Firefox OS Simulator 3.0 – Um passo mais perto da versão final
Está cada vez mais próximo o lançamento de telefones com o sistema operativo da Mozilla. O Firefox OS está quase pronto e existem já alguns terminais de teste à venda em Espanha.
Este novo sistema operativo pretende ser a resposta da Mozilla ao Android, iOS e até ao Windows Phone, utilizando uma filosofia diferente e que assenta em standards abertos e que estão em uso na Internet.
Para disponibilizar uma base de trabalho para todos os que quiserem desenvolver aplicações para o Firefox OS a Mozilla disponibiliza uma extensão para Firefox que permite emular o sistema operativo. Foi agora lançada a vesão 3.0 deste emulador, e traz novidades interessantes.
O Firefox OS é o sistema operativo que a Mozilla está a desenvolver e que será baseado em tecnologias abertas e que podemos encontrar hoje em utilização na Internet.
O HTML5, o CSS e o JavaScript vão ser as linguagens de programação que todos os que quiserem desenvolver aplicações para o Firefox OS vão poder usar. Desta forma fica muito mais simples a transição entre o ambiente web e as aplicações.
Mas para além de servir para os programadores, este simulador do Firefox OS permite ainda que nós, os seus utilizadores finais, possamos ver o que a Mozilla tem andado a desenvolver e a criar.
É a melhor montra possível e a forma de termos acesso à interface e às funcionalidades do Firefox OS.
A versão 3.0 do Firefox OS Simulator traz algumas novidades interessantes. Em primeiro lugar, e talvez a mais importante, passou a estar disponível a capacidade de aplicar uma rotação no simulador. Conseguimos assim reproduzir a movimentação do dispositivo e ver qual o resultado nas aplicações desenvolvidas.
Depois podemos contar com uma implementação básica da API de localização, o que já nos permite usar os mapas em modo mais real. Foi ainda desenvolvida a capacidade de enviar aplicações criadas para os dispositivos (Push to Device).
Podemos contar nesta versão com a nova versão do motor de renderização do Firefox e com a nova versão do Gaia, a UI do Firefox OS.
Se ainda não conhecem o que será o sistema operativo que a Mozilla anda a criar e que promete abalar o mundo dos dispositivos móveis então esta é a forma mais directa de o fazerem.
Instala-se no Firefox como outra qualquer extensão e depois de lançado dá-nos acesso a um telefone, de forma virtual, onde podemos testar e verificar das suas funcionalidades.
O Firefox OS está para chegar em breve e os equipamentos que o vão suportar estão a ser preparados. Antes de o poderem ver ao vivo testem-no com o Firefox OS Simulator.
Download: Firefox OS Simulator 3.0 [51.0MB]
Homepage: Firefox OS Simulator
Este artigo tem mais de um ano
A Treehouse tem alguns artigos/vídeos muito interessantes sobre o Firefox OS – na perspectiva de um developer, claro.
Experimentei e pareceu-me muito interessante, mesmo. Vou ver se desenvolvo uma ou outra aplicação para testar no sistema.
Como faço para desenvolver aplicações para o Firefox OS? vi alguns exemplos no site oficial mas não vi como programar, que ferramenta usar e como fazer o debug ou testar a aplicação, podes me ajudar?
Pessoal estive durante 10 minutos a experimentar o “Simulator 3.0” e quando abri a aplicação navegador (suponho que seja o Firefox mobile), tive uma surpresa quando reparei qual é o motor de busca que vem definido por defeito.
Bing e não o Google.
Eu tenho resistido à compra de smartphones e tablets. Mas este sistema da mozilla está a tentar-me mais do que os seus concorrentes. Acho que não vou conseguir aguentar mais a pressão.
É um sistema de código aberto e pode ser considerado software livre (de liberdade), pelo menos o da geeksphone é.
É bom que este sistema vingue. Não só por causa da questão da liberdade mas também porque quanto mais sistemas melhor para os consumidores. Para além da variedade os preços baixam.
Não estou a querer defender nada, mas código livre o Android também é. Tirando as linguagens de programação diferentes e o conceito de fazer um s.o. com webapps, o interface não é assim tão diferente da concorrência. O que costuma decidir é a disponibilidade de aplicações que vão existir para ele. Vamos ver.
Só é livre quando o utilizador tem total controlo sobre o software. Não estou a falar apenas de código aberto.
Os telemóveis da samsung embora tenham android o sistema que vem de fabrica não é software livre pois não sabemos que caracteristicas foram adicionadas.
No caso dos telemóveis da geeksphone eles fazem questão de dizer que os seus sistemas são livres e é uma das razões porque não têm parcerias com operadoras.
Era de bom a pplware ver uns artigos e comentar aqui, como a Mozilla esta a chamar atenção para este OS, e porque tantos operadores já se atiraram de cabeça para o mesmo.
Resumindo… Este OS vai permitir os operadores configurar-los de uma maneira tal nunca antes visto.
É simples mente o OS sonho das operadoras, vão ter controlo total. E se agora com pouco espaço de manobra já conseguem controlar tanto, não é preciso pensar muito, para ver o que vira da li.
Já para não falar de Stores de apps bloqueadas para cada Operador.
Para ser sincero estava à espera de mais. Não vejo nada de inovador.