Filtros anti-apam…
utilizados no desenvolvimento de vacina para a Sida. Os padrões de disseminação do spam são similares aos do vírus HIV. E com base neste princípio, a Microsoft, a Universidade de Washington, EUA, e o Royal Perth Hospital em Austrália começaram a desenvolver uma técnica que pode contribuir para o desenvolvimento de uma vacina para a Sida. De acordo com o site da Compterworld, a técnica recorre a ferramentas de filtragem de correio electrónico não solicitado para estudar a mutação genética do vírus e as condições em que se encontra o sistema imunitário humano.
A ferramenta tem por base algoritmos de cruzamento de dados (data mining), que permitem apurar através de endereços, temas de mensagens, ou palavras nelas contidas se um e-mail é ou não solicitado.
Estes algoritmos vão ser utilizados na classificação de milhões variantes genéticas do vírus HIV e poderão identificar padrões, que permitam posteriormente criar a tão ansiada vacina para uma maleita que, todos os anos, vitima milhões de pessoas no mundo.
Segundo os responsáveis pelo projecto, a ferramenta anti-spam é dez vezes mais rápida que outras técnicas utilizadas anteriormente para identificação de padrões de vírus. Esperemos que a vacina não tarde.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Qualquer dia fazem ao contrário, vais ver. E só temos que carregar um software para ficarmos outra vez como novos.
PS – Ainda não disseste onde é o teu estaminé. Gostava de lá dar um salto… Isto se for aqui no Porto, claro! Diz alguma coisa!
Aquele abraço!
ó minha mãe do céu.. será agora que finalmente tecnologia e saúde se vão aliar? Ou é apenas mais um nicho comercial para o mr Gates…?
Deixe eles inventarem a vacina, que nós, criamos uma versão “genérica” ( patentes quebradas ) 😀
Vamos ver no que isto vai dar… mas que promete lá isso promete!!!
E por falar em promessas…
Os meios tradicionais de combate ao correio electrónico não solicitado, estão cheios de falhas e centram-se exclusivamente em métodos de filtragem onde a complexidade impera. Apesar dos 99,5% de taxa de filtragem existirem em alguns métodos, é certo saber-se que os spammers apenas precisam de 0,005% para conseguir obter sucesso no seu negócio o que explica os consecutivos avanços técnicos exigidos para conseguir nestes 40 anos tentar sem sucesso acabar com esta praga informática.
O método que eu criei coloca o ónus do encargo no remetente e a segurança do lado do destinatário com aquilo que ele deseja unicamente receber na sua caixa de correio através da criação de um servidor de correio electrónico inovador e de um método que eu chamo de “Controlo de fluxo por selecção”
As 11 vantagens encontradas em relação ao método tradicional estão descritas numa tabela que poderá ser consultada em:
https://docs.google.com/document/d/1LyJDTg_pWbMkeH59aJhIKeMwOP9QyGfEDOD_P_WhaB0/edit?usp=sharing