Facebook compra Instagram por mil milhões de dólares
Ao nível das aplicações, este mês de Abril tem sido marcado pela aplicação de Fotografia, e rede social, Instagram, para iOS e recentemente para Android. São vários os elogios ao Instagram e parece que a disponibilização para Android trouxe um maior impacto, assim como a possibilidade de outros serviços o adquirirem. Hoje, dia 9 de Abril o Facebook fez um anúncio inesperado: Comprou o Instagram por mil milhões de dólares!
O anúncio foi feito pelo próprio Facebook, e indica que a rede social mais popular do Mundo comprou umas das aplicações para iOS e Android mais faladas, o Instagram. A compra da aplicação custou ao Facebook a módica quantia de mil milhões de dólares que foram traduzidas em dinheiro e acções do Facebook e a conclusão da transacção deverá terminar já no final de Junho.
Mark Zuckerberg também adiantou a notícia no seu mural do Facebook, mostrando-se satisfeito pela nova aquisição. Zuckerberg salienta a importância das fotografias e imagens na rede social e da facilidade de partilha das mesmas. Zuckerberg admite o enorme crescimento que o Instagram tem tido junto dos utilizadores de sistemas móveis, e que o Facebook tem o objectivo de promover a divulgação do mesmo a um público mais alargado. o CEO do Facebook ainda refere que tem planos para realizar algumas modificações no Instagram, nomeadamente na funcionalidade de partilha de fotografias. Para Zuckerberg, o futuro do Facebook com o Instagram parece promissor.
Leia o anúncio oficial do Facebook
April 09, 2012 MENLO PARK, CALIF. April 9, 2012 Facebook announced today that it has reached an agreement to acquire Instagram, a fun, popular photo-sharing app for mobile devices.
The total consideration for San Francisco-based Instagram is approximately $1 billion in a combination of cash and shares of Facebook. The transaction, which is subject to customary closing conditions, is expected to close later this quarter.
Mark Zuckerberg, founder and CEO of Facebook, posted about the transaction on his Timeline:
I'm excited to share the news that we've agreed to acquire Instagram and that their talented team will be joining Facebook.
For years, we've focused on building the best experience for sharing photos with your friends and family. Now, we'll be able to work even more closely with the Instagram team to also offer the best experiences for sharing beautiful mobile photos with people based on your interests.
We believe these are different experiences that complement each other. But in order to do this well, we need to be mindful about keeping and building on Instagram's strengths and features rather than just trying to integrate everything into Facebook.
That's why we're committed to building and growing Instagram independently. Millions of people around the world love the Instagram app and the brand associated with it, and our goal is to help spread this app and brand to even more people.
We think the fact that Instagram is connected to other services beyond Facebook is an important part of the experience. We plan on keeping features like the ability to post to other social networks, the ability to not share your Instagrams on Facebook if you want, and the ability to have followers and follow people separately from your friends on Facebook.
These and many other features are important parts of the Instagram experience and we understand that. We will try to learn from Instagram's experience to build similar features into our other products. At the same time, we will try to help Instagram continue to grow by using Facebook's strong engineering team and infrastructure.
This is an important milestone for Facebook because it's the first time we've ever acquired a product and company with so many users. We don't plan on doing many more of these, if any at all. But providing the best photo sharing experience is one reason why so many people love Facebook and we knew it would be worth bringing these two companies together.
We're looking forward to working with the Instagram team and to all of the great new experiences we're going to be able to build together.
About Facebook Founded in 2004, Facebook’s mission is to make the world more open and connected. People use Facebook to stay connected with friends and family, to discover what’s going on in the world, and to share and express what matters to them.
Esta notícia veio trazer opiniões diversas. Se por um lado o Instagram no Facebook é a cereja no topo do bolo, por outro lado parece que o Facebook está com um pouco de medo com o enorme crescimento que a rede social Pinterest tem tido, uma vez que se trata de uma rede social onde a imagem prevalece, e já se encontra em 3º lugar a nível mundial.
Qual a vossa opinião acerca desta conjunção de Facebook e Insatagram. Poderá a rede social do momento ter receio de perder o estatuto?
Homepage: Facebook NewsRoom
Este artigo tem mais de um ano
Boa estratégia por parte do Facebook… Já começa a alargar os seus horizontes…Não duvido em pouco tempo aparecer um “Facebook search”… Pois já têm, rede social, email, instagram, 750 patente da IBM… Será a empresa Facebook a próxima Google?
E se a Google compra o Facebook? [ou vice versa…]
Não percebo muito do mercado financeiro e de Ações. Mas acho pouco provável haver alguma negociação por parte dessas duas empresas, primeiro por terem serviços em comum, e isso gera concorrência e competitividade (google+). E pelo perfil da google geralmente eles apostam em comprar empresas que estão no começo do seu desenvolvimento para depois evolui-la como foi o caso do Android e do youtube. E também aquelas que estão à beira da falência como foi caso da AOL e da Motorola sendo a sua ultima compra. Analisando a empresa Facebook, é menos complexa de se analisar, basta olharmos para o seu fundador Mark zuckerberg, que apenas tem 27 anos…Ele não venderia o Facebook, por nada, pois como qualquer jovem ele quer entrar para história…
Não vejo esse negocio alguma vez ser realizado.
Só para fazer uma estimativa, o Facebook neste momento tem um valor real acima de 1 bilião de dólares, a Google deve valer tanto ou mais que o Facebook.
Não estou a ver a Google ou o Facebook a arriscar um negocio multi bilionário.
Às vezes o impensável é o mais provável.
Penso que o Google está mais perto de comprar o Twitter que outra coisa…
Vai encher de propaganda. :p
Impressionante como em 2 anos o instagram passou de 0 $ para mil milhões de dólares
Referem no artigo que o Pinterest está em 3º lugar a nível mundial.
Partindo do principio que em 1º lugar estará o Facebook, qual a rede social que está em 2º?
Twitter :p
Isto não considerando o Youtube como rede social.. senão seria:
Facebook, YTube, Twitter e Pinterest
Sou só eu que não acho piléria nenhuma ao Instagram ?
Há uma regra de gestão que diz – quando uma empresa começa a dispor de muito dinheiro por aplicar, a probabilidade de gastar uma pipa de massa num disparate qualquer aumenta exponencialmente.
Conheço quem também não goste. Mas eu acho que o Facebook é uma empresa com uma inteligência muito diferente da maioria… Talvez não lhes interesse a ‘compra’ em si, mas sim o que ela vai promover para quem utiliza o Facebook.
Exatamente, o que interessa é oque está pronto e pode ser usado rapidamente no Facebook sem precisar gastar tempo e dinheiro criando.
Portanto, estás a supor que 1000 milhões de dólares não chegam para desenvolver uma aplicação igual? Acho que não é por ai…
É mais pela quantidade de adeptos que aquilo já tem 🙂 Afinal de contas, quem é que não quer tirar fotos bonitas sem perceber pevas de fotografia ?
K poeta…
Boa noite eu estou completamente de acordo com o Aver .
Cumprimentos
Serva
Subscrevo por baixo, e ainda digo mais, isto é não só mais uma manobra do facebook para controlar mais informação dos utilizadores, mas também uma,”cunha” mais para o mercado móvel.
Eu já era um céptico da utilização de serviços como este, ao qual não vejo nenhum beneficio,”muito pelo contrário”, agora então…
Claro que isto é a minha opinião…
Pergunto-me se em breve teremos efeitos para aplicar nas fotos do Facebook, quando fazemos o upload 😛
Seria, de facto, interessante 🙂
Sim concordo plenamente, isso sim seria um avanço, feito pelo browser, sem grandes complicações algo pratico e rapido.
Alguém me explica qual é a utilidade desta app? Estragar fotos?
Transformar a qualidade de uma fotografia de 2012 na de uma fotografia de 1990.
Temos aqui pessoas a comprar a google com a facebook LOOOOl
nao façam isso por favor 😀
Também não acho tanta piada a essa aplicação. Mas naturalmente é mais uma jogada de marketing. E acho que não tem apenas a ver com o objetivo de manter viva a rede social, mas sim de alargar as fronteiras de contacto com os utilizadores, investindo noutros nichos de mercado, tal como fez a Google. Daí estas comparações, que acho perfeitamente naturais.
O Facebook é uma rede social como todas as outras, que chega a uma fase em que perde o protoganismo. A diferença é que as outras ficam naquilo e passam ao esquecimento. O Facebook está a reforçar a marca, ou seja, alterar a imagem de uma simples rede social para uma imagem de uma grande empresa…
oh minha nossa…inda agora me meti no instagram pra android, e ja vou ter de cancelar a conta. porra, agora que até tava a achar piada. o facebook k vá coisar na quinta pata do cavalo. e logo eles, que são o máximo em privacidade
lololol, mil milhões de dolares para aplicar filtros que estragam as fotos originais???? fdx não devem ter onde gastar o dinheiro ou então são burros ao ponto de não saberem fazer uma app igual ou semelhante e era bem mais rentável pagar a programadores para fazer o mesmo.
…tb acho ridículo e concordo com a vossa opinião de que, só vão estragar a capatação da realialidade de momentos únicos, em imagens com carradas de fx´s e tretas afins, fazendo julgar a pessoas que são grandes artistas. Pagar a programadores, para fazer o software, não faz as acções do FB subirem na bolsa. Instalei instagram para ver e perceber melhor o que era, não demorei mais do que 15s para desinstalar
Haja dinheiro á parva e o otários para o gastar, o gajo que fez o instagram é que ficou a ganhar com a burrice do facebook.
Fdx, onde é que já se viu gastar mil milhões para um programa ridiculo que aplica filtros, fdx que até irrita.
Wow! Comprou uma aplicação de partilha de fotos… mais uma… que até põe umas cenas em cima das imagens… que… fixe. Acho que vai ser isto que vai salvar o Facebook da decadência.
É claro que eles podiam fazer um instagram enquanto o diabo escreve o olho.
Mas eles aqui não compraram o programa, compraram a empresa.. e com isso vem a user base gigante que eles têm, a imagem corporativa que já existe, a confiança do mercado, etc etc etc…
esfrega um olho*
lol 😛
E patentes dos filtros, quer-me parecer que também…e isso sim é o que vale a maior fatia do que pagaram.
Epá mais valia ter comprado Adobe (já que dinheiro não é problema).
Vejo da seguinte forma…
O valor é alto e daria sim para criar uma aplicação semelhante mas neste caso esta a comprar mais o nome (já bem conhecido) e sua ja extensa lista de utilizadores.
O valor pago é alto mas em momento algum foi mal investido, pois o compartilhamento de imagens principalmente tirada por dispositivos moveis hoje em dia esta em alta e devido a isso que o Pinterest esta a ter tanto sucesso. Se o facebook não compra, eles sabem que a qualquer momento outro grande (Google, Twiter, etc) o pode fazer, além de assimilar a aplicação ao seu leque de funcionalidades no facebook, também estão a matar um possivel e emergente concorrente. Esta é uma pratica muito comum quando se encontra concorrencia.
A aplicação pode não ter muita piada e como dizem alguns, até pode estragar fotos mas… agrada a muuuuuuita gente e a prova é o seu sucesso alcançado. Nada neste mundo é capaz de agradar a todos em unanimidade mas conseguir agradar uma grande maioria é sem duvida sinal de sucesso.
Facebook comprar o Google ou ao contrario, acredito ser algo impossivel, nao que ambos não tenham capacidade para isso mas sim por que alem de muitos valiosos e lideres de mercado em seus seguimentos, ambos estão em emergente sucesso e liderança o que os faz ver que ainda tem muito pela frente e muito a se valorizarem. Quando se vai comprar uma empresa, patente, produto, serviço ou sei la o que… nao se avalia apenas o que ela vale hoje mas tambem o que ela pode vir a valer e estes dois gigantes ainda vão crescer muito.