Falha informática na rede ATM “deu” 40 milhões de euros
A rede ATM (Automated Teller Machine) tem garantida a segurança necessária para que não haja problemas. No entanto, tratando-se de sistemas digitais, essa garantia não é total. Uma falha recente nos ATM "deu" 40 milhões de euros.
Falha da rede ATM foi amplamente divulgada nas redes sociais por estudantes...
Tudo não passou de um erro informático que fez com que a rede ATM desse mais de 40 milhões de euros. Tudo aconteceu com o Commercial Bank of Ethiopia que é o maior banco do país africano. Segundo os relatos, as pessoas poderiam levantar montantes que não tinham disponíveis.
De acordo com um comunicado do banco central da Etiópia, o problema deveu-se a uma “atualização e uma inspeção de rotina ao sistema”. Foi, entretanto, descartada a possibilidade de um ciberataque ao sistema. No total foi possível levantar via rede ATM 2.400 milhões de birres etíopes (o que equivale a 42 milhões de dólares ou 38,7 milhões de euros).
A falha foi amplamente divulgada nas redes sociais por estudantes, mas o banco já veio dizer que não apresentará quaisquer acusações contra os estudantes que divulgaram a falha. Abe Sano, CEO do banco, referiu que a maioria do dinheiro foi mesmo retirada por estudantes.
Depois de se perceber o que estava a acontecer, o sistema bancário etíope foi encerrado durante várias horas.
Eles só vão reflectir nas contas dos estudantes os levantamentos como crédito, e cobrar juros. eh eh
Dava jeito ima falha dessas num terminal aqui pertp hehehe
Num país de primeiro mundo eras obrigado a restituir o montante sob pena de seres acusado de fraude
Nao entendi se as ATMs comecaram a cuspir notas ou referem-se aos levantamentos acima do limite pelas pessoas nos ATMs ?
Permitiam que levantasses dinheiro que não tinhas disponível
A mim nao me parece explicito isso no artigo.
Levantamento de valores não disponíveis.
“Segundo os relatos, as pessoas poderiam levantar montantes que não tinham disponíveis.”
Mais explicito que isto?
Por cá, fica tudo registado e depois quando o sistema estiver online são lançados os movimentos na conta…a seguir é só pagar !
com tantos hackers portugueses não a um que faca isso em Portugal
E quem é que te diz que a mesma coisa seria possível de fazer em Portugal? São sistemas diferentes…
Aqui há muitos anos havia uma ATM que durante cerca de 10 minutos por dia ficava sem ligação à rede e permitia sempre o levantamento de dinheiro sem verificar a disponibilidade em conta. Se bem me lembro seria ali por volta das 20:00h. E com a máquina estava instalada junto à entrada de uma grande empresa, a malta começou a aperceber-se que era sempre à mesma hora e a palavra passou. Eu de facto achava estranho haver filas para a máquina por volta da hora de jantar, até que me contaram. Eu acho que quando soube já não era possível fazer isso, mas como nunca sequer levantei dinheiro naquela máquina, foi indiferente.
No fim de contas, muita gente levou no lombo com juros bancários e se já gastavam o que tinham, passaram a gastar o que não tinham, o que piorou. Infelizmente, várias pessoas levantavam dinheiro e iam comprar umas “doses”.
Percebo que houvesse quem realmente estava a precisar de dinheiro na Etiópia, mas a maioria, terá sido ganância pura.
Pois eu presenciei, em Vila Real, uma máquina, sem ninguém à frente, dizer: “Retire o seu dinheiro” e saiu uma nota de 20 euros.