Final do Euro 2016: Cristiano Ronaldo foi o campeão do Facebook
Ontem foi um dia em grande para o desporto nacional. De manhã, o país acordou com uma medalha de ouro para Sara Moreia na meia-maratona e uma medalha de bronze para Jéssica Augusto na mesma prova. Seguiu-se Tsanko Arnaudov, com uma medalha de bronze no lançamento do peso, e Patrícia Mamona conquista também o ouro no triplo salto.
Mas o dia acabou da melhor forma com Portugal a vencer, pela primeira vez na história, o Campeonato Europeu de Futebol. A Selecção Nacional ganhou a taça mas, nas redes sociais, o campeão foi Ronaldo.
Este ano, o Campeonato da Europa em França foi um dos eventos desportivos mais falados de sempre, com 195 milhões de pessoas a gerar 950 milhões de interacções no espaço de um mês, de 10 de Junho a 10 de Julho.
No Facebook, o local eleito pelas pessoas para falar de futebol em tempo real gerou, só ontem, dia que marcou a final do campeonato europeu, 146 milhões de interacções por 45 milhões de pessoas. Um valor apurado pela própria rede social.
Os cinco melhores momentos do jogo que geraram mais interacções:
-
1. Ronaldo ergue o troféu
2. O golo de Éder
3. Apito final
4. Ronaldo fica lesionado
5. Início do jogo
Os cinco jogadores mais falados na final a nível global
-
1. Cristiano Ronaldo - 53%
2. Pepe - 10%
3. Nani - 7%
4. Dimitri Payet - 6%
5. Ricardo Quaresma - 5%
Top jogadores mais falados em França:
-
1. Cristiano Ronaldo - 51%
2. Dimitri Payet - 12%
3. Moussa Sissoko - 8%
4. Olivier Giroud - 4%
5. Pepe - 4%
Top jogadores mais falados em Portugal:
-
1. Cristiano Ronaldo - 44%
2. Ricardo Quaresma - 10%
3. Pepe - 6%
4. Eder - 5%
5. Dimitri Payet - 5%
Celebrações dos jogadores no Facebook:
Este artigo tem mais de um ano
Falta aqui referir também que ontem o Rui Costa ganhou o segundo lugar na etapa da volta à França.
Mais importante que tudo é a União de um Povo e o orgulho em ser português.
Obrigado a todos os nossos “heróis” seja qual for a sua modalidade. Mais uma vez, obrigado.
E nao nos podemos esquecer de todos os outros desportistas que no mesmo dia nos deram mais alegrias ganhando mais medalhas a representarem o nosso pais em outras modalidades. Ontem foi um dia em cheio para Portugal.
Parabens a Portugal pela conquista. Aqui no Brasil foi um domínio total no voley 1 masculino na práia e na quadra, 1 lugar feminino na quadra e na práia e melhor, em cima da USA hehehehe.
Além destes feitos, de salientar também o 2º lugar obtido ontem pelo ciclista Rui Costa numa difícil etapa subindo os Pirinéus no “Tour de France”, a prova maior do cilcismo mundial, ciclista este que já foi campeão mundial de estrada e detem o recorde de voltas à Suiça vitoriosas, três no total, tendo inclusivamente em anos anteriores ganho etapas do “Tour”.
Aproveito para manifestar a minha surpresa e estupefacção por os organizadores franceses do Euro 2016, nas cerimónias de abertura e encerramentom terem optado por uma canção, presumivelmente o hino oficial do Euro 2016, saída as pantomínias de um DJ, totalmente cantada numa língua que não a de Moliére, Proust, Victor Hugo, Jules Verne etc, igualmente a língua de Bizet, Édith Piaf, Jacques Brel, Léo Ferré etc., o que, tendo em conta a assertiva afirmação de Pessoa segunda a qual “Minha Pátria é a minha língua”, tudo parece apontar que os franceses deitaram toda a sua boa tradição às traças. “Franc(h)e-ment” ! !!!!
Portugal quando organizou o Euro 2004 teve o cuidado de chamar a luso-canadiana Nelly Furtado para cantar uma canção bilíngue de nome “Força” onde não falta o som dum cavaquinho bem português.
Dizia o grande escritor Lev Tolstoi que “Se queres ser universal mostra a tua aldeia” e foi assim que Amália Rodrigues, os Madredeus, Mariza e Ana Moura ganharam projecção além fronteiras. A Selecção idem idem aspas.
Por tudo, PARABÉNS PORTUGAL . A torre Eiffel ontem parecia a torre do Fel.
Respondo para os que falam de ciclismo sem nada saber do assunto. O 2o lugar numa etapa é a mesma coisa que ser 15o no final, ou seja, praticamente irrelevante. Ele meteu-se na fuga para ganhar a etapa e infelizmente não conseguiu – também não se pode sair vitorioso sempre.
Quanto à volta a Suiça, ele detem o recorde de maior numero de Voltas a Suiça conquistadas consecutivamente, que foram 3 de 2012 a 2014. No entanto, outros 2 corredores venceram a Volta à Suiça também 3 vezes e ainda outro venceu essa mesma prova por 4 vezes.
Faltou o “consecutivamente”.
Um pormenor de “somenos” para Rui Costa..
Quanto a um segundo lugar numa etapa nos Pirinéus terminada e perante uma fortíssima bátega de chuva e uma não menor carga de granizo, coisa irrelevante mesmo !
Obrigado pela correcção.
Grande jogo, grande conquista e aqui do Brasil todos estavam ligados no jogo!
Parabéns a todos!
Benvindos ao país mais Feliz do Mundo: Portugal, hoje! Eurocampeão!
Facebook? A verdadeira festa estava no twitter!
Isto não me parece estar muito correto. Não vejo o nome do Rui Patrício.