Firefox rumo à versão 3.6
Todos esperamos com grande expectativa o que de novo nos trará o Firefox 3.5. Porém, a Mozilla já está a pensar no plano de desenvolvimento que estará associado à versão 3.6 do dos seu Browser. Saiba algumas das novas funcionalidades que poderá esperar o futuro da raposa flamejante.
A versão 3.5 alvo de desenvolvimento actual, está a atingir um nível de maturidade rapidamente. A terceira versão beta que foi lançada neste mês que passou, inclui um conjunto de novas funcionalidades, tais como o suporte para elementos de vídeo do standard HTML 5 e o novo motor de Javascript de alta performance TraceMonkey. Uma quarta beta da versão 3.5 é esperada para lançamento no final deste mês. Será porém, apenas em Junho que esta versão irá atingir a total maturidade e ser lançada para todos os utilizadores.
Firefox 3.6 Namaroka
Mas no que se refere ao futuro, o Firefox 3.6 foi recentemente confirmado como a nova versão do browser da Mozilla. Espera-se que esta nova versão, seja lançada em meados de 2010, sabendo-se desde já que terá como nome de código Namaroka. A Mozilla, não descarta a possibilidade de tal como a versão 3.1 ter sofrido um incremento para uma versão posterior (a versão 3.5), que o mesmo aconteça com a 3.6. Tudo indica que esta versão será palco de algumas inovações bastante interessantes, serão por exemplo esperadas novidades no próprio interface do Firefox.
No entanto, um dos factores de preocupação actual dos browsers, é a performance e esta será uma preocupação para o Namaroka, tendo como especial alvo de optimização o tempo de arranque e resposta do mesmo. O novo browser, irá acentuar ainda mais o fosso entre os seus browsers concorrentes, ao nível da personalização. Nesta área prevê-se que comecem a existir a diferença entre addons tradicionais e leves, classificando assim os seus requisitos.
Personas
Ainda na mesma área o mecanismo de addons será alvo de uma evolução, que irá permitir, que os addons sejam instalados e possam ser imediatamente usados, sem que o Firefox seja reiniciado. Fontes junto do projecto, acreditam que um pilar importante na mudança da interface do Firefox, passará pelo projecto Personas, que disponibiliza, um método simples para personalização do Firefox, através de skins com um peso minimalista.
Porém os programadores da Mozilla, não se ficarão apenas pela parte visual, estando no presente a conceber em mais detalhe, aspectos do interface com o utilizador, baseando-o na história de navegação do utilizador, e outra informação que vai sendo recolhida pelo browser ao longo do tempo. Um exemplo importante de alguns destes avanços, pode ser visto no novo protótipo de nova aba da Mozilla labs.
Ubiquity
Outras mudanças são esperadas como por exemplo, um novo paradigma de navegação inspirado numa navegação por tarefas, que permite ao utilizador agrupar e gravar abas e interagir com serviços web, por intermédio de uma interface orientada em comandos, largamente influenciada pelo projecto ubiquity. Alguns esboços de funcionalidades do ubiquity, que podem potencialmente ser integradas no Firefox, têm vindo a público.
Prism
Outra nova funcionalidade à muito esperada, será a possibilidade de existir um quebra de barreiras entre a Web e o ambiente de trabalho de um utilizador, apostando numa integração baseada no projecto Prism. Segundo o plano de desenvolvimento, esta funcionalidade pode mesmo trazer, melhorias consideráveis no upload de ficheiros e integração ao nível de edição de conteúdo rico na net, tal como o conceito de edição de imagens revelado pelo projecto Ubiquity no início deste ano.
A Mozilla no lançamento da sua versão 3.0, trouxe grandes melhorias ao nível da experiência do utilizador, tendo sido uma versão fundamental no crescimento da quota de mercado deste browser. Promete ainda interessantes melhorias para utilizadores e programadores de extensões, na versão 3.5.
Contudo, o plano de desenvolvimento da versão 3.6 revela-se talvez um dos mais ambiciosos da história deste browser. Parece-me patente, que enquanto outros browsers pretendem ganhar terreno a nível de tecnologias que o Firefox já possui, este se concentra agora em evoluir além das mudanças a nível técnico, e produzir inovação em aspectos fundamentais na experiência com o utilizador, que poderão definir como todos nós no futuro, iremos interagir com a Internet.
Fonte:Arstechnica
Este artigo tem mais de um ano
Muito ambicioso sem dúvida. Só espero é que não estejam a ter “os olhos maiores que a barriga” e que alguma(s) destas funcionalidades não fique de fora do 3.6.
Para quem sugeriu que o Chrome viria rebentar com o Firefox, parece que a Mozilla tem resposta à altura. O futuro o dirá…
[ http://www.revolucaodigital.net ]
tratem bem da performance…
Á esperinha…á esperinha…..
eles precisam de se mexer, o IE tem evoluido, convém irem mantendo-se na vanguarda, porque é a única forma de justificar que as pessoas migrem.
para ter a mm coisa, mais vale deixar o IE que já lá vem…
De facto o plano é ambicioso. A minha dúvida é que muitas destas tecnologias já existem há anos e ainda não foram integradas em nenhuma versão do Firefox.
Há inclusive algumas que estavam prometidas para a versão 3.1, hoje 3.5.
Sem querer ferir a susceptibilidade dos mais ferrenhos adeptos deste browser eu parece-me que a Mozilla está a querer vender uma ideia, isto é, parece-me um catalogo de produtos para angariara comprador.
Tudo isto porque o futuro espera-se negro, financeiramente para aqueles lados.
Sem dúvida que continua a “querer” acreditar que as próximas versões do Firefox serão algo mais que cosmética e updates de segurança… pois sou um ferrenho utilizador desta ferramenta, mas a história diz-nos que “encosta-te a boa árvore e terás boa sombra”… a sombra do Google está a desvanecer.
Paulatinamente o Chrome está a aparecer em todos os locais onde anteriormente só tínhamos Firefox, ainda não faz sombra ao Firefox mas está a crescer nas preferências dos utilizadores, muito por acção do Google claro.
A simbiose que os Labs está a criar com todos os serviços do Google, leva-me a pensar que o Chrome terá uma estrutura leve, onde o Labs será o repositório por excelência, tirando partido de uma experiência madura e limada.
Está a dar um gozo ver estas técnicas de mercado ao sabor destes senhores. Venham mais e melhores browsers, pois o que eu quero é ter as melhores ferramentas ao meu serviço.
A propósito do Firefox… eu vejo no meu iGoogle os links do “Publico.pt Última Hora”.. mas em muitos deles quando clico abre-se a página mas o texto da notícia não aparece !!!
por exemplo:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1373292
Vcs conseguem ver a notícia ou será problema do meu firefox? É que nem com o ADBlock Plus e o Nscript desactivados consigo “ver um boi” !! :S
Obg pela ajuda!
@JPedrosa o IE é um FAIL autentico… então o IE8 nem se fala… tanta coisa para nada
eu só queria que usasse menos RAM. façam-me isso e sou um gajo feliz. kthxbye
Corrijam-me se estiver enganado mas… a ideia do Chrome não passa pela simplicidade? Tal como a página do Google. Vocês já repararam bem no “vazio” que é a página do serviço? Coisa mais simples, é difícil. E, depois, vejam o tempo de carregamento. Com o Chrome estão a fazer o mesmo e a ideia subjacente deve, também ela, ser a mesma: velocidade.
Estas ideias para o Firefox parecem todas muito bonitas mas eu quero é um browser que seja fácil de usar, rápido e leve. Tudo o resto, que seja um extra.
http://aospapeis.blogspot.com
@ fox88
Desculpa a indiscrição mas…
Quanta memória RAM possuis?
@dajosova:
Eu também nao vejo nada, nao faço ideia porque… :S
Desculpem… mas é só para dizer que já sei o que se passa.
Os links para as notícias que o iGoogle apresenta são da secção “Última Hora” que entretanto são movidos… naquele exemplo passou para a secção de Desporto e daí o link não conter a notícia!!! 😀
@sLUGo
a questão que “quanta ram possuis” não é real.
eu tenho 2,5GB e acho que o FF devia usar menos do que usa.
Mas isso sou eu, que venho do tempo em que os programadores se preocupavam com isso.
É aliás um ponto que me faz dar valor aos programadores para consolas, o hardware é aquele … e mais nada.
Acho imbecil a memoria usada por certos programas.
Outlook (ouotlook.exe mais o winword.exe que disfarça mais a memoria usada), FireFox são apenas 2 deles, mas há mais, muito mais.
O que eu acho muita piada é que as pessoas querem todas grandes velocidades e browsers levezinhos, mas ao mesmo tempo gostam de ter 20 addons… que lhes simplifiquem a vida; que eu saiba não se faz omeletes sem ovos.
@euqrop,
chama-se massa cinzenta e é o que e preciso usar para saber usar o menor número de ovos possivel.
O consumo exagerado de memória, surgiu na informática a par dos IDE’s bonitos para qualquer tolo saber programar, esse é o verdadeiro problema. Não é o ser preciso usar ovos ou deixar de ser preciso usar ovos.
concordo, com o pessoal sobre o uso de memoria do firefox…é um papamemo voraz, não importa se tens 128mb ou 3.4gb, ele é voraz mesmo. Eu não o troco, por enquanto, mas isso deve ser trabalhado porque atrapalha e muito se o usuario precisa realizar tarefas mais pesadas e ao mesmo tempo navegar…..e não adianta dizer que não afeta o desempenho geral porque afeta sim e muito.
Não vale dizer que depende dos addons pois os mesmos só comem memoria quando ativos. Faça o teste e use o FF sem addons….é o papamemo.
Nesse quesito o FF esta devendo.
@JPedrosa
Os IDE’s bonitos são uma conquista para os utilizadores e não um pecado das “software houses”
http://aospapeis.blogspot.com
offtopic
Windows 7 7077 leaked!
@Miguel
Windows 7 7077 já saiu nos sites de torrents ontem à noite… Tou à espera da versão de 64bits! 😉
Em relação ao firefox sempre foi a minha preferência. Nenhum browser bate o FF em termos de adons, funcionalidade, personalização, etc. Também é verdade que nenhum o bate em termos e consumo de RAM… Tenho 4Gb de ram e acho que apartir das 15 abas o consumo é exagerado. Sou webmaster (work in progress) e por vezes preciso de ter várias abas abertas em vários browsers e o FF é o que mais consome. O Chrome, por exemplo, é levezinho. Também é porque não tenho add-ons nenhuns nele.
Fico à espera da versão 3.6 porque essa promete! 😉
Eu acho que o Firefox consome muita RAM. Uma vez experimentei vê-lo no Gestor de Tarefas (Ctrl+Alt+Del) e chegou-me a 1 GB RAM! Como é normal, eu tenho o Vista (e não me arrependo, mas isso não é aqui, não comentem SFF) e aquilo bloqueou. Mas é um bom browser, e uso-o com o IE8 e o Chrome (que é o que estou a usar agora para escrever).
Hum… Vou começar por dizer que acho que cada um deve usar o browser que mais lhe agradar e melhor o servir. Sinceramente estou-me nas tintas se usam o mesmo que eu ou o do vizinho do lado…
Dito isto… Resolví comentar este artigo devido ao que lí em certos comentários relativamente ao consumo de memória do Firefox.
Já não é a primeira vez (nem a segunda) que ouço o pessoal queixar-se do consumo exagerado de memória deste browser, o que me leva a pensar que se calhar o defeito é do meu sistema (ou em última análise meu).
No meu sistema o Firefox (sem extensões) consome apenas 19 megs de Ram enquanto o Opera (também sem qualquer tipo de addons) arranca logo com 23 megs; Com 11 extensões o Firefox passa a consumir entre 28 e 32 megs.
Penso que visto isto, e não querendo duvidar das vossas afirmações, a pergunta que se coloca é: que estou eu a fazer mal?
Outra coisa que não entendo é porque toda a gente critica o consumo de memória do Firefox e ninguém critica o do Chrome (pelos comentários o mais directo concorrente). Epá, até já ouvi muitos dizerem que o Chrome é o browser mais leve do mercado!
Desculpem lá, mas tenho de discordar; A arquitectura multiprocessual do Chrome torna-o o browser mais pesado de todos, pois por cada aba aberta o consumo sobe exponencialmente.
Não conheço os hábitos de navegação das outras pessoas mas não é raro eu ter, pelo menos, 10 abas abertas e, nestas situações, o Chrome torna-se insustentável.
Mais uma vez repito que este meu comentário não tem como finalidade colocar nenhum browser no pódio mas que é estranho lá isso é.
Para finalizar, deixo aqui um link para os mais curiosos poderem analizar.
Cada qual que tire as suas próprias conclusões…
@OFF-TOPIC [ SUGESTÃO para novo Post ]
Vitor, tive conhecimento duma nova comunidade Web 2.0 cuja empresa vai distribuir gratuitamente nesta fase de pré-lançamento acções ( 0,001£ cada ) que, segundo a previsão deles, em 2012/2013 irão valorizar para 0,58£.
é que, para já, por cada novo inscrito recebe-se 200 acções.
Mais tarde a empresa pedirá informação mais detalhada.
Registei-me ontem ( link em baixo) e fiquei abismado com o nº de novos inscritos hoje !!! Em menos de 24 horas mais de 5.000 pessoas registaram-se!
Estive a ler melhor dentro do site.. e parece ser algo oportuno de se divulgar aqui no Pplware o quanto antes tendo em conta o potencial de crescimento e visto tratar-se de algo novo no reino da Web 2.0.
Se for necessário qualquer esclarecimento, mandem-me mail para “dajosova AT gmail . com”
😉
E assim eu uso Opera, e digo uso porque gosto das suas funcionalidades, mas nao sei ate que ponto ele e realmente mais leve, so fico completamente passado quando sugem incompatiblidades com este, quando ao Firefox, e um browser fantastico, apsar de agora nao o usar diariamente tenho-o aqui para as emergencias, Chrome, instalei, usei, e desistalei, nao me satizfaz, perciso mais que uma coisa para ver sites.
Cada um usa o que quer um gosto do opera, nao desgosto do firefox, e nao despreso o IE, também apsar de nao ter gostado nada do chrome aceito que o use.
http://www.kunamiquefala.com
@CáVai
fizeste a analise da memoria consumida quando arrancaste o browser ou ao final de um dia de nevagação com ele aberto?
é que o que a maioria das pessoas se queixa é que o FF vai comendo e comendo. São os chamados memory leaks.
Eu para contornar, esporadicamente mando abaixo.
Mas confesso que não sei até que ponto a culpa é 100% do browser e o SO é 100% inocente, não sei até que ponto não é uma gestão de memoria deficiente. Tenho que olhar para o consumo de memoria na maquina linux com mais atençao para ver se isto se reflecte também.
JP
Espero que melhorem o consumo da RAM.
http://www.cidadeviseu.com
Projecto ambicioso,sim senhor…o mais certo é implementar apenas algumas das funcionalidades acima referidas,o que já não é mau.
Por vezes comentam que,com a chegada do Cromo o FF iria ressentir-se ou mesmo acabar,é certo que o futuro próximo o dirá,mas actualmente é o browser que continua a subir,grão a grão,a sua quota de share face ao arqui-rival,o IE, li num site de que já não me recordo o nome.
Quanto á famosa “memory leak”,no meu caso é bastante importante visto ter uns fantásticos 512MB de RAM e pelo que vi e li as memórias para este “maquinão” são caras(são antigas tipo DDR não ll e num sei quê……).
É por isso,principalmente,e por outras,que actualmente estou a usar Opera que para mim serve muito bem e dá conta do recado,no outro lado está o FF a consumir por vezes 200 MB ou mais,aí estão a ver o meu dilema.
Do Chrome não quero falar.
Cumps,
Tijó
Pois bem já que o Vitor também faz futurologia, permitam-me que o faça também.
Meus amigos, se tivermos um firefox com estas funcionalidades todas vai ser:
– O fim da ascenção do Google Chrome, que eu como muitos utilizadores não o usamos por ser um browser demasiado simplista, e com funcionalidades mesmo agora “aquém” do Firefox. Sim, porque a velocidade não é tudo e pessoalmente não trocarei o Firefox, por um browser que tem um aspecto que lembra um brinquedo da Fisher Price (como já vi algures numa review do chrome, e concordo plenamente)
– O fim do dominio do IE, lembro que já com esta versão o Firefox na europa passou a quota de mercado do IE. E aparentemente com o fiasco que o IE8 está a ser, um browser com estas características(se forem implementadas nomeadamente o Prism e o Ubiquity), irá dar em que teremos um novo líder de mercado de browsers (ainda mais agora que o IE8 pode ser desinstalado no Seven).
Por isso não liguem às profecias da desgraça do Firefox. 😀 Lembrem-se que é o unico browser indpendeente e sem qualquer agenda de interesses de uma empresa por trás. E a mozilla já provou que se não for a Google, consegue fácilmente arranjar patrocinios. Este é o browser da comunidade e feito para a comunidade.
@JPedrosa:
Mas aí é que está. Pela minha experiência, o Firefox é o browser que mais memória liberta para o sistema depois de longa utilização (exceptuando o Chrome que liberta toda a memória, visto cada tab corresponder a um processo isolado). Aliás, no link que deixei no comentário anterior poderás ver um teste que confirma exactamente isto que digo.
O único cuidado que tenho com o Firefox é o de nunca instalar extensões experimentais, mas fora isso utilizo-o diariamente e por longos periodos de tempo.
Acredito que a diferença de sistemas ou até software conflituoso possa justificar estes numeros, de qualquer forma acho estranho estas diferenças tão abismais (consumo de 1 giga de ram!).
mas claro que prefiro o papamemo firefox com todas suas funcionalidades e addons que o chrome, que para mim perde até para o IE…..
UMa pena que não se fale muito, ou até não se faça uma analise sem emoçoes sobre o Ópera….este browser sem sombra de dúvida será um fortíssimo candidato a melhor dos melhores junto ao firefox….eles estão trabalhando certinho e os frutos vão aparecer já já….eu pessoalmente sou um divulgador do ópera como alternativa ao firefox. Claro que o Vitor e sua equipa sempre falam,e bem, sobre o ópera…o que não é surpresa em se tratando deste valoroso blog…. valeu galera ! 🙂
@carlos rajas
Eu gosto bastante do firefox. Mas para as minhas necessidades em windows, só existe uma escolha = Opera! É rápido tem mais funcionalidades por defeito que qualquer outro browser, e cada vez está mais funcional, e compatível com os sites.
Pessoalmente concordo contigo acho que é dado muito pouco crédito ao Opera, que na minha opinião, merecia ter mais quota de mercado. Mas quanto ao Opera quem o descobre e vê o compromisso que estabelece entre funcionalidades/velocidade dificilmente o larga 😉
Parece-me interessante. Com estas melhorias, a Mozilla conquistará uma maior quota de mercado.
@JPedrosa
Os IDE bonitos foram uma grande inovação, e não são eles que simplificam a programação – o que a simplifica é a massa cinzenta. Experimente arranjar um IDE líndissimo para programar em Assembly – você achará a linguagem difícil à mesma.
Já foi anunciado que algumas empresas pretendem substituir os PC’s por supercomputadores, com múltiplos processadores. De que adianta um computador desses se queremos usar software tão avançado graficamente como software de há 20 anos atrás.
Se acha que o software é pesado, não o use. Em vez de usar o FF use o Lynx e divirta-se.
Maravilha esta guerra dos browser’s 🙂
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Boas,
Não há dúvida que o Firefox é o melhor browser no momento. Estável, eficaz e robusto….. tudo o que é preciso num web browser.
Continuem com o bom trabalho.
Abraço
http://www.sondagenspt.net Onde oTeu voto conta!!!
Excelnte artigo. grandes novidades que esta versao 3.6 vai trazer.!
..a proposito do comentario anterior fui ver a memoria que esta a consumir o meu Firefox e sao: 188MB.
E digamos que isto reflecte o meu padrao de consumo; ou seja:
[b]7[/b] separadores abertos
[b]10[/b] extensoes activas ( adblock plus, download statusbar, downthemall!, foxmarks, java quick starter, .NET Framework Assistant, NoScript, Skype, StumbleUpon, Tab Mix Plus )
[b]6[/b] sessoes guardadas com o “Gerenciador de Sessoes”
———–
[u]Update[/u]
– desinstalei a extensao do Skype
– apaguei todas as sessoes ( acho que n interferia! )
– tenho apenas 2 abas abertas
RESULTADO: 60MB
[b]Conclusao:[/b]
a memoria consumida pelo FF depende do proprio browser mas e influenciado sobretudo pela quantidade e conteudo das paginas abertas no momento mas tb pelas extensoes instaladas!
Nota: este estudo caseiro de 5 minutos tem direitos de autor :p
P.S.:
desculpem os [b] [/b]; n sabia que n aceitava!!!
queria embelezar e so fiz asneira 🙂
Ja que ninguem escreve, escrevo eu 🙂
Eh so para dizer que a extensao Foxmarks passou a designar-se de Xmarks.
A mim o FF tem picos de uso de memória com uns 200MB e depois tem fases que usa 8MB.. isto com addons e umas 10 tabs abertas.
Conclusão: Varia muito ao longo do tempo mas ao menos vejo que de vez em quando liberta muita memória e isso é bom.
Para mim é o browser de eleição porque é totalmente personalisavel e é open source!!