Facebook poderá lançar o seu próprio smartphone
O facto do Facebook ter entrado para a bolsa de valores acresce a responsabilidade aos seus gestores para criar soluções comerciais. Estas soluções têm como finalidade trazer lucro e é essa perspectiva que os investidores querem ver na empresa de Zuckerberg. Falámos há dias numa possível aquisição do browser Opera e agora surgem rumores que o Facebook resolveu investir na área de dispositivos móveis.
Não estamos a falar de mais aplicações, não é que não tenham também novidades nessa área, mas o que está em causa é o lançamento de um smartphone.
Esta notícia tem como base de especulação o facto de altos responsáveis do Facebook terem tentado contratar cinco engenheiros. Estes engenheiros são ex-funcionários responsáveis pelo desenvolvimento de equipamentos estremamente conhecidos, nada mais nada menos que o iPhone da Apple.
Segundo o New York Times, o Facebook ainda não contratou nenhum dos engenheiros abordados mas está já em conversações com pelo menos um dos contactados. Segundo a mesma fonte este projecto está a levantar de tal forma o interesse dentro da empresa que os desenvolvimentos estão a ser seguidos pelo próprio Mark Zuckerberg.
Facebook Phone
Se tivermos em linha de conta que o principal foco de utilização das redes sociais, aquele segmento que tem crescido e tem voltado para si o mais investimento nos últimos anos, tem sido o segmento mobile, então ter um equipamento que agregue um browser dedicado para uma rede de utilização à escala mundial... faz todo o sentido! É um retorno financeiro certo e que provisiona para o futuro metas financeiras tangíveis e novos mercados.
Se estão lembrados este não é um rumor novo, já antes se falou que a gigante das redes sociais havia tentado mas o projecto foi descartado, inclusive falou-se na altura em parcerias com a HTC, provavelmente seria criado um hardware que teria uma tecla directa ao serviço (tipo o HTC Status).
Claro que a maior fonte de utilizadores do Facebook não serão os dispositivos móveis, no entanto estes estão a tornar-se numa "case study" em termos de propagação de conteúdos outrora apenas disponíveis em plataformas desktop. Algum motivo haverá para que tudo esteja a ser portado e adaptado a este próspero segmento.
Que sistema operativo poderá equipar um smartphone iPhone like?
Este artigo tem mais de um ano
Sou utilizador de Android por isso sou suspeito, e criar um novo sistema operativo à imagem do facebook? algo completamente direcionado para as redes sociais.
O facebook diz mesmo que a área móvel não garante tanto lucro como no acesso ao site através de um computador, porque a publicidade é mais “ativa” no computador. Num telemóvel quase que não existe publicidade.
Mas por outro lado, a pouca publicidade nos dispositivos móveis é em geral mais visível. As pessoas já estão imunesà publicidade no desktop depois de anos a levar com ela.
Felizmente existem extensões para os browsers mais utilizados para não termos de levar com toda essa publicidade 🙂
Pois, mas com o mercado das apps, isso torna-se muito mais difícil de remover.
Queres ver que ainda compram o WebOS/Enyo????
Mas no panorama atual vejo mais o FB ser o novo IRC/Messenger (ou seja cair progressivamente no esquecimento) do que uma Apple ou Google!Pode ser que não já que fazemfalta empresas que ponham a Google no seu lugar e lhes cortar as asinhas….
Normalmente a ideia seria passado uns tempos a febre passar mas visto esta que vai durar ate aparecer alguém com ideia inovadora e que acabe com isto. Se eles se puserem nos telefones obviamente que a febre vá durar mais tempo. Mas não há febre que não acabe e a do facebook e outras de certeza que vão ter o seu fim.
A meu ver o facebook, agora começa a tentar estabilizar no mercado, de maneira a que a queda do facebook seja apenas uma fase da historia da propria empresa e eles possam vingar em outros campos.
Facebook, publicidade etc etc… por mim dispenso. A moda começa a ser uma coisa muito chata. E ainda mais chata se torna quando estamos a falar com as pessoas e o pessoal esta mais preocupado a ver se chegou resposta a uma brincadeira ou posts desta canalhice chamada facebook. Isto ao que parece deveria aproximar pessoas quando estão longe mas estou a verificar que ha gente que deixa de trabalhar por causa disso e quando esta nos copos ou a socializar com as pessoas esta mais preocupada com o seu status e com as mensagens que deveriam chegar.
Essa é uma resposta típica de quem desconhece/não usa o Facebook. Não digo que não tenhas razão nalguns aspectos, mas mesmo fora da internet, também há esse comportamento. Isto é, nós mostramos aquilo que o nosso desenvolvimento cognitivo permite e se este estiver trabalho, ou seja, se fores uma pessoa culta e informada com vontade de aprender mais, decerto não será esse o comportamento esperado.
Eu antes era um pouco como o Jysk. Não tinha facebook porque achava que não era necessário. Mas depois de criar a minha conta vi que é muito mais importante do que parece.
Por exemplo, encontrei pessoas que andaram comigo na escola há uns anos atrás e que tinha perdido contacto.
Agora é preciso saber usar o Facebook!!!
Se usarem o Facebook para joguinhos e brincadeiras claro que vão achar uma “ferramenta” inútil.
O Facebook torna-se uma “canalhice” devido ao uso que lhe dão.
Eu uso o Facebook para manter contacto com pessoas que, por algum motivo perdemos contacto, ou que estão distantes a nível geográfico e também para ver, principalmente, notícias/novidades na tecnologia! Agora as aplicações Facebook eu também dispenso, até as tenho desactivadas e a publicidade nem se fala. Mas em relação a isso não é só no Facebook. Há publicidade em todo lado(na Internet, televisão, outdoors, etc)
Não tens nem ideia do que é o Facebook, eu actualmente uso para falar com a minha familia e alem disso para fins academicos, como todos temos é facil movilizarmo-nos para fazer algo.
Já repararam que o Facebook se está a tornar uma “internet dentro da internet” ?
A principio a publicidade tinha a vantagem de ser dirigida e lermos tudo o que os nossos amigos partilhavam. Com o aumento exponencial de aplicações, jogos e “posts”, já ninguém lê tudo o que por lá escreve… Por isso tornou-se um mini web. Se continuar a crescer e a trilhar os caminhos da Google, em breve o efeito de ter página no facebook ou fazer publicidade no facebook será o mesmo de ter um website ou fazer publicidade com o adsense ou mesmo andar a meter panfletos nas caixas dos correios dos prédios.
Um post teu em que concordo em absoluto 🙂
Até há pouco tempo a internet era anónima. Escondíamos-nos atrás de avatars. O Facebook trouxe a pessoa para primeiro plano. O Facebook passou a ser o verdadeiro nós no universo cibernético e não um avatar que tanto pode ser o Obama, como um puto ranhoso ali da esquina.
Claro que podem dizer que lá apenas está uma máscara de nós. Mas não é o mesmo cá fora?
houve uma Web 1.0, uma Web 2.0 e mais umas quantas subs. Acho que esta não deveria ser descrita por um número, mas sim por Web Social, porque não são os 0 e 1 que contam, mas sim as pessoas (isto soou-me a frase feita)
O Facebook faz melhor se continuar a produzir para os outros sistemas operativos, porque nem acho boa ideia terem um sistema operativo só deles, agora se for apenas um telemóvel com tecla dedicada é diferente.
Pois o Facebook rende mais a criar para vários utilizadores o software do que focarem-se mais no seu telemóvel, porque assim chegaria a praticamente “toda” a gente, já com o telemóvel dele, as nossas aplicações iam cair mais no esquecimento e os utilizadores iam deixando de usar…
Se esta ideia acabar por se concretizar, admito que ficarei extremamente espantado se o sistema vingar.
Entrar no mundo do mobile, conhecido pela acérrima concorrência e onde existem dois sistemas operativos (três se considerarmos a Microsoft) que já demonstram grande maturidade e usabilidade, tendo como suporte uma integração total com o Facebook a nivel de software e hardware apresenta, na minha opinião, demasiadas possibilidades de falha para que se considere esta aposta viável.
Integração dos nossos contactos com o Facebook? Já existe! Listagem de posts dos meus contactos numa espécia de historico? Ofereçam a API e isso é implementado em 2 tempos no Android (se não existir já). Aplicações do Facebook sincronizadas com o meu telemóvel? Algo que pode funcionar mas não me parece necessário um SO exclusivo para tal? E que kernel vão utilizar? Linux? Força nisso, 1-2 anos de desenvolvimento para conseguir apresentar algo de palpável, anos esses que permitirão grande evolução no iOS, Android e outros. Utilizar Android e fazer as alterações pretendidas? Uma possibilidade, mas pode haver problemas de licenciamento.
Se por exemplo comparar-mos a qualidade da aplicação mobile do Facebbok com a do Google+, muito sinceramente não tenho grande confiança no resultado final deste SO se o comparásse-mos com o Android.
E o hardware? Tanto arranjar parceiros para um SO sem quota de mercado como comprar empresas já existentes implica investimentos de muitos milhões. Haverá tal possibilidade? Não me parece que os investidores estejam dispostos a investir centenas de milhões para só obterem retorno a 10 ou mais anos.
Em jeito de conclusão, SO e telemóveis Facebook é uma ideia gira e tal, mas mais facilmente vejo um Google+ a conseguir roubar quota de mercado ao Facebook devido à integração já existente com todos os serviços Google (alguns deles extremamente utilizados como o Gmail, Maps ou Calendar) bem como Android do que ver um Facebook criar um SO de raiz (ou quase), encontrar ou comprar parceiros e ainda ter de entrar no mundo mobile. É claro que “estar na moda” e especulação podem ser ferramentas bastante valiosas e que pode ser algo a favor do Facebook, mas sinceramente, não me parece!
Sinceramente… Tarde de mais!… Com 3 grandes players no mercado dos Sistemas Operativos mass market (Apple, MS, Google) e mais um no mercado de Sistemas Operativos de prestígio e segurança (RIM) parece-me quase impossível o aparecimento de mais um grande player em qualquer dos cenários. Até a poderosa e experiente HP mudou de ideias quanto ao WebOS… Agora os dados estão lançados e não aparecerá ninguém a querer programar para ainda mais uma plataforma… Por outro lado o Facebook ia precisar de um ou mais que um grande fabricante de hardware… E eu não estou a ver ninguém interessado nesse negócio… Logo… Boa noite!…
Eu vejo este Facebook Phone, completamente noutra perspectiva, provavelmente nao vai vingar, mas se o objectivo for do estilo Google Chrome OS, ou seja, ter um sistema operativo com um browser dedicado ate pode ser que xeguem a algum lado, pois para começar o Facebook é super rapido, e tendo um browser dedicado a ele proprio, em termos de user experience vai ser muito boa, e provavelmente se tiverem sucesso tambem se vao meter no mundo dos tablets. E tambem se virmos bem, tudo o que tem de fazer e segmentar o facebook em apps ao que ja existe dentro do facebook, e esse trabalho ja esta a ser feito no iOS e Android.
E vamos ser sinceros se depois publicarem uma API para criar apps no facebook phone ao mesmo estilo que se publica apps no facebook actual, meus amigos vai haver muitos developers a aderir.