Ensino Superior: Sabia que pode receber o valor pago pelas propinas?
É verdade, em Portugal pode vir a ser possível receber o valor pago pelas propinas. A medida faz parte da proposta de Orçamento do Estado para 2024. Saiba quem terá direito.
Os jovens recém-diplomados no ensino superior que tenham concluído os estudos podem receber o valor de um ano de propina por cada ano de trabalho declarado em Portugal. O Governo conta gastar 215 milhões de euros e estima que o apoio chegue a cerca de 250 mil estudantes do ensino superior.
Quem pode receber o valor pago pelas propinas e qual o valor?
Segundo a Deco, os estudantes de uma instituição portuguesa de ensino superior, pública ou privada, que terminem a licenciatura, o mestrado ou o mestrado integrado podem beneficiar desta medida, desde que se mantenha a trabalhar em Portugal nos anos seguintes.
Está previsto que o valor máximo seja de até 697 euros por cada ano de trabalho para as licenciaturas e os mestrados integrados. Já para os mestrados, o valor da devolução das propinas pode ser de até 1500 euros.
A proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2024 (LOE2024) concretiza as orientações de política económica e orçamental do XXIII Governo Constitucional para o próximo ano económico já está online - ver aqui.
Mais uma vez a distribuir/gastar dinheiro em vez de fazerem as mudanças necessárias. Mas não há problema – os contribuintes pagam estas “não medidas”
É só piadas, sempre a financiar tudo e mais alguma coisa para ganharem votos.
infelizmente é verdade e não tem piada nenhuma 🙁
Para acontecer como gente que conheci a tirar o curso, em que se deslocavam mais de 100 kms, TDS os dias para ir e vir de casa, num carro diferente, pagavam as propinas e recebiam o máximo, pq os pais tinham apartamentos que “arrendavam” aos filhos….Cambada de pr0x3n3tas! Um colega tinha perdido ambos os pais, morava com a irmã e cunhado e chegou a ser-lhe negado o apoio????? Não há fiscalização nenhuma. É só triste
Até que ano isto é valido?
Mais uma me(r)dida igual ao IUC 2024. A mim não me afecta muito pois o meu veículo mais antigo é de 2011, mas há muita gente afectada, sem razão válida por parte do Estado. É só mais uma frente para sacar (e ensacar) mais impostos.
carro com mais de 30 anos porque não há dinheiro para um novo. >100km por dia + portagens. Todos os dias faço 4h de transporte publico para ir para a faculdade porque não tenho forma de ir no carro. De carro demorava 45min para cada lado.
Tenho o horário deste semestre sobrecarregado porque tenho tido problemas de saúde e perdi cadeiras e não tenho condições de arranjar um part-time.
Estou mesmo a ver, receber meia duzia de trocos a somar aos 800€ pagos a recém licenciados para ficar cá a trabalhar.
Está jeitoso, está!!!!
promessas e mais promessas, ou seja, estes (des)governantes continuam a pensar que foi ontem que ganharam as eleições… triste sina a nossa 🙁
Pessoal do ppware se possível poderiam criar um artigo a avisar que já está disponível e onde, assim que o formulário que se tem de preencher estiver disponível.? Seria de grande utilidade social, já que o governo gosta de esconder tudo para não pagar nada com o esquecimento do Zé povinho e com os labirintos que eles criam para camuflar o sítio onde estão. Obrigado.