PplWare Mobile

Estão a chegar as fibras que suportam 1,6 Tbps (agregado)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Miguel says:

    Espero lá para 2016 esta tecnologia “fibra” esteja mais barata.

    Estou a pensar trocar a minha rede cabla pela casa (UTP cat5) que tem 13 anos, pois já começo a notar que não acompanha os novos equipamento que vou trocando em casa, especialmente na velocidade de throughput.

    Prefiro esperar mais um pouco e meter já fibra, e ficar preparado para mais uns 20 ou 30 anos!

    • Rui says:

      Boas,

      Acho que é um desperdicio de dinheiro, pelo menos nos proximos 5 anos. Porque rede domestica de fibra ainda é cara e não tiras partido devido á lentidam que são os discos mecanicos. Agora se já tens tudo em SSD’s, a conversa é outra 😉

      • Miguel says:

        Como disse tenho rede antiga (cat5) foi montada a 13 anos, estou a ponderar entre cat6 ou então meto logo fibra.

        A ideia não é ligar as máquinas directamente a fibra, mas sim distribuir pelos comodos a fibra e depois ligar FEUSB ou até switchs mas como disse só la para 2016 prentendo fazer este investimento.

        Nest momento já fiz as contas e fica por cerca de 2300 para 7 comodos.

        Não consigo velocidades superior a 160M entre máquinas, quando testo com um cabo CAT6 consigo logo uns 650M de throughput.

      • PahAssimTodosJáSabemOmeuNome says:

        Um NAS com 64GB de ram para cache e com HDDs/SSD’s em raid0 é capaz de se manter a par

    • Nunes says:

      Isto é para servidores, por isso deve demorar muitos anos até que apareça em computadores comuns! Só para teres uma ideia nos computadores actuais dificilmente arranjas um slot PCIe que permita mais do que aproximadamente 130Gbps, ou seja 10x menos. A comunicação com a memória RAM num bom computador não ultrapassa os 500Gbps.

    • Darkvoid says:

      O que rende neste momento investir em cablagem cat6 e colocar a rede a 10 Gigabit Ethernet.

      É 10x mais rápido que a tradicional Gigabit.
      É mais adequada para casa. Já existem equipamentos (switchs, placas de rede) a preços bem acessíveis (comparados com os de fibra).

      Já testei no trabalho um pouco e fiquei “fã”.

  2. Inginheiro says:

    A velocidade de comunicação entre os equipamentos mantém-se mais ou menos a mesma, 210.000km/s (~70% da velocidade de propagação da luz no vácuo). A largura de banda também não se altera muito, já que essa fibras transmitem nas mesmas janelas espectrais que as outras. Já o débito… ah, esse sim aumenta. Consideravelmente.

  3. Paulo Santos says:

    Já estou como o outro… se a PT nem fibra disponibiliza à volta da sua coqueluche “cubinho negro” numa situação semelhante ao que acontece pela África fora… então haver cabo com mais largura de banda.. hufff não serve de nada

  4. PahAssimTodosJáSabemOmeuNome says:

    Eu só queria uma fibra de 24Mbps cá para casa, uns a chorar com 200Mb e outros nem 12mb têm 😐

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.