GameStop: o Robin dos Bosques chegou a Wall Street?
Nos últimos dias de janeiro, uma pequena revolução aconteceu em Wall Street. As ações da GameStop, uma empresa de distribuição e venda a retalho especializada em eletrónica e videojogos, valorizaram cerca de 1250% desde o início do ano. O fenómeno causou perdas de milhões de dólares a diversos grandes fundos de investimento ("hedge funds"), que vinham a apostar numa progressiva desvalorização da GameStop.
Para compreender o que se passou, é importante interiorizar o conceito de "short-selling" ou vendas a descoberto.
Vendas a descoberto
A prática do "short-selling" (literalmente, "vender curto") baseia-se na expectativa de que um ativo venha a baixar de preço num futuro muito próximo. O investidor assume, a título de empréstimo, um ativo (por exemplo, um conjunto de ações), que vem com uma data de expiração ou devolução. Ou seja, o investidor terá de devolver o ativo ao proprietário em determinada data. Enquanto detém o ativo por empréstimo, o investidor vende-o; comprá-lo-á de volta mais tarde, por um preço mais baixo pelo qual o vendeu, de forma a devolvê-lo ao proprietário.
O lucro está na diferença entre o valor pelo qual o vendeu e pelo qual o comprou.
Naturalmente, as vendas a descoberto só funcionam se o ativo efetivamente baixar de preço. Caso contrário, o investidor terá de pagar mais para comprar o ativo de volta do que o valor pelo qual o vendeu, assumindo o prejuízo.
GameStop
A GameStop já tinha dado vários sinais de crise ao longo dos últimos meses, tendo anunciado mesmo que previa fechar cerca de 450 lojas em 2021.
As tendências atuais de mercado e de consumo jogavam de forma poderosa contra o seu modelo de negócio. As ações da empresa valiam 3 dólares, em abril de 2020, e de facto não se esperavam subidas.
As possibilidades trazidas pela Internet
A Internet veio, naturalmente, democratizar o acesso aos mercados financeiros. À semelhança do que sucede noutras áreas da sociedade (nomeadamente em relação ao jornalismo e à partilha de informação), as ferramentas online vieram dar mais poder ao utilizador individual.
No caso dos investimentos financeiros, existem diversas plataformas eletrónicas para recomendações, com sites e apps móveis, como a Best Stock Trading App UK, que permitem com facilidade comprar, vender e efetuar outras operações, bem como aceder a tutoriais sobre como investir.
Mas a Internet, além das ferramentas de investimento, traz também, como já referimos, grandes possibilidades em termos de partilhas de informação.
O que aconteceu no Reddit
No Reddit foi criado um grupo ou fórum específico chamado WallStreetBets. Nele, investidores amadores (os "pequenos") juntavam-se para partilhar ideias, notas, informações e experiências sobre os mercados. Em 2019, e de acordo com um artigo do Público, alguém notou que as ações da GameStop estavam abaixo do que deveria ser o seu valor de mercado. Rapidamente, alguém calculou que não seria impossível à comunidade de micro investidores do WallStreetBets comprar o conjunto de ações da empresa, se o preço baixasse até aos 50 cêntimos de dólar.
Na prática, o WallstreetBets estava a constituir-se como um novo "hedge fund", mas informal e com um objetivo específico.
A ideia abrandou no início de 2020, mas voltou com vigor no final do ano. Alguns elementos do WallStreetBets anteciparam os movimentos dos fundos de investimentos. A GameStop era das empresas em relação à qual os "hedge funds" tinham mais expectativas de que o preço baixasse, ao ponto de mais de 100% das suas ações estarem a ser alvo de short-selling.
A concertação
De forma concertada, os micro investidores do WallStreetBets começaram a comprar ações da GameStop, em números crescentes. Obviamente, segundo a lei da oferta e da procura, os preços das ações começaram a subir. A espiral de subida acentuou-se nestes últimos dias de janeiro ao ponto de os grandes "hedge funds" serem forçados a comprá-las antes que tivessem de assumir perdas maiores.
Estima-se que, a 26 de janeiro, as perdas já tivessem alcançado cerca de 2,79 mil milhões de dólares. Dois fundos de investimento, a Citron Research e a Melvin Capital Management, anunciaram publicamente que irão retirar-se das práticas de vendas a descoberto e investir mais em ativos de longo prazo.
Mercado livre em funcionamento?
Os utilizadores do WallStreetBets referiam tratar-se de uma luta de David contra Golias e que o movimento em causa implicava mais do que lucros; implicava também uma mensagem. Responsáveis de "hedge funds" e outros evitaram falar em "manipulação de mercado".
Mas a todos pareceu óbvio que este tipo de manipulação, praticada habitualmente pelos fundos de investimento em função das regras de investimentos liberalizadas, se virou desta vez contra o feiticeiro. De resto, às ações da GameStop poderão seguir-se outras, como as da Blackberry.
Não é certo que tipo de desenvolvimentos políticos e regulatórios poderão surgir daqui. As bolsas fecharam em baixa e esta volatilidade extrema, associada às perdas verificadas, poderá ter sido um dos fatores. Diversos opinion makers ironizaram com a possibilidade de Wall Street, depois de ter sido um baluarte da liberdade de mercado ao longo de décadas, vir agora pedir mais restrições e regulação – uma vez que descobriu um adversário à altura.
Contudo, os microinvestidores do Reddit apenas se limitaram a seguir as regras de mercado, que se baseia na livre partilha de informação. Um mercado verdadeiramente livre faz chegar aos "players" as consequências da rejeição social das suas ações. E de há muito que se pede mais responsabilidade social a Wall Street.
Este artigo tem mais de um ano
Que esses hedge funds todos se afundem!
Esses são maus, mas os short sellers são dos piores entre eles. Não deixa de ser interessante que neste caso uma pessoa que tenha investido $1000 possa não só perder esse valor, mas ainda ter de pagar 10x esse valor. Este tipo de produtos, se usados de forma errada, podem arruinar um investidor.
Isso é verdade, e bem que podiam desaparecer.
O problema é o efeito dominó, porque que esses fundos terão de vender outras ações (de empresas bem cotadas) para cobrir o prejuízo e com isso desvalorizam também essas empresas.
Numa situação isolada, o mercado deve aguentar, se acontecer muitas vezes…
Não haja dúvidas que os mercados bolsistas estão cheios de trapaceiros e manipuladores de mercado, e faz sentir muita gente satisfeita por alguém passar a perna aos manipuladores.
Mas as implicações do que aconteceu aqui são muito sérias, já se começa a ver uma repetição desta ação concertada noutro tipo de mercados financeiros. Quando dezenas de milhares de pequenos investidores se comportam como um rebanho, podendo ser influenciados por meros rumores e ideias criados por certos “agentes”, isso pode se tornar muito poderoso e perigoso.
Por causa disso, o lunático do Elon está lá em cima na lista de fortunas.
A perda de dinheiro e ter de pagar ainda mais está relacionado com o quererem recuperar as ditas acções, correcto? Para voltar aos proprietários originais das mesmas.
Do ponto de vista do idiota que quer investir numa empresa praticamente em falência, que vai fechar lojas a torto e a direito, mas que não se importa de perder tudo o que gastou nas ditas acções… não é problema… por exemplo tem 30 mil euros, deita para o “lixo” 1000 euros ainda lhe sobra o resto para o dia a dia… só pensar que em vez de ter comprado um qualquer smartphone que caiu logo a seguir para baixo de um pneu de um camião, comprou aquela acção sem valor… desde que não lhe faça diferença economicamente falando é indiferente…. estou certo?
Realmente é surpreendente que não tendo feito nada de ilegal, as pessoas, estejam a ser criticadas pela sua acção concertada com o principal objectivo de tramar quem vivia de fazer isso uma carreira… e claro as aplicações de investimento tenham bloqueado ou restrito ou escondido as opções de investimento.
Dito isto não apostaria numa empresa desse género, a menos que tivesse outros planos para ela que só dessem para atingir dessa forma, tipo tomar controlo da empresa para reconverter as lojas para outro fim ou assim.
Acções concertadas podem ser ilegais, já que é outra forma de manipulação de mercado, que é duma forma geral ilegal. O problema é que estamos a falar de milhares de pessoas individuais que usam plataformas relativamente recentes para compra de acções, havendo provavelmente um vazio legal para determinar quem é que é responsável… Há neste momento investigações a decorrer, e muito provavelmente irão ocorrer mudanças legislativas para regular estas plataformas de compras para impedir abusos.
Se fizerem mudanças legislativas será só e somente para limitar ou mesmo bloquear pessoas individuais ou pequenos investidores. Nao será decerto para regular os grandes investidores/hedge funds/short sellers.
Mudanças legislativas irão sem dúvida aparecer primeiro para estas plataformas, até porque no fim a conversa vai ser sobre a volatilidade e irracionalidade causada no mercado por pessoas que quiseram manipular o preço das acções para além dos limites do compreensível.
Não vão ser o “short sellers” que vão ficar com as culpas neste caso, isso é certo!
Actualmente bloquearam a compra de acções de algumas empresas. Só vai ser possível vender até baixem para um determinado valor.
Mas como esses valores são definidos pelos investidores/hedge funds aí já não há problema ou pode ser considerado manipulação de mercado
esse assunto é muito complexo! Noutras circunstâncias as acções daquela empresa teriam simplesmente sido suspensas de serem transaccionadas… é o que acontece quando o regulador tem fortes razões para acreditar que existe manipulação!!!
Não há nenhuma imposição sobre a venda das acções, nem sobre o valor!
O valor é definido pela “lei” da oferta e da procura! Neste momento quem tem as acções é que está a definir o preço porque não vende a preços mais baixos.
Mas quando a maioria das pessoas começar a querer recuperar o dinheiro gasto nesta aventura, o preço vai cair a pique porque simplesmente não há nenhuma lógica para pagar aquele preço. Muitos destes “pequenos” investidores vão perder dinheiro, e a culpa não será dos hedge funds.
É verdade que não existe nenhuma obrigação de venda.
Mas existe uma proibição de compra. Isso reduz a “procura” o que vai fazer baixar o preço.
Não existe imposição de preço, mas a procura só poderá aumentar depois do preço baixar até ao valor que eles querem. Até lá compras estão bloqueadas
a redução da procura sem dúvida tem um impacto, mas os preços desceram relativamente pouco continuando muito acima dos valores originais e do real valor da empresa, o que significa que o preço continua a ser ditado pela pressão dos titulares em não vender.
Recentes ?
Há anos que existem.
Abc
disse “relativamente recentes”! Mesmo existindo há 5-10 anos são relativamente recentes do ponto de vista de ser sujeito a regulamentação governamental específica… têm passado debaixo do radar, sendo encaixados noutras regulamentações já existentes. Isso quase de certeza que vai mudar agora!
São tão concertadas como um grupo de meia duzia de milionários excêntricos se reunirem num restaurante de luxo, regado com vinho a 10mil euros a garrafa, caviar ao kilo e como sobremesa duas ou três prostitutas de luxo para cada um, equanto decidem que empresas deitar a baixo com “hedge founds”!
A parte realmente irónica é o estrebuchar dos “big shots” de Wall Street a a chorarem-se que os “outros” não podem usar os mesmo tipo de truques para ganhar dinheiro à custa deles!
não deixam de ser potencialmente ilegais, sendo que neste caso existem registos públicos dessa concertação…
As accoes so precisam de ser concertadas quando o capital financeiro nao e suficiente. Os fundos de investimento geralmente conseguem isso praticamente sozinhos ou mesmo numa abordagem com outros fundos do tipo “para bom entendedor”. Os alvos costumam ser os investidores individuais que julgam saber o que estao a fazer, desta vez foi diferente. E por isso que sou contra a possibilidade de alguem vender algo que nao tem – e isto o short selling.
porque é que eu só comprei 100 ações a 8$…
Deveria ter comprado umas 1000. OBRIGADO WSB!
Vejo muitos putos a pensar que vão “ocupar” wall street mas nem notam que os seus camaradas já começaram todos a fazer panic sell. O preço da GME nunca mais passa os 400 USD, e quem não vendeu fica agora com ações de uma empresa falida (e sem perspetiva de futuro).
Os hedges podem manipular os mercados a expecular na baixa, e os outros nao podem fazer o inverso, metam regras, os hedges deveriam era todos falirem, nao se perdia grande coisa.
Pelo que vi em alguns fóruns, na gamestop isto resultou muito bem mas os últimos vão acabar por ser prejudicados, como é lógico. É estilo esquemas de pirâmide.
Vi também que nos planos dos próximos dias desta semana, estão 2 novas acções…
TUBACEX.ES e Norwegian air shuttle
Será que vão resultar igual?…
Diamond Hands