Feren OS: Tudo o que precisa num Linux está aqui
Todos nós sabemos que o Windows continua a ser o sistema operativo para Desktop com maior popularidade apesar do Linux estar hoje presente numa vasta gama de dispositivos (além do Desktop). O macOS continua a ter a sua comunidade fiel mas no mercado dos sistemas operativos existem muitas alternativas.
Hoje o nosso destaque vai para o Feren OS que se assume como uma alternativa credível ao Windows e ao macOS.
Chama-se Feren OS e pode já ser considerada uma das mais interessantes distribuições Linux. De acordo com as informações publicada no site do projeto, esta distribuição é uma alternativa gratuita ao Windows e ao macOS e vem com o melhor que se faz na comunidade Linux tanto ao nível da personalização, aplicações e muito mais.
Esta distribuição é baseada no Linux Mint e foi desenhada para ser rápida e segura.
Em termos de ambiente gráfico esta distribuição usa o Cinnamon e vem já com um vasto leque de aplicações instaladas como por exemplo o LibreOffice e o WPS Office, PlayOnLinux e Steam e o Web Browser Manager foi "roubado" ao ZorinOS. Veja aqui outras apps que estão presentes nesta distribuição.
Relativamente ao aspeto, esta distribuição tem um aspeto bastante minimalista e pelo que testamos tem um agradável desempenho. O utilizador pode ainda personalizar a distribuição nos mais diversos componentes, de modo a adaptar-se aos seus gostos.
Num próximo tutorial iremos ensinar a instalar esta distribuição e analisar, em pormenor, algumas das ferramentas que integram a mesma. Estejam atentos.
Este artigo tem mais de um ano
Requesitos?
Penso que é das distribuições mais feias que já vi 🙂 (falo do gtk claro) e atenção que o Photoshop não é nativo além de aliciar o consumidor 😀
https://www.youtube.com/watch?v=cbYKp9p4KHE
Do que vi até agora tem grande flexibilidade de custom o ambiente de trabalho que pode ser baseada em varias distribuições linux ( em termos visuais). Já agora o Core deste linux é baseado em Debian e / ou Ubuntu linux como o Linux mint.
Isto é mesmo baseado no mint, o que eu não percebo. Para quê basear uma distro em outra que por sua vez já é algo baseado noutro?
Iep…
Debian –> Ubuntu –> Mint –> Feren…
A sério? é a isto que o pplware linux se resume? distros que tentam imitar o windows mal e porcamente… fica a sugestão de um mero leigo na matéria, mas e que tal umas reviews de algumas distros que apresentem características diferentes do windows, mac e até na loucura dos *buntus? posso até sugerir algo como o velhinho gentoo ou o inovador nixos ou apenas o nix package manager que sem tanta “hype” faz algo muito parecido com o flatpack ou o snapd do ubuntu.
Ora
BOOOAA!!!!
Ao invés de recriar a roda, deveriam unir esforços e participar de alguma distro já consolidada, como Ubuntu ou Fedora, unindo esforços para avançar o que já existe ao invés de criar mais um mero remaster de alguma outra distribuição, e que daqui a poucos anos se muito será descontinuado.
Desenvolvedores, empacotadores e afins: participem de alguma buglist ao invés de recriar o que já existe.
Penso o mesmo.
A principal função inovadora é a compatibilidade de software populares, mas também é necessário que a minha avó saiba instalar drivers, baixar e instalar um software, e coisas do dia a dia que o Windows oferece com uma simples orientação de um técnico ou alguém que já tenha feito
Uma sugestão: Tendo em vista que há muitos leitores, participantes, sempre prontos a opinar e, via de regra, a criticar, o que acham da idéia de customizarem uma distro linux, à moda pplware, com a participação de tantos críticos? Todos poderiam dar sugestões e, certamente, algo de bom poderia daí sair. Poderia, inclusive, ser possível, duas versões – uma para pc´s mais raquíticos e outra para máquinas medianas acima.
Por favor, poupem-me de críticas, pois declaro-me leigo e semi-analfabeto em linux e me coloco como mero espectador.
A iniciativa teria também o condão de unir tantas cabeças em torno de um só objetivo.
Um concurso entre os leitores para o nome da distro seria também interessante.
Cordiais abraços a todos!
Portanto, o FEREN OS ‘e baseado no Linux Mint que ‘e baseado no Ubuntu que ‘e baseado no Debian… ok. Boa.
Engraçado, sempre vejo muitas criticas aqui e mal vejo alguém participar de uma comunidade para desenvolver nada! Muitos dos que aqui falam nem se deram ao trabalho de instalar o sistema para ter um fundamento para falar, mas falam de olhos vendados.
Vou falar um pouco de minha experiência com Linux. sou técnico em informática desde 97, usava o Linux Mint e achava-o muito bom com o Mate, mas gosto de customizar o desktop com coisas que facilitam o seu uso, mas fazer isso em duas máquinas dá muito trabalho, prefiro encontrar uma distro já pronta para instalar, ao invés de remasterizar. Vi o Faren Os a semana passada e resolvi instalar após assistir um vídeo no YT, vi que ele teria um recurso que é o de modificar o desktop, deixando-o parecido com outros sistemas, tal qual: MacOS, Distribuições Linux e Windows. Qual a vantagem disso? Sob meu ponto de vista, dois. 1 Posso modificar todo o ambiente de trabalho sem quebrar o sistema em questão de segundos ; 2 Posso instala-lo em clientes que dizem que nunca vão aprender linux ou que nem mesmo querem ouvir falar em mudanças deste tipo – instalei em dois clientes deste tipo há duas semanas e estão utilizando até hj sem problemas, só lhes falei que era linux após uma semana de uso. Estão encantados pois roda tudo muito mais rápido que no Windows oficial.
Acredito que os desenvolvedores pegaram um ambiente bem estruturado e complementaram-no com coisas bem funcionais e visuais; não importa muito se ele é baseado do baseado do baseado(os brasileiros entenderão, kkkkkk, mas não é uma distribuição muito doida), os recursos e o desempenho do sistema são muito bons, vale a pena!
Este texto, estou escrevendo em meu notebook apartir do Feren OS, experimentem em uma VM ou uma pen drive.
deixa-os querer usar o office a sério, instalar jogos, periféricos, etc e depois vais ver se não notam a diferença!
“Alternativa ao Windows”….. já não me serve! … quando é que vão parar com essa crise de identidade de querer parecer para o usuário o Linux ao Windows? … se vocês gostam tanto assim do Windows publiquem artigos só do Windows e pronto. Querendo enganar os coitados usuários do windows de que vindo para o Linux sem estudar e conhecer a estrutura e funcionamento do sistema, seus recursos e comandos de linha poderão ser felizes só com a interface gráfica?… Vamos SEPARAR as coisas Linux e Linux e pronto!
Os que criticam o wondows “sabemos que năo é uma maravilha”, são os mesmos que criticam a Rede Globo, falam pra caramba mas năo assistem outro canal, se linux fosse bom sendo gratuito como é já teria se firmado.
Talvez porque os consumidores estão viciados em Windows porque não conhecem outra coisa? Quando compram vem com windows, se derem a escolher a maioria nunca ouviu falar de linux
Como o camarada já te disse… Não é por culpa do Linux e sim pela cegueira do povo. E já que o povo não quer usar ou nem conhece, empresas não fabricam jogos para ele, não se empenham em fazer drivers e etc. E mesmo assim é um S.O. anos a frente do Windows. Que coisa, não? 😉
E sobre sua comparação…não meu caro, quem critica a globo (como eu) passa longe deste canal. Acho que vc não está tendo boas companhias, coerentes 😉 rsrsr
E no final é isso aí…
Por que nós brasileiros gostamos tanto da Pplware?