Ficheiros de Ajuda da Microsoft usados para distribuir malware
O Grupo de Investigação de Vulnerabilidades e Malware da CheckPoint descobriu recentemente que os ficheiros de ajuda da Microsoft (CHM) estão a ser usados actualmente pelos cibercriminosos para passar software malicioso aos utilizadores, de um modo dificilmente detectável pelos antivírus.
Oded Vanunu, responsável pelo Grupo de Investigação da Check Point refere que «Os ficheiros CHM são normalmente usados como software documental e como ajuda tutorial. Já que o seu uso é muito comum, também é pouco provável que os utilizadores suspeitem desta ajuda online».
O Microsoft Compiled HTML Help é um formato de ajuda proprietário que consiste numa colecção de páginas HTML, assim como numa série de ferramentas de indexação e navegação. Estes ficheiros são comprimidos e instalados num formato binário com a extensão CHM (HTML compilado).
Os investigadores descobriram que os ficheiros CHM se podem utilizar para executar código malicioso num computador que funcione com Microsoft Windows Vista ou superior.
De acordo com a investigação, quando um utilizador arranca um ficheiro de ajuda da Microsoft infectado, inicia-se um pedido de descarga e execução da peça de malware.
Nas amostras capturadas, a carga maliciosa tinha o nome de PuTTY, uma ferramenta de rede muito popular que suporta protocolos SSH e Telnet, e que permite ligações remotas. Recentemente foi também descoberta uma versão maliciosa do Putty – saber mais aqui.
O Grupo de Investigação da Check Point descobriu que os cibercriminosos que estão por detrás desta técnica utilizam, para a propagação do malware, campanhas de ataque através das redes sociais e do spam.
Este artigo tem mais de um ano
Usando o MalwareBytes estamos protegidos ou não?
Tendo em conta que os ficheiros CHM estão a ser usados para propagação do Cryptwall e semelhantes malwares do tipo ransomware, o melhor é mesmo prevenir com uma vacina!
http://labs.bitdefender.com/projects/cryptowall-vaccine-2/bitdefender-offers-cryptowall-vaccine/
Não. Nem, todos os antivírus são eficazes, o próprio utilizador também tem que tomar cuidado.
O malwarebytes é bom mas não tanto, entre 250 a 300 mil exemplares novos todos os dias, nem o super homem. Muitos tem que ser à unha ou seja remove-los à mão e é preciso ter conhecimentos para isso. A INTERNET DEIXOU DE SER UM MUNDO SEGURO.
A internet nunca foi segura!
esta situação por a caso já tinha chegado à mesma conclusão pois já apanhei malware que aparentava ter origem em ficheiros de help do windows. Em portugal temos vários grupos actuar: Russos, Chineses e outros.
Cuidado com servidores web 2003 com servidores web com sites antigos alojados neles.Cuidados com PDF´s de origina desconhecida e muito mais.
Medo de tanto malware por aí 🙁 uso o psafe para me proteger, isso me deixa mais tranquila pelo menos..
Psafe da Qihoo?
psafe? ahahahah