoro says:

      Pelo que percebi o que está em causa não são resultados parecidos mas sim links para sites que não existem na net mas foram introduzidos nos resultados de pesquisa de certas palavras no google. Então se eu introduzir nos resultados do meu motor de busca um link de um site que não existe quando procuro por “roubalheira” e esse mesmo link aparece nos resultados de um concorrente quando uso a mesma “roubalheira” então estamos perante uma roubalheira.

  13. Ricardo says:

    Por acaso até gosto do bing, mas a google é melhor, pelo menos esta é a ideia que me dá.

  14. kekes says:

    Fixe… Se os resultados forem os mesmos vou começar a usar o Bing xD

    Kidding xD mas tenho acerteza que a Microsoft não anda simplesmente a copiar os resultados assim do nada. O mais curioso é que nenhuma das empresas envolvidas são santas e parece-me mais uma guerra de tentativa de descredibilização de uma a outra que outra coisa.

  15. Lopes says:

    se isto for verdade não ficará nada bem a um gigante Microsoft precisar de usar outras procuras para ter os seus resultados

  16. Trimegisto says:

    Mas alguém terá a ousadia de pensar que a Google chegou a este nível de supremacia apenas por acaso?

    Os algoritmos de busca são superiores! Os metacrawlers são mais eficazes! A gestão de topo da empresa tem sido direccionada de forma muito inteligente! Isto tem sido o seu core business!

    Se a MS copia ou não é algo distinto, o que é inegável é a superioridade da Google no que diz respeito a resultados.

    Por outro lado, e uma vez que é gratuito, não faz mal procurar informação nos dois portais até porque, ao contrário do que esta notícia possa levar a crer, os resultados são distintos.

  17. João Pinto says:

    O termo “copiar” é subjectivo face ao que foi exposto mais detalhadamente sobre este assunto. O que se passa é que o IE ou a Bing toolbar (não sei exactamente qual) recolhe os clicks dos utilizadores em páginas, estes dados são em seguida utilizados pelo Bing para organizar o seu índice. No caso o honeypot funcionou porque foi feita a busca no google e clickados os resultados utilizando IE+Bing toolbar.
    É subjectivo alegar que o Bing está a copiar resultados do Google uma vez que este tipo de técnica é frequentemente utilizado noutros contextos sem a mesma conotação.

    • Ricardo Rosário says:

      Mas eu uso o Firefox e sou contra todo o tipo de “Toolbars”! Mesmo assim a Microsoft consegue saber onde eu clico? Parece-me então uma violação da minha privacidade! Ou então a teu raciocínio não está muito correcto.

  18. Carlos says:

    Ja estou mesmo a ver a microsoft armadilhar o bing para quando se procura por fritzfrook mostrar como primeiro resultado o site da microsoft e pedir aos seus funcionários para com o chrome ou a google toolbar no ie irem ao bing fazer essa pesquisa…

    Eheheheh!

  19. STP says:

    Bing? What is that?!

  20. user says:

    Sempre que me aparece o Bing a frente… a unica coisa que pesquiso la e por: Google 😀

  21. Nuno José says:

    Mas qual é o espanto tendo em vista que a M$ TUDO O QUE SEMPRE FEZ foi copiar outros.

  22. L.Mata says:

    Nao uso google a muito tempo. O que posso dizer é que o Bing é neste momento um motor bem mais interessante do que o Google em muitos aspectos. Mas como não sou de guerrinhas de sistemas e muito menos de motors de busca, o desafio que deixo é,… experimentem. Falar sem ter conhecimento do que se fala é o pior que há.

    Por mim não me importo que a MS recolha dados de pesquisa no google. Se a propria google fez isso durante muitos anos a monitorar o que os utilizadores faziam com as suas toolbars invasivas… estoume pouco lixando se a MS usa a mesma estratégia. Eu não uso as barras de nenhum deles.

  23. Rasinc says:

    Mas qual é o espanto tendo em vista que a M$ TUDO O QUE SEMPRE FEZ foi copiar outros. 2

  24. L.Mata says:

    Para os senhores que dizem que a MS só copia leiam isto:
    http://www.winbeta.org/?q=news/bing-vp-we-do-not-copy-google-period-full-stop

    E isto:
    http://www.bing.com/community/site_blogs/b/search/archive/2011/02/02/setting-the-record-straight.aspx

    Para quem é perguiçoso, isto levanta o veu de que na realidade quem anda a copiar é a Google e o que eles fizeram foi basicamente algo que se denomina por “Click Fraud” que é algo que todos os motores de busca estão sujeitos.

    E agora para quem gosta de continuar estas discussões, espliquem aqui à malta… quem anda a copiar quem?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.