Estará a procura de smartphones de grandes marcas a diminuir?
O mercado dos smartphones tem vindo a alterar-se significativamente. Se inicialmente, quando os smartphones começaram a surgir na vida de cada um de nós, eram as grandes marcas como a Samsung, a HTC ou a LG a dominar no mundo do Android, agora existe um grande número de novas marcas que tem vindo a marcar a sua posição, sendo que hoje é a francesa Wiko que ocupa o segundo lugar das preferências nacionais por smartphones.
Mas será que a procura pelas grandes marcas está a diminuir? Como se comportam os consumidores entre as diferentes gamas dos equipamentos? Colocámos estas e outras questões ao nosso parceiro KuantoKusta e apresentamos-lhe algumas conclusões.
Com o objetivo de perceber de que forma os comportamentos dos consumidores nacionais se estão a alterar face à oferta de smartphones de novas marcas, recorremos a informações disponibilizadas pelo nosso parceiro KuantoKusta relativas à procura desses mesmos equipamentos face à procura de smartphones das grandes marcas e, dependendo do poder de compra, por que tipo de marca somos conquistados.
Não há dúvidas que são ainda as grandes marcas que merecem a confiança dos consumidores online nacionais. Contudo, a procura pelas novas marcas tem vindo a crescer de forma bastante sustentada.
A Samsung, a LG e a Sony foram de uma forma geral as três marcas mais procuradas no comparador de preços do KuantoKusta durante o passado mês de setembro, mas logo em seguida surgem as marcas da Wiko e da bq, com 10,25% e 7,18% de procura por dispositivos Android, respetivamente.
A Samsung consegue arrebatar qualquer procura, a arrecadar 40% das preferências dos consumidores online, valor que vai de encontro ao mercado global nacional, segundo o relatório da consultora GfK. De referir que o Samsung Galaxy S5 foi o smartphone mais procurado durante o mês de setembro, não considerando só dispositivos Android, mas todos os smartphones do mercado.
Perante estas informações, será que os consumidores, com diferente poder de compra, são lineares nas suas preferências pelas grandes marcas em detrimento das novas e mais baratas marcas?
Para o segmento dos equipamentos de gama mais elevada, selecionámos o Galaxy S5 da Samsung e compará-mo-lo com um equipamento de marca chinesa, o Xiaomi Mi3.
Infelizmente, nas lojas nacionais, o mais recente modelo da Xiaomi, o Xiaomi Mi4, ainda não está disponível, pelo que não existem quaisquer dados a ele referentes no KuantoKusta. Mas o Xiaomi Mi3, não deixa de ter grandes características que o colocam no topo. Na verdade, poderíamos comparar nesta gama o Galaxy S5 com um OPPO Find 7 ou com um One Plus One, mas tal como o Xiaomi Mi4, estes equipamentos ainda não se encontram em qualquer loja nacional online presente no comparador.
Observando e comparando as características destes dois equipamentos, não vamos encontrar diferenças substanciais que não sejam justificadas pela diferença de preços. Mas é inegável, que quem tem capacidade de poder de compra e deseja andar com o melhor smartphone do mercado no bolso, a escolha ainda recai sobre as grandes marcas. A procura pelo Xiaomi Mi3 é tão pouco expressiva que não chegou a atingiu sequer os 0,2% da procura de smartphones Android topo de gama durante o mês de Setembro.
Quando olhamos para os smartphones com características que os colocam numa gama média, encontramos uma infinidade de equipamentos tanto de marcas de renome no mercado dos smartphones, como das novas marcas. Como tal, a nossa selecção recaiu sobre um dos smartphones mais cobiçados no mundo do Android, o Moto G (2014) da Motorola, e um dos mais recentes equipamentos da Wiko, o Heaven Getaway.
Com uma diferença de preços de pouco mais de dois euros, a Wiko e a Motorola apresentam dois equipamentos bastante equiparáveis, ainda assim, o Wiko apresenta dois ou três aspectos superiores face ao Moto G. Ambos vêm equipados com a versão 4.4 do Android KitKat, sem alterações à interface, mas sobre o Moto G já há certezas que receberá a atualização ao Android L.
Talvez por isso, e pelo reconhecimento que o Moto G (2013) veio trazer à Motorola e aos seus equipamentos, quando comparamos o número de pesquisas no KuantoKusta entre ambos, o Moto G (2014) tem uma procura de 68% contra os 32% do Wiko Getaway.
Já nos smartphones de entrada de gama, a nossa escolha recaiu sobre um smartphone da LG, o L40, e sobre o bq Aquaris E4.
Esta poderia não ser a escolha mais óbvia, tendo em conta o tipo de características dos dois equipamentos, contudo, aquando da nossa selecção do LG L40, o seu preço situava-se acima dos 150 euros, tendo sofrido uma quebra de preço substancial de um dia para o outro, estando agora abaixo dos 100 euros.
Neste caso, fomos mais longe e olhámos para outros modelos da LG de entrada de gama e, em qualquer um dos casos, a bq foi claramente a vendedora das preferências online para clientes com menor poder de compra.
Com esta pequena análise conseguimos perceber com facilidade que, apesar do peso que as grandes marcas têm no mercado, os consumidores online são cada vez mais receptivos às novas marcas, principalmente no caso em que os consumidores se posicionam num segmento médio/baixo.
Quando falamos de equipamentos de topo, as marcas menos conhecidas, algumas delas de proveniência chinesa, não são tão bem aceites. Até mesmo a Huawei, que tem vindo a colocar no mercado nacional excelentes equipamentos com excelentes características, não consegue ainda alcançar resultados próximos de uma marca como a Samsung em Portugal.
Enquanto consumidor, confia na qualidade dos smartphones das novas marcas que têm vindo a surgir no mercado?
Este artigo tem mais de um ano
Bem visto.
Tenho acompanhado a cenario dos Smartphones desdo o inicio, maioritariamente na prespectiva android, embora com curtas passagens na apple e windows.
Como consumidor, fugindo do aspecto comercial, diria q as grande marcas continuam a produzir excelente maquinas.
No entanto os “pequenos”, prefiro chamar “os discretos chinocas”, atingiram uma qualidade e notoriedade e o direito de inovar.
A critica do consumidor ocidental tem se rendido notoriamente devido a qualidade das ofertas “desmarcas”.
Penso q os “Pequenos” ainda teem um ultimo passo a percorrer para se tornarem mais confiaveis. Disponibilidade de suplentes de forma rapida (local).
Estas caixas cheias de tecnologia ainda nao conseguem vencer a gravidade. E isso faz com q se avariem (partam).
Claro q isso e um passo logico. Nao faria sentido ter uma rede de pecas antes de ter produtos no mercado.
Logicamente e q os “Grandes” irao comprar esses pequenos de forma a controlar os precos no mercado.
E onde fica o consumidor? Fica a comentar no PPLware imitando os bons intelectuais de esquerda que usam oculos.
Aquele abraco (digam la se nao estou com um ar inteligente)
🙂 parte do teu comentário está muito bem conseguido mas começo já a discordar do “os discretos chinocas”… hoje são o que mais se vende e os que mais mercado têm pela frente, pois começam por ter o rótulo de “chinocas” mas quando perderem esse rotulo vais ver ali as grandes marcas a óptimos preços 😉
Porque não lançar uma questão fundamental ao artigo? Porque compram os portugueses telemóveis de marcas menos conheci~das em detrimento das conceituadas?
Comprei um wiko highway na Staples…a garantia têm que a dar, como o fazem com todas as marcas (da net não encomendaria nunca por estes motivos), por muito menos dinheiro fiquei imensamente bem servido. Vejo TV, uso o GPS no carro, em deporto de corrida, btt e estrada, Faceb messenger, skype, etc, etc….testei alguns jogos de simulação só por curiosidade…derrotei um S4 no antutu…marcas conceituadas? Isso é marketing x tempo, associado a perceções abstratas, como ter um ferrari, por exemplo
Obrigado por discordares, obrigas-me a repensar o q e optimo. (estas nesse direito lol)
O rotulo so o perderao dentro de 3 ou 4 geracoes, o q nao e uma coisa ma.
Quanto aos precos penso q nao haver uma grande disparidade quando comparamos com o mesmo nivel da concorrencia (memoria processador).
Eu pessoalmente gosto do produto chines. Nao gosto da gestao e servicos. (embora entenda a mentalidade).
……Ok ja vai longo
Aquele abraco
Confio no Xiaomi, Oneplus e companhia se for para os usar e deitar fora no prazo de 3 anos, para mais que isso precisarei certamente de apoio técnico rápido, peças de reparação a um preço aceitável, e que pelo menos durante os 2 primeiros anos não dêem problemas com:
– a qualidade de som nas chamadas que fica demasiado baixa ou mesmo o microfone e o auscultador interno deixe de funcionar completamente, que o som dos vídeos gravados fique demasiado estridente, que o sinal do GPS seja a base do carvão, que de repente não fiquem sem sinal de rede ou mesmo sem reconhecer o cartão SIM, que a porta USB de repente deixe de funcionar, tenham um mínimo de qualidade no touch screen que faça com que deixe de funcionar de um momento para o outro, que mal caia não se parta todo, que o touchscreen não esteja ligado ao próprio ecrã como no OnePlus, .
Ora isto não acontece com as marcas chinesas como por exemplo o OnePlus One e o Xiaomi Mi3 que ao longo desse tempo (não estou a falar dos primeiros 3 meses) de certeza que irão dar algum desses problemas e não terei forma de usar a garantia enviando-o de novo para a China e não me compensará reparar porque iria sair demasiado caro comparado com um iPhone, Galaxy, Sony, etc…
É lógico que para terem os melhores componentes para funcionarem como um pc de alta performance, essas marcas chinesas tiveram de negligenciar e cortar aspectos como um telemóvel que costuma fazer …chamadas.
aquele note 3 lool
OnePlus Ftw *
No ano passado comprei o lg g2 e tive a sorte de a minha namorada me oferecer o Oneplus 64Gb. Preço qualidade talvez a melhor escolha, que ainda por cima hoje saiu para pré-order.
dá me ai o facebook da tua namorada ,só para eu ver uma coisa
🙂
Hahaha xD Fiz anos no dia 24 de Outubro ^^
Por enquanto não a quero trocar XD
quero ver até onde vai as actualizações de software do wiko em comparação com o moto G
Comparem isso também, é que isso conta muito
é que passado 3 meses o moto G recebe 2 actualizações e o wiko nem isso cheira….
não olhem so para o rotulo
Não arriscaste 😉 colocaste o “moto G” como um exemplar de grande marca, assim não corres riscos quando falas em actualizações 😀
logico essas comparações roca um bocado o ridiculo, compara uma moto g com um wiko….
alias, o wiko só tem melhor a câmara, e mesmo assim gostava de ter os 2 na mão para ver se o wiko tirava mesmo melhor fotos, não se pode só olhar para o numero de MP.
wiko pros- camera contras- como marca, fiabilidade(muito novos no mercado), actualizações, rom’s personalizáveis (o wiko ninguém desenvolve nada), etc…
Tenho um wiko highway e estou super contente com todo o seu desempenho, especilmente a nível de bateria. Já resistiu a uma queda de bicicleta no dia 18 e saiu da história muito melhor que eu, apenas lhe preciso de colocar a capa de proteção traseira (a qual nunca removi). Não tenciono ter o mesmo telemóvel dqui a 5 anos, por isso essas atualizações de rom não me preocupam muito
E não só, o moto g tem snapdragon… faz toda a diferença em relação aos mediatek…
Aquele XIAOMI podia ser meu 😀
Quanto ao resto, BOM ARTIGO.
Em breve 😉 vamos ter boas novidades.
Outra comparação o XIAOMI, uma diferença de 70 euros num telemóvel de 400€, não é nada se compararem (marca,actualizações, construção do equipamento, e por fim é chinoca).
mas pior são as pessoas que compram um XIAOMI e depois fazem seguro de um ano e pagam o valor do S5. prefiro não ter seguro durante 1 ano e ter um telemóvel melhor em todos os aspectos
Por acaso já vista algum Xiaomi? Aquilo tem um qualidade de construção muito boa, não se pode designar de chinoca como dizes.
E mais, falar de Samsung em actualizações? Isso deve ser piada, a Samsung deixa tudo para trás, o SIII nem o raio do kitkat recebeu. Com jeito o S4 nem o L vai receber.
O Xiaomi caso não saibas usa o software MIUI (google it) que é constantemente actualizado. Acredito que esse MI3 ainda recebe o L mais depressa até do que o S5
Alem de ter uma relacao qualidade/preco superior,pelo menos falando do meu BQ, vêm com um android muito mais limpo, em relação aos telefones das marcas mais conhecidas, que vêm carregadas de tralha que não dá para tirar, e alterações manhosas.
Não esquecer que alguns são dual sim, vêm desbloquados, o que não acontecem com os telçefones vendidos pelas operadoras.
Marcas como Wiko ou BQ é de fugir a 7 pés. Só confio em Xiaomi, OnePlus, Oppo e Meizu.
Comparação ridícula… É como dizer para fugir de sirocco para um Ferrarri… Claro que o Ferrari é melhor, mas já viste o preço dele.. A questão aqui é o que por pequenos preços não há melhores telemóveis.. As pessoas não andam assim tão ricas para andar a comprar htc, Samsung s5, xperia z..
Quem compra um bq E6, compra um oneplus one e fica mais bem servido.
Comparação rídicula porquê? Viste falar em HTC ou Samsung? Eu falei em Xiaomi, Oppo, Meizu e OnePlus, marcas que muitos poucos conhecem, e torceriam o nariz assim que soubessem que são chineses. Aliás, mais conhecem Wiko que estas marcas, e Wiko é tão chinês quanto essas, com a diferença da má qualidade.
Existem smartphones chineses, e smartphones dos chineses.
O meu wiko highway, do qual só tenho o melhor a dizer, aguentou uma queda de bici em alcatrão, apenas tendo estalado a capa de proteção traseira, que nunca removi….não falem mal do que não sabem…
a imagem do moto G 2014 está errada, está a imagem do moto g 1ª geração xd
a comparação podia ser feita com o zte nubia z7 mini superior ao mi3 e a um preço mais baixo. No entanto só Espanha é que está à venda 🙂
Vou falar apenas das imagens postas.
No primeiro exemplo S5 e Xiaomi Mi4, se realmente é aquela a diferença do preço, prefiro o Samsung nem se discute.
Quanto as restantes imagens, já concordo mais com o titulo dos post, com aqueles exemplos já faz mais sentido, falta é saber se é realmente isto que as pessoas pensam e fazem.
Sim, e da a Xiaomi não da garantia. Por aquele preço compravas o oneplusone
Mesmo sendo o OnePlusOne, que ronda os mesmos valores ai mencionados, escolhia na mesma o S5, e sim pelo o seu todo, designe, Ecrã, Foto, Vídeo entre outras coisas que são apenas da Samsung, há e mesmo as actualizações até, e não apenas pelo o hardware ser igual, mas sim a qualidade bem diferente que tem em relação ao OnePlusone, por aquele valor 448 euros nem à discussão.
Mas se vai comprar um galaxy prepare se para daqui a um ano já não ter mais atualizações. Conselho dum utilizador da linha galaxy
sim, isso eh verdade, mas e 1+1 tem ??? nem versao oficial tem ! vem ja eh roteado, apenas isso, mas ai tb o podes fazer nos coreanos…e ficas com as mesmas “actualizaçoes”! agora em relaçao preço/performance o 1+1 eh apelativo sem duvida…mas nao sera assim tao facil de comprar, como pintam por aqui ! eh simplesmente ridiculo, eu quere comprar um produto, dar dinheiro a marca, contribuir para o seu sucesso e ainda ter de ajoelhar, mendigar, implorar, para que façam o favor de me vender um…acefalia pura !!!nem a apple faz isso ! faz lembrar os obnoxios, que passam metade da noite ha porta dos botecos, a mendigar, que pf os deixem la entrar e dp ainda levam com um cartao de consumo minimo exorbitante e bem acima dos outros!
Eu não vou comprar eu já tenho 1, e tenho a 1 ano e pouco, mas a linha que eu tenho Galaxy S4 já esta a caminho de fazer 2 anos, e ainda a pouco tive actualizações mais propriamente em Agosto de firmware, para melhoramento do performance, e outro para melhoramento da bateria ainda foi acrescentado o modo Kids que já bem no S5, ou seja sei bem o que estou a falar, e quanto ao SO pelo o que já li por ai vai ter suporte para Android L, mas vai ser lançado um pouco depois do S5 e Note 4, pelo o que já li vai sair ao mesmo tempo que o Note 3, quanto ao conselho teu como utilizado já estava a ser enganado pelo menos da linha Galaxy S4 para cima, já o teu não sei que linha Galaxy te referes, mas eu falo por mim.
Profundos disparates, a samsung e o contrario do que disseste.
has de me dizer um modelo da Samsung que tenha mais que 1 ano e meio/dois de suporte.
O s4 provavelmente nem o lollipop recebe. E se receber e lá para meados de 2015
Galaxy s5 mais qualidade que um oneplus, só se for em câmara e talvez ecrã, porque de resto… Performance, bateria, construção.. Isso agora depende das prioridades e gosto de cada um.
O 1+1 custa 299€ + 25€ portes (expresso)…por isso os quase 100€ de diferença ainda te chegam para pagares muitas chamadas ou acessórios.
Lá vão as grandes marcas de android tentar inventar um sistema operativo único para cada um. É nisto que quem usa android perde. Não compensa dar mais de 300€ por um android ( talvez também não compense por um iPhone, mas nesse caso, para se ter um telefone bem construído e com um sistema operativo único só mesmo pagando esse valor).
Fico feliz por ver a Samsung a correr atrás de prejuízo, visto que só faz telemóveis com specs de encher o olho. O android atualmente não precisa de uma ram de 3, é visto que a maioria dos Samsung nunca terá mais que uma ou duas atualizações do android, o telefone nunca precisara.
Quem compra um Samsung é quase como quem compra um Ferrari quando do pode andar a 120-130 nas nossas auto estradas porque vai um velhinho à frente e não da para mais.
O iPhone para mim é melhor, pode não ser o melhor de todos, mas nunca compraria um Samsung de novo.
+1
“O android atualmente não precisa de uma ram de 3”
Errado meu caro. Tenho um MI4 (tem 3GB) e não tenho por hábito limpar a RAM. Por vezes ando com 500MB livres.
Quanta mais RAM ocupada, mais rápido é a abrir apps que estejam “suspensas”.
Das duas uma, ou os dados que te apar cem estão errados, só para dizer que gastas ram, ou mete isso ao lixo antes que te arrependas ahah
Isso é natural, se não limpas a ram, mas para uso instantâneo só se for o touchwizz da Samsung que precise de tanta ram. Visto que no meu galaxy s3 me ocupa 70% da ram, deixando me isto lento
Dessa não sabia… ahahha
Compara o tempo que demora por exemplo o facebook a abrir quando está fechado e quando está na lista das apps recentes. A mim demora 2 segs a abrir “do zero” e é instantâneo a abrir quando já estava aberto previamente.
A RAM é utilizada para isto, e quanto maior for, mais apps vai poder abarcar.
Ya, vou mesmo meter ao lixo antes que me arrependa;)
Eh pa nao leves a mal que aqui a malta está na brincadeira.
Mas uma coisa é certa, quando vou ver o “uso” da ram do meu aparece-me uma coisa chamada touchwizz a ocupar 500 e tal megas.
Abro 1 ou 2 apps, quando vou para uma terceira o telefone dá o berro e aparece o aviso ” Ocorreu um erro com a App x ”
Acho que a evolução devia passar pela alteração nos sistemas e não num aumento de Ram. Daqui a pouco andam todos com telefones do tamanho do ipad ( ja estivemos mais longe ) so para aguentar com 16GB de ram.
O sistema android tem de mudar, e se “é tao bom por ser um sistema aberto” não entendo como é que os percebidos desta matéria não o fazem melhor. O que lhe fazem e meter mais tretas em cima para ficar cada vez mais pesado.
A RAM como disse o Fábio é daquelas coisas que quanto mais melhor. Eu no meu Note 3 faço IMENSAS coisas em paralelo, e é tudo rápido rápido rápido. Além disso tendo multi window é um must.
O problema da Samsung não é o TouchWiz mas a loja da Samsung, alguns programas Samsungs, etc etc
Uma marca como a samsung que se diz lider de mercado é Obrigada a fazer um sistema, baseado em android claro, melhor que o “stock Android” que aparece nos Nexus e Moto x.
De android o touchwizz tem tanto como o firephone da amazon: a loja do google play.
O note parece ser um bom telefone, mas andar com um tablet no bolso… Tudo o que seja acima dos 4.5-4.7 é de mais.
Tiago, não entendi a parte com o fire phone … Os Samsung tem um Android muito melhorado e pude comparar quando tive um Nexus 7 e o S3. A Samsung adiciona funções muito úteis, o problema são as apps gémeas às da Google, e o problema crónico do Android em autorizar as apps na boot/ligação WiFi a ir para a RAM.
Continuo a dizer: o “TouchWiz” nos S3/Note 3 são uma gota de água no CPU/RAM comparado com o Facebook, Viber, WhatsApp, Dropbox, etc.
Seja como for, venham com as teorias que vierem, eu não abdico do meu Note 3 nem do meu Note 4 que vem para a semana. O Note 3 depois de 12 meses é com distinção o melhor aparelho que já usei: o mais fiável, com a melhor , super fluido e a bateria impressionante. Não é publicidade, é que estou mesmo satisfeito com tudo e cabe no meu bolso este mini computador. Cliente satisfeito
No meu S3 o touchwizz passa dos 500 megas de ram usada. Não sei se veio com problema ou não.
Aplicações como o S memo, o S nao sei quê e o S nao sei que mais podem ser uteis num tablet ou num note, mas nunca num telefone de 4.8 como e o caso do meu.
Dos dois galaxys que tive, o 1 até foi porreiro, tive que o trocar passado 3 anos porque ja precisava mesmo duma troca, o 3, é uma completa desilusão. Comprei a pensar que ia ser melhor e hoje, voltei a ligar o meu velho S1, e em apps como o Youtube ou Facebook, a diferença entre os dois nao compensa os 500 euros que dei pelo 3.
Estou a contar os dias para trocar para um iphone, visto já ter mac e ipad, e estar 100% satisfeito com eles.
Acredito que há pessoas, como tu, que gostem da samsung. Eu respeito. Mas para mim não serve. Neste momento há marcas melhores e a preços inferiores. Se eu estivesse para comprar um Android de novo talvez fosse para o Nexus 5, a relação qualidade x preço é talvez a maior do mercado.
O touchwiz do meu Galaxy tab S consome 144MB
No S3 e no meu Note 3 com o widget (grande) do tempo, 5 painéis cheio de pastas e ícones não passam 112 e 140 MB de RAM respectivamente. E se acham 150 MB para um Launcher exagerado, que tal: YouTube 66 MB, FACEBOOK 60 MB, Email 79 MB, Chrome com esta página do Pplware 129 MB. Explica-me como um telemóvel com 1 GB e ecrã 720p vai lá … (Android)
O questão é que quanto mais RAM tiveres mais as apps vão ocupar pk não é necessário tanta compressão de dados o que origina mais velocidade.
O Android não é como o Windows que queres sempre é a memória de vago. Aqui a memória serve para ter os processos pendentes para que quando precises deles já estão prontos a funcionar. Nota se bem isso quando se está a fazer multitasking com um telemóvel com bastante RAM, mesmo com 6 e 7 apps abertas, ao voltar ao multitasking e abrir a primeira ela vai abrir instantaneamente. Se não tivessem escritas na RAM teriam de abrir do zero
Com android não sei. Mas os iPhones/iPad aguentam bem com 1 gb.
Tal como disse por aí, se as marcas não começarem a “fazer” um android mais leve, daqui a pouco vemos telefones com melhores specs que um pc de gamer
Quando estas marcas mais baratas começarem a ter o Android limpo e com actualizações frequentes as grandes marcas vão tremer.
Acredito que o projecto “Android One” poderá ter efeitos a curto prazo na segmentação das versões Android.
Sem dúvida. Mas uma coisa é certa, o android não e mau, as marcas é que o tornam mau.
Aquele touchwizz da Samsung mete me medo
Alguém sabe dizer que telemóvel é este que esta por cima do NEXUS PRETO na imagem?
Provavelmente é o HTC M7 ou M7 Max
Marcas chinesas não são para mim, ainda que vendidas por marcas europeias de menos confiança. Confio na BQ, mas de resto Motorola, Nexus, Samsung, Sony e Apple
Sinceramente do que adianta comprar um smartphone de marca CARA (apple, samsung, LG, sony)se daqui a um tempinho irá ficar obsoleto e nem terá atualização do android? Melhor comprar os celular com custo X benefício excellent como o One Plus One ou o Xiaomi MI3 ou os smartphones massas da WIKO.
Em relação á comparação do Wiko com o MotoG, posso bem falar. Tive um Wiko CINK PEAX 2, e tive que mudar para o MotoG. A wiko apesar de uma performance fantastica, no meu caso deixa muito a desejar, isto porque o chip de GPS não vale um peido. O Wiko já com suporte assistido, demora uma eternidade a triangular os satélites, além de que não suporta Glonass, quando encontra sinal estável a precisão é horrivel. Em navegação de google maps, são mais as vezes que o carro circula fora da estrada do que aquelas em circula na estrada. Como utilizo Endomondo para praticar trail running, tambem o Wiko, pela mesma razão não presta. Já o MotoG a triangulação é praticamente imediata, e a precisão é simplesmente brutal.
Resumindo, fores utilizar GPS de forma intensiva, o Wiko NAO É UMA BOA APOSTA, caso contrario, até é uma maquina interessante. Outro promenor que diferencia e muito estes dois equipamentos é a autonomia. O MotoG tem uma autonomia muito superior ao Wiko.
Boas,
tenho visto aqui comentários sobre os updates da Samsung ou a falta deles.
Já tive Samsung e concordo que a partir de um certo momento os updates acabam. Tenho um Sony Xperia SP e se calhar até é pior. Quando tive um HTC foi igual.
A questão é que os modelos vão saindo e as marcas alocam os recursos para os novos modelos. Já não é comerciamente interessante para eles a partir de uma altura preocuparem-se com updates para o modelo x ou y. Partem para outra como se costuma dizer.
A Samsung, a Sony, HTC etc, são grandes marcas, fazem bons equipamentos mas quanto a suporte, deixam todas a desejar. tenho visto bons equipamentos a surgir de marcas ditas chinesas, o problema é quando algo se estraga.. onde anda o suporte? mandam para a China para reparar?
o xiaomi mi3 nao custa 381,55 mas sim 289.99
Antonio, todos os valores indicados neste artigo são os preços mínimos que se encontram nas lojas nacionais online presentes no comparador KuantoKusta. Se, por ventura, existem lojas nacionais com preço inferior, óptimo, mas certamente não estarão a chegar a tantos possíveis clientes online do que as que fazem parte do comparador.
Xiaomi Mi3 aqui desde à +de 3 meses dando muito bem conta de todos os recados, vindo do país vizinho com 64gb por 320 euritos. 4G desnecessário, voa suficientemente rápido em 3G. A produção foi descontinuada creio que este mês, mas pelo menos anda sempre actualizado e vai ter Lollipop ainda este ano.
E vejo no fórum cada vez mais utilizadores com outros terminais de topo (Note 3, LG 2, Galaxy S4 e até One Plus e Nexus 5) experimentando ou solicitando a port para o MIUI. Modos que já não deve ser assim tão estranho.
Muitos que pedem é por outras razões, há pessoas que mudam farois, central electrónica, estofos, etc. de muitos BMW e Mercedes, e não é porque sejam maus.
Se reparares essa comparação não faz sentido: 1) se tens um telemóvel não chinês tens a opção do software de série ou alterada, nos chineses só tens alterada; 2) “muitos” a pedir ROM, em percentagem dos que compraram o modelo deve dar como <1% assim que isso não é significante; 3) assim de repente tenho amigos com S4 Mini, S4 Mini, S3, S3, Note 3, e ninguém tem problemas com o software original que não sejam derivados de qualquer versão de Android (as apps fazem o que bem querem)
Tenho um wiko rainbow com o android 4.4.2 e até agora 5*
Cumps