Firefox 16 – Mozilla lançou mais uma versão
No seguimento da continuação do desenvolvimento do Firefox, por parte da Mozilla, era esperada para hoje a chegada da versão 16. Estes ciclos de desenvolvimento fixos permitem que se determine com exactidão estas datas e antever o que as novas versões no vão trazer.
A passagem da versão 16 de Beta para Estável vai trazer para todos os utilizadores todas as melhorias que têm vindo a ser trabalhadas e que estão já estáveis e prontas a ser usadas.
Está assim disponível para actualização a mais recente versão do Firefox, a versão 16.
Esta nova versão vem dar continuidade a tudo o que vinha a ser desenvolvido nas versões anteriores e as que foram entretanto desenvolvidas e amadurecidas desde o inicio do desenvolvimento da versão 16, desde que foi apresentada na versão Nightly.
Os esforços foram concentrados na melhoria das funcionalidades de core do browser e introduziram novas e melhoradas ferramentas de debug.
Uma das novas funcionalidades que podem ser encontradas é a Recolha de Lixo Incremental (Incremental Garbage Collection). O que esta funcionalidade traz é uma reciclagem/reutilização da memoria que o FireFox já não está a usar para o JavaScript. Com este processo vai ser possível obter melhores performances em sites que fazem utilização intensiva de JavaScript.
Os utilizadores do Firefox no Mac OS têm nesta versão uma nova funcionalidade interessante. Passa a existir suporte para VoiceOver no Firefox. Apesar de ser uma versão ainda preliminar e a precisar de desenvolvimentos, está já disponível para poder ser usada.
De destacar também que esta será a última versão a ter suporte para Snow Leopard. As seguintes versões, e fruto da introdução de alterações na interface, não vão ser suportadas por esta versão do Mac OS X.
Esta versão é também a primeira que traz suporte para Web Apps. Ainda não tão desenvolvido como o que podemos encontrar no Chrome, mas os passos certos estão a ser dados para que estas Apps se integrem no Firefox. Podem consultar a lista de Web Apps disponíveis nesta página.
Apesar de terem continuado os desenvolvimentos no leitor de PDF's nativos este ainda não vem activo por omissão. Se os quiserem activar vejam aqui a forma simples de o fazerem.
A versão 16 do Firefox traz também uma nova Developer Toolbar com botões para acesso rápido a ferramentas, erros na Web Console e uma nova linha de comando para acesso ráºido via teclado.
Naturalmente que os desenvolvimentos foram também realizados na implementação de novas tecnologias emergentes, tais como o CSS3 e o HTML5.
Se querem ter já o Firefox 16 podem lançar directamente a actualização dentro do browser. A nova versão vai ser rapidamente descarregada e instalada. Depois disso ficam capacitados a usar e verifica todas estas novidades agora anunciadas.
Se preferirem fazer uma instalação de raiz podem aceder directamente ao FTP da Mozilla e descarregar a versão pretendida e no idioma de desejado.
Testem esta nova versão e deixem-nos as vossas opiniões sobre o que encontraram.
Está o Firefox realmente melhor? Deverá ser este o caminho a ser seguido?
Nota:
Foram detectados problemas com esta versão. Não devem por isso usar para já os links aqui disponibilizados. Quando for lançada a versão actualizada estes links serão actualizados.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Mac OS, Linux
Download: Firefox 16 - Linux 32bits
Download: Firefox 16 - Linux 64bits
Download: Firefox 16 - Mac OS X
Download: Firefox 16 - Windows
Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
Meu browser de eleição. Só não é perfeito porque 200 mb de ram, o que é bastante excessivo e por vezes torna-se conflituoso.
Podes não notar, mas o chrome gasta mais, uma vez que cria diversos processos.
O bug no Windows 8, com GPU da nVIDIA já foi corrigido? Na v15 o texto ficava todo desfocado com aceleração por hardware activa. NO Chrome tudo 5 estrelas, tive que por o Firefox de lado algum tempo.
Já testei, corrigido o tal bug, nice!
Falso alarme, afinal melhoraram mas ainda está presente em partes de algumas páginas. Assim não Mozilla.
Uso o FF desde a versão “0.qualquer-coisa”, acho que foi em final de 2004/início de 2005, e não prescindo dele, continua a ser o meu browser de eleição por todos os motivos e mais algum.
Mas tenho saudades daquela pica toda sempre que saía uma nova versão, isto porque trazia sempre umas quantas novidades que saltavam à vista. Quando haviam pequenas correcções só alterava do género 1.5.1 para 1.5.2
Agora com esta chuva de versões salta-se da 15.1 para a 16 sem mais nem menos… mania de imitar o Chrome nesta corrida a “novas” versões 🙁
PS: nada contra o Chrome 🙂
Afinal quem usa mais RAM, o FF ou o Chrome?
O que é que isso interessa?
Se tiveres um PC com 1GB de RAM, ja devias ter feito o upgrade, antes que as DIMMs se esgotem…
Interessa que eu tenho 8GB de RAM e o Chrome funciona perfeitamente o o Firefox desde à umas 10 versões para cá se borra todo, e está constantemente com crashs e a pedir para mandar os relatórios para a Mozilla.
No Chrome tenho à vontade 20 tabs abertas e no Firefox com 10 começa a “morrer”.
Que exagero… Aqui apenas com 3Gb porta-se muito bem…
Tem toda a razão. Os últimos “Firefox” são uma carrada de problemas, nomeadamente as incompatibilidades com o Flash. Problemas e mais problemas obrigaram-me a prescindir da sua utilização (desde há muitos anos) para o Chrome que é rápido e não apresenta os “crashs” constantes. Vamos a ver esta versão 16, mas duvido muito!
Eu já cheguei a ter ~300 tabs abertas com o firefox 14 e ele não começou a “morrer”
Interessa-me a mim porque tinha a dúvida.
Quem usa mais RAM? A resposta está aqui: http://www.raymond.cc/blog/battle-of-the-browsers-in-cpu-and-memory-usage/
O Google Chrome consome mais ram que o Firedox, no entanto o Chrome é um browser extremamente otimizado e, apesar da imensa quantidade de ram utilizada pelos vários processos do browser, este não se torna lento como acontece com o Firefox.
100% dos testes que eu vi na internet mostram o Firefox como o browser mais economico.
Curioso…98% dos testes que vi na net “mostram” o IE9 como o navegador mais económico e seguro.Mas estou convencido que os “testes” aos browsers(tal como aos programas AV)mostram os “resultados” que os “pagadores” desejam.rsrs
Da minha experiência pessoal, quando a quantidade de memória RAM é limitada (por exemplo 1GB), o Firefox demonstra melhor gestão da memória disponível, uma vez que o Chrome se desdobra em múltiplos processos que acabam por exigir mais memória para consumo, razão pela qual uso o Firefox quando sei que vou abrir muitos separadores e o Chrome quando apenas estou a fazer uma navegação mais simples.
Contudo, apesar de o Firefox me permitir ter mais separadores abertos do que o Chrome, é costume ele acabar por ter uma falha e colapsar por inteiro, surgindo o pedido de envio do relatório de erro. O Chrome muito raramente falha totalmente, embora por vezes certas páginas falhem individualmente, sem comprometer o navegador por inteiro.
Comparando um e outro, o Firefox é melhor a gerir a memória mas mais instável, para prevenir perda de informação recomendo não usar o modo incognito quando se procede a uma navegação intensiva, de modo a que quando o navegador colapsar, seja possível restaurar a sessão por completo.
Olá a todos!!
Sou utilizador do firefox desde sempre, embora nos ultimos tempos tenha andado virado para o Chrome, no entanto e com esta ultima versão do Firefox voltei…
No entanto tenho uma pergunta: alguém sabe como abrir um novo separador (branco) ao lado do activo no firefox??, é que ele abre sempre no fim da barra de separadores e para mim que tenho sempre algumas dezenas deles abertos é muito incómodo estar constantemente a ser arrastado para o fim da barra..
Cumps…
Abrir separador em branco:
vais à configuração do Firefox – about:config
Procuras por browser.newtab.url e mudas para about:blank
Confirma também que o valor do browser.newtabpage.enabled é true.
Agradeço a dica, no entanto o que eu precisava era de abrir um separador em branco ao lado do activo e não no fim da barra de separadores como o firefox faz…
Obrigado !!
Cumps ….
Boas,
Alguém já tentou descarregar esta nova versão através dos links aqui postados. Vai-se directamente para um ftp em que é possível aceder a todas as versões. Mas um pouco difícil de entender onde fazer o download.
É simples e está explicado no artigo.
“Se preferirem fazer uma instalação de raiz podem aceder directamente ao FTP da Mozilla e descarregar a versão pretendida e no idioma de desejado.”
Ou seja, pelos links disponibilizados acedes à raiz da última versão estável por sistema operativo. Escolhes o idioma que pretendes e entras nessa pasta. Para terminar escolhes o instalador (Windows), o DMG (Mac) ou o tgz (Linux).
Só estranho é não terem desenvolvido ainda uma versão x64 pura para windows… assim não vão lá…
+1
Nightly tem versão x64, já agora que outros browser para alem do IE tem uma versão estável em x64?
Sempre usei Firefox desde 2007 se não estou em erro.. Mas desde que sairam estas versoes todas modernas está super lento, crácha a toda a hora e sempre a dizer que parou de funcionar.
No Chrome o flash passa a vida a dar-me erro e o browser começou a ficar branco cada vez que abro 1 pagina.
Tive que instalar o coitado do safari que nunca dei nada por ele e é super estavel, apesar de nao ser tao veloz como o Chrome ou o Mozilla eram.
Já passei anti virus , já passei aqueles programas todos xpto que o proprio pplware posta aqui e nada me resolve o problema dos browser Mozilla e Chrome.
a mim é precisamente o contrario com O chromme a intupir a memoria com tantos processos mais googles updates e mais nao sei que. ao menos no firefox o que ves é o que tens, nao te anda a enganar com processos escondidos nem te espia a favor do google
Já é seguro FF 16 que está nestes links? Senão o melhor seria remover os links. Obrigado.