Nova Famel será elétrica e com autonomia para 100 Km
Quem não se lembra da marca de motas portuguesa Famel? Infelizmente, no final dos anos 90, a marca foi à falência mas agora, o responsável tem ideias de voltar a colocar no mercado motorizadas elétricas, altamente tecnológicas e amigas do ambiente.
Joel Sousa, 31 anos, engenheiro automóvel, revelou recentemente à agencia Lusa que tem ambições de voltar a erguer a marca mas para isso precisa de investidores. Como primeiro passo, Joel Sousa vai ter em exposição na Web Summit 2017, o protótipo da nova Famel.
Depois de vários estudos acerca das perspetivas de mercado, achamos por bem não entrar nos motores a combustão e utilizar já a tecnologia do futuro e entrar na mobilidade elétrica. Com isso também percebemos que existem muitas questões relacionadas com a conectividade, com a experiência que o utilizador quer ter com o seu veículo e queremos utilizar essa tecnologia para atrair os jovens para o nosso produto, um produto amigo do ambiente e com tecnologia de ponta
Joel Sousa
De acordo com Joel Sousa, este protótipo que a FAMEL se vai apresentar na Web Summit, com traço de Helder Cação, “serviu para validar a nível de ‘design'”, segue-se agora tudo o resto (fazer homologações, testes e claro os investidores).
Esta nova Famel, que terá poucas semelhanças com a lendária Famel Xf17, será elétrica e terá uma autonomia para 100 quilómetros. Em termos de potência, esta será equivalente a uma 125 CC de gasolina.
Via Lusa
Este artigo tem mais de um ano
Famel XF17… uma legenda !
Deves querer dizer lenda
Essa mistura de inglês e português na mesma frase…. 🙂
mesmo grande legenda LOL
Feio design e não tem o típico som de uma famel
Pois não, é eléctrica….
Se o problema é o som compras uma coluna e um leitor de Mp3.
Não seja por isso: https://www.youtube.com/watch?v=zX4BRiANRI0&ab_channel=NelsonNunes
Agora é só converteres para mp3.
Olha a minha Macal! todos os anos faço uma grande viagem nesta motorizada, cerca de 2000km seguidos, ao final do 2º dia, o som entra na cabeça e começo a ouviu zundapps em todo lado…
Não dá! É uma Zundapp
Eu não sei quem desenhou esta mota mas por ela ser elétrica não quer dizer que tenha de ser horrenda.
Totalmente de acordo. Eu até acho a idea excelente mas com esse design duvido que passe de ideia …
Gosta da ideia, boa iniciativa espero que apoiem. Boa sorte
Gosto mais daquelas com “cabine” ou daquelas com assador de castanhas à frente.
Rapaz, compra uma chinesa, cola o logo Famel e já está. E tem mais de 150km de autonomia.
E claro mais bonita para dar corpo á marca
Fosgas A Mota E Linda (FAMEL)
Deviam ter usado a marca FAMEF para este modelo eletrico
Podes crer FAMEF é o mais indicado para este modelo
Lol
Possa está feia como o caraças!!! :S
Parece mais a MC 125 que a XF17:
http://cybermotorcycle.com/gallery/zundapp-1970-1979/images/Zundapp-1972-MC125.jpg
Fica aqui um render muito melhor! que facilmente pode ser adaptado para uma electrica!
https://pbs.twimg.com/media/Cqko6leUIAEO8J0.jpg
Concordo basta ver o exemplo das Zero Motorcycles FX – parecido com a 2ª foto. Mesmo as grandes marcas tem protocolos…
Metem-se os pés no volante?!?
Design feio… fora de moda.. deviam apostar numa xf17atualizada… eletrica poque é o futuro..
Esteticamente está uma bosta!
Qto ao resto ainda não li.
Um autêntico aborto.
Quando tirarem a capa eu comento a estética da mota xD
Ainda tenho na garagem uma Famel/Zundapp Gt vinte e não sei quantos e uma bicicleta de mil novecentos e trinta e picos, só com travão da frente a fazer actuar com os pedais, eheheh. Coisa rara, penso.
Isto deve ser tanga, nao? Que aberração de mota é esta? Só um louco é que investia nesta treta. Porque não começam por uma scooter? A casal também deve ideias destas e depois faliu…
Se este projeto andar para a frente talvez me faça a uma. Meu pai tem duas xf17 restauradas ao mínimo detalhe. Uma é a normal e a outra a SUPER ” com radiador ” são as jóias dele e não me deixa andar muito nelas. São motos que ainda hoje vamos na estrada e chama atenção do pessoal.
Cadê os pedais??
Ok é um protótipo .. mas ao menos acabem a moto ….. Pedais, guarda-lamas, piscas …. etc etc
A ideia é boa. Agora com este design nem pensar. Está mesmo mal conseguida
Gostei da noticia, acho que tem tudo para ser uma ideia vencedora, assim que se tratar do design e se fizer uma coisa mais apelativa, como está, é feia demais.
Muito feia, mas se for versátil e acessível compro uma. Saudades da Famel Zündapp 3… 🙂
E sempre bom saber que uma marca iconica Portuguesa voltasse ao mercado .
Mas a minha opinião também é de nao com esse dizaign , acho que um vizual mais retro a fazer lembrar as velhinhas famel pois é isso quanto a mim é o que publico espera que aconteca .
Adorei a ideia, adorei a moto mas talvez não seja o mais indicado a nivel de design para os tempos modernos.
Tenho interesse no projeto
nada como a minha xf21 parece que saiu da fabrica a dias ate brilha
De um artista que anda de mota salta logo a cara onde estão os pisa pés? O boneco até esta engraçado mas falta elementos primários
• Só o design do “body” não está “perfeito / apelativo”. Mas claro, é apenas a minha opinião. Além disso, é um protótipo, e é para isto mesmo, para ser melhorado.
• “Off-Topic”: Se pretenderem posso disponibilizar o meu projecto (uma vez que a vossa moto é um produto nacional), e apenas no caso que tenham algum interesse nisso, claro. Que é um painel digital (pretende ser um manómetro com aspecto “retro”) programado com um simples “Arduino UNO” para ebikes (Famel, etc). E está aqui, também ele um protótipo: https://www.youtube.com/watch?v=jwN24kiOXy8&list=PLnhzSMPecj1HXo5IGrNFYiGyy6fHZYPTL&index=54
• Fabulosa iniciativa! Ainda acredito em Portugal, por causa de ainda haver empresários por cá, como vocês! MUITOS PARABÉNS e boa sorte com o vosso projecto!!! 🙂
Estou Curioso!
Ficou feia parece uma scooter
Eu acho que anda tudo doido, então vamos dar milhares (muitos) de euros para uma mota fazer apenas 100km de cada vez? com esse dinheiro compra-se um bom carro, usado mas ainda muito bom… não vão longe com este projecto, se mantiverem estes preços.
Mais feia que bater num filho. Arghhh
É um protótipo, e sei que se alguém decidir financiar o projecto vai, de certeza, exigir introduzir bastantes melhorias… Espero (francamente) que uma delas seja o design, se o objectivo é cativar o cliente nostálgico e, ao mesmo tempo, agradar aos jovens (presumo que seja esse o público alvo), uma linha mais retro, na onda da FAMEL original será, com certeza, a melhor aposta.
A famel original e toda em metal e pesada logo os consumos de energia vão se alterar, basta mais uns retoques na imagem e fica logo outra até porque se a ideia fosse a famel original seria a gasolina e eles já estão a pensar no fim dos combustíveis fósseis.
Parabéns e que tenham sorte com projecto! é uma Portuguesa que temos que ter orgulho!
Existe a AJP que vende mais para fora do que no próprio pais! É pena não haver mais publicidade
Vai sair a Honda PCX híbrida e 100% eléctrica. (Podemos retirar as baterias e levar para casa)
Um exemplo a seguir!
Tera sucesso em Hollywood para filmes do espaço!
Força nisso! Muitos parabéns por esse trabalho.
Provavelmente o protejo morreu depois de sair o preço
Pois, realmente depois de ver o preço achei que será muito complicado , pelo menos para Portugal
A Famel eléctrica original (de 1996/1997) era bem mais engraçada e consensual. Não vingou pois estava claramente antes de tempo. Esta nem vai ver a luz do dia. Parece algo feito no quintal de alguém para um desfile de carnaval.
Vai ser como o projecto do Veeco RT que na realidade nunca deu frutos… Quem entra num projecto destes não pode contar com um retorno do investimento logo nos primeiros anos… Mas infelizmente é assim que a maioria dos projectos em Portugal nascem e lançam um produto com preços proibitivos… A Tesla que é a Tesla está a incluir baterias da Panasonic no modelo 3 onde a Panasonic está a perder dinheiro em cada bateria, sendo que pensam que o retorno do investimento chegará nos próximos anos…