Esqueceu-se de pagar a fatura da GALP? A “multa” são 2 euros
A GALP Energia vai passar a cobrar, já a partir deste mês, 2 euros adicionais a quem se atrasar no pagamento da fatura dos seus serviços. Este tipo de medida, que é comum no segmento das telecomunicações, chega agora ao mercado da eletricidade e de gás natural.
Se é cliente GALP esteja muito atento à data para pagamento da sua fatura de serviços da empresa.
A GALP irá começa a cobrar 2 euros aos clientes que se esqueçam de pagar a fatura dos serviços de eletricidade e de gás natural. Fonte oficial da Galp adiantou à Lusa que "os dois euros são um valor de compensação mínima a cobrar em caso de mora, de modo a cobrir os custos de processamento administrativo originados pelo atraso no pagamento da fatura".
A empresa referiu ainda que "O cliente entra em mora após o decurso do prazo contratualmente fixado de 21 dias para pagamento das faturas". Além disso,"trata-se de uma prática que existe também no mercado regulado, em que o valor é fixado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), e que pretende desincentivar o incumprimento do prazo de pagamento das faturas por parte dos clientes".
Os clientes da GALP foram informados previamente desta alteração e os novos clientes já têm essa indicação nas condições gerais do contrato. Tal medida entrou em vigor no passado dia 1 de outubro.
Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), "existem poucos comercializadores que preveem este tipo de cláusula". "A cobrança pelos comercializadores em regime de mercado de uma penalização em caso de incumprimento será conforme à lei geral se tal estiver previsto no contrato".
A ERSE refere ainda que "Sendo uma cláusula nova [alteração ao contrato] ou uma variação do valor, deve ser comunicada com antecedência e ser acompanhada da informação sobre o direito do consumidor não aceitar a alteração e cessar o contrato, mudando de comercializador. O regime geral das cláusulas contratuais gerais, proíbe as cláusulas penais que sejam de valor desproporcionado".
Concordam com esta medida?
Este artigo tem mais de um ano
Só não concorda quem não paga…
Pois e então as leituras “virtuais” que eles fazem todos os meses e cobram a mais? podemos pedir também multa por eles terem cobrado a mais esse valor? a medida faz algum sentido sim, mas por outro lado cai por terra por causa disso, para terem moral de aplicar uma multa, têm de começar a fazer leituras reais para assim poderem cobrar o que o consumidor realmente gastou.
Ex: Mês corrente gastou-se 60€ em luz e gás, mas a companhia como não faz leituras atira pro ar que o cliente consumiu 100€, e assim vai durante meses, o cliente atrasou-se 1 ou 2 dias a pagar a conta e leva com multa, e então os 2 ou 3 meses que foi indevidamente cobrado a mais? a empresa paga juros pelo excesso cobrado? mas pronto… acho quem deixa passar isto é alguém sentado no escritório (ou noutra empresa qualquer a ganhar outro ordenado) que aprovam isto sem pensar no que é justo ou não.
Nota: eu pago as minhas por débito direto, mas se me cobrassem por atraso era garantido que não ia ficar com elas, mudava de operador na hora
+1
Em vez de andarem atirar ao ar valores absurdos, contratem pessoas para fazer as ditas leituras!
Porque andar a dar dinheiro a mais ao estado para esbanjarem em férias e tretas já eles gostam
O melhor pra evitar isto é enviar as leituras, a EDP tens APP ou quando recebes a fatura por e-mail é interativa e remete logo pro site e basta inserir lá as leituras, mas eu não sou empregado deles, eles deviam vir nem que fosse mês sim mês não, mas coitados…. eles ganham pouco, não se podem dar ao luxo de meter gente a trabalhar e fazer isto… é o que temos no pais, olha que pra isso não há regulação… eles cobram o que acham que querem cobrar e 1 vez por ano vão lá confirmar, tb as finanças e outros serviços são iguais, já nem penso nisso ou fico mais velho
Eu envio as leituras todos os meses, há dois meses esteve cá um funcionario da EDP a fazer a leitura e espetou 200 acima do que estava no quadro, assim que veio a factura, o valor era abusado para o que eu consumo e liguei para eles, a coisa foi logo acertada via chamada telefonica e ficou tudo resolvido, gajos da EDP entrarem na minha casa para ler o contador, a partir de agora, marquem hora para a leitura, não quero saber, eles fazem porcaria e eu e que tenho de ligar, pagar a chamada pelas asneiras que os outros fazem, da minha parte, acabou… Sei que somos humanos e erramos… Mas ele não errou em dez ou vinte, foram em 200… Foi um aumento de 20€ para o que é normal…
Eu sei que existe isso, mas nós não temos que fazer isso, alias já foi dito que eles é que têm de ter tecnicos para fazer as ditas contagens!
Dão emprego em vez de andarem a tirar para pagarem brutos ordenados ao chulos dos chefes da galp etc
Até faz sentido ser penalizado por pagar fora de prazo…. MAS… para isso é preciso que a Galp emita as faturas atempadamente. No meu caso já por várias vezes recebo faturas com data limite de pagamento dia 20… no dia 21..22. Logo é impossivel pagar dentro do prazo.
Ja entrei em contacto com a Galp, os quais afirmam que a culpa é dos CTT que não entrega as faturas. Muito bem.. então eu pedí uma confirmação por escrito da Galp, em que confirmem a data de envio das facturas para que eu possa reclamar junto dos CTT ( pois estes dizem que a Galp é que não envia as faturas)… ainda estou á espera dessa confirmação. Atenção que o que procuro é a confirmação da data de envio e não de emissão da fatura..
Em conclusão, não me oponho a ser penalizado por pagar fora de prazo… oponho me sim a pagar “multa” por culpa da Galp.
Faz sentido, se por cada falha no fornecimento do servico os clientes tenham direito a devida compensacao!
Fui cliente GALP gás e luz durante um ano e não me lembro de ter tido uma única factura emitida e recebida a tempo e horas (via email!!!!!!). Sempre os questionei acerca disso, das contagens e sempre afirmaram terem problemas. A verdade é que prefiro pagar mais e estar mais descansado. Mudei novamente para a EDP. Acabaram-se os atrasos, problemas, etc
Eu mudei para a galp e recebo as faturas a tempo e pago menos do que a edp.
Galp? , o serviço é do pior, estive uns meses com eles e fartei-me.
Pura má fé por parte da GALP
Recebi hoje, dia 03/10/2018, a fatura da GALP, com data limite de pagamento até 29/09/2018
A minha sorte é pagar por débito directo… se eu tivesse que pagar por multibanco ou ir a alguma loja GALP, já teria que pagar bónus extra.
Recebo mais faturas de outras entidades, através dos CTT e as restantes faturas chegam dias ou até semanas antes do tempo… não acho que a culpa seja dos CTT…
Se isso pega moda, passam a enviar atrasadas e todos pagam multa. Isso vai dar bronca…. Cheira me.
desculpem, há pouco tempo atras não foi interdita a aplicação de multas fixas nestes casos, sendo sim aplicáveis juros de mora?
Só paga quem quer!
Tantas operadoras no mercado mais baratas e profissionais. Neste momento tenho a iberdrola e além de ter a tarifa mais barata do mercado nunca tive desses problemas
Fui cliente da Galp e em menos de um ano mandei-os dar uma volta e regressei à EDP. Não respeitavam as comunicações de leituras dos consumos, mandavam as faturas atrasadas, criavam estimativas surreais, como se eu vivesse numa mansão de hollywood com tudo ligado 24h, enfim… uma incompetência como nunca vi em mais lado nenhum.
Nunca mais me apanham e sempre que alguém me fala da Galp como fornecedor de eletricidade/gás digo-lhes logo para fugirem deles como o diabo da cruz.