PplWare Mobile

Portugal: Gatos vão ser obrigados a ter chip até 2021


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Fixo says:

    Os cavalos nascidos em Portugal têm que ter microchip, se forem transportados a polícia pode controlar.
    Nos cães também é obrgatório – o veterinário não pode vacinar contra a raiva pela primeira vez sem implantar o microchip.
    Nos gatos tem sido voluntária. Se não há vacinação obrigatória para gatos não estou a ver como é que se garante a implantação do chip. Não estou a ver um polícia, depois de ver um gato no parapeito tocar à campainha e dizer “Traga cá o gato para ver se tem microship” 🙂

  2. ElectroescadaS says:

    Se o meu durar até 2021…

  3. joao santos says:

    Os gatos sao mais independentes que os cães. Tenho para ai uns 15 gatos e alguns só aparecem passado bastante tempo e outros desaparecem… agora o chip e grátis ou nem por isso e que pagar para se for preciso uma semana depois ser atropelado não acho correto

    • DarkMatter says:

      Parece que no teu caso nao tens é gatos nenhuns. O que tens é um bando de gatos vadios que aprenderam a passar ai de tempos a tempos para comer. Quem tem animais tem que se resposabilizar por eles, e nao deixa-los andar por aí como calha. E para que saibas se um dos teus supostos gatos é atropelado e provoca danos numa viatura a responsabilidade é tua. Afinal o gato era “teu”.

      • João Santos says:

        Ao contrário de ti nada posso fazer com eles senão tratar o melhor que posso deles. Aliás já foram muitos gatos meus atropelados e posso dizer que quem não os ve na estrada e os atropela porque quer também deviam de ter o mesmo destino que teve o gato.

      • mavidoor says:

        Serio!?Se morares numa zona rural vais ter os gatos presos numa jaula?vais andar com uma trela com um gato!?

        • LFC says:

          Ter mais do que 15 gatos é quase uma vacaria… xD
          Nem sabe ao certo quantos tem… serão mesmo gatos seus?
          Eu sei quantos gatos tenho e trato bem deles.
          Se tem mais do que 15 gatos soltos, estão devidamente “tratados” (castrados) para não andarem a multiplicar-se nas ruas?
          Os gatís (ou canís, como preferirem) já estão cheios de trabalho com animais abandonados ou animais na rua sem dono em excesso.
          Eu adotei uma gata abandonada na minha rua pois o gatil não tinha meios de sustentar mais animais…
          Um gato e uma gata soltos na rua fazem muitas crias, podes crer.

    • R says:

      Espero que nunca lhe aconteça, mas se atropelar um animal e o carro ficar desfeito, garanto-lhe que vai querer saber quem é o dono.
      As pessoas têm de ser responsabilizadas pelo abandono e danos causados. Além disso, pode servir de prova em caso de roubo/perda.

      • joao santos says:

        Claro ande de vagar e vai ver que nada estraga, alias não estou a ver que grandes estragos podem fazer

        • onurb82 says:

          Minha nossa, estragos anda o “João Santos” a fazer ao nosso estimado português!!!

          Já se percebeu que é o campeão aí do sítio… mas um pouco de saber estar, não lhe ficava mal!!!

          • Lucia says:

            Ao invés de ficar preocupado com a gramática, preocupe-se com os argumentos sobre o assunto discutido no artigo.
            Quem se preocupa com a gramática alheia (mesmo entendendo a mensagem que foi passada), não passa de um grammar nazi sem amor próprio.

        • LFC says:

          andar devagar nada tem a haver.
          Quantos são os gatos que quando veem um carro, em vez de correr para a frente, corre no sentido contrário?
          E os cães, quanto são os cães que ficam especados a olhar?
          Nunca atropelei nenhum, e dentro da cidade sigo-me pelos limites pela minha segurança e dos outros. Mas se tiver de escolher entre atropelar um animal ou ao desviar-me bater noutro carro ou ir contra outras pessoas, que se lixe o animal.
          Gosto muito de animais e importo-me muito com eles mas não são mais que as pessoas.
          Não dou a minha vida nem, a da minha família, nem a de desconhecidos em troca de um animal.

    • Lucia says:

      Tens de castrar os gatos e mantê-los em casa, acostumaste a deixá-los sair e agora tornou-se essa zona.

  4. pauloj says:

    Os próximos a levar com um chip são os Tugas!
    Se não Estou enganado já estão desenvolvendo na universidade de coimbra um chip com a capacidade de eletrocutar, no caso de não se votar na Geringonça o constituinte recebe um choque.

    where is marselfie?!

  5. R says:

    Já há muito que devia ser obrigatório. E mesmo não sendo deveria partir do bom senso. Pena é que se façam as leis e que não se garanta o seu cumprimento…

  6. Luis Silva says:

    Sou da opinião de alguns aqui, até posso achar bem isso. Mas um gato não é um cão gosta de independência e anda muito na rua e longe.
    E espero não ser caro meter chip porque um gato tanto pode durar muito como morrer no dia seguinte.

  7. Samuel says:

    A independência do felino depende da personalidade do gato pois sei de uma gata que anda sempre atrás dos donos. Existe ainda algumas raças em que independência é nula, tipo o gato de Pelo Curto Inglês e também existe o Bosque da Noruega. Enquanto ao chip prepara-te para pagar mais de 25 e menos de 40 euros.

  8. Fixo says:

    Há p’ra’í uns comentários dos amigos dos gatos!
    Só há um bicho de jeito – que é o cão!

    P.S. Estou a brincar, escolham o(s) animal(ais) de estimação que quiserem e tratem-no(s) bem. Desde que vi no veterinário uma miúda agarrada ao seu porquinho anão percebi que as preferências por animais é com cada um (por pessoas ou género também).

  9. miguel says:

    Já faltou mais para o ser humano ser o proximo.

  10. Alvega says:

    Fiquei com uma duvida…espero que alguem me esclareça, EDUCADAMENTE, se conseguirem eu agradeço; qual o motivo ALEGADO para colocar chips nos gatos ?

    Por este andar, calculo que os PERSERVATIVOS, PENSOS HIGIÉNICOS e material conexo, vai a curto prazo ter chip de identificaçao, SIM porque este material na sua grade maioria vai IMPESTAR o ambiente (abandonados por ai..) , ENTOPE os (esgotos, sei do que digo), e tanto quanto sei nao é biodegradavel….
    É pá deixem os gatitos em paz, eu pessoalmento somente tenho caes, mas sou contra o pensamento unico.

    • maxgiger says:

      Também fiquei com essa duvida.

    • LFC says:

      É para haver um controlo, penso eu.
      Existem muitos gatos na rua que apareceram pois alguém tinha mais de 15 gatos soltos na rua que prociaram. E essas pessoas têm de se responsabilizar pelas crias dos seus gatos(esta é para ti JoãoSantos).
      Eu adotei uma gata abandonada na minha rua, adotei-a não porque queria mas porque o gatil não tinha mais espaço para cuidar dela.
      Larga muito pelo, sente necesidade de atenção, mas não me vejo sem ela.
      Que tem animais devia ter o mesmo sentimento, olhar além das imperfeições e amar/cuidar.
      Não é um chip que vai fazer mal ao gato. A minha não sai à rua e cresceu na rua, habituou-se.
      Moro num 1º andar e ela se quisesse conseguia fugir ou dar um passeio conseguia. Se ela saísse e alguém a encontrasse eu ficaria imensamente grato.
      Se alguém encontra um animal na rua só tem de ligar ao gatil/canil a dizer que está um animal na rua e eles vão tentar apanha-lo e depois através do chip descobrem a morada.
      É muito mais simples.

  11. Sergio J says:

    Tem uma ideia muito errada sobre os gatos. De facto o maioria dos gato comuns (sem raça específica) é muito independente e não passa muita bola. A minha filha tem 3 e um deles é muito social, muito próximo das pessoas, o segundo é um misto, muito sossegado, sempre a dormir no sofá, já a terceira está sempre a fugir. Eu tenho 3 persas e tão diferentes são do vocês imaginam. Chegamos a casa e estão sempre à porta a nossa espera l, sempre à nossa volta à procura de mimo ou brincadeira. Todos os persas são assim. Há muitas outras raças que têm comportamento idêntico.

  12. Miguel says:

    Vamos chipar toda a natureza, enquanto a lixamos de vez…
    Prioridades invertidas

  13. joao santos says:

    No meu ponto de vista e uma estupidez os animais sao para andar livres e mesmo com chip pouco serve. E mais uma forma de sacar dinheiro aos pobres. Coloquem também chip nas galinhas, nos ratos, nos pássaros que andam livres por ai e já agora nos javalis. Causa mais estragos um javali do que um gato.

    • Fixo says:

      E quanto custa um microship? É assim esse preço todo? 😉
      Há dias fui à churrasqueira comprar frangos e lá estava uma folha A4 com uma fotografia de um gato que dizia:
      “Saltei sem crer (o erro não é meu é de quem tinha escrito – juro pela mina pela minha saudinha) da janela. Sou muito meigo. Quem me encontrar por favor telefone para … ”

      Tenho visto isto mais vezes. Um gato (ou um cão) que é meigo deixa-se apanhar facilmente. Mas quem perceber que está perdido e o apanhar faz o quê? Assim, se tiver microchip, vai a um veterinário e é fácil encontrar o dono (que o mais certo, é ter abandonado o animal – mas também há quem sofra por o ter perdido).
      É para isso que serve o microchip (pequeno é, creio que o preço também).

  14. João Tavares says:

    Vão ser obrigados…. Hehe Era o que faltava! Nos meus animais de estimação mando eu, não mandam decretos de lei feitos por idiotas.

    • PTO says:

      Claro, claro.

      E no teu carro mandas tu, por isso podes andar a conduzir em contramão se te apetecer, que se lixe o Código da Estrada.

      E na tua aparelhagem mandas tu, se te apetecer ouvir música aos berros às 3 da manhã que se lixe o decreto-lei sobre o ruído e as regras do condomínio.

      E que se lixe a polícia que te aparecer à frente para te obrigar a cumprir a lei. A ti ninguém te obriga a nada.

      Deves ser um ser humano 5 estrelas (not).

  15. mavidoor says:

    Quando li a noticia pensei que era 1 de Abril…..tenho 3 gatas todas adotadas e ainda vou ter que pagar pela m***a do chip?Um gato? com chip?Serio!?
    Mais uma medida xoxialista,mais uma taxinha para comer o tuga,falta saber é quem da politica xoxialista ou amiguinhos esta por de tras desta medida que ja tem ganhos com os chips…ou benesses para os veterenarios.
    O GATO È UM ANIMAL FELINO,CONTINUA COM INSTINTOS SELVAGENS.
    E para quem conseguir atingir….AS GATAS QUE TENHO…NÂO SOU DONO DELAS….ELAS SÂO LIVRES…dou-lhes abrigo e comida.
    Daqui a um tempo vamos nos veterinarios consultas de psiquitria por vai haver muita geninha com os gatos presos em casa para não provocar danos….
    A serio!? chips nos gatos???não acredito

    • Fixo says:

      Mantém-te calmo. Amanhã já te passou. Só chipas as gatas se quiseres, porque não há maneira de te obrigar.
      Isto é só para quem tem medo que os seus gatos desapareçam e quem os encontrar os possa contactar (o que uma coleira também fazia, mas não é habitual nos gatos).
      E para quando aparece um gato perdido/abandonadosse poder saber quem é o dono (se tiver).
      Já se faz isto com os cães – primeiro só para os cães perigosos para se poder responsabilizar os donos no caso de haver azar. Depois para os cães todos, incluindo as “feras” corgies e “jack russel”.

    • LFC says:

      Eu só vou repetir pois não tenho analogia melhor:
      “Existem muitos gatos na rua que apareceram pois alguém tinha mais de 15 gatos soltos na rua que prociaram. E essas pessoas têm de se responsabilizar pelas crias dos seus gatos.”
      A verdade é esta!
      Se deixam o gato solto e causa algum ‘estrago’ o dono tem de se responsabilizar.
      Com ‘estrago’ quero dizer acidentes de automovel, gatos com personalidade atacante, procriação sem controlo….
      Agora pensas: Procriação sem controlo? Eles são livres!
      E eu digo, pesquisa por “a ilha dos gatos” logo nos primeiros resultados percebes que o extremo pode acontecer.

  16. Mijn says:

    ja era altura de chiparem os politicos…

  17. João M. says:

    Por acaso tenho a minha gata com chip porque, dado que vivo numa casa na cidade, se ela desaparece alguém a pode encontrar e, se levar ao vet, ela tem o chip com os meus dados (tem também o nº na coleira mas essa é mais facil sair). Coloquei o chip apenas a pensar caso ela desapareça e seja posteriormente encontrada. Fiz isto porque uma vez apareceu-me uma gata em casa, bem tratada, e tinha mesmo ar de que desapareceu de uma casa (não dava indicação de ser vadia). Levei ao Veterinário e perguntei pelo chip – ela não tinha. Por mais cartazes que colocasse na rua, nunca foi encontrado o dono. Tivesse chip e problema estava resolvido.
    Pessoalmente esta é a única utilidade que vejo para um chip. Acho que me custou uns 20-30€ .. nada muito alarmante.

  18. 123 says:

    E quem aprovou esta medida deveria ser obrigado a ter um chip no CO identificado no aeroporto, na policia e em todo lado

  19. Vx says:

    Acho um exagero obrigarem a chipar os gatos. Quem dantes acolhia gatos para nao os ver na rua mal tratados vai começar a pensar duas vezes.

  20. CRibeiro says:

    Multa pra isto multa para aquilo em vês de se preocuparem mais com o abandono e maus tratos a animais e a dar lhes a merecida Sansão não andam atrás de quem não faz mal a ninguém assim não iremos mudar nunca

  21. Jukes says:

    Eu não percebo até que ponto todos os gatos têm de ter chip até 2021, a minha gata é castrada, vacinada, desparasitada, tem coleira com identificação e nunca mas nunca sai à rua ela tem medo, é daquelas gatas que se esconde ou foge quando alguém novo vem cá a casa, é a personalidade dela, sendo assim em que medida ela precisa desse tal chip? A polícia vai fazer rusgas para verificar se todos os gatos têm chip ou não? É que ela não se vai perder nem muito pouco mais ou menos fugir Já a tentei passear algumas vezes desde pequena e ela quer logo entrar em casa. Esta gata não é de todo “vadia”

  22. Gato chipado says:

    Portugal no seu melhor… multas de 4000€ por não chipar o gato… mas se espancares alguém na rua, roubar milhões ou assim nada acontece , ficas a aguardar jugamento em liberdade na boa… top … medida de génio … viva as leis de portugal

  23. Pauloribeiro says:

    O chip nos gatos é uma estupidez de todo o tamanho. Os gatos não são como os cães, pois a maioria, não gosta de mudar de habitat, e quando os obrigam a mudar, eles fogem, regressam ao anterior local. O gato sobrevive pelos seus próprios meios, não precisa do ser humano para nada, não precisa de tomar banho, lava-se e assea-se a si próprio, não precisa que lhes dêem de comer, eles procuram as “refeições”, pois são bons caçadores de ratos, sardoniscas, aves, etc… gostam de estar muito tempo sózinhos, que eu saiba, nunca andam com um défice de auto estima, como outros animais, como o cão, são lutadores, sofredores e têm sete vidas. A maioria dos gatos não têm dono, vivem na rua. Não me vou alongar mais, porque tinha pano para mangas. Só digo que esta lei é um absurdo, não sei com que objectivo foi feita, ou para haver mais receitas, ou por ignorância, sobre o que é um felino.!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.