PplWare Mobile

Como funciona a eletricidade? A ERSE explica


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Manuel Torres says:

    Cá no prédio já temos um contador inteligente. Algumas cidades como Castelo Branco são piloto na instalação (condominios e empresas) desses contadores. No entanto tem existido um grande numero de queixas que o wi-fi do contador parece intreferir com o wi-fi das redes dos operadores. Sei que já foram realizadas várias queixas quer à EDP quer aos Operadores de telecomunicaçãoes, e é um ping-pong. A operadora diz que não é com eles, a EDP diz que o problema está no cliente com a rede de internet pelo que é com o operador… Vamos ver o desfecho quando os Portugueses começarem a perceber o problema em concreto.

    • Pedro Pinto says:

      hum…nunca ouvi falar…a ver se alguem souber de mais alguma coisa

    • JJ says:

      Por isso muitos desses contadores inteligentes, estão a voltar a ser contados presencialmente por um técnico.

      Não só por essa questão da interferência, mas até mesmo porque a informação enviada não bate certo com a registada, obrigado assim que volte a ir um técnico fazer a leitura, para validar.

      No fundo o sistema não estará a funcionar como era esperado.
      E muitos contadores que não estavam já a ser lidos por um técnico, visto enviarem automaticamente, estão a voltar a ser lidos.

    • David says:

      Os contadores não utilizam wi-fi mas sim PLC ou GSM. Caso o posto de transformação ainda não tenha um DTC ( elemento que centraliza a informações de todas as EDPbox da rede) os contadores ainda não estarão em telecontagem.

    • Nuno Barrela says:

      Os contadores EDP EBOX funcionam com PLC ou GPRS.

    • int3 says:

      Não me acredito nisso e nem preciso de dizer porquê..

  2. miguel gonçalves says:

    eu também posso explicar: aplicam-se taxas e taxinhas para roubar a população. Mais de metade da fatura são taxas e afins!

    • Nuno says:

      Tens a certeza que mais de metade da factura é taxas? Torna lá a olhar para a tua factura. Pagas uns 3-4€ de taxa Audiovisual, DGEG e IEC já com IVA. De resto é o consumo que gastas mais a potência instalada e o seu IVA, ou seja, a não ser que tenhas um consumo muito, mas mesmo muito baixo, o que pagas em taxas nem chega aos 25%.

  3. Ze says:

    Com tanto sol e estamos com: Produção solar: 1,4%

    Em Amesterdão é só ver paineis solares espalhados… até no aeroport é só vê-los…

    Estamos tão longe…

    • int3 says:

      Há tantos fatores rapaz…. Não é assim tão fácil. Tem que existir alguém que arrisque dinheiro.
      Há gente, mas não há é dinheiro infinito.
      A gente já está à frente de praticamente quase toda a gente na europa nas renováveis. e no mundo estamos no topo.
      O problema é que nós somos um povo tão pessimista quanto a nós…

  4. MF says:

    uma faturação real dos consumos (que deixa de ser estimada)…??? onde ???
    envio a leitura todos os meses conforme calendário da entidade fornecedora e mesmo assim aparece consumo estimado na fatura ( risos ) .
    já para não falar que em Portugal e Energia continua a ser tributada como um bem luxo , IVA a taxa máxima por lei , que supostamente deveria ser durante o período Troika , Tudo BONS RAPAZES !!!!

  5. Lavoisier says:

    A energia não se produz nem se extingue, transforma-se!

  6. Diniska says:

    No meu prédio, já mudaram (contador) a todos os meus vizinhos, menos a mim porque não deixei e bem insistiram, sou electromecânico electricista e sei quais os problemas que esse equipamentos trazem aos consumidores e nem comento o que é possível fazer com eles. Deixem passar mais uns anitos que descobrem.

  7. Captian Obvious says:

    Viva, tenho uma sugestão para enriquecer esta noticia. Fazer referência a uma solução portuguesa do INESC TEC & EFACEC já noticiada aqui para precisamente resolver o problema das comunicações entre contadores. https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/mtgrid-projecto-portugues-que-vai-ligar-contadores-electricos/

    Quanto às supostas interferências entre as redes domésticas e as dos contadores, não fazem qualquer sentido ;).

  8. informado says:

    A electricidade é muito cara . Deviam baixar o preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.