Google I/O 2012 – Keynote Dia 2
Estado: Terminado
Hora da apresentação: 18h00 – 19h30
• Transmissão em directo e listagem dos destaques •
Ontem foi um dia de grandes novidades. No primeiro dia do Google I/O, a empresa apresentou grandes novidades, entre elas o SO Jelly Bean, o tablet Nexus 7, desenvolvido pela ASUS, e ainda o sistema de entretenimento Nexus Q. No nosso artigo de hoje demos a conhecer em pormenor as novidades do Evento, e agora vamos saber o que surpresas nos reservam o segundo dia desta Keynote do Google I/O 2012! O Pplware vai, como é habitual, dar cobertura a este evento. Quais as vossas expectativas para hoje?
Acompanhem-nos!
O 1º Dia do Google I/O ficou marcado por várias apresentações fantásticas, no entanto algumas já esperadaspor muitos dos utilizadores. Entre as novidades que mais se destacaram está o Sistema Operativo 4.1. Jelly Bean para Android, o tablet Google Nexus 7 desenvolvido pela 7 e que está disponível por um preço de $199, a versão 8GB, e o Player Google Nexus Q, um aparelho totalmente desenvolvido pela Google e que é capaz de transmitir música e vídeos directamente a partir do Google Play ou YouTube e reproduzi-los no melhor ecrã e sistema de som da casa.
Foram também indicados mais detalhes acerca do tão falado projecto Google Glass, tecnologia que promete estar disponível no início do ano, pela quantia de $1500, e o acesso está limitado aos participantes desta Google I/O e que aceitem as políticas da Google.
Outros detalhes podem ser vistos aqui.
para um primeiro dia, as surpresas foram bastante positivas. O que esperar deste segundo dia?
2º Dia do Google I/O
Destaques:
19:45: Evento terminado, no entanto ainda continuam algumas apresentações direccionadas para developers. 19:10: Há agora uma demonstração ao vivo do Project Glass.
19:06: É mostrado um vídeo do Chrome com algumas estatísticas interessantes. Em Outubro de 2011, havia 200 milhões de utilizadores, hoje (dia 28) existem 310 milhões.
19:05: A demo é corrida no iPad que, em vez de usar a webcam, usa o acelerómetro para controlar a aplicação.
19:03: Tudo é feito em HTML e CSS. A demo está a ser corrida num Chromebook, mas tudo parece fluido.
19:02: Aubury mostra a demo, que usa a webcam, permitindo ao utilizador controlar o ambiente em volta. O utilizador inclina-se para a esquerda e para a direita e a imagem muda. Há uma espécie de guia virtual.
19:01: A equipa criativa usou nova tecnologia para criar uma experiência imersiva que tenta representar o Cirque du Soleil. Vão mostrar uma demo.
19:00: Joanne e Aubrey sobem ao palco para falar acerca do Cirque du Soleil. O que sairá daqui...
18:59: As aplicações para o Chrome precisam de estar sempre disponíveis, mesmo em modo offline, ser originais e ter acesso dedicado ao hardware.
18:57: Sundar refere a recente aposta em jogos como Angry Birds e Cut The Rope para o Chrome. só o Angry Birds foi jogado por mais de 140 milhões de utilizadores.
18:56: Há um ano atrá a equipa do Chrome tomou uma decisão: passar a suportar jogos. Se uma plataforma consegue correr jogos, então consegue correr tudo. De seguida, mostra o jogo "BulletStorm" a correr no Chrome.
18:52: O Google Compute Engine é uma aposta de grande valor, pois fornece mais 50% de máquinas por dólar do que as empresas concorrentes (mas não se sabe o preço).
18:49: Demorou apenas alguns dias a portar esta aplicação para o Google Compute Engine, vamos ver uma live demo a correr em 600.000 cores.
18:48: O Google Compute Engine pode ser usado para descodificar o genoma humano, como é mostrado pela aplicação do Institute for Systems Biology (ISB).
18:46: Fala-se acerca do "Google compute Engine". Trata-se de um conjunto de máquinas virtuais em Linux.
18:45: A Google é detentora das maiores redes e centros de dados. O Google App Engine baseia-se nesta infraestutura, com 7.5 mil milhões de acessos por dia, e 2 biliões de operações de dados por mês. É a maior DataStore NoSQL do mundo.
18:44: Urs Hölzlee sobe ao palco para falar acerca da dificuldade em desenvolver aplicações para tantas plataformas diferentes. É necessária uma infraestrutua que proporcione grande escalabilidade e desempenho, a um baixo custo.
18:42: Os Chromebooks serão vendidos em 100 lojas Best Buy, nos EUA, e no Reino Unido, no Dixon's. Lançamento anunciado para antes das férias de verão.
18:41: Falam agora dos novos Chromebooks, muito mais rápidos, na sua interface centrada em aplicações e no ecossistema de aplicações na cloud, como o Google Drive.
18:40: "O Google Drive é agora compatível com todas as plataformas, Windows, Mac, iOS, Chrome OS, etc."
18:38: HelloFax, aplicação que permire receber e enviar faxes a partir do Google Docs
18:33: Novidade Google – A partir de hoje o Google docs funciona em modo offline! Pode editar os seus documentos sem necessidade de ligação à Internet.
18:33: Estará disponível ainda hoje.
18:32: Tecnologia de reconhecimento que permite que, se escreve apenas ‘pirâmides’ e são pesquisadas imagens nossas com essas características. Reconhecimento de conteúdo.
18:31: Google Drive está disponível a partir de agora para iOS e Chrome OS
18:31: Bavor refere que o Google criou uma excelente interface capaz de sincronizar as aplicações do desktop para PC e Mac, assim como as aplicações no Android.
18:30: Sobe agora ao palco Clay Bavor, Director of Product Management da Google Apps, e refere “Google Drive is all about making it easy to live in the cloud."
18:29: Os números do Google Drive mostram que já se encontram registados 10 milhões de utilizadores, desde que a aplicação foi lançada há 10 meses atrás.
18:26: Mostra-se um vídeo das empresas que utilizam o Google. E uma das frases que se ouve é ‘When you Go Google, you don’t go back’
18:26: A Google está em 45 estados, em 66 das 100 melhores universidades, e em 5 milhões de empresas.
18:25: Sundar designa o mundo das aplicações como ‘Going Google’ e que existem centenas de milhares de pessoas no mundo que são ‘Gone Google’
18:25: Tempo de falar do Gmail que se encontra já com 425 milhões de utilizadores activos, por mês.
18: 24: Sundar retorna ao palco e indica "No matter which device you're using, we're working really hard across all the platforms... We want to make sure it's about the user."
18:20: O Chrome para iOS terá um interface interessante diferente do conhecido noutros dispositivos. As tabs podem ser empilhadas e pode ser fechado com gestos.
18:20: É anunciado o Google Chrome para iOS, que ficará disponível na App Store.
18:19: Brian mostra um tablet Nexus 7, coloca uma URL e, ainda antes de a terminar, o browser começa a abrir a página.
18:15: Ao mesmo tempo, Brian desligou dois laptops. Está, actualmente num Chromebook.
18:14: Brian demonstra como utiliza a sua típica usecase, começando no MacBook. Segundo ele, "I counted, I use about eight different computers on a regular basis."
18:13: Entra em palco Brian Rakowski, VP do Chrome e refere "If you guys are anybody like me, you probably use Chrome across a lot of computers."
18:12: Chrome – 60 mil milhões de palavras digitadas, 1TB de conteúdo retirado, 13 anos de dados salvos.
18:11: Sundar apresenta um gráfico onde se pode ver que, em 2011 existiam 160 milhões de utilizadores do Google Chrome. Actualmente são 310 milhões.
18:10: Após Gundrota apresentar alguns números da Google, Sundar fala do sucesso que é, e está a ser o Google Chrome.
18:07: Vic Gundrota sobe ao palco com uns Project Glass
18:06: Tem início o 2º Dia da keynote do Google I/O 2012
Um obrigada à Ana Narciso por ajudar na elaboração deste Artigo!
Este artigo tem mais de um ano
Vídeo privado?
o video ainda está privado
Video disponível aqui:
https://developers.google.com/events/io/
ja vi que vai começar as 18h15.
Vê por aqui:
https://www.youtube.com/user/GoogleDevelopers/featured?v=ANiY0uQHQVg
Cumprimentos
é pena o live não funcionar
Para completar o “ecossistema” podiam anunciar um Google OS (mas que não fosse totalmente “cloud based”)
Têm de mudar para 720
colocam o google chrome disponivel para iphone e ipad mas nao o colocaram disponivel para o android 2.3 nao sei porquê.
Boa pergunta…
Ainda não na App Store pois não?
Não ainda não, mas supostamente vai ser disponibilizado ainda durante o dia de hoje (na hora de lá).
Thanks o Drive já está xp
Chrome para iOS!
http://itunes.apple.com/us/app/chrome/id535886823?mt=8
Os destaques estão a aparecer uma hora atrasados? Ou é só a mim?
Uma hora? É só a ti. Estás nos açores? Pode ser isso..
eh eh eh. O delay é normal, mas 1h é a exagerar muito.
Estava com algum problema… Depois apareceu tudo de uma vez!
Obrigado pelo vosso trabalho
😉 às vezes a Internet passa-se eheh
Sem duvida mais um dia cheio de novidades. Até agora o que mais gostaram?
Especialmente a edição de documentos offline! O MsOffice começa a ter vida dura… Utilizadores “normais” já quase não precisam de comprar o MsOffice, com googledocs e libreoffice…
É verdade! Para utilizadores ocasionais o Google Docs é mais do que suficiente… começa a ser possível “sobreviver” apenas com a cloud (fora o sistema operativo).
OFFTOPIC:
ÚLTIMA HORA,
Google Drive e Chrome chegaram ao iOS!!,
O Chrome ainda não está na store pois não?
Já te respondi acima…
Desculpem lá mas confundi esta publicação com a de ontem! 🙂
Sinceramente estava tão cheio de entusiasmo a dar a notícia que nem vi… Daí o meu “offtopic”.
Cumps,
Offtopic nada… bem ontopic… está dito no acompanhamento live 😉
Tens razão. Vê o meu comentário acima…
P. S.: eu já fiz este comentário no iPad com o chrome e ele aguarda moderação e com o Safari não! Não é estranho? 🙂
Já sei, coloquei outro email. Hoje engano-me em tudo… 🙂
Há dias assim! 😉
Keynote super dedicada a idevices… Apresentações em iPad, utilização de mac’s. Gostam pouco gostam 🙂
Isso da-me uma irritação fenomenal 🙂 Eu conheço o ken Segall que concebeu varias campanhas para a Apple (começou com o Steve na Next) entre elas a Think Diferent e comentava com ele que não percebo como é que apos laçarem um tablet no dia antes com um nova versão do Android : a (#insert silly name# 😛 ) ,apresentam no 2º dia as novidades e demos em Ipad’s ..
Esta se a Apple fizesse o Steve saia da cova para atirar com o tablet da concorrência ao gajo que o tivesse a usar , fosse ele de quem fosse 🙂
Disclaimer : Não vi toda a apresentação pelo que podem ter usado o deles também , espero bem que sim …
No matter which device you’re using… Big Brother is watching you!!!
Parece que somente a UE leu a obra de Orwell quando multou a Google….Espero que a Google tenha um flop em algumas das áreas que está a tentar entrar. Já é chocante o domínio em tantas áreas deste gigante.
Não deixo de gostar de ver todas estas novidades, mas quando é a Google a entrar em todas (agora a Amazon, há pouco tempo a Ebay, a Paypal,Facebook etc, etc.) não deixo de temer onde a ganância da Google vai terminar…
O que me preocupa muito e parece-me que muitas pessoas estão a deixar passar em claro é isto :
Some of our Services allow you to submit content. You retain ownership of any intellectual property rights that you hold in that content. In short, what belongs to you stays yours.
When you upload or otherwise submit content to our Services, you give Google (and those we work with) a worldwide license to use, host, store, reproduce, modify, create derivative works (such as those resulting from translations, adaptations or other changes we make so that your content works better with our Services), communicate, publish, publicly perform, publicly display and distribute such content. The rights you grant in this license are for the limited purpose of operating, promoting, and improving our Services, and to develop new ones.
Não penso que seja ganância da Google estar em todos os negócios, mas sim mostrar que conseguem fazer melhor que os outros. Penso que seja mais assim que a Google pensa, mas sempre com objectivo financeiro, como qualquer companhia pensa.
Google, vai continuar a crescer, não esquecer que os 2 fundadores apenas tem 38 anos…. Estão ainda no inicio do desenvolvimento do Google(apenas 12 anos de vida)…..
O chrome para iOS esta excelente. Está rápido e acima de tudo renderiza bem melhor. Podia estar esteticamente mais bonito. E o mais importante a barra de endereços podia ser auto-hide
O teclado esta porreiro, mas muito à nerd
A gestão dos separadores esta excelente
Sentia falta de um pesquisa na pagina
A sincronização esta porreira. Quando estamos a escrever um endereço começam ligo a aparecer as nossas paginas habituais. Pensei é que me fosse colocar bá janela inicial as minhas paginas
Bem, na realidade as paginas da tela inicial estão lá. Existe é as paginas da tela inicial do iPhone e as paginas da tela inicial do computador
Correção relativa ao teclado. Ele fica um pouco feio porque eu tenho aquele tweek da 5ª linha. Assim fica com 6 linhas. Fica exagerado. Depois como usam umas cores de fundo escuras sem qualquer gradiente torna aquilo super pesado
Muitas opções. Esta excelente. Não sei se é alternativa ou se passa a ser o navegador principal. Muito provavelmente vai passar
Boa noite, alguem me poderia indicar onde posso rever as “keynotes” destes ultimos dois dias?
Aqui! https://pplware.sapo.pt/category/informacao/eventos/
Ana Narciso,agradeço a resposta mas queria mesmo era uma forma de poder rever o vídeo que foi transmitido em directo.
Já procurei pela web mas penso que não existe….
Percebi mal, peço desculpa.
Pois, pelos vistos ainda não existe… nada como rever os nossos artigos 🙂
Sim, já existe. Já está no artigo da Keynote Day 1.
Obrigado aos dois e continuação de um bom trabalho.
Já vi noutros sites notícias de que o gdrive também dá para editar ficheiros offline no iOS.
Não consigo no meu ipad2…
Alguém consegue?
Do site do Google drive:
Gmail
Diga adeus à troca de e-mails com anexos volumosos. Envie um link do Google Drive através do Gmail e todos terão o mesmo ficheiro e a mesma versão. Automaticamente.
Muito bom…
Uma das diferenças que mais se destacaram entre um evento da Google e outros eventos, como da Apple por exemplo, é que estes da Google são muito mais ‘nerds’, e não o digo como insulto, uma vez que eles próprios se intitulam e toda a apresentação é mais ‘informal’ e com conceitos/imagens muito populares. Vejam esta http://www.blogcdn.com/www.engadget.com/media/2012/06/googleio20124435.jpg
sem dúvida @Marisa Pinto muito mais nerds e ganham também melhor que os quadros da Apple , talvez daí os produtos fantásticos que lançam
Serva
Do site do Google drive:
Gmail
Diga adeus à troca de e-mails com anexos volumosos. Envie um link do Google Drive através do Gmail e todos terão o mesmo ficheiro e a mesma versão. Automaticamente.
Muito bom…