Facebook apresentou o login anónimo para aplicações na f8
A conferência anual do Facebook tem servido, ao longo dos anos, para que sejam apresentadas algumas novidades de fundo da mais famosa e usada rede social da Internet.
A f8 este ano não desiludiu e foram apresentadas algumas novidades muito interessantes, não apenas focadas na própria rede social, mas também nos serviços acessórios a que se liga e onde ela própria fornece serviços.
O mais importante e interessante anúncio que foi feito prende-se com a possibilidade dos utilizadores fazerem login anónimo em aplicações externas ao Facebook.
O processo de login que o Facebook oferece nos seus serviços permite que qualquer programador que crie um serviço ou uma aplicação possa autenticar os utilizadores sem ter de se preocupar em criar ou manter um mecanismos desses.
Facilmente se integra com qualquer plataforma ou serviço que exista ou que venha a ser criado, garantindo um mecanismo seguro e sempre actualizado, com a transmissão de informação dos utilizadores.
Na conferência f8, o Facebook apresentou algumas novidades no campo dos mecanismos e dos processos de autenticação que disponibiliza.
Login anónimo
A nova forma de autenticação anónima poderá ser usada em qualquer serviço ou aplicação que requeira a autenticação normal do Facebook, mas com a diferença de que não transite qualquer informação ou dados sobre o utilizador que está a ser autenticado.
Desta forma, podem ser testados quaisquer serviços ou aplicações sem que os dados sejam transmitidos a entidades terceiras, garantindo que a privacidade dos utilizadores seja mantida e apenas posteriormente, e mediante autorização, esses dados serão disponibilizados.
Esta será a forma mais simples de testarem aplicações em que o grau de confiança seja baixo e que apenas após o conhecer do serviço e do aumento da confiança se passe a uma autenticação Facebook normal.
Esta funcionalidade está ainda em testes com algumas equipas de programadores, para que sejam detectados problemas ou situações que necessitem de ser resolvidas.
Nos próximos meses vão ser apresentadas novidades sobre este novo processo de autenticação, sendo nessa mesma altura disponibilizado para todos.
Novo controlo do login do Facebook
Também o próprio processo de login do Facebook está para receber algumas alterações. Segundo foi anunciado na f8, toda a informação de autenticação será alterada, passando a dar aos utilizadores um controlo muito maior sobre a informação que é transmitida aos serviços e às aplicações.
Apenas a informação que os utilizadores entenderem que deve ser passada será transmitida, dando aos utilizadores a possibilidade de escolher, com grande grau de detalhe, que tipo e qual é passada.
Esta novidade relacionada com a autenticação do Facebook em serviços e aplicações será disponibilizada nos próximos meses.
Para além desta novidade, o Facebook vai também procurar ajudar a melhorar as aplicações que fazem uso destes mecanismos de autenticação, para garantir que toda a informação é tratada correctamente e que os utilizadores têm a melhor experiência de utilização possível.
Novo painel de controlo de aplicações
Por fim, e para integrar todas estas novidades, o Facebook apresentou também uma nova interface de gestão das aplicações.
Nessa nova interface será possível aos utilizadores gerirem as permissões das aplicações e os dados a que elas acedem, garantindo um controlo mais fino.
Estas novidades foram apenas as mais importantes de um dia de trabalhos e de apresentações do Facebook. O f8 é a conferência anual do Facebook que este ano recebeu mais de 1700 programadores.
Os mecanismos de autenticação foram melhorados e estão preparados para garantir aos utilizadores a maior segurança, ao mesmo tempo que dão um controlo detalhado sobre as informações que são passadas.
Este artigo tem mais de um ano
Isto parece muito bom para os utilizadores, mas o que ganham os criadores/ exploradores das aplicações e dos serviços?
mais utilizadores. Eu muitas vezes não dou uso apps porque me pedem coisas de mais do fb!
Não têm de desenvolver o sistema de registo/login. Já aconteceu desenvolvermos o sistema de registo/login só porque sabemos que muitos utilizadores não gostam de utilizar o do Facebook.