Firefox Mobile OS está a chegar
O mundo dos dispositivos móveis está ao rubro, fruto, entre outras causas, de um crescimento exponencial da sua adopção e consequente utilização.
Todas as grandes companhias pretendem estar presentes nesta onda de crescimento e por isso surgem novidades e alternativas quase todos os dias.
A Mozilla, um player que não se esperava ver neste meio, anunciou agora que o seu sistema operativo móvel está para chegar muito em breve.
A criação e desenvolvimento deste novo sistema operativo móvel, suportado pela Mozilla não é uma novidade, tendo inclusive sido já mostrado em diversas ocasiões.
A novidade é que existem já fabricantes interessados na sua utilização e também datas para a sua colocação no mercado.
Esta informação foi ontem apresentada no blog oficial da Mozilla e aí foram detalhados alguns pormenores interessantes sobre esta novidade.
Em primeiro lugar a Mozilla estabeleceu já parcerias com dois fabricantes de dispositivos móveis. A ZET e a TCL Communication Technology, sob a marca Alcatel One Touch, vão ser os primeiros fabricantes a usar este SO nos seus dispositivos. Para já apenas se sabe que estes equipamentos vão usar processadores Snapdragon, da Qualcomm Incorporated.
A data para inicio da comercialização destes equipamentos é o inicio do ano de 2013 e estes serão lançados em primeiro lugar no Brasil, através da operadora móvel Vivo, detida pela Telefónica.
Ouve ainda o anuncio do interesse e suporte de algumas operadoras. A Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia, Telefónica e a Telenor vão dar suporte a este sistema operativo por entenderem que estes equipamentos vão trazer excelentes experiências de utilização a um custo reduzido e passível de serem suportados pela maioria dos utilizadores.
O Firefox Mobile OS, suportado na integra pelo Boot2Geko, é um sistema operativo assente em HTML5, o que permite retirar muitas camadas de interacção entre o hardware e as aplicações. Este conceito permite facilitar o desenvolvimento de aplicações com maiores funcionalidades e de forma mais simples.
Gary Kovacs, CEO da Mozilla, revelou que este SO pretende abolir as barreiras muitas vezes impostas por outros fabricantes, disponibilizando alternativas abertas a todos os que o vão, quer sejam utilizadores ou os programadores que desenvolvem as aplicações.
The introduction of the open mobile OS continues the Mozilla mission to promote openness, innovation and opportunity on the Web for users and developers.
As billions of users are expected to come online for the first time in the coming years, it is important to deliver a compelling smartphone experience that anyone can use.
The large number of operators and manufacturers now supporting this effort will bring additional resources and diversity to our global offerings.
Aguardemos então pela chegada de mais um sistema operativo móvel. A chancela que a Mozilla coloca nos seus produtos e os elevados níveis de qualidade destes fazem prever que será muito mais do que prometem.
Vejamos também de que forma a concorrência reage a esta chegada. O mercado começa a ter pouca margem de manobra para tantos SO's móveis e isso tem gerado fricções entre os players presentes.
No entanto estas situações têm levado a melhorias a todos os níveis, o que no final beneficia os utilizadores.
Homepage: Boot to Gecko
Este artigo tem mais de um ano
quero ver como será com o mercado de aplicações :/
Que venha forte e cheio de saúde! Quantas mais alternativas melhor!
Até pode ser excelente mas… será que a Mozilla tem fundos para pagar todas as patentes relacionadas com os OS móveis? Veja-se o caso da Google e da Samsung no que diz respeito aos processos judiciais com a Apple, Microsoft, Nokia, Oracle, etc…
E se for como o Firefox, é bom que os equipamentos venham equipados com muita memória RAM 🙂
Até agora um dos maiores financiadores da Mozilla tem sido a Google para que o seu motor de busca continue a vir como standard no Firefox.
Daqui para a frente a ver vamos como correm as coisas…
penso que a google retirou a maior parte dos financiamentos à Mozilla!
Não há muitos meses a Google pagou mil milhões de dólares à Mozilla.
Assim que a Mozilla terminar as conversões de programas como o Adobe Reader ( pdf.js ) e acabar com a necessidade de codecs áudio/vídeo ( espero que as conversões em javascript dos formatos sejam terminadas com alguma antecedência ) acredito que será um ótimo sistema operativo… PPLware, cá estarei a aguardar a crítica ao Firebox Mobile Os 🙂
Cumps
Pedro
Uma das coisas que gosto de ter num SO para Phones, é verdadeiramente a estabilidade e fiabilidade. O mercado das aplicações é subjectivo.
Embora seja Mozilla, e a oferta parece-me ser de futuro, generosa.
Mas veremos como isto vai funcionar na prática.
ZTE not ZET
Aqui … e aqui
https://www.youtube.com/watch?v=pQ76uAD6msg
https://www.youtube.com/watch?v=8w9bobEvKuA
A melhor parte vai ser o desgin, poderá ser criado por qualquer webdesigner 🙂 ….
“Ouve ainda o anuncio…” ?
qual é o objectivo daquele video!?!?! É que para uma comunidade de desenvolvedores ou fans de tecnlogia até pode ser interessante. Mas como produto final perde a credibilidade toda
Que venha o mais rápido possível…. A google cá está para aperfeiçoar ainda mais o seu android e, consequentemente, fazer frente à concorrência!
Acredito que poderá ser desta que a fragmentação do android se comece a “desfragmentar” com o evoluir do SO!
Para ter sucesso é simples.
Boa qualidade preço. Em hardware media game.
é o que faz falta.
Media gama*
Vai ser uma valente treta este Sistema Operativo, assente em Html5? A que haver distinção das coisas, um sistema operativo tem de ter acesso ao baixo nivel por causa da performance, Html5 e um standard da web, enfim, mas de qualquer maneira não deixo de ficar interessado.
Será em dúvida uma excelente iniciativa, contribuindo para diversificar o mercado dos SmartPhones OS.
Mas colocava outra questão. Haverá planos, num futuro próximo, para alguma diligencia por parte “Ubuntu Programers” de criar um SmartPhones OS com característica tão aclamadas nas plataformas fixas?
Apos uns quantos videos “apercebe-se” que este OS tem uns verdadeiros breaks! e está a correr num Galaxy S2 que é uma exelente máquina. Mesmo sendo optimizado e afins, a longevidade deste OS parece-me apenas cosmetica, será que vamos ter webGL ? aplicações web são sempre interessante, mas… não estou a ver isto a ser totalmente massificado. A nao ser que consiga rentabilizar melhor os low-budget phones. como o meu Monte Carlo.
e resolver os problema que o firefox 13 tem com a reprodução de vídeos?
Isso foi resolvido com uma actualização do flash.
Como assim? eu continuo com o problema…
PS: e está tudo atualizado.