Está explicada a razão que motivou o Spotify a aumentar os preços…
As empresas não mexem nos preços dos seus produtos por brincadeira, sustentando os aumentos e as reduções em estratégias pensadas. O recente aumento da mensalidade do Spotify não foi, por isso, à toa, e é possível que tenha sido por isto que lhe contamos, hoje.
Recentemente, vimos que o Spotify decidiu aumentar o preço dos seus planos premium. O desagrado foi notório, nomeadamente, na nossa secção de comentários, onde muitos dos nossos leitores se mostraram insatisfeitos com o aumento anunciado e onde alguns fizeram saber que iriam abandonar o serviço.
Um dia depois do anúncio do aumento dos preços, o Spotify publicou os últimos resultados financeiros da empresa. Queríamos uma justificação: ei-la. Conforme concluiu o Xataka, apesar do crescimento, o Spotify continua a perder dinheiro, num modelo de negócio que carece de atenção.
Justificação do aumento dos preços chegou em forma de relatório financeiro
Atualmente, o Spotify conta com 220 milhões de pessoas que pagam pelos seus serviços. No total, no mês de junho, teve cerca de 551 milhões de utilizadores, em todo o mundo.
Num ano, a plataforma de streaming de música cresceu 17% em número de assinantes (dos seus planos) e 27% em número de utilizadores. No ano passado, o Spotify teve menos 32 milhões de assinantes... O que significa um crescimento impressionante, tendo em conta que as previsões apontavam para cerca de 216 milhões de assinantes e 526 milhões de utilizadores.
Perante estes resultados, aparentemente, positivos, a questão que se impõe procura perceber a razão pela qual o Spotify decidiu aumentar o preço dos seus planos.
Ora bem, resumidamente, cada vez entra menos dinheiro por utilizador. Se antes o Spotify ganhava 4,53 euros por pessoa, agora, esse valor desceu para 4,27. Essa queda de 6% (em current currency) de um ano para o outro não é positiva.
Além disso, e apesar de movimentar, efetivamente, muito dinheiro, no final das contas, acaba por perder. No último trimestre obteve receitas de 3 200 milhões de euros (mais 11% do que no ano passado). Contudo, terminou com prejuízos operacionais de 112 milhões de euros.
Embora tenha mexido no preço dos planos, o Spotify não vê neles a esperança para uma melhoria financeira. Afinal, o "ajuste de preço terá um impacto mínimo no terceiro trimestre". Por sua vez, espera que o cenário seja favoravelmente alterado com a chegada da qualidade HiFi, que exigirá um pagamento extra.
Este artigo tem mais de um ano
Chama-se “Investidores”.
O criador do Spotify desde o início que era contra a subida de preços, tanto no início como agora, algo que é explicado na sua série da Netflix. Se permitiu que subissem o preço, é porque lhe devem ter dado uma autêntica volta à cabeça.
Creio que a Apple music e a Amazon music ja tinham aumentado os preços no início do ano, pelo que não me surpreende o aumento da sputify, que creio não ter aumentado os preços nos últimos anos. Para mim o problema destes aumentos para a spotify é que ao contrário da concorrência a sputify tem um plano gratuito o que levará utiizadores a mudar para esse plano
Aumentam os preços devido a todo o panorama mundial, custos, etc, no entanto a qualidade do som é exactamente a mesma que tinhamos antes, e se quisermos ouvir melhor qualidade HI-FI, ainda iremos ter que pagar mais, acho isso incrível. porque não “dar” essa qualidade no plano premium? chama-se premium exactamente porque seria a melhor qualidade possível e sem anuncios. Estão simplesmente a querer mais dinheiro.
Spotify Geek não dá para fazer download das listas!
Mais vale continuar com avaliações premium a cada 30 dias!
Da minha parte deixarei de ser assinante da versão premium.
Temos pena!
Spotify Premium… mas não na qualidade sonora!
Qualidade de som tenho qobuz
Hoje pagar por aplicação de música com áudio com perdas…fico no plano gratuito
Android 14 já vai permitir áudio lossless bit perfect no smartphone android (fonte developers blog google)como iOS sempre teve e spotify está a pensar quando será melhor para eles lançar hifi
Quem quiser ouvir música no smartphone android com a melhor qualidade é no QOBUZ (tidal) eu uso QOBUZ com usb áudio player pro 8.50€ (um só pagamento) com dac externo ou se tiver 3.5mm e toca música lossless bit por bit e é excelente, aconselho para quem quem qualidade de áudio
Se o documentário da netflix descrever a verdade é normal que o spotify dê prejuizo e a solução mais viável é o aumento de preços.
Não estou a ver as taylor swifts desta vida a abdicarem dos milhoes que pedem à spotify.
+1
Oraaa finalmente alguém tocou no importante. Quando essas estrelas recusam-se a ganhar mais uns meros milhões, são outros milhões que se lixam. Eu até entendo, manter altas casas, altos carros e o caraças não é barato :/
nao explica porque todos os anos o lucro por pessoa reduz… e tambem ja a last fm abandonou o stteaming por nao conseguir criar um negocio sustentavel.. na altura paga 3 euros ao mes
O problema é que as empresas depois de estarem na bolsa, têm de subir sempre os lucros para incentivar mais investidores.
Se a empresa está bem e estável, perde atractividade financeira…
É bem feito. Têm 220 milhões de utilizadores que pagam e 331 milhões de parasitas que usam sem pagar um corno. Deixem de ser burros e acabem com a treta do plano gratuito. De certeza que a maior parte desses parasitas não vai deixar de ouvir música, vai é começar a pagar para a ouvir. Hoje em dia já não se safam com a pirataria.
Acabou a pirataria? Não me parece.
Não me parece má ideia.
Será que a publicidade de um utilizador gratuito consegue cobrar a de um premium..?
Boa dica
Parasitas? Ninguém usa Spotify sem pagar,mesmo o gratuito que paga ao ter de ouvir publicidade
O sucesso do Spotify em número de utilizadores não era possível sem o plano “gratuito” que é uma maneira inteligente de levar utilizadores para plano premium
Os problemas financeiros do Spotify estão ligados aos investimentos e valor que tem de pagar às gravadoras e também custo de assinatura baixo.
Vamos o que futuro dirá
Se não se tivessem metido com contratos milionários para um porradão de podcasts se calhar não tinham problemas financeiros…
Vai acabar… Como o Napster, como tantos outros…
Algo não está certo:
“Se antes o Spotify ganhava 4,32 euros por pessoa, agora, esse valor desceu para 4,27. Essa queda de 6% de um ano para o outro não é positiva.”
São 5 cêntimos, não 6%.
Obrigada pelo reparo. São, efetivamente, 6%. Corrigido! 🙂