Pplware

EUA e Reino Unido denunciam vaga de ataques de hackers russos

As relações entre os EUA e a Rússia têm vindo a piorar ao longo dos últimos meses. Para além do que é visível no campo da política, existem manobras de bastidores que têm mostrado uma fragilidade grande na forma como estes países se relacionam.

Num comunicado conjunto, as forças norte-americanas e do reino unido vieram alertar para uma onda de ataques que têm acontecido, apontando o dedo a grupos de hackers, patrocinados pelo estado russo.


O alerta foi lançado Centro Nacional de Segurança Cibernética britânico, pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e pelo FBI e refere atividade criminosa que têm vindo a ser realizada ao longo dos últimos anos, julgando-se que tenha tido início em 2015.

Os alvos desta ciberatividade maliciosa são, principalmente, os governos e organizações do setor privado, os fornecedores de infraestruturas cruciais e os fornecedores de serviços de Internet

Esta é a primeira vez que estes dois países emitem um comunicado conjunto que visa mitigar ataques realizados no ciberespaço e que pretende alertar e ajudar as organizações e empresas a protegerem-se.

Segundo este comunicado, a forma de ataque destes grupos russos é realizada com recursos a routers e outros equipamentos que estão comprometidos e assim realizam ataques man-in-the-middle.

Mesmo não sendo conhecido o número de dispositivos a que os hackers conseguem ter acesso e nem qual o seu objetivo, sabe-se que estes ataques estão a afetar milhões de dispositivos globalmente.

Apesar deste alerta pretender ajudar as empresas e os particulares a defenderem-se e protegerem-se destes ataques, tem ainda a função de mostrar que estes dois países estão vigilantes e alertar que a Rússia está a ter comportamentos maliciosos.

Leia também

Exit mobile version