Especificações de hardware do Google Glass foram apresentadas
Agora que o Google Glass começou a chegar aos primeiros utilizadores, chamados de Exploradores pela Google, começam a surgir novidades sobre este dispositivo único.
Uma dessas informações interessantes, e que deverá levantar mais curiosidade, é qual o hardware que dá suporte a esta inovação. Apesar de a Google ter apresentado oficialmente as suas especificações, tinha ficado de fora a certeza do hardware que o alimentava. Mas essas estão agora desfeitas.
As especificações apresentadas eram demasiado vagas e falavam apenas num ecrã com 640×360 de resolução, que a Google diz ser “equivalente a um ecrã de 25″ visto a 2,5 metros de distância”, uma câmara de 5 megapixels capaz de gravar vídeo a 720p e áudio que chega via transdutor de condução óssea.
Para além disso foi apresentado que tem armazenamento on-board, flash de 16GB, onde 12GB serão de facto utilizáveis e terá sincronização com o serviço Cloud da Google. A somar a este hardware está o suporte Wi-Fi 802.11 b/g e a compatibilidade com “qualquer telefone com Bluetooth”.
Mas o que foi descoberto agora é muito mais interessantes que as especificações apresentadas. Falamos do processador e da memória Ram disponível.
Esta descoberta foi feita pelo utilizador do Google Plus Jay Lee que conseguiu capturar o output de certas zonas do Android que dá suporte ao Google Glass. A informação foi apresentada no Google Plus de Jay Lee.
Esta captura foi possível graças à ligação ADB, a mesma que é usada no Android, e ao modo de debug que foi descoberto e que ajudou a fazer Root ao Google Glass.
Os dados recolhidos mostram que o Google Glass corre a versão 4.0.4 do Android, tem um processador OMAP 4430 de dois cores da Texas Instruments, sem que tivesse sido detectada a sua velocidade, e que tem 682MB de RAM. Foi ainda descoberto que provavelmente a memória RAM será de 1GB, mas que o adicional está a ser usado por outro hardware.
I’m a geek and it’s still awesome to nerd out on the guts. +Liam McLoughlin (Hexxeh) also found the USB debugging setting and got ADB working (looks like it was broken on my primary machine). Once I got it working I pulled up some details about Glass. Key points are:
* It’s running Android 4.0.4 – Ice Cream Sandwich – just as Larry Page said
* It’s an OMAP 4430 CPU – Dual Core? – Having trouble finding exact mhz
* There’s 682mb of RAM (678052kb reported in /proc/meminfo).
Kernel messages lead me to believe it’s actually 1gb but some is being used for other hardware purposes(?)
Toda a informação que foi possível recolher sobre o hardware do Google Glass foi disponibilizada por Jay Lee forma partilhadas e estão disponíveis nesta pasta do Google Drive.
Se são conhecedores de Linux ou de Android então deve ser simples entenderem toda a informação que está lá apresentada.
É curioso ver que o Google Glass poderia ser comparado a um telefone de topo do ano de 2011. O Samsung Galaxy S II usa o mesmo SoC e a mesma quantidade de RAM.
Provavelmente esta escolha de hardware foi condicionada pelo espaço que está disponível e pela duração de bateria que era pretendida.
O Google Glass representa mais por aquilo a que nos dá acesso do que pelo que está dentro da sua embalagem.
Só agora, e graças à utilização do Google Glass pelos seus primeiros utilizadores, é que é possível descobrir esta informação adicional.
Depois de terem conseguido fazer Root ao Google Glass e de a Google ter disponibilizado publicamente o Kernel deste tudo ficará mais simples e com certeza que muita mais informação será obtida.
Homepage: Google Glass
Este artigo tem mais de um ano
e qualquer dia temos algo como no son goku e os soldados do freeza e os seus oculos … lol !
lol 😀
ainda acho que esse vai ser o maior fail tecnológico da história do google.
Não vejo com bons olhos o projeto, seja pela sua falta de praticidade/utilidade seja por inúmeras razões outras (de ordem técnica, lógica etc)
mas não sou perito no assunto e posso estar muito enganado, só o tempo dirá. Só sei de 1 coisa: eu não coloco isso na minha cabeça.
Isto nao foi desenvolvido para ser 1 sucesso comercial mas sim 1 estudo/proof of concept. Vê-s pela estrategia minuciosa de entrega e condiçoes de utilisaçao.
Quanto “tablets” surgiram antes do iPad anos antes..
Penso k o sucesso ja foi alcançado só pela publicidade gratuita que se tem feito.
Não sei não…. mas acho que vai fazer concorrência ao Nexus Q
sabes ao menos o que e o nexus q? lol
Acho que tu é que nao percebeste a piada xD
Eu continuo a dizer que os vários governos vão colocar sérios entraves legais por causa da privacidade.
De certeza que irão obrigar a colocar algum tipo de sinaletica de que os óculos estão a gravar e não poderá ser nada discreto. Acho que muita gente ainda não reparou que um simples cctv tem que estar bem anunciado.
Eu comparo isto ao segway. Prometia ser revolucionário, mas na pratica teve de se resumir a determinadas áreas confinadas, ou quando não as pessoas olhavam com ar de estranheza.
Será um óptima forma de identficar os nerds. :)i
Então e as máquinas de filmar? os telemóveis?, os relógios telemóvel, as máquinas fotográficas que também filmam? a GOPRO? Não vejo qual é o problemas dos óculos.. Se não todos os outros também seriam alvo de entraves e não o são!
esses para filmarem tem de estar apontados para ti. Os óculos podes filmar discreto
e antes que digam que podes faze-lo de forma discreta, isso é ilegal
eu já acho que tem tudo para dar certo, é uma inovação e se a google der os passos certos, no futuro muita gente quererá um 🙂 eu falo por mim que apesar de ter “todos os meus gadgets da apple” gostava de ter uns oculos destes para testar 🙂
O unico uso que eu iria dar a estes oculos seria usa-los no carro como GPS, do resto não tou a ver pessoal andar com esses oculos na rua sem passar por “cromo” ou melhor ainda “roubem-me”.
Boas,
Desculpa que eu te diga, mas as pessoas que pensam dessa forma e vêem outros como cromos só por usar o que quer que seja, os únicos cromos ali são eles. E pelo que disses-te se visses alguém com estes óculos também irias pensar “Pfff, que cromo”, mas não te culpo, nem a ninguém, só mostra mais uma vez a mentalidade retrograda deste pais, vez uma gaja de mini saia (não a conheces de lado nenhum, ela até pode ser a melhor pessoa do mundo), mas como tem mini saia e se veste diferente é logo no mínimo uma vaca, vê-se pessoal todo vestido de preto com acessórios todos malucos, são logo no minimo drogados e etc, e isto são pequenos exemplos da mentalidade portuguesa, enfim…
Agora outra cena, há por ai muito pessoal que não sabe a diferença entre geeks e nerds, e fico ofendido quando as pessoas não saibam e venham dizer asneiras, EU SOU UM GEEK, com muito gosto, e ao contrario dos nerds, nos geeks, somos pessoas extremamente sociáveis, verdadeiros amantes de tudo o que tenha haver com tecnologia, desde os nossos gadgets até ao gosto pelo o que os fazem funcionar, como electrónica, programação etc etc… Portanto se faz favor parem de confundir nerds com geeks.
X2
Aplaudido.
Eu fiz uma generalização que é a da maioria das pessoas e isso vai ficar por enquanto. Por exemplo, eu destestava andar na rua e ver alguem com aqueles oculos sem saber que estava a ser filmado, eu gosto muito de privacidade é por isso que nem sequer tenho facebook. Se aquilo se tornar mainstreem vai ser só videos no youtube e o cyberbulling vai disparar.
Quanto ao nerd=geek é a mesma palavra. O ponto de vista é que difere. Hoje em dia até se tornaram positivas e há pessoal que usa t-shits a dizer essas palavras, graças aos hipsters.
Parece-me é que irá ser um sucesso.. vejam o caso da máquina de filmar GOPRO! Estes óculos não serão para usar todos os dias como acessório de moda.. esqueçam isso! Eles estão pensados para os “viciados” em desportos.. vejam por ex. quem faz Ski ter um GPS com câmara de filmar e sei lá mais o que se pode colocar de informação! Pode ser usado por quem faz paraquedismo.. não só para filmar mas para dar informações de GPS, velocidade do vento, perigos, etc! No entanto poderá ser usado mais calmamente.. olhem o exemplo de quem tem moto e necessita de um GPS! Para quê estar a distrair-se a olhar para o guiador a tentar ler a informação do GPS? Tem logo a informação “num piscar de olhos”.. Logo se dizem que será um fail, só o será se a Google os lançar com um preço proibitivo.. a GOPRO tem um preço de 300/500€ com acessórios!
A go pro dá 10 a 0 à camera deste aparelho. Como vão prender de forma a estabilizar os oculos na tua cara? Amarrados às orelhas?
Isto é prova de conceito e não tanto uma alternativa a….! Isto ainda é para pseudo-geeks que querem fazer show-off de algo, é o ideal para derreteres 1500$ no teu ego.
Sim com uns piercins daqueles em forma de argola :)))
E falas com base em…? ahh pois no tão famoso bitaite português de que tudo sabe sem sequer ter experimentado! Em fim.. Já agora falas em ego, e eu apenas disse algumas oportunidades para o aparelho.. nem sequer estava a falar mal da GOPRO face a estes óculos lol!! E ainda por cima temos em antemão o preço dos óculos da google.. espetáculo, este homem é um futurólogo!
Em fim, diferente de, enfim..!
Este gadget só tem um problema… não tem lá “o símbolo da maçã”. Se tivesse, seria garantidamente um sucesso, pois quem os usasse, passaria a imagem de alguém “na moda”, com dinheiro, com estilo, assim, passa a imagem de um geek, não há vola a dar!
Eu vou autotitular-me vegeta se andar com uma coisa dessas 😛
Quando do lançamento dos primeiros celulares (telefones moveis) havia muitos comentários de quem seria ‘louco’ de andar com um telefone na rua, isto era coisa de ‘nerd’….
concordo que seja um bom argumento