Está confirmado: a idade da reforma vai subir em 2027
O Governo publicou hoje, em Diário da República, uma portaria que confirma que a idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral da Segurança Social vai aumentar em 2027.
Reforma vai aumentar para 66 anos e 11 meses em 2027
Esta atualização resulta dos mais recentes números da esperança média de vida aos 65 anos, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam um ligeiro aumento desse indicador. Com base nesses dados, o cálculo legal prevê este acréscimo de dois meses relativamente ao que estava previsto para 2026, ou seja vai aumentar para 66 anos e 11 meses em 2027.
Desde 2014 que a idade legal de reforma está indexada à esperança de vida: até então a idade estava fixa nos 65 anos, mas começou a subir de forma gradual. As oscilações observadas nos últimos anos têm refletido precisamente as variações deste indicador demográfico.
Além disso, a nova portaria confirma que quem pedir reforma antecipada em 2026 sofrerá um corte de 17,63% no valor da pensão devido ao fator de sustentabilidade, além da penalização habitual de 0,5% por cada mês antecipado em relação à idade legal de reforma






















Boas notícias para a SS
“Sustentabilidade” da mesma. Dizem.
Então mas não diziam que os imigrantes nos iam salvar?
A idade continua a subir não tarda está nos 70.
Queres ver que nos estavam a mentir?
Não semacardito…
Fui apanhado completamente de surpresa.
Existem cálculos que têm em conta o aumento da esperança média de vida, a idade da reforma não tem nada a ver com a subsistência das reformas
Zé Fonseca, então não tem mesmo nada a ver, pois claro.
Quando começa a faltar o guito, tudo tem a ver.
Nunca tiveste tanto dinheiro para reformas como agora, o valor é público
Tens imigrantes há décadas e décadas e só agora reclamas?
Minha mae, realmente é caso para dizer oh minha rica mae.
Atenção que a falta do til é de propósito.
Tem imigrantes a chegarem ás centenas de milhares por ano, tem?
Desde quando?
Desde o Punjabi Vamoláver…
Esse tipo de truques funcionam com gente igual a si.
Comigo está tramado…
Volte lá para a madrassa de onde veio.
Está na hora da oração…
Calma Ventura!
João Tavares, chame-me Ventura ou Desventura, o que quiser.
Eu chamo-lhe pragmatismo.
Se calhar não sabe o que é…
O problema é que eles só fazem as contas aos imigrantes agora a contribuir , mas no futuro essa contribuicao vai ser uma pensao…
Contas á Socialista.
Manuel Silva, não diga uma coisa dessas, assim está a estragar o conto de fadas.
Já para não falar que boa parte deles não desconta nada porque está na economia paralela…
Queres ver que é o entregador de pizzas que faz descontos para pagar a alguém?
Nem para pagar as despesas dele dá, quanto mais as dos outros
e quando os imigrantes, e muitos deles nem português falam, quando começarem a eles próprios mamar ainda mais às custas da SS, já Portugal e os vossos filhos e netos foram islamizados e qual reforma, qual carapuça!
Façam como eu: não descontem. 😉
Ou seja, não trabalhas ou trabalhas de forma ilegal.. cuidado, com esse discurso ainda te chamam minoria
Claro que trabalho, só não desconto.
Não suporto parasitas. 🙂
Ganhavas mais em estar caladinho…
Não descontas, quando chegares aos 75, recebes 120 euros e ainda te pedem 600 euros, para te vincular, ao partido que esteja a governar, daí teres de ir, trabalhar, de borla, para dar 80000 milhões, a algum empreendedor, para poderes ficar, com 120 euros, para renda, comida, médicos e medicamentos
Chegar aos 75? Viver é agora, não é aos 75.
As crianças que estiveram com o pai natal perguntaram.
– Pai Natal, tu não te vais reformar?
– Não. E vocês também não.
Por um lado é bom, menos demências
Metam já 125 anos… Assim os nossos filhos já sabem o que lhes espera…
Os (des)governos que têm passado são uns aldrabões que so roubam quem desconta uma vida e depois engana-nos quando começamos a trabalhar.
Aumentos de 2% e ainda acerca de meio-ano aumentaram-se 10%
Tenho pena é de quem começou a trabalhar á pouco tempo e quando forem para a reforma vão diretamente para o cemitério
Ainda bem que ja não estou no ativo e mas foram 45 anos a trabalhar.
Com tantos descontos e reformas da treta
Ainda ha pessoal que anda a bajolar estes politocos da treta para se encostar e ficar a m@m@r a custa de todos nos
Aldrabões
Não é há pouco tempo… é quem começou a trabalhar, de 1995, para cá. As alterações, legais, foram feitas, ainda por Cavaco Silva, só que, o problema com a ministra, da educação, Ferreira Leite, atrasaram a implementação (e o governo teve medo, da resposta pública, depois do que se passou). O seguinte, foi esmagado, pelo Guterres, que só avançou, com, parte das medidas, em 1999. Em 2003, Durão Barroso quis ir, além desse limite, como era o corte de 25%, do valor da pensão calculado. Sócrates, não aceitou e voltou a colocar a versão anterior (que se mantêm hoje) da soma dos descontos, a dividir pelo número de anos, descontados, a dividir por 14, com a adição do factor de sustentabilidade (que já existia, desde 1999, nunca tendo sido usado). Na Troika, alteraram a fórmula, para usar 12 meses, em vez de ano, com o aumento do factor de sustentabilidade, em 33% e uma penalização, de 6%, para quem não tenha 45 anos, de descontos.
O governo, actual, quer aumentar em 530%, o factor de sustentabilidade, cortando 83%, no valor das reformas, para quem tenha, menos de, 50 anos, de descontos. É a fórmula para dar 540000 milhões, de lucros líquidos, ás seguradoras, e banca, para venda de PPR e seguros (vida, saúde e reforma), que pagam 0,00000001%, ao ano, em juros, com custa de 660 a 800000 euros, anuais.
Muito Obrigado pelo bom esclarecimento
E bom para quem fala dos (des)governos apoiantes das suas cores políticas para ver o que nos têm mentido e roubado ao longo dos anos
Estes partidos que passaram pela governação e os que vão passar nunca foram/ou vão ser penalizados como nos temos sidos
Enfim tudo contra os trabalhadores, aqueles que dão tudo em prol do país
os putos são burros (os pais que os educam ainda mais) porque só andam agarrados à porcaria do ecrã e já nem sabem o que é um homem ou uma mulher. Eles vão andar todos comidinhos da tola mas vão achar que são umas vítimas (e em parte até são) mas a ausência de valores morais vai dar-lhes uma vidinha bem triste e vazia!
Falar mal das gerações vindouras quando pouco ou nada se faz para lhes deixar o mundo um sítio melhor do que aquele que se encontrou quando se nasceu é obra (leia-se hipocrisia)! Mas infelizmente está longe de ser um discurso incomum…
É um pouco como pensar na calamidade que foi a 2a guerra mundial e especular “porque é que ninguém fez nada [logo quando as coisas estavam a começar]?”. No futuro também se olhará para o ‘hoje’ e se pensará “porque é que ninguém fez nada?”. E o facto é que quem poderia fazer alguma coisa não são as gerações (futuras) que critica. Somos nós aqui e agora.
O que eu gostava de saber e porque e que andam a lancar noticias com previsoes para 2027 se ainda nem sequer chegamos la. Estao um bocado apressados a debitar estas coisas para que.
E resta saber se o aumento da idade da reforma, não vem acompanhado dum “novo cálculo das pensões” frase “elegante” que significa cortes no valor das pensões… A falta que faz uma Sociedade Civil Organizada e Vigilante que lançasse mão de Ações Populares que pusessem estas questões em Tribunal …
Para 2026 ainda não (ali em cima, a data está errada). Só muda o factor de sustentabilidade, daí avançar 2 meses.
Para 2027, aí sim, já é esperada que passe para 69 anos e 6 meses, devido ao, brutal, aumento, do coeficiente de sustentabilidade, que o governo, já previu, chegar aos 75 anos, em 2030 e 82 anos, em 2036.
O português pobre é o mais calão da Europa…
Isto é tudo muito mau.
Para mim significa, menos oportunidades para os mais novos.
deveria dar para fazer opt out deste autentico scam. nem queria devolvido tudo o q já descontei, apenas saberei usar melhor o meu dinheiro em comparação com o Estado-Pai!
E pagar 99,999999%, aos bancos, e seguradoras, do que lhes entregou, para receber, pensões de 20 euros mensais?
99,999999%, dos PPR, actuais, pagam 0,0000001%, ao ano, em juros e tem um EMTEC de 27,46%, NEGATIVOS, para quem coloque 4000 euros, anualmente, por menos de 40 anos, consecutivos. Faça a conta e veja quanto acha que tinha e quanto, efectivamente, tem…
O caso é o mesmo, ao comparar depósitos bancários, acções e obrigações, se não tiver meio milhão, de euros, investidos. Só acima disso, é que tem lucro, ter dinheiro no “mercado de capitais”. Quem tenha menos, ganha 370% mais, ao investir em certificados de aforro.
Se fosse a vocês, criava uma ganda petição online, organizava uma ganda manif (mais de 500 pessoas serve) e greves, greves dia sim dia não.
Está continuamente a subir a idade da reforma. Cada ano que passa calculam que vamos receber uma percentagem menor dos últimos salários. Tudo isto e continuam a aumentar todos os anos as pensões dos atuais pensionistas. Ou seja, pagamos mais para termos menos.
Aí está o governo a colocar a mentalidade á CR7…
Votaram neles, agora aguentem!
Como se o Portugal de hoje e de amanhã não fosse o resultado de décadas de esquerdalha no Governo e no Estado
Haja paciência!
Não compreende que são todos a mesma trampa?
Neste caso, o governo quer passar 800000 milhões, de euros, anualmente, para a banca privada.
Até espero, a qualquer momento, que o ministro das finanças, encerre a série F, dos certificados de aforro, abrindo a G, com juros, fixos, de 1,25% e 25 anos, de validade, com prémios de 5%, ao ano, para 23, 24 e 25 anos, de permanência. Para evitar, mais subidas, de valores, que a faz, a banca, e as seguradoras, perder 500000 milhões, de lucros, anuais.
Quando chegarmos à idade da reforma, já será pelos 80 anos de idade.
Nessa altura a reforma já é para aí 25% da remuneração média e ainda assim poucos vão usufruir dada a idade. Não faz mal, o povo aguenta…
A ideia é colocar, a idade de reforma, nos 82 anos, em 2036.
O governo quer que paguem 800000 milhões, ás seguradoras e banca privada, para receberem, reformas de 120 euros, mensais, quando chegarem aos 70 anos, de idade.
Desde 2014 que a idade legal de reforma está indexada à esperança de vida – vivam menos e com mais qualidade!
Bem por este andar qualquer é trabalhar até morrer, pois, isto da esperança média de vida aumentar é tudo muito bonito mas quem é que vai estar a realizar determinadas trabalhos com idade acima dos 60 anos, devem pensar que temos todos trabalho de escritorio, e agilidade de um jovem atleta e vendemos saúde, enfim…
Investir e garantir uma fonte de rendimento alternativa é a melhor coisa
assim não se preocupam se é aos 60, 65 ou 67
E pagar 4000 euros, anuais, para a banca/seguradoras, é que é melhor opção? É que, abaixo disso, só os custos gerais, absorvem 180%, do que a pessoa poupa…
O breakeven, em 2025 ficou nos 11600 euros, para quem tenha 35 (ou mais) anos, de idade. Se colocou, abaixo disso, no seu PPR (ou PPS, caso seja por empresas seguradoras), vai perder dinheiro, quando se reformar, pois o que paga, anualmente, não cobre os juros, que lhe pagam.
É que 99,99999%, dos portugueses, não percebem, que as seguradoras (e a banca) paga juros de 0,0000001%, ao ano, nesses PPR, pelos quais, ainda cobram comissões. Quando chegam aos 65-80 anos (depende do PPR definido), além de receberem, a reforma, pagam 66%, desse valor, em comissões.
Depois “O seu valor mensal é de 600 euros.”, quando recebe, são 120 euros… o resto foi para comissões.
A questão do aumento da esperança de vida é totalmente subjetivo. A pessoa até pode viver mais anos, mas em que condições? com que qualidade de vida? A maioria das pessoas não está em condições de trabalhar até aos 67 anos, e nem as empresas querem pessoas dessa idade, pois já serão muito menos produtivas em muitos casos. Os políticos gostam muito de ver as coisas no papel, e ignorar a realidade. O que vai suceder vão ser muitos pedidos de reformas antecipadas com penalização, que é isso que convém à SS. Se houvesse mais literacia financeira e as pessoas soubessem preparar a sua própria reforma, a SS até era pouco relevante. Mas o que acontece é que temos a grande maioria da população totalmente dependente da prestação da SS para viver. E ninguém lhes diz que vão sofrer um corte brutal nos rendimentos assim que deixarem de trabalhar.
Os últimos dados sobre reformados a trabalhar dizem precisamente o contrário
Se o pessoal nao acordar para mudarmos o rumo das coisas, entao depois e tarde e nada a fazer, nao adianta vir aqui reclamar, se nos proprios nao nos queremos ajudar. Para alguns nao aquece nem arrefece eu sei.
Quanto mais trabalham mais se enterram! menos trabalho e mais protesto senão os ricos continuam a ficar cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
É uma pena q o tuga não seja como o francês
a SS, sistema bancário, indústria alimentar e farmacêutica, com. social são tudo esquemas! basta ter 2 dedos de testa para ver como as coisas estão montadas