Ford B-MAX – O carro que o ajuda em caso de acidente
Ford Conquista ‘Global Mobile Award for Technology com o Novo B-MAX’
Uma nova tecnologia de segurança da Ford, de ajuda aos ocupantes no estabelecimento de uma chamada directamente para os serviços de emergência na eventualidade de um acidente, recebeu um prestigiado galardão tecnológico após a sua integração no novo B-MAX.
A função de Assistência de Emergência da Ford lança um alerta aos operadores de serviços de emergência, na língua da região e tendo em conta as coordenadas de GPS do veículo, após a ocorrência de um acidente. É o mais avançado sistema do género e tem um papel preponderante no sistema SYNC de conectividade ‘in-car’ com activação por voz da Ford, e que faz a sua estreia na Europa no novo B-MAX.
A Assistência de Emergência conquistou o prémio de “Melhor Inovação de Telecomunicação para os Sectores Automóvel, de Transporte ou Utilidades (“Best Mobile Innovation for Automotive, Transport or Utilities”) no âmbito do ‘2012 Mobile World Congress’, que decorre em Barcelona. O prémio foi o corolário dos dias de presença da Ford no evento, dado que o B-MAX foi o primeiro automóvel de sempre a marcar presença naquela exposição e Bill Ford, Chairman Executivo da Ford Motor Company, tornou-se no primeiro líder da indústria automóvel ali a discursar.
“A Ford está orgulhosa de ver o potencial do benefício do SYNC e da Assistência de Emergência no salvamento de vidas, sistema agora reconhecido por especialistas internacionais da área das tecnologias de comunicação,” referiu Stephen Odell, Presidente e CEO da Ford Europa. “A Assistência de Emergência recorre à totalidade do potencial das tecnologias das comunicações móveis de forma a disponibilizar um serviço por demais valioso aos clientes Ford, sem custos e para a totalidade da vida útil do seu veículo.”
A activação de um airbag ou o fecho da válvula de emergência do depósito de combustível faz com que o veículo despolete uma chamada de emergência, recorrendo a uma mensagem pré-gravada, através do telemóvel do ocupante conectado via Bluetooth.
O sistema identifica, também, o local do acidente pelas coordenadas obtidas a partir da unidade de GPS disponível a bordo, mapas e informação da rede móvel, permitindo a poupança de segundos cruciais, estabelecendo uma chamada directamente para os operadores de serviços de emergência, em vez de utilizar contactos de ‘call-centers’, através de terceiros.
Durante o processo de desenvolvimento da função de Assistência de Emergência, a Ford trabalhou com a European Emergency Number Association (EENA), obtendo dados valiosos para o design do sistema. A EENA pretende assegurar uma elevada consistência em termos de capacidade de resposta às chamadas para o 112, o número de emergência, em toda a Europa.
“Estamos satisfeitos com o facto de a Ford ter consultado a EENA e os centros de chamadas de emergência europeus no desenvolvimento da função de Assistência de Emergência,” referiu Gary Machado, Director Executivo da EENA. “Estamos convictos que as soluções que permitam o estabelecimento de contactos com os centros de chamadas de emergência irão contribuir para salvar vidas na Europa.”
Os clientes terão acesso sem custos à Assistência de Emergência como parte da plataforma SYNC que pode receber actualizações, quando esta estiver disponível num veículo.
O sistema SYNC, de que a Assistência de Emergência é apenas uma das partes integrantes, está já instalado em 4 milhões de viaturas nos EUA e faz a sua estreia europeia através do novo B-MAX.
A versão de produção do Ford B-MAX fará a sua estreia no âmbito do sector automóvel no Salão de Genebra de 2012, em Março, e iniciará a sua comercialização mais tarde no presente ano.
Este artigo tem mais de um ano
Viva
Um pouco estranho a Ford receber esse prémio pois, um sistema idêntico a este já é comercializado pela Peugeot e Citroen, pelo desde 2010/2011.
Saudações
e também a BMW me parece que oferece algo do genero.
enfim.. Americanos.
Ola
Eu tenho um Peugeot 807 de 2005, que tem sistema parecido.
Apenas não fornece as coordenadas, mas faz ligação ao 112 em caso de acidente.
Exactamente, inclusive ja tive a infelicidade de poder testar o sistema e funcionou lol.
Já agora chama-se RT3 e o mais avancado actualmente (tem disco rigido para guardar biblioteca de musica e mapas) é o RT4
Cada vez mais me convenco que este tipo de premios e galardoes é uma autentica publicidade camuflada a certas marcas.
Para complementar refiro que estes sistemas do Grupo PSA, não estão dependentes duma ligação blutooth ao telefone do utilizador, eles proprios são um telefone (levam um S.I.M. eu no meu usava um duo, kd entrava no carro e ligava a ignicao registava-se o SIM do carro na rede)
Rui o sistema já é anterior a 2010, tive um 307 navtech de 2006 ke vinha justamente com o RT3.
De referir que já liam texto (em voz real) e aceitavam ordens com a voz do condutor.
Para alem de terem todo o computador de bordo integrado a mandar as informações para o sistema.
A titulo de curiosidade esses modulos que são dois em formato ISO (aquele formato dos autoradios), são fabricados em Braga na blaupunkt e usam windows CE.
Viva,
Quando disse 2010/2011 foi com o intuito de não dizer asneira.
Os modelos da PSA são deveras inovadores e completos… há por aí muito carro alemão que pode ter muita qualidade mas depois faltam aquelas coisas que dão jeito no dia a dia 🙂
Mas tenho ideia que não é o autorário que permite estas coisas todas, é o módulo da parrot que está lá no meio:
http://www.parrotoem.com/en/oemsolutions/ck4xxxstandalone
e:
http://www.parrotoem.com/news/zwo_modules/news/read_news?id=1326479696.72&instid=nouvelles
Saudações
A Ford nunca foi marca que me conquistasse para comprar.
No entanto e ultimamente o seu design e sobretudo qualidade de construção interior, com plasticos de qualidade, ou até mesmo superficies bem rugosas que deixam os ruídos parasitas ainda longe durante uns anos.
Ao nível de teccnologia está de facto de parabéns.
Agora e como tudo, é esperar que as outras marcas façam um semelhante sistema. Pode ajudar mesmo a salvar vidas…..Parabéns Ford
Eu tenho um Citroen C5 de 2008 que possui um sistema de chamada de emergência em caso de acidente com a respectiva localização por GPS.
Acho pois muito estranho que agora a Ford tenha sido distinguida com este prémio, como se de uma grande inovação se tratasse.
Só se foi por ter pago para ter um stand no “2012 Mobile World Congress”!
De facto a Peugeot Citroen já tem esse sistema há algum tempo, deve ser por ser americano….
Boa tarde ,
Engraçado eu tenho um Citroen C5 que tem tudo isso de 2009 , este carro foi considerado carro do ano , estranho a Ford agora vir a receber estes louros , o sistema da Citroen ainda tem mais umas coisinhas que me parece que este não faz , podes falar directamente com a central de emergência da Citroen que através das coordenadas de GPS te passa para um assistente que fale a tua língua e falares directamente com o assistente , em caso de acidente esta central detecta uma paragem brusca na velocidade , tenta contactar-te se não responderes envia imediatamente meios de socorro para o local , enfim marketing e mais marketing é o que vale hoje , foi como a BMW anunciar com poupa e circunstancia a inclusão inovadora dos farois direccionais , quando a Citroen já equipava no antigo DS o chamado boca de sapo esta característica , enfim , coisas que já estão inventadas a imensos anos e que depois marcas com muita habilidade tentam chamar para si os louros , não sei porquê mas isto faz-me lembrar vagamente uma outra empresa .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
A diferença, segundo percebi, é que a Ford não contacta nenhum call center mas sim directamente os serviços de emergência 112.
O sistema passa sempre pelos serviços de apoio da Ford (Consoante a localização e Pais) e só depois da triagem e que se liga para o serviço de urgencia. Este sim e o procedimento que ele faz.
Serva, tens alguma paixão oculta pela Apple? LOL
Até a comentares carros pensas nela 😀
Saudações
Realmente, como já foi referido a Citroen já tem esse sistema á bastante tempo, o qual já recebeu um premio da Euroncap. O Citroën eTouch permite pedido de socorro manual ou automatico, informando de forma automática se os airbaigs foram por accionados ou não, além de permitir pedido de assistência em viagem.
Portanto o sistema da Ford não tem nada de inovador, apenas tem injustamente publicidade gratuita.
Pois, a bmw já faz isso à mais de 15anos, reparem no botão junto ao retrovisor “SOS”!
Está também em desenvolvimento um sistema que inclusive menciona possíveis lesões nos ocupantes para uma descrição precisa ao serviços de emergência.
É preciso comprar o que é Nacional ou produzido em Portugal o resto é treta.
Ou eu estou enganado, ou o sistema de segurança que se referem da Peugeot, da Citroen e da BMW fazem de facto a chamada, mas para um centro de atendimento pré-configurado (normalmente pertencente à marca) e eles depois reencaminham e a pessoa tem sempre que estar consciente para indicar o que se passa. O inovador neste caso é o facto da chamada ser direta para o serviço de emergência e existir uma pré-gravação o que é muito útil se o condutor e(ou) ocupantes estiverem inconscientes…
Mas, ei, isto é só um leigo a falar…
Abraço
O sistema da peugeot se optares por não pagar a anuidade, liga directamente para o 112.
se pagares a anuidade que julgo serem 60eur, o sistema liga para a central da psa, envia tambem as coordenadas gps, os disparos de airbag e informações de diversos sensores que o veiculo tem.
Esta história da Ford ganhar premios de creatividade, vem desde o tempo em que a PSA e a Ford formaram uma parceria, por isso toda a tecnologia que a Ford usa (Motor, Tecnologia interior, Tecnologia exterior) é tudo PSA, e não ficando por aqui, estas mesmas invenções que a Ford chama como “suas”, são fruto da parceria PSA-BMW. Acho bem que evoluam mas ao menos informem os vendores da Ford a ser humildes a quando se pergunta qual a diferença entre um Peugeot e um Ford, respondem “A Peugeot não se compara a tecnologia/motor da Ford, que é bastante superior”.
parceria PSA-Ford??
Queres dizer que a Ford pertence ao grupo PSA?
Para mim a PSA é constituída por Citroen e Peugeot, não?
Mas pronto, digo assim… neste momento tenho um citroen, mas sinceramente, ando a gostar muito das novidades ford…
Expliquei-me mal provavelmente mas quando digo PSA-Ford e uma parceria do mesmo estilo da PSA-BMW, o Grupo PSA e apenas constituido pela Peugeot-Citroen, na qual a Peugeot detem 51% da empresa e 49% pertencente a Citroen.
Boas.
Alexandre, o que queres dizer é uma “parceria” tipo Apple/Samsung em que a Samsung produz para a apple, certo?
Cumps
Boas Carlos,
Sim pode-se comparar nesses termos, a Samsung constrói o “motor” que faz trabalhar o iPhone & Lda e a Apple pela sua vez (como a Ford) junta as peças no seu “chassis”, por muito que neste momento já não é a samsung que o faz.
Parceria não é a mesma coisa que propriedade… Não vejo onde está a dúvida.
Boa noite ,
O grupo Psa fornece motores Diesel a Ford , Volvo , Mini , Maxda e de momento não me lembro de mais nenhum .
Depois a PSA tem uma parceria com a BMW aonde produzem motores a gasolina .
@Rui , não sei como é que descobriste , mas como podes verificar a analogia foi perfeita uns têm as ideias e até as colocam a funcionar e alguém que reclama que os andam sempre a copiar acaba por ganhar os louros , é assim a vida meu caro Watson .
Cumprimentos
Serva
Viva,
Só para complementar, o motor diesel 1.6hdi também é fornecidos à Suzuki. O 2.0 e o 2.2 que eu tenha conhecimento só movem PSA’s
A descoberta foi mais que óbvia, passas a vida a dizer mal da Apple 🙂
Mas a analogia servia também para outras marcas, tais como a Samsung, a Google, entre muitas outras. O que não falta por aí são marcas a copiar as outras. O problema não é especifico para a tua marca de estimação 😉
Saudações
O que me parece é que os comentários se focaram mais no tal sistema de pedido de socorro e que me parece ( posso estar enganado )que consegue e bem ir mais além que os outros.Mas, a Tecnologia SYNC é muito mais do que isso e talvez por essa razão tivessem sido galardoados.
http://www.ford.com/technology/sync/features/
OH Rui ,
Bom dia , desculpa que marca de estimação é que eu tenho , eu uso Android , e se possível na marca que melhores especificações me possa dar , eu não tenho marcas formatadas na minha cabeça , tenho é modelos empresariais que de facto não entram no meu conceito de utilizador , são coisas muito diferentes .
E sim tens razão aos motores 2.0 e 2.2 , estes só equipam mesmo os modelos da PSA , vai sair um novo 2.0 a Diesel , que será o motor mais potente da sua classe , o interessante destes motores é o seu binário máximo que é atingido as 1600 RPM , tornando muito agradável a sua utilização seja em cidade seja em estrada .
Cumprimentos
Serva
Isto é daqueles “gadgets” que ninguém quer ver em funcionamento. 🙂