Gmail Offline
De Thiago Augusto para o Pplware Hoje já falamos aqui no GDrive, uma novidade interessante e muito promissora que potencia novas oportunidades e funcionalidades. Mas... duvidaria se alguém lhe dissesse que poderia ler o seu correio electrónico do Gmail sem estar ligado à Internet? Pois é, em breve isso será possível. O Google revelou novidades que vão permitir aos utilizadores aceder à sua conta no Gmail offline.
Embora a era da Internet esteja a caminhar para o ‘cloud computing’, como potencia o serviço GDrive, o Google vai pelo lado aposto pelo menos com o Gmail.
Com a massificação do uso de portáteis os utilizadores saltam de rede em rede para ter acesso à Internet. E nesse intervalo a ligação é quebrada até que uma nova rede esteja sincronizada. Também podemos ficar sem serviço se uma ligação cair e nos deixar temporariamente sem acesso.
Foi a pensar nisso que o Google deu mais um passo inovador no seu serviço de mail, criou o modo offline!
No blog do Gmail, um dos engenheiros da Google, Andy Palay, diz que hoje em dia o email pelo browser é bastante útil, mas muito dependente de uma ligação. Para acabar com esta lacuna, o Google criou o Gmail offline onde poderá ter acesso ao seu correio electrónico normalmente e ler as suas mensagens mas em modo offline.
O processo funciona da seguinte maneira: o Gmail usa o Gears para armazenar as suas mensagens no disco rígido. Enquanto está ligado o Gmail sincroniza as suas mensagens com o que está no disco rígido, se perder a ligação ele automaticamente entra em modo offline.
Pode fazer tudo como de costume, ler e enviar emails, mas as mensagens só serão enviadas e sincronizadas quando a ligação for restabelecida. Seria algo como o velho Outlook do Windows ou o Live Mail. Mas a vantagem do Gmail offline é que não precisa de um software adicional, com longas configurações, para descarregar as mensagens.
Isso tudo está em fase de testes no Google Labs, mas alguns ‘sortudos’ do Reino Unido ou dos Estados Unidos, poderão aceder a esta ferramenta através do separador “Labs”.
Se não o conseguir ver siga os seguintes passos:
- Clique em “Definições” e clique no separador “Labs”.
- Seleccione “Activar” próximo do “Gmail Offline”.
- Clique em “Guardar alterações”.
- Após recarregar o browser, verá um novo link "Offline0.1" no canto superior direito da sua conta, ao lado do seu nome de utilizador. Clique nesse link para iniciar o processo offline criado e o download Gears caso não o tenha.
Este artigo tem mais de um ano
Hum… sempre a esticar os limites 🙂
Boa funcionalidade 🙂
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Esta aplicação ainda não está disponível na versão portuguesa.
Google sempre na vanguarda!
Não percebo esse tipo de serviço. Será que a Google está a ficar sem ideias?
O meu e-mail offline já eu tenho, caneco. Basta usar um cliente de e-mail. Sinceramente, não vejo qualquer interesse em tal.
E já agora que longas configurações são necessárias para que, por exemplo, alguém tenha o Mozilla Thunderbird a correr às mil maravilhas e aceder e ter o seu e-mail na conta gmail?
Excelente! Só tem o problema de que guarda todos os emails com menos de um ano :/ o que no meu caso sao mesmo muitos 😐
Espero que no futuro de para configurar..
Só um aparte, se o Labs apenas esta disponível em inglês fazia mais sentido que as vossas instruções finais estivessem em inglês.
Isto é tudo muito bonito mas seguindo as instruções de cima não vejo nada!!! A aba de LAbs nao encontro, e quando mudo pa inglês aparece so não aparace o Gmail Offline!!!!
Alguem me ajuda!!!!
Pergunto também se depois de activar em ingles funciona se mudar novamente pa portugues?
Cumps
Gmail offline nao é vantagem nenhuma.
ahh deixa ca pensar… Outlook? será que não é igual ao gmail offline? lol
é so mais uma funcionalidade para o gmail, mas nao axo k seja grande inovação
A mim parece-me ser uma boa iniciativa, embora não me pareça que a vá utilizar xD
@Carbera
Mesmo para a língua inglesa, as funcionalidades do GLabs são oferecidas aos poucos, e não a todos de uma só vez. Terá de aguardar, talvez até alguns dias.
Só depois de um certo tempo serão implantadas para todos. Foi assim também com a funcionalidade de incluir cores nos marcadores, por exemplo.
Emerson_ – Obrigado
Depois de Activar na ligua inglesa ela continua activa quando mudo para portugues novamente?
Cumps
não existem milagres, lol…
é um escândalo, como é k podem aplaudir uma cena destas, mais um golpe de publicidade, a google realmente é levada as costas por mta gente…
eu admirava-me era se pudesse receber e ler ou mandar mail´s quando estivesse offline… isso é k era uma invenção… mas como disse, não existem milagres…
correcção á minha ultima intervenção… “receber ou mandar mail’s quando estivesse offline”
quer dizer, também não se pode inferiorizar uma adaptação como esta, é uma boa alternativa ao thunderbird, outlook, etc. etc.
é um bom trunfo para o gmail neste mercado do correio electrónico. =P
Muito bom, sim senhor… Provavelmente a google quer substituir os abituais clientes de email. Contudo acho que é uma boa tecnologia e pode ser aplicada em outros campos da Internet. Pode ser util…
Continuo a preferir um bom cliente de email
Alguém já conseguiu usar isto ??
Inscrevime no Google Gears mas não tenho a opção Offline no Gmail… apenas no Google Reader, por ex.
Epa qual é o problema das pessoas? Isto sao tudo serviços gratuitos e disponibilizados para toda a gente, qual é o motivo para reclamar mesmo?
Até parece que o google tem obrigação de fazer o que quer que seja para quem quer que seja, ou até que obriga alguem a usa-los e que tem que passar pelo controlo de qualidade.
Deixem de criticar só porque a funcionalidade parece não tão útil. Eles não o faziam se não tivesse algum propósito e mesmo que nao tenha, mal tambem não faz. Não é como se eles tivessem a cobrar, de qualquer maneira.
E já agora, pra quem diz que “ah, prefiro um bom gestor de mail”, não tenho nada contra, compreendo completamente, mas tenho 2 coisas a dizer.
Uma, no mundo também ha quem prefira gestor de mails nenhum para alem do webmail pelas notorias vantagens de mobilidade. Já agora o webmail do google é o melhor que já alguma vez foi criado e desafia na boa “um bom gestor de mail”, quer em materia de spam, organizacao, inovação, escrita e até actualização de recepção. ajax rulez.
Duas, vocês tem mesmo acompanhado o historico do Google ultimamente? Será que ninguem reparou que tudo que o G tem feito nesta área é exactamente no sentido de quebrar dependencia de software e oferecer funcionalidades acrescidas sem ter que instalar nada para alem de um browser e um possivel plugin, atingindo assim um maior potencial de mobilidade? Até aqui era preciso sempre instalar tralha extra no pc e configura-la. Not anymore e estou agradecido por isso.
Quanto a este serviço, consigo perfeitamente ver a utilidade. Vamos supor que tenho aí 1h de viagem num autocarro ou equivalente e tenho uma porrada de mails pra mandar. Porque não aproveitar o tempo que vou estar parado sem net no autocarro pra mandar os meus mails todos? Quando ligar o pc à net sao todos enviados, mas entretanto ja poupei tempo. Claro que um gestor de email tb faz isto, mas agora esta função tambem esta disponivel a quem nao usa, por motivo X, gestor de mail. E se reside a duvida existencial do porque nao usar um gestor dou como exemplo os netbooks com muito pouco espaço no disco pra andar a descarregar mail.
Desculpem la o desabafo mas irrita-me mesmo. Que lata, é disponibilizado uma porrada de serviços altamente e gratuitos e ainda se critica quem os faz quando aparece um que aparentemente menos gente irá usar. Que ingratidão, sem moral mesmo. Nunca ouviram dizer que a cavalo dado nao se olha ao dente? Venha de lá tudo que o G tem pra oferecer. Quem nao gosta, nao usa e acabou.
Muito bom para mim que não gosto de gestores de e-mail.
Mais uma aplicação para juntar ao GMailMonitor. 🙂
Já faço isso há muito tempo …. no Thunderbird. Já mudei de OS principal de windows para linux e mantive todas as configurações e mails sem qualquer problema, não vejo a razão de tanto espanto.
@António Coutinho
Não gostas de gestores de mail mas é exactamente isso que vais usar quando usares este serviço do gmail, só muda o nome para gears.
Eu confio mais no Thunderbird ou outro gestor conhecido e testado que num novo gestor de mail que está a aparecer agora, mas cada um usa o que quiser.
Confesso que há uns meses deixei os clientes de email. Uso um sistema de contas do GMail que por sua vez descarregam (dependendo dos assuntos e endereços) as mensagens noutras contas até uma única que é a conta “mãe”.
Utilizando o apps do GMail posso centralmente gerir todas as mensagens que me chegam, depois basta etiquetar e assinalar como lidas ou prioritárias (com estrela). Após isso, com os assuntos tratados envio as mensagens para o “Arquivo”, ficando somente as mensagens importantes na frontpage.
Agora com este novo serviço posso tranquilamente gerir as mensagens e responder mesmo sem ter de ligar a net.
Deixei de ter um ficheiro do Outlook com mais de 2GB permanentes no disco, com todos os inconvenientes e problemas que ao longo do tempo iam aparecendo.
Quando se precisa enviar varias fotos pelo gmail, usando a webpage, ainda so se pode adicionar uma a uma? Se assim for, ainda vejo grandes vantagens em ter um email client no pc.
Só uma questão, se nos roubam o portatil vao ter acesso aos emails? É bom que os emails fiquem encriptados no disco!
Sim uma boa funcionalidade e nenhuma novidade. Quem usa programas de correio electrónico ja tem acesso ao gmail offline . Tanto marketing :).
O que o pessoal quer é o tal chamado Gdrive.
Fiquem em bem.
Excelente dica. Muito útil…
Abraço,
——–
http://www.best-cine.com/
Com os limites diários impostos (devido ao lixo que circula na net), não sei que o GMAIL terá grande futuro.
Neste momento não vejo a minha vida profissional sem o Gmail. Para além do espaço, é o único serviço que me permite, quer no computador, quer no telemóvel, quer num iPhone, pesquisar tudo o que recebi desde há mais de 4 anos. E no meu caso, tenho uma conta Gmail com 25000MB, é um sonho tornado realidade. O modo offlne, neste momento já está a ajudar. Na escola, no shopping, não ter internet não significa deixar de poder organizar os emails. Começo a ter o poder nas minhas mãos!
Malta quem está com dificuldades em usar isto terá de por a sua versão do Gmail na linguagem Inglês US depois ir ao Labs e é logo o primeiro item.
Settings –> Labs –> Gmail OffLine
Depois seleccionar Enable e em baixxo save.
Podem depois mudar o idioma para Português novamente que a funcionalidade fica lá na mesma, tal como acontece com todas as outras funcionalidades do Labs.
A minha opinião relativa a este serviço:
No trabalho uso o Outlook 2007 e detesto, em casa uso somente o Gmail online com conta primária a receber mails de outras contas minhas que usam google apps, etc. A gestão é boa com as ferramentas que a google disponibiliza, mas espero agora com o Gmail Offline tirar mais partido disso.
Próximo passo é ir ver se isto funciona no Linux quando chegar a casa…
há cado comentário. epah, não gostam não metam.
eu cá mesmo não sendo nenhuma coisa por aí além, acho bem. posso abdicar do thunderbird? melhor, mais um bocado de ram livre. se fizessem anti-virus, gestores de download, etc etc tudo por browser e que diminua o consumo do pc. maravilha.
tudo manda vir com o vista porque usa muita ram…mas depois uma inovação que pode libertar alguma…ah, que treta isso não é inovar…bla bla
@Kayn
Se n te importas faço minhas as tuas palavras. Uma sintese de óptimas conclusões e realidades.
@Vitor M.
Isso sim, é saber gerir uma conta de email. Tal e qual. Nada a acrescentar…
@David Branco
Bom inform. Era esta a duvida, na generalidade, q persistia. Thanks pelo “how to”.
Em conclusão gestores p/ quê. Só se for p/ a conexão ao PDA.
Mais, ainda está p/ nascer uma conta de email q supere o Gmail !!
Para mim a grande vantagem é que ninguem fica dependente de nada. Não é necessario nenhum cliente de email para fazer isso. Além disso hoje em dia isso deve ser muito util para aqueles que passam por cybercafes. :-p
Saudações!
Sempre uso Outlook, agora atualizado para Live Mail. Tenho as minhas contas do Gmail em POP no Live Mail. faço exactamente como o Vitor. Mas agora com este novo serviço do Google, ficou muito mais fácil e agradável, onde posso usar meu webmail favorito no meu browser favorito.
Há quem prefira continuar nos gerenciadores comuns, mas na minha opinião é o único website que conheço que está no modo offline onde clico em qualquer lugar, que está a funcionar. Quando online novamente, ele sincroniza tudo.
Very cooooooooool! . . . . . . \o/
@TuTu
apenas dizer-te que resolves facilmente o teu problema criando um arquivo .rar; .zip; .tar; etc; onde podes juntar as tuas fotografias todas e até outros ficheiros. Assim, se quiseres enviar 100 fotografias, podes somente adicionar um anexo ao e-mail.
Espero ter ajudado.
Alguém usa o Hotmailforwarder para transferir, automaticamente, o correio que chega a uma conta hotmail para uma conta gmail ?
Funciona bem ? Transfere as mensagens logo que são recebidas ou é uma vez por dia ? É seguro ?
Para os utilizadores do Crome estejam atentos a isto: http://www.zdnet.com.au/news/software/soa/Chrome-Firefox-get-clickjacked/0,130061733,339294633,00.htm?feed=rss
Uuuupppssss…
http://www.paulspoerry.com/2009/01/29/offline-gmail-is-it-secure/#more-921
só uso isto quando os files ficarem protegidos! é uma vergonha!
@Lince: esgass… vai la vai… ja estou a ver a malta a andar a procura dos ficheiros nos pc dos colegas da rede a sacar passwords e afins… ta bonito ta.
Há um serviço de email que pode ter interesse, mas não muito.
Suponham que, por qualquer motivo, querem que as pessoas vos possam enviar emails mas não querem indicar a vossa conta de email.
Fácil. Dão o endereço – por exemplo, no vosso site/blogue – de uma página da internet com um formulário através do qual os interessados enviam a sua mensagem, que é reencaminhada para a vossa conta, por exemplo no Gmail.
O serviço chama-se whspr.me!
Abrem uma conta whspr.me! com uma duração até um ano, a que associam a vossa conta de email, por exemplo no Gmail. Recebem um email com o endereço, para publicarem, da página web que tem esse formulário. O formulário tem campos para o email de quem envia a mensagem (para poder ser contactado posteriormente) e serviço reCaptcha.
Segurança. Pois … isso, não sei. Vi no Lifehacker
Qual é a diferença entre criar uma conta whspr.me! e uma conta “junk” Gmail ? Bem … não é muita. Mas facilita a vida a quem quer enviar-vos o email e o reCaptcha assegura que não recebem “spam”.
isso queria eu
GMAIL off-line para que? Perca de tempo senhores…. então já não existe o outlook express à muito tempo? Parece impossvel…. com o que vcs perdem tempo….